Btwin Rafal 740

Boas malta!

Decidi abrir este tópico pois acabou de chegar cá a casa uma btwin rafal 740!

http://www.decathlon.pt/bicicleta-btt-rafal-740-preto-id_8314897.html

Não se fala muito dela aqui no forum.... Será por ser 26??

Ainda não fiz a volta teste, provavelmente será no domingo!!!

Como primeira impressão gostei bastante do que vi, tem um estilo muito racing e parece me muito agil (é disso que gosto)! Para já devo altera-la já para tubless e vou inverter o avanço, que vem invertido, colocando o guiador um pouquinho mais alto!

Vou passando e dando feedbakcs!

Abraço
 

KROOS

New Member
é uma boa máquina, vai postando fotos e opinioes sobre o comportamento dela para o pessoal poder recomendar a outros abc
 

SeteGu

Active Member
A mim parece-me ser uma bicicleta interessante e a um ótimo preço.

Depois, se possível, gostaria de saber qual a opinião acerca da suspensão... e que outras experimentou (ou seja, qual a base de comparação).
 
Pois, o preço também me cativou! Estive muito indeciso. Vi muita coisa, pesquisei muita coisa, mas no final decidi assim... Eu ia para a 560, mas o bichinho do visual fez pender para esta!

Não tenciono comprar uma bicicleta tão depressa, por isso os olhos também comem um pouquinho! :p

Em termos de suspensões não tenho grande comparação... Venho de uma VAG Niagara com suspensão "niagara", penso que de 80...

Depois experimentei um dia a Btwin 560, que vem com Rock Shox XC32 e agora vou experimentar esta!
 
Na realidade não é para começar. Já faço btt regularmente há cerca de dois anos. Sempre me senti confortável com a minha bicicleta VAG (com 10 anos), mas agora queria mudar e comprar algo melhor! Acho que passei de burro para cavalo lusitano!

Espero ter tão boas experiências com esta como tive com a outra. :)
 
Bem aqui vai review mais completo em relação a Rafal 740.

Como disse em cima, não uma grande base de comparação. Antes tinha Vag Niagara de 2005.

Mesmo assim penso que consigo dar um parecer.

Começando pelo quadro, estava com medo em relação ao tamanho S. Não a experimentei antes de comprar e estava algo receoso. Não se verificou, é o tamanho certo para mim. Cheguei o banco um pouco mais para trás e pus à altura certa. Fico com uma postura muito diferente em cima da bicicleta mas sinto me bem!!! É bastante agil e consigo manobrá-lo muito bem.

Suspensão completamente diferente da que tinha (niagara). Passei do dia para a noite. Absorve bem os impactos de forma suave e responde às mil maravilhas! Senti no entanto que às vezes a subir ela bombeava demais fazendo levantar a roda e perdia o controlo da frente. Isto também poderia acontecer, pois ainda não tinha os bar ends montados, e não estar habituado a subir assim. Não tenho grande grande termo de comparação por isso esta parece me a melhor do mundo xD

O avanço foi a primeira alteração que fiz, inverti o avanço e assim ganhei um pouco, não muito, de altura do guiador. Como disse a bicicleta tem um estilo muito racing e como tal tem o guiador baixo. Algo que não estava habituado.

O guiador é bastante mais largo que o anterior e ajuda bastante no controlo da bicicleta!

Em relação aos travões, nunca tive travões de disco e como tal não consigo dar nenhuma opinião fundamentada em comparação com os que tive oportunidade de experimentar. Experimentei um dia os avid db1 que chiam para burro mas não consigo dizer se efectivamente são melhores ou piores (espero que sejam melhores :p). No entanto tenho alguns feedbacks de que mais tarde ou mais cedo possivelmente vou precisar de os sangrar (acho que é assim que se diz)...

Rodas, também não tenho nada a dizer que seja fundamentado.

Pneus. Gostei bastante destes phyton (vinha de uns larsen tt), até agora aderiram bem em todas as situações (seco, molhado e lama) embora que para a frente reconheço que outra opção seria melhor. Ainda não os converti a tubless.

Transmissão até agora impecável! duas mudanças a mais fazem a diferença! Não precisei de usar ainda a "velhinha" e tive subidas muito muito complicadas nas duas voltas que dei. Respondem rapido e de forma precisa. As manetes são muito diferentes das que tinha, estas são para colocar com os polegares na parte inferior do guiador. Não foi dificil a habituação. Não tem numeros no guiador e às vezes estou meio que perdido, e tenho de olhar para baixo para ver em que mudança estou. Apesar de ser tudo sram até agora 5*.

Selim algo firme, mas até não desgosto. Por norma saiu com uma carneira e em voltas de 30/40 quilometros é confortável. Depois disso tenho de experimentar este.

A bicicleta como um todo estou a adorar. É muito leve (em relação à que tinha) e agil. Noto muito diferença a subir e manobrar a bicicleta. Vou com uma postura racing que cativa! Acho que valeu pelo preço que paguei por ela. Se me dessem oportunidade de fazer outra opção, não a faria.

Se quiserem que especifique mais alguma coisa digam! :D
 

SeteGu

Active Member
agdmoreira said:
Senti no entanto que às vezes a subir ela bombeava demais fazendo levantar a roda e perdia o controlo da frente. Isto também poderia acontecer, pois ainda não tinha os bar ends montados, e não estar habituado a subir assim. Não tenho grande grande termo de comparação por isso esta parece me a melhor do mundo xD
Não será devido ao rebound? O rebound basicamente é a velocidade com que a suspensão recupera a sua posição inicial.

EDIT: o rebound (em principio) deve poder ser ajustado na suspensão.
 
Last edited:
Pois pois não sei setegu. O rapaz quando me pos a bicicleta operacional perguntou o meu peso e ajustou a suspa ao meu peso, penso eu. Tem uma tabela com os valores preditos para cada peso na parte lateral da bike.

Tenho de invetigar melhor. Mas no domingo ja a vou testar com os bar ends e depois dou mais algum feedback.
 

SeteGu

Active Member
Provavelmente...

Mas como disse essa afinação deve poder fazer-se na suspensão. Procura pelo modelo/versão da suspensão na net ou aqui no fórum e talvez encontres essa informação.

Mas já agora vê se não há nenhum botão rotativo na parte de baixo de umas das pernas... em várias suspensões costuma ser aí.
 

demorider

Active Member
lpsferreira, não a rafal 700 e 720 são modelos mais recentes, a rafal 740 já existe a mais tempo.. A 740 ainda é roda 26, ao contrário das outras 2 que são 27,5..
 
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