BTT para gordo, 400/500€

#1
Apesar de sempre ter feito desporto, vários, nos últimos 5 anos tornei-me um triste sedentário.
Com este ano de confinamento ainda pior. Decidi em janeiro começar a mudar alguma coisa, entretanto já vou com menos 11kg e continuo na luta.
Enumerei as dúvidas que tenho e o que fui apontando nas pesquisas que já fiz:

- meço 183cm/135kg, quadro L ou XL
- o ideal será uma semirrígida, suspensão à frente apenas, certo ?
- roda 26… 27.5…29 ?
- jante parede dupla, 32 raios, obrigatório segundo li
- pneus ? mínimo 2.1 ?
- travões disco, hidráulicos ou mecânicos ? facilidade de manutenção ?
- guiador largo, 800mm ? 900mm ?
- pedaleira e pedais ? existe algo mais resistente ? pedais mais largos ?
- utilização sempre em terra, pouco alcatrão, sem grandes aventuras para já (sou de azambuja, há por aqui muito trilho para "passear")
- mudanças ? aqui perco-me completamente, ainda sou do tempo das 21 mudanças ser a novidade. É preferível 1 prato apenas à frente ? e atrás? Confesso que gosto da ideia de “keep it simple”, quanto menos coisas a abanar/mexer melhor para quem está a começar não?

A ideia seria comprar algo “barato” e ir fazendos os tais upgrades, pneus, guiador, selim, pedaleira, etc, peço também ajuda nas prioridades.

Do que já pesquisei parece que até 400/500€, a recomendação é sempre as ST520 e ST530. impossíveis de encontrar nesta altura. “Visualmente” adoro as Trek Marlin, até por "mesquinhices" como os fios que passam pelo interior do quadro, mas já ultrapassa ligeiramente o orçamento e nem sei se são melhores/piores que as da decathlon.
as Coluer por menos de 500€ serão uma boa hipótese ?

Algo mais que me deva preocupar, tendo em conta o meu tamanho ?
Obrigado desde já por qualquer ajuda.
 

DriveMe

Well-Known Member
#2
Boas.

Bem-vindo e força nessa luta. :)
Vê os tópicos recentes para compras nos 500 a 600e, as opções mais comuns estão lá discutidas. Diria que que a Ascent 296 ou mesmo a Pragma 296 seriam um boa opção, se encontrares em stock.

Em respostas às tuas questões:
1. Não descartes os M, tenho 1.82 e quase todas as bicicletas que tive foram/são M ou 18''. Contudo, experimentei recentemente uma Ascent L e fiquei bem.
2. 27.5'' ou 29'', para acompanhar o mercado.
3. Não me parece que a parede dupla seja problema. Se vais dar voltas ligeiras, pelo menos por agora, o material que vem com a bicla deve chegar. Até porque nestes valores não vais encontrar rodas excecionais.
4. O tamanho do pneu é menos importante do que o seu todo. Ajuda se o pneu for adequado às tuas voltas. Novamente, nestes valores vai ser "o que vier".
5. Hidraulicos, se possivel. És um gajo pesado, uma boa travagem vai ajudar.
6. Guiador nos 720-740 parece-me suficiente. 800 para cima penso que só no DH, e com avanços muito muito curtos (novamente, nestes valores..).
7. Pedaleira não me parece que vá ser problema, pedais logo ves com a utilização (novamente, nestes valores..)
8. Se gostas de simplicidade o 1xNN é boa ideia. Referi as 296 por isso mesmo.

A Trek Marlin 5 é inferior às 296 se compararmos os componentes (e acho que a diferença ainda é notória). Contudo, a Marlin 7 parece-me bastante bem, um preço aceitável, e se calhar na linha da Pragma 298. Se te enche mesmo o olho, acredita que é mais uma razão para pegares nela e andar. Está marcada nos 799 mas na loja talvez tenhas uma atenção. Ponto porreiro nas Trek é que a marca "branca" deles, a Brontager, é bastante "boa" (que me lembre).
 

edununo

Well-Known Member
#3
Acima de tudo tens de comprar algo robusto.
Quanto ao tamanho, pela altura é um L mas, como és mais volumoso certamente, não sei dizer ao certo.
Por 400 a 500 euros não esperes muita coisa.
Vai ser tudo básico.
Uns travões hidráulicos serão importantes.
Rodas robustas também. Quanto mais raios tiverem, melhor.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#6
A suspensão para o teu peso actual, é para esquecer, pelo que a opção recomendada pelo ednuno, parece-me acertada.
Quando tiveres menos de 120kg, já equacionaria uma suspensão. e mesmo assim... upa, upa.
 
