Bikes WSD (Women's Specific Design) valem a pena?

bttdina

New Member
Olá João (mais uma vez)
Estive a ver os modelos que me indicaste e realmente o meu orçamento não dá para tanto... vou espreitar os usados (ainda nao comecei neste segmento porque preciso de conhecer melhor as gamas das bikes)

Relativamente à Trail SL 3 Women, quais sao os aspectos mais fraquinhos que apontarias?

Características:


- Quadro: Trail SL Feminina, Otimizado liga 6061, SAVE, 1.5 "headtube.
- Suspensão: RockShox XC 30 TK, 100mm, mola helicoidal tamanho específico, de bloqueio, de 1,5 ".
- Desviador (frente): Shimano Alivio, 31,8 braçadeira.
- Desviador (trás): Shimano Deore, 9 velocidades.
- Cassete: Sunrace M96, 11-34, 9-velocidades.
- Pedais: Plataforma FPD.
- Travões: Shimano BR-M446 160mm.
- Guiador: Cannondale C3, 640x15, 6061 db
- Punhos: Cannondale
- Aros: Maddux DC3.0, parede dupla c/ilhós, 28 furos.
- Cubo (frente): Cannondale C4 Disc, 28 furos.
- Cubo (trás): Cannondale C4 Disc, 28 furos.
- Pneus: Schwalbe Rob, 26x2.1.
- Espigão de Selim: Cannondale C3 27.2x350mm.

2012_Cannondale_Trail_SL_Womens_3.png
 
Last edited by a moderator:
Olá novamente bttdina, o elemento talvez mais fraco nessa cannondale será a suspensão, pois é de mola, e tem um funcionamento sempre mais brusco do que uma a ar, que é regulada para o teu peso e condução.. No entanto claro que no inicio para ti será quase tudo a mesma coisa senão tiveres muita experiência ou alguns km's feitos para notares diferenças :)
 

R.Mota

New Member
Cannondale é sempre Cannondale e se gosta da bike independentemente dos componentes é como diziam uns posts acima, isso vai-se trocando quando o material se desgastar, agora como ponto mais fraco que vais notar logo de inicio é a suspenção sem sombra de duvidas.
 

bttdina

New Member
Esta cannondale fica a 637€ (PVP 899€)

Tenho outra opção é a SCOTT ASPECT 630 que me fica a 504 € com desconto (PVP é 699€)
PESO13,6kg
QUADRO Aspect em aluminio 6061, performance geometry, headset integrado
FORQUETA Suntour XCR - LO, com bloqueio 100mm de curso
CAIXA DIRECÇÃO Ritchey Logic OE integrada
AVANÇO HL TDS-D345A-8
GUIADOR Scott Aspect OS, Riser com 15mm de elevação, 660mm, curvatura de 8°
TRAVÃO DIANTEIRO Shimano BR-M395 com disco de 160mm
TRAVÃO TRASEIRO Shimano BR-M395 com disco de 160mm
MANETES TRAVÃO Shimano BL-M395
DESVIADOR DIANTEIRO Shimano Acera FD-M390 com abraçadeira de 31.8mm
DESVIADOR TRASEIRO Shimano Deore RD-M592, 27 velocidades
MANÍPULOS MUDANÇAS Shimano SL-M390-9R R-fire plus
CASSETE Shimano CS-HG20-9 11-34T
CORRENTE KMC X9
PEDALEIRA Shimano FC-M391 44x32x22 T
EIXO PEDALEIRO Shimano BB-UN 26 Cartridge Type
AROS Alex XC-44 Disc 32H, black
CUBO DIANTEIRO Formula CL51
CUBO TRASEIRO Shimano FH-RM 35-CL
RAIOS 14 G, stainless, black
PNEU DIANTEIRO Schwalbe Black Jack 26 x 2.1 50TPI
PNEU TRASEIRO Schwalbe Black Jack 26 x 2.1 50TPI
SELIM Aspect SCT19
ESPIGÃO DE SELIM Aluminio 31.6mm
 
Olá bttdina,ambas são muito semelhantes a nivel de componentes, tenta " experimentar " ou sentar-te numa e noutra para veres qual te identificas mais.
Conhecendo melhor a gama da scott, posso dizer-te que a aspect é o quadro com postura mais relaxado, em relação á cannondale, espera por alguem dar opinião e conhecer melhor as gamas da cannondale.
Como te disse, eu nessa gama de preços apostaria sem duvida numa usada mas a decisão final é tua :)
 

bttdina

New Member
Joao, como é que olhando para um quadro posso identificar se é mais ou menos relaxado? Claro que o importante deve ser experimentar a bike...
 
Olá bttdina, eu o quadro da aspect tenho conhecimento, por conversas com os vendedores, não que esse quadro não seja bom, mas é uma gama mais confortavel, no entanto existe por aqui um User senão me engano que tem um e faz bastantes provas etc com ele.. Claro que o scale é outro nivel, mais racing.
Mas uma forma é experimentares.. Ou o vendedor aconselhar-te :) Eles estão lá para isso mesmo :)
 

Joseelias

Well-Known Member
bttdina, não te deixes enganar pelas marcas.

