Câmara de Lisboa suspende prática de tiro em Monsanto

dfilp

Active Member
pedros, não percebi nada do teu post..
Experimenta usar assentos e virgulas, ou reescrever pois não percebi mesmo o que queres dizer.


Quanto ao assunto em si, ando muitas vezes em Monsanto, aliás considero um dos melhores sitios da capital para praticar desporto, nomeadamente o BTT porque para além de ter todo o genero de trilhos tem grandes facilidades de acesso, quer seja pelas ciclovias que vêm dos arredores da cidade, de comboio, de barco, etc.
Ando em monsanto desde 2009 e sempre ouvi os tiros na zona do campo de tiro, e nunca me senti ameaçado. Pois sempre pensei que estivesse tudo feito de modo a ninguém fora do campo correr riscos.. Mas se não fôr assim e eu tiver razões para me procupar avisem ;)
 

pedroscott4

New Member
Então eu vou explicar de uma maneira mais rapida!
Na regiao de lisboa actualmente ha apenas um campo de tiro ao prato e sitios para andarmos de bicicleta temos muitos mais.
Se quem gosta da modalidade do tiro ao prato paga licenças seguros obrigatoriamente, porque é que nao nos dao o prazer de desfrutar de dar uns tirinhos?
A maior parte das pessoas que frequentam o Monsanto é a favor do encerramento do campo de tiro mas tambem vejam o lado de quem é amante do tiro desportivo.
 

Nuno Prazeres

New Member
Requentando o tema...

Depois de uns largos meses de ausência, tenho feito uns quantos fins de tarde no Monsanto e tiros zero. Aliás as pseudobarreiras que pretendiam impedir que os chumbos saissem do recinto foram retiradas.

Devo dizer que as ditas barreiras não me impediram de ficar com uma negra numa perna quando levei com um chumbo em pleno alcatrão (ia de bicicleta de estrada).

Quanto à "lógica" de haver muitos locais para fazer btt e poucos para tiro aos pratos na zona de Lisboa, recomendo apenas que se mude o campo para um local com menos impacto ambiental. Querem andar aos tiros, façam favor mas por um lado evitem as minhas pernas, por outro deixem em paz um dos últimos redutos naturais de que dispõe a nossa capital. A zona circundante do clube de tiro tem tanto chumbo que qualquer dia fazem lá uma mina a céu aberto. Recordo que se trata de um metal pesado altamente poluente.
 

NunoMCCII

New Member
Nuno um chumbo acertou-te na perna?? Epá se isso me acontecesse ia direitinho apresentar queixa na policia!

De facto Monsanto não é o melhor sitio para ter uma carreira de tiro aos pratos por muitas razões especialmente ambientais mas para a nossa prática do BTT podemos fazer muitos kms em Monsanto sem passar lá perto.

Ontem passei lá e não ouvi nem um tiro mas ainda o mês passado fiz o single junto à rede e estavam a "funcionar".
 

Mach 4

New Member
Por mim podiam falir já hoje e fechar as portas de vez amanhã.
Querem treinar tiro ao alvo...façam-no com um arco e flechas que é um desporto silencioso, não poluente e bem mais interessante.
 

Jocas22

Active Member
wtf! como é que um clube está a falir? ou tinham armas em leasing ou nao tem sócios! Este pais é um espectáculo :D
 

ric2009do

New Member
Por mim podiam falir já hoje e fechar as portas de vez amanhã.
Querem treinar tiro ao alvo...façam-no com um arco e flechas que é um desporto silencioso, não poluente e bem mais interessante.

nós nao podemos pensar assim porque um dia destes aparecem o pessoal ecologistas disser que o pessoal do btt nao tem respeito nenhum pelos animais mandam o papel das barras energeticas para o chao e cenas assim e acaba-se o btt, depois aparece uma pessoa como o senhor e diz acho muito bem que acabe o btt se querem andar de bicicleta façam nas ciclovias, se isso acontecer achavam bem? e esse clube de certeza que ja existia a muito tempo se calhar ate antes de se andar la de bicicleta, ATENÇAO eu nao estou a defender o clube para mim tanto me faz...
 

miguelcarromeu

Active Member
@ MACH4

No óptica de quem é caçador e também faz pesca submarina, aconselho-te a ponderares este tipo de pensamento. E digo isto porque sofro na pele o fundamentalismo de quem não compreende ou não quer compreender os desportos que não lhe dizem nada.

Como o ric2009do disse, qualquer dia sujeitamo-nos a acordar e ver uma manifestação dos pseudo- ecologistas (aqueles que fumam umas brocas com os amigos à noite) que se lembraram que a pegada humana do BTT prejudica a natureza. Daí a vermos proibições de pedalar na Arrábida, em Sintra, no Gerês e etc. é um passo.

Há espaço para todos, desde que as coisas sejam bem planeadas e geridas. Não digo que Monsanto seja o local ideal para tiro aos pratos, mas arranjem alternativas. Não é proibindo às cegas que se resolvem as coisas.

Eu também não compreendo como é possível alguém suportar as touradas e, no entanto, não espero que acabem só porque eu detesto ;)

Abraços
 

Nuno Prazeres

New Member
Quanto a críticas a supostos "fundamentalismos" pergunto:

- é fundamentalismo achar que tenho o direito de andar de bicicleta num local público sem correr o risco de levar uma chumbada ou que me caia um pedaço de "prato" na cabeça?
- é fundamentalismo não achar a mínima graça a levar os meus filhos ao Centro Ecológico do Monsanto sem estar a levar com o ruído dos tiros ali ao lado para não falar na chuva de grãos que cai nas nossas cabeças?
- é fundamentalismo recusar-me a aceitar pacificamente que parte do solo do pulmão da minha cidade esteja contaminado com décadas de chumbos e chumbinhos?
- é fundamentalismo depois de um dia de trabalho na voltinha tardinal gostar de ver águias de asa redonda, peneireiros, pombos torcazes, perdizes, coelhos, cobras, esquilos, etc... (por enquanto comuns noutras áreas do parque mas ausentes da zona do tiro onde mesmo depois da proibição ainda não voltaram - que eu visse) ?