Last edited:

DriveMe

Well-Known Member
#7
Lembrei-me depois da questão do peso, e ia sugerir que a suspensão fosse a ar. Desta forma, ajustas consoante a tua perca de peso.

Contudo, nem sequer me lembrei que poderia haver uma limitação de peso (mesmo no seu todo) na bicicleta.
A Randon que o colega sugeriu tem um limite de 140kg, o que é perto do teu peso atual (+equipamento). As 296 que falei ou mesmo a Trek.. tens de te informar.
 
#10
Obrigado pelas respostas. Pois é, a Radon tem limite de 140 kg ( 115 kg + 25 kg load) mas 650 + envio já é subir e bem o orçamento.
A Trek já tinha visto que era 136 entretanto, e a Coluer é a mais baixa de todas 120.

Mesmo equacionando a compra da Radon imagino que continuando a perder peso, 1 ano vá, se a quisesse vender/trocar teria muita dificuldade, não há muita gente como eu a querer meter-se nestas aventuras. Tou tramado... :D
 

edununo

Well-Known Member
#12
É compra agora uma bike e depois outra? Ele quer fazer trilhos... De rígida?
É à anos 90. Puro e duro.
Falando a sério mesmo com uma bike com suspensão, não pode meter-se em grandes aventuras. Têm de ser trilhos softs pois o material não aguenta.
Mesmo com malta a pesar 80kg muita coisa rebenta, ainda para mais estamos a falar de gamas baixas.
 
#14
É à anos 90. Puro e duro.
Falando a sério mesmo com uma bike com suspensão, não pode meter-se em grandes aventuras. Têm de ser trilhos softs pois o material não aguenta. Mesmo com malta a pesar 80kg muita coisa rebenta, ainda para mais estamos a falar de gamas baixas.
Não só não posso como não consigo meter-me em grandes aventuras :(
 
#15
Vamos imaginar que André daqui a 1 ano perdeu bastante mais peso. O que faz a uma rígida, se quiser continuar a fazer BTT? Monta-lhe uma suspensão? Ou vende a bicicleta por tuta e meia? Assim também se pode pôr a hipótese de comprar agora uma usada por tuta e meia, por menos do que uma nova, não?
 

DriveMe

Well-Known Member
#17
Roam 2 a 659€, Roam 4 a 529€
E as Escape? Na linha da Radon que te sugeriram.

E acho que a suspensão na Roam não vai fazer muito.
De qq maneira, não restrinjas a escolha a estes modelos. De certeza que há mais alternativas.
Como já disseram, tb não perdes nada em dar uma espreita nos usados por algo deste género. Não tendo suspensão, facilita a avaliação do usado.
 
#18
E as Escape? Na linha da Radon que te sugeriram.

E acho que a suspensão na Roam não vai fazer muito.

De qq maneira, não restrinjas a escolha a estes modelos. De certeza que há mais alternativas.
Como já disseram, tb não perdes nada em dar uma espreita nos usados por algo deste género. Não tendo suspensão, facilita a avaliação do usado.
Escape são mais baratas mas n têm travão disco por ex.
Nem sabia que existiam bicicletas "híbridas", estou mesmo a leste.

Esta não teria sido má mas já foi
https://bikemarket.pt/pt/anuncio/giant-toughroad-btt-29er-travoes-hidraulicos

Eu tenho andado no olx, custojusto e marketplace mas queria ter a certeza do que procurar. É preferível sendo pesado não ter qq suspensão? Sempre pensei que seria melhor alguma fosse melhor que nenhuma.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
#19
Sem suspensão, que elas não estão preparadas para o teu peso. Nesta gama de preços se já quase nada fazem em riders de peso "normal", imagina com 130kg em cima.