BTT na Apostiça

jmdcfigueiredo

New Member
Não deverá estar muito desatualizado, pelo menos para aquilo que tu queres.

A Apostiça é efetivamente propriedade privada mas pela minha experiência só na zona do Heliporto é que proíbem veementemente a passagem de ciclistas, nos outros sítios tenho andando sempre sem fugir ao guarda (cruzo-me com ele inclusivé).

Quanto à tua orientação saturnonauta e embora de uma forma muito leviana segue paralelo à costa tanto quanto possível evitando a areia que vais dar à lagoa, depois é só contornar-la!

Um abraço e boa volta!
 
Last edited:

Parafusos

New Member
Saturnonauta e jmdcfigueiredo, efectivamente a Apostiça é propriedade mas há pouco tempo passou para reserva de caça desportiva, por isso é que não nos deixam circular no seu interior e agora que estamos em época de incêndios é mesmo proibido circular no seu interior, mesmo que apeados. No entanto se circulares na estrada municipal no interior da Apostiça que é aquela por onde circulam os jipes e as motos, não há nenhuma restrição.
A seguir à Nato qdo entras na Apostiça, passado cerca de 500 mt tens que passar por meio de uns muros que se encontram na estrada, aquilo parece estar preparado para levar um portão, mas não o tem, logo a seguir do lado esquerdo existe um grande pinheiro. Passas pelo meio dos arames que estão à esquerda e segues o trilho que acompanha a estrada, vais ter ao cruzamento que segue para a lagoa. Nesse cruzamento segues para a esquerda e vais ter a N377 que segue para Alfarim.
Atenção que só nos deixam circular por dentro da vedação neste percurso pois sabem que ali circulamos com mais segurança, caso circulemos para além deste trilho somos "convidados a sair".
Nesta altura existe mais areia mas é perfeitamente transitável.
Espero ter ajudado.
 

Parafusos

New Member
jmdcfigueiredo de momento não consigo aceder ao sports-tracker, mas sim passo junto ao heliporto, depois qdo chego à EN 377 ou sigo em frente pelo estradão de terra batida até à EN 378 e daí sigo para Sesimbra, Palmela ou Arrábida ou então, na EN 377 sigo para dtaª e vou ao Cabo Espichel ou à Lagoa.
No interior da Apostiça só sigo em frente até à lagoa no Inverno, pois com a chuva praticamente não existe areia mole, no entanto há que ter mais cuidado pois as motos e os jipes fazem muitas vezes esse percurso.
 
Se alguém quiser um track que passando pela Apostiça segue para o Cabo Espichel, Sesimbra, Arrábida e termina em Setúbal, quase sempre junto ao mar, envie PM.

cumprimentos
 

Joseelias

Well-Known Member
Apostiça - Falta de civismo e vandalismo?

Olá,

Sem querer estar desde já a fazer afirmações taxativas, vinha aqui expor algo que verifiquei hoje numa volta pela Apostiça, e poderá vir a representar algumas chatices para os Bttistas que usam esse local para fazer o único Btt possível num raio de dezenas de quilómetros do concelho do Seixal. E chatices significa a GNR a passar multas ou a acusar de invasão de propriedade privada.

Ora, quando cheguei hoje à Apostiça pela entrada da Fonte da Telha verifiquei que a vedação da zona onde o pessoal do Btt costuma passar para o interior da propriedade (a que tem o tronco caído) estava em perfeitas condições.

Mas algum tempo mais tarde, quando vinha de regresso, verifiquei que o arame superior estava caído. Na altura ainda peguei no arame para ver se ele estava apenas desencaixado de um dos postes e colocar como era suposto estar, mas verifiquei que faltava metade deste, e que no poste que não tinha arame preso o que restava aparentava estar cortado. A metade em falta não estava visível.

