Cãibras. Quem não teve já ?!

Ninek

New Member
Sinceramente numa caimbra, acho que se deve para e esticar o membro em que se teve a cãimbra. Assim que passar, continuar a prova. Mas se tover alguém a acompanhar, peça-lhe para poder esticar a perna, ou qualquer coisa assim. :mrgreen:
 

Bytes

Member
Ninek said:
Sinceramente numa caimbra, acho que se deve para e esticar o membro em que se teve a cãimbra. Assim que passar, continuar a prova. Mas se tover alguém a acompanhar, peça-lhe para poder esticar a perna, ou qualquer coisa assim. :mrgreen:

Atenção que não é "esticar o membro", é esticar o musculo. Dependendo se esse musculo está do lado de dentro ou de fora da articulação poderá ser ou não "esticar o membro".

(já agora, desculpem lá se a terminologia não for a mais correcta)
 

Ninek

New Member
Se tveers uma dor num músculo que esteja mais para dentro tipo no braço, se esticares o braço, consegues ter resultadods. e o que acontece-se é que o musculo estica, e passa a dor.


----------------------

Deve ser tão mau ter uma cãimbra durante as corridas..
ui... nem quero pensar. Principalmente em free ride, dh, bmx... autch..
 

Pedro_xpto

New Member
a 15 dia a tras num passei btt mt duro na zona do sobral de monte agraço pela primeira vez tive cãibras qd ia a fazer uma grand subida ja quase no final do precurso. Parei e tentei esticar as pernas e nada feito entertanto passou um bttista por mil e dizme assim "n pares de mete agua para os musculos" eu comecei a pedalar e meti agua do camel-back com o tubo correr para as pernas e n é k as cãibras passaram e nc mais me voltaram. n sei se alguem ja o fez mas k deu resultado isso deu!!!
 

cesarazul

New Member
Re: Cãibras. Quem não teve já ?!

A minha namorada, que tá ligada à medecina, diz que para prevenir as cãibras, é fazer um exercicio regular, fazer alongamentos antes e depois de cada exercicio (bem feitos), e se quizermos podemos beber sumo de limão natural regularmente que é o mesmo que andarmos a tomar medicamentos, mas é natural (os medicamentos para o efeito tem as mesmas propriedades do sumo de limão)...
 

HR

New Member
Boas,

Vejam bem este "filme" relacionado com cãibras.

Fim de passeio de um Domingo em que já em alcatrão vamos fazer a "verdadeira e derradeira" subida, a meio desta... cãibras nos quadricepes e nos gemeos nas duas pernas e ao mesmo tempo... desesperante e não desejo a ninguém... entretanto já parti ossos e mandei grandes malhos mas dores como as que tive naquele dia nunca foram superadas... :s

Por indicação da minha esposa/fisioterapeuta/massagista/ tive que tomar MAGNORAL ampolas durante 15 dias e diminuir o esforço fisico sendo que este poderia aumentar, mas gradualmente após os 15 dias.

Até hoje 5*...


Boas voltas e poucas cãibras...
 

maralto

Member
Olá pessoal,
fico feliz por saber que muitos dos que escreveram sobre cãibras numca as tiveram, cãibras são dores que não se desejam a ninguém e que não têm nada de positivo. Gostei também de todas as ideias que foram escritas neste tópico que me parecem acertadas e contribuem para conhecermos melhor este fenómeno.

Gostava de iniciar algumas outras abordagens que não me pareceram esclarecidas:
    • as caimbras aumentam com a idade?
    eu acho que sim, mas não tenho a certeza se existe verdadeiramente uma relação ou se o pessoal mais velho acaba por se dedicar menos ao treino e por isso está mais atreito ao aparecimento de cãibras. Gostava de opiniões preferencialmente mais fundamentadas que o meu "palpite"
    • quando têm cãibras e estão a meio de um percurso, como resolvem?
    eu tenho cãibras frequentemente em percursos mais longos e físicamente mais exigentes. Aprendi a lidar com elas sendo normalmente capaz de continuar apenas abrandando o ritmo. A ideia é senti-las a chegar e abrandar para que elas numca cheguem a aparecer, sentir os sinais que o corpo nos vai dando.
    • parar e andar, como acontece em alguns passeios com guias, contribui para o aparecimento de cãibras?
    eu julgo que sim mas é um mito não tenho forma de comprovar que o exercicio constante é melhor ou pior para o aparecimento das cãibras.