Quanto aos riscos de proibição da prática de btt em zonas sensíveis concordo plenamente. Se então houver uma tradição de desrespeito pela natureza num determinado local apenas "semi-sensível" paga o justo pelo pecador e proíbe-se a coisa de vez. É uma vergonha o que se vê por aí por parte de alguns "praticantes" e maior vergonha ainda é a avidez de algumas "organizações" de eventos que antes dos ditos se esfalfam a pendurar manga plástica em tudo que é ramo mas depois dá-lhes a perguiça e aquilo fica por lá a servir de enfeite por mais uns anos.

Quanto à polémica das touradas, comparo-a um pouco à da escravatura no século 18. É uma questão civilizacional que mais dia menos dia vai produzir efeitos práticos. Como com a escravatura, vai haver quem resista e que mesmo de forma ilegal procure dar continuidade à coisa mas a tendência social dominante é inequívoca. As touradas vão acabar pelo menos nesta modalidade brutal e causadora de sofrimento extremo. Já agora reforçando o off-topic, mesmo fora o tema primário do óbvio sofrimento animal, o que não me agrada mesmo nada é parte dos meus impostos servirem para financiar a chamada "festa-brava" que é tão popular e importante para a identidade nacional que é espantoso que não mobilize tanto o povo a ponto de continuar a necessitar de subsídios e apoios para sobreviver nos moldes atuais...
 

miguelcarromeu

Active Member
Nuno

Focaste a tua opinião baseada no pressuposto de que eu estaria a defender a continuidade da prática de tiro dentro de Monsanto e não foi isso que eu quis transmitir. Se foi a ideia que passou, foi erro meu.

O que queria sublinhar era o facto de ser necessário arranjar espaço para todos, nomeadamente aqueles que já lá estavam instalados há muitos anos. Não podendo ser dentro de Monsanto (concordo), que se arranje uma alternativa. E nem era muito complicado arranjar um espaço onde fosse controlável o impacto negativo do chumbo.

----"----"----"----

A ideia da proibição generalizada porque alguém se "portou mal" é a forma mais simples de conseguir... nada. Nada mais do que a proibição, revolta e incompreensão. É muito mais útil a formação das novas gerações (como porventura farás com os teus filhos quando passeias por Monsanto - muito provavelmente crescerão e viverão longos e saudáveis anos, como todos esperamos, compreendendo e vivendo em comum com a natureza.
) e educar para um futuro sustentável. Não nos podemos é esquecer que nem todos tiveram acesso ao mesmo tipo de educação/formação/aprendizagens. Ou seja, se fores falar com um pescador ele irá sempre achar que pode pescar todo o peixe que quiser que o mesmo nunca irá acabar, porque o "bisavô e o avô já o faziam antes dele e o peixe nunca acabou".

----"----"----"----

Relativamente ao ponto das touradas, como disse, também me desagradam, não pelo facto de ser um vegetariano modista, (longe disso), mas por achar que humilhar um animal até à exaustão; fazê-lo sofre até quase cair por terra é uma barbárie.

No entanto, apesar de não gostar, também sei reconhecer que muito mais importante que revoltarmo-nos com as touradas era revoltarmo-nos com a forma como os animais (por exemplo) são transportados até aos matadouros e ao caminho que percorrem lá dentro; isso, sim (por exemplo) é um espectáculo de puro sadismo.

No restante concordo com o que disseste ;)
 

Nuno Prazeres

New Member
Caro Miguel,

Há muito que defendi neste tópico que o Clube de Tiro deveria ir para outro lado. Não me passa pela cabeça que se acabe com a atividade deles.

No que respeita à necessidade de equilíbrio entre o nosso desporto e o respeito pela natureza, penso que se vê tanto abuso que qualquer dia não haverá alternativa senão endurecer as medidas. E usando um exemplo paralelo ao que muito bem referiste sobre matadouros e touradas, se acham que o btt polui, experimentem passar de bicicleta numa estrada onde passou a Volta a Portugal recentemente...
 

Mach 4

New Member
Eu sou mesmo de extremos...
Por mim acabava-se já hoje com :

- As touradas
- O Vaticano
- O tabaco
- Os casinos
- As penas suspensas
- Os combustivéis fósseis
- ...( e outras coisa mais)

Chamem-me radicalista, mas para mim existem coisas, que com provas dadas, não tem razão de existirem mais. Só existem por uma clara e simples razão > €€€€!!! > Ganhando nuns casos e poupando noutros.

Muita gente tem interesses para que as touradas não acabem, e vão fazer de tudo para manter esses interesses. Até já avançam com cavalos para os manifestantes...

Quanto á caça e pesca - o meu pai praticou pesca desportiva de rio durante 30 anos e o que eu gostava nessa modalidade era o facto de no fim das provas, todos os peixes serem devolvidos com vida novamente aos rios.
Na caça já não vejo como isso possa acontecer. Para mim qualquer tipo de vida é sagrada.

P.s - Tenho amigos caçadores, tanto de pesca submarina como de caça grossa.
 
Last edited:
Top