Posso admitir (de forma céptica) que os responsáveis pela Apostiça tenham tirado hoje de forma voluntária metade do arame para facilitar a entrada dos Bttistas e evitar ferimentos e maiores danos à vedação. Se assim for e alguém souber disso que diga algo.

Mas fiquei a pensar se não terá sido algum Bttista que para não ter o trabalho de levantar a bicicleta por cima da vedação, sacou de um alicate e cortou o arame tendo atirado metade para uma parte qualquer. É que nos dias de hoje já acredito em tudo, e até hoje nunca me constou que na Apostiça baixassem as vedações para lá se entrar.

Se aquilo foi um acto realizado por um Bttista venho apelar a que não façam isso, ou que consciencializem quem os comete se souberem quem é. Até os responsáveis do local começarem a exercer represálias contra nós é um passo. É que aquilo é propriedade privada, está toda vedada e há inúmeros sinais a avisar da proibição de entradas não autorizadas.

E infelizmente para os Seixalenses é a única oportunidade de fugir do alcatrão e sentir a terra debaixo dos pneus sem ter que meter a bike num carro e ir até à Arrábida, Monsanto ou Sintra.
 
Eu também acredito em tudo, desde que vi o tal porco a andar de bicicleta… e quem sabe se não teria sido ele a fazer tal maldade!
Não sou da zona, mas varios comentários tenho lido acerca dessa propriedade em relação aos BTTistas; porque até já tentei por aí dar umas voltas na caça á cache e na verdade não sei se a entrada é permitida.
Já agora, alguém que saiba esclareça isso…
Ainda quanto ao arame, pode ser muita gente, até uma pessoa sem intenção de o partir fazer alguma força e este soltar-se…
 

Joseelias

Well-Known Member
Do que eu vi todas as pontas estavam cortadas com alicate. Não vi nada que fosse partido. E ali naquele sitio apenas passam Bttistas pois quem vai a pé já teria passado a vedação antes para não andar na areia e veículos motorizados ali não passam.

Quanto à circulação dentro da propriedade é proibida a menos que se pague 25€ anualmente, mas mesmo assim há restrições na época de fogos e periodos de caça se não me engano. Há no entanto uma estrada florestal que atravessa a propriedade e que é de acesso público e que dá acesso à zona norte da Lagoa e à estrada nacional que vai para lá também.

No meu caso uso um pequeno troço de cerca de 600 ou 700 metros dentro da propriedade paralelo ao inicio dessa estrada florestal, pois a areia torna-a intransitável e até é perigosa por causa das moto-quatro, motos de cross e jipes, muitos a altas velocidades. Assim que chego à zona da estrada florestal que tem piso rijo passo para ele.
 

Jocas22

Active Member
tenho ideia que nessa zona da Apostiça isso já não é a 1ª vez que acontece. Até pode ser pessoal das motos, sim já os vi por ai.
Não gosto de andar ai nem ando por causa que não querem lá ninguém e passava a vida a encontrá-los e sempre com a lenga lenga do dinheiro pelo que com rede cortada ou sem rede cortada as chatices podem sempre acontecer porque é como dizes propriedade privada. Não é por mais arame ou menos arame cortado, mas é verdade que o pessoal do btt gosta de cortar arame isso é um facto :) No moinho do cuco que também é da Apostiça bem que tentaram fechar aquilo e deu em nada.
 

pquartin

Member
É mau alguém danificar o que quer que seja seja onde for.
Mas infelizmente há gente para tudo...
Quanto à Apostiça, sempre lá andei, btt ou corrida e nunca tive chatices nem fui abordado por ninguém.
O ano passado em Agosto (época de incêndios) quis ir dar uma voltinha por lá ao final da tarde e fiz o seguinte, quando cheguei à entrada do lado da fonte da telha, liguei para o nº de telefone que está na placa, a proibir a circulação. Atendeu-me um senhor super simpático, eu expliquei o que ia fazer e ele disse-me que podia andar à vontade, mas para me manter na estrada principal e que se aparecesse alguém, para dizer que tinha autorização dele.
Não me falou em pagamentos, nem em nada semelhante.
Já não me recordo do nome da pessoa, mas quando quiser andar por lá, voltarei a ter o mesmo procedimento.
Boas pedaladas!
 