    Boas pedaladas com poucas cãimbras
    A Falcão
 

Miguel Cardoso

New Member
Boas pessoal do pedal,

Posso falar por experiência própria, pois eu também sou vitima das cãibras, nos percursos mais exigentes e em longas distâncias, normalmente a partir dos 80 Km, elas começam a dar sinal e se houver aumento na intensidade do esforço chegam mesmo a contrair (prender) os musculos totalmente, quando acontece, faço alguns alongamentos para recuperar, bebo muita àgua (bebidas isotónicas) antes e após e abrando o ritmo.
Presentemente estou a fazer um "tratamento" de dois meses para prevenir, estou a tomar um suplemento vitaminico principalmente c/magnésio. Na próxima maratona de alte vou testar.

Boas pedaladas
 

Alf

Active Member
sei lá se já tive... mas ainda noutro dia me «saíram» os músculos da perna quase todos... é isso? é parecido? é que até não doeu muito mas a perna não dobrava nem à porrada... por fim (com ajuda) lá encaixou...
 

Miguelius

New Member
Boas Tardes.

Estive aqui a percorrer o tópico e...
Digamos que fiquei ligeiramente preocupado.

Eu não sou propriamente um especialista no assunto, provavelmente, devido à profissão que tenho e tambem a motivações pessoais, considero-me medianamente entendido.

Gostaria então de alertar para:

Realmente os mecanismos que levam às cãibras (contracção involuntária muscular), são variados, mas...
Para a maioria dos praticantes de BTT, (aqui excluo os praticantes de competição com treino e acompanhamento médico adequado), estes são englobados em dois grandes grupos:
- falta de treino - em que o sistema cardio-vascular não está afinado e não consegue expoliar os metabolitos (nomeadamente o ácido láctico), e estes ao se acumularem no tecido muscular podem provocar a tal contracção involuntária.
- desequilibrio hidro-electrolítico - (desidratação e/ou por expoliação de iões)

Se no primeiro caso a solução é simples - treinar.
No segundo caso já pode ser mais complicado.

Pois o que se deve fazer é... Prevenir...

E toda a gente sabe como é dificil prevenir.

Posso deixar alguns conselhos, que naturalmente se fossem realmente bons, não os dava, mas vendia-os.
-A reposição de água faz-se ainda antes de ter sede. Quer isso dizer convem ir sempre bebendo água para não chegar a ter sede. Quando tiverem sede, já estiveram tempo a mais sem ingerir água.

- O equilibrio electrolitico, consegue-se à base de uma alimentação equilibrada.

- As soluções tipo powerade, isostar e diabo a 4, ajudam, sem grandes riscos.

- Mas...

ATENÇÃO - Ingestão de excitantes(cafeina) ou concentrados iónicos (magnésio e potássio, por exemplo), sem um acompanhamento analítico correcto, sem indicações precisas sobre qual a reacção fisiológica individual ao esforço, tem os seus perigos para a saúde. Penso não ser preciso lembrar que atletas de alta-competição têm acidentes cárdio-vasculares e... Desidratação, Frequência cardíaca elevada(devido ao esforço) e uma reposição iónica ad-hoc pode ser uma bela duma bomba.

Cumprimentos.

P.S. - A sério... façam um teste, a seguir a uma prova com alguma exigência, no dia seguinte passem pelo traçado da prova e contem o numero de embalagens de magnesona que encontram. Já começa a ser assustador.

Miguelius
 

PedroPadinha

New Member
Basicamente na maioria dos casos a Cãibras têm outro nome - FALTA DE TREINO

tive aos 90km da maratona de mafra, fui os ultimos 10km, uns dos mais duros com elas, enfim..também n tinha muita escolha :wink: tive também numa prova de circuito fechado, e porquê? porque só ando ao fim de semana como muitos, e depois queremos fazer 80 e 100km, e temos Cãibras, depois vão para a net pesquisar o porque delas, e encontram falta disto falta daquilo, enchem-se de porras, e no fundo, é falta de treino, no minimo deve-se treinar 3 vezes por semana! e depois sim ir aos domingos pedalar.

Quanto ao sodio, sao casos rarissimos em que é por causa disso que temos Cãibras, isto dito por um médico do centro de medicina desportiva, as Cãibras raramente conduzem a uma lesão seria, quanto ao magnesio, é das poucas vitaminas que podemos tomar sem precisarmos delas, não fazem mal nenhum ao corpo ate pelo contrario, andei a tomar uma por dia - Magnesona, como muitas bananas, e treino, depois disso nunca mais tive Cãibras.
 