Quanto às bicicletas e às marcas penso que não deves de descartar a Decathlon e a Berg. Pelo preço que queres pagar pela bicicleta acredita que pelo menos 100 ou 200€ são só o preço do autocolante da marca. E não estou a exagerar.

Dou-te um exemplo. Recentemente a minha mulher iniciou-se a fazer BTT. Como não podíamos comprar uma bicicleta melhor aproveitamos uma promoção da Sport Zone e trouxemos uma bicicleta de 400€ por 300€ porque me pareceu adequada em termos de equipamento.

Entretanto desloquei-me a umas lojas para comprar equipamentos e procurei uma bicicleta de marca com equipamento equivalente para comparar. Com o mesmo nível de equipamento encontrei uma Scott que custava 600€! E depois fui ao site da Scott e o peso anunciado era o mesmo da Berg! :shock:

A suspensão era a mesma, o desviador dianteiro era muito pior que o da Berg e apenas os travões eram melhores pois eram hidráulicos contra os mecânicos da bicicleta da minha mulher. Mas a menos que peses 90kg e andes muito rápido em descidas qualquer um te pára sem problemas e a manutenção dos mecânicos é infinitamente mais fácil e barata.

Isto é, a Scott custava mais 300€ por causa do autocolante, e mais nada! :fpalm:

Nessa gama de bicicletas não acredito que nada nas Trek, Cannodale, Scott, etc. seja melhor que nas bicicletas da Decathlon ou Berg. Nem mesmo os quadros são mais leves ou resistentes. Mas podes fazer essa experiência. Compara o equipamento de uma bicicleta que estás interessada numa das marcas e depois procura uma equivalente na Decathlon ou na Sport Zone e vê a diferença. E se queres gastar 500 ou 600€ nestas lojas compras uma bicicleta boa contra uma suficiente das marcas.

Com o desgaste do material podes ir substituindo por outro melhor, e no futuro podes comprar um quadro adaptado ao teu estilo de condução depois de perceberes o que gostas mesmo de fazer, XC, All-Mountain, Downhill, Estrada... E aí ficas com uma grande bicicleta feita á tua medida.

Em relação à "relaxação" de uma bicicleta vê-se pela altura do guiador em relação ao selim, em que quanto mais alto for o guiador em relação ao selim mais vertical vai o tronco e portanto mais descontraído vai o corpo pois apoia o peso do corpo no selim.

Pelo contrário, se o guiador estiver ao mesmo nível do selim já consegues uma posição que te permite colocar mais força nos pedais mas vai-te colocar um pouco mais de peso nos braços.

Com o guiador abaixo do selim já estás a adoptar uma posição mais competitiva XC em que aumenta bastante a força que fazes nos pedais mas pode ser muito exigente em termos de braços, pescoço e ombros e se o selim não for bom pode criar fricções desagradáveis na zona púbica pois o apoio deixa de ser feito nos ossos do rabo e mais nos tecidos moles dessa zona.

Se quiseres ter uma imagem visual compara a posição entre ciclistas nas bicicletas de passeio e os ciclistas da volta à França. :)

Se formos mais técnicos, o conforto também se define pela distância mais curta entre o tubo do selim e o tubo da direcção. Mais uma vez por te esticar mais ou menos o tronco. Esta última é mais difícil de avaliar e apenas olhando ao diagrama de dimensões que as marcas publicam com as dimensões e ângulos se pode com facilidade comparar. Ou levar uma fita métrica e medir nas bicicletas que se está pensar em comprar. Atenção que têm que ser quadros do mesmo tamanho. De qualquer forma pode ser mais ou menos ajustada através da deslocação do selim para a frente ou trás e pela compra de um avanço mais longo ou curto ou de um espigão de selim centrado ou com atraso. Desculpa lá estar a complicar, mas perguntas-te... :D

Desculpa lá o testamento.
 
Last edited:

mpc

New Member
bttdina,

Considera outras marcas menos faladas, talvez por isso teoricamente mais baratas, como a Qüer (marca portuguesa).
Depois tens ainda BH, VAG, Mérida, etc.

A marca Qüer tem bicicletas com boa relação qualidade/preço e tem empresa cá em Portugal (Motokit)! :p
Recentemente, comprei uma Qüer CXR 8 (Branco + vermelho) para a minha irmã que está muito satisfeita com ela!

Dá uma vista olhos no site, Roda de Ideias (passo a publicidade) e experimenta numa loja física! :p
 

João Baptista

New Member
Boas,

Vou aproveitar este tópico da bttdina, porque também tenho algumas dúvidas para colocar e estou numa situação semelhante. Quero comprar uma bicicleta BTT para a minha mulher, ela é principiante, mas prefiro comprar já uma bicicleta com alguma qualidade, para que tenha segurança, durabilidade e conforto.

Tal como já alguém falou aqui a melhor solução pode ser uma usada. Mas tenho andado a pesquisar no OLX, e para mulher não se encontra quase nada. Alguém me pode sugerir onde se pode encontrar uma oferta maior?