Joseelias

Well-Known Member
@Jocas22

Bom, naquele local tenho quase a certeza que não foi pessoal das motos pois não havia qualquer marca no chão a não ser de bicicletas, e para passarem com as motas teriam que cortar o arame de baixo e o monte de terra e o tronco dificultavam muito a passagem. A entrada não era possível, e a saída era em voo. :D

Aliás, haviam 3 moto-quatro a andar na zona que a acabaram por sair na cancela que tem mais à frente. Como a areia para esse pessoal não é problema não precisam de saltar vedações. Usam as cancelas.

Das poucas vezes que me cruzei com alguém, apenas me deram os bons-dias. Mas também é verdade que apenas ando naquelas centenas de metros paralelos à estrada florestal por ser intransitável e depois passo para ela, que é de uso público, e portanto ninguém me pode dizer nada.

Para mim, a Apostiça também não é a Meca do Btt, mas é o único local onde se pode andar sem ser em alcatrão por estas zonas. Ainda ontem andei cerca de 50km em que 25 foram de Btt. Sem ser lá, próximo do Seixal não é possível de fazê-lo. A alternativa passa sempre por gastar bom combustível e até portagens.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ pquartin

No ano passado mandei um e-mail para o endereço que está nas placas a pedir autorização para circular apenas no pequeno troço que já mencionei, mas foi-me dito que teria que pagar os 25€ para andar dentro da Apostiça. Acabei por deixar de lá ir durante quase um ano apenas lá tendo regressado este mês. Se alguém me multar por andar naquele bocadinho... bom lá terei que pagar...
 

Jocas22

Active Member
multas nunca ouvi falar, agora serem apanhados pelos guardas e levarem com a lenga lenga do dinheiro e a fatal pergunta se saltaram o muro se ainda não aconteceu foi sorte.

@Joseelias, não ponho em causa o que dizes até porque como referi sei bem que o pessoal do btt e as vedações é o costume. Apenas pus uma alternativa, mas não sendo essa devem ser mesmo bttistas, pessoal a pé tambem não estou a ver. Este fim de semana havia muitos escuteiros mas esses nunca fariam isso.
Pois o Seixal já foi todo praticamente alcatroado. Podes é ir até Trafaria, a modos que por mato, ainda fazes 90% de btt. Se quiseres dou-te o track, não estejas é á espera de beleza :) Um dia temos de combinar uma volta se quiseres.
 

Detonator

New Member
Eu ando na herdade durante o verão, e essa placas a dizer que era proibido já lá estavam o ano passado. Um dos sítios por onde se salta a vedação é mesmo ao lado de uma das placas.

Hum...espero poder continuar a andar por lá porque para a arrábida é muito longe. Ir da NATO até á lagoa e voltar é um dos objetivos para o verão.
 
@Joseelias como diz o Jocas22 a Apostiça não é o único local onde podes fazer "btt" nessa área, é possível fazer um trajecto porreiro sem tocar praticamente no alcatrão. Embora não ande muito pela zona pois há poucos trilhos que vão de encontro ao que gosto na modalidade, às vezes faço umas voltas pelo quintal e consegue-se fazer uma voltinha engraçada. Agora obviamente tudo depende do que cada um prefere, pessoalmente não me agrada a Apostiça por várias razões, uma delas é a que se aqui se fala neste tópico (propriedade privada com cancelas e avisos), outra é o facto de ser plano sem trilhos técnicos, por último ter muita areia que obriga sempre a limpar a transmissão no fim da volta.

De todas as formas, sempre que por lá andei nunca tive problemas e nunca me disseram nada.

Abraço
 
Top