Miguelius

New Member
Boas,

Exacto, para todos os efeitos é falta de treino e pouco mais.
Só gostava de corrigir uma "pequena" imprecisão o magnésio não é uma vitamina, é um ião. Logo, não é tão inócuo quanto isso quando tomado, sem acompanhamento analitico. Valha-nos o santo rim, que vai em nome do equilibrio iónico vai expoliando os excessos em iões.

Miguelius
 

PedroPadinha

New Member
Pois, isso ai ja fui eu a inventar :wink: não sabia bem o que era e mesmo a escrever vitamina fiquei naquela :roll: de qualquer das foromas o que o medico disse-me é que, para uma pessoa que faça desporto, tomar comprimidos á base de magnesio(normalmente vende-se uma caixa deles e toma-se um por dia) que não fazia mal nenhum - mesmo que não esteja em falta no nosso corpo, ou precisemos de compensar.

O que queria que o pessoal também tivesse em conta, é que na net por vezes existe muita informação incoerente ou incorrecta até, então quanto ás Cãibras..é so teorias e teorias..e depois um gajo mete-se a compensar coisas que nem sabe bem e leu naquele site, o que aconselho a todos, é treinar, se ai acharem que treinam o suficiente e têm Cãibras á mesma, vão a um medico de medicina desportiva por exemplo.

cumps
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

não sei porquê, mas nunca tenho caimbras. Deve ser por não abusar muito, ou por hábitos adquiridos de gestão de esforço. Já vi bastantes nos trilhos, mas nunca vieram até mim. Contudo sei como resolvê-las: alongamentos. Assim que prende há que alongar e passa logo (a dor e a prisão), a causa já são outros "quinhentos".

Jepas
 

Scalabitano

New Member
Boas...

Ora bem, a mim dá-me cãimbras sempre que passo 5 ou 6 horas a puxar numa maratona como a de Portalegre, Grandula, Ota..., e começa sempre a dar-me na ponta dos dedos dos pés, é uma dorzinha agudaaaa..... credo.

Solução:

É perder 5 minutinhos sem pedalar para tirar os pés dos encaixes e mesmo em cima da bike alongar o suficiente para continuar.

Eu não ando só no fim de semana mas tb não faço disto vida, acontece que nunca faço treinos de 4/5 horas, mas sim de 2 horas no maximo ( não há tempo para mais ), logo os grupos musculares não teem resistencia para aguentar um esforço para o qual não estão treinados.

Normalmente numa prova de grande esforço aposto em muita agua (10 em 10 minutos molho a boca), bananinhas da Madeira e cubinhos de marmelada.

20 minutos antes do inicio da prova tomo um Red Bul.

No final faço sempre pelo menos 15 minutinhos de alongamentos.

Fiquem bem e pedalem muito
 

nunog2006

New Member
Viva,

Ao fim de uns 12 anos voltei a ter cãimbras nas pernas, ainda por cima apenas com 6 km's feitos na última PTG, pelo que no meu caso deve ter a ver com um mau (mesmo muito mau) aquecimento ou gestão do esforço inicial.

Depois foi o cálvario, mas lá cheguei ao fim!

Valeu a dica de um companheiro ciclista que me disse para andar a pé um pouco sempre que começasse a sentir os muscúlos a puxar, porque ajudava a eliminar o ácido láctico. De facto resultou! e daí o post.

Também notei que estar parado muito tempo nas ZA's não ajudava nada e sempre que retomava sentia-me pior.

Saudações,

Nuno G.
 

CD

New Member
Infelizmente também já "provei" cãibras. Mas as duas vezes que mais me marcaram foram na Volta ao Concelho de Mafra de 2004. Durante a noite acabava por acordar com "elas", que provocavam dores bastante grandes ao ponto de me acordar. A segunda foi no ano passado na Maratona de Oeiras, após o reabastecimento na Fábrica da Pólvora e na subida para o Tagus Park, tive de parar, ficando com as pernas completamente imobilizadas, não caindo porque me emparei á bike.
Continuo a achar que a falta de treino é a principal razão para o aparecimento de cãibras.
CD
 

jginja

New Member
Viva a todos,
é raro encontrar essas amigas. a apareceram só no final de voltas grandes, acima dos 50, 60km.
 
Top