Também tenho duvidas em relação ao tamanho adequado. Ela mede 1,63 m de altura: se optar por comprar uma bicicleta unisexo ou de homem, terá que ser claramente um tamanho S. Mas se for uma de mulher, também tem que ser um S ? Ou será que os tamanhos S de mulher são mais pequenos, para pessoas mesmo muito baixas?

Alguém me pode ajudar?
 

SusanaD

New Member
Eu andei a estudar as bicicletas que há por ai e vou optar por uma Qüer CXR 6 ou 7 (estou limitada pelo valor, senão ia para a 8 ), parecem-me ter uma boa relação qualidade/preço e apesar de talvez se encontrar Bergs ou Rockriders com equipamento equivalente um pouco mais em conta, vou optar por esta marca porque acho também importante estabelecer uma relação com uma loja que tenha um bom serviço de oficina e de aconselhamento.
Quanto aos tamanhos dos quadros, penso que independentemente de serem versão feminina ou masculina estes são expressos em polegadas 16'' (S), 18'' (M), 20'' (L) e 22'' (XL) e para encontrar o tamanho certo deve ser tomada a medida do cavalo do ciclista (medida da entreperna ao solo) e feito o calculo apropriado. Mas tendo eu 1,67 e a medida para mim sendo um 16'' penso que para ela seja também.
 

Joseelias

Well-Known Member
João Baptista,

Em termos de polegadas penso que o quadro para ela deve de andar no 16" que corresponde ao S em termos de quadros para mulher e a avaliar pelos quadros que vi pela net não me parece que haja assim uma diferença substancial em relação aos quadros de homem.

Mas tens que ter atenção à geometria do quadro muito em particular à medida entre pernas pois cada pessoa é diferente mesmo tendo a mesma altura. Há quem tenha pernas mais curtas ou longas que outra pessoa da mesma altura.

Por isso considera que do meio do tubo horizontal do quadro (medido entre o tubo do selim e o tubo da direcção e da parte de cima do tubo) até ao chão deve medir no mínimo menos 5cm que a medida de entre-pernas da tua mulher.

Encosta-a a uma parede, direita, com os pés descalços e afastados uns 20cm e a segurar um livro junto às virilhas. Depois mede do topo da lombada até ao chão.

É que podes encontrar bicicletas 16"/S com uma geometria em que o tubo horizontal é muito "horizontal" e a distancia da virilha ao tubo é curta pela medida de entre-pernas especifica dela, ou outros em que tem muito sloping e em que o tubo está muito inclinado e portanto dá uma distância de segurança maior. Esta distância é muito importante pois pode evitar pancadas muito dolorosas quando se sai da bicicleta apressadamente.

Dependendo também da estrutura dela pode ser muitíssimo importante comprares um selim especifico para mulher que é mais largo para apoiar as ancas mais largas das mulheres, e com uma abertura ao centro para evitar fricções e pressões dolorosas entre as pernas. Na Decathlon está à venda em promoção um Selle Italia Donna por 29€ (era 40€) que a minha mulher aprova depois de umas sessões de tortura com o selim original que vinha na bike que compramos. :)

De resto, se quiseres ser mais perfeccionista podes sempre consultar o site seguinte, tirares as medições dela e ajustares completamente a nova bike à estrutura dela como por exemplo a altura do selim aos pedais ou a distância entre o selim e o guiador. Para quem está a iniciar, ter uma bicicleta adaptada é muito importante para virem a gostar do desporto, senão pode ser uma tortura.

E podes usar as medições para ti também. Eu fi-lo e ajudou-me a ajustar a minha bicicleta e resultou muito bem.

http://www.competitivecyclist.com/za/CCY?PAGE=FIT_CALCULATOR_INTRO&INTRO_LINK=NOREDIR
 

João Baptista

New Member
Obrigado pelas dicas.

E quanto ao melhor site para encontrar usadas? Alguém conhece um melhor que o OLX ?

Das pesquisas que fiz até agora a que gostei mais, e que acho que era ideal para ela era uma KTM BAGGY SUE. Mas tinha mesmo que encontrar uma usada, porque as novas custam quase 900 €, o que está fora do orçamento.

Ainda não consegui perceber uma coisa. Quase todas as marcas lançam novos modelos todos os anos e que basicamente são as mesmas bicicletas com um look diferente. Mas eu gostava era de encontrar os modelos do ano anterior com um bom desconto. Pelo que tenho visto não é fácil, só na Bikezone é que tenho visto alguns com descontos de 20% ou 30%.
 

Joseelias

Well-Known Member
Para além do OLX tens o coisas.com e o miau.pt. Parece-me que estes são os três principais sites de compra e venda de material por particulares e nem sempre são usados. Só os usei para vender coisas mas funcionam todos bem. De qualquer forma, ao comprar uma bicicleta usada tens que te submeter ao que está a ser oferecido e procurar uma bicicleta especifica pode ser complicado.

Existe também o mundialmente famoso ebay mas nunca usei esse. Podes também procurar bicicletas novas em sites online como o chainreactioncycles, o probykeshop, kompressor. Mas como não tenho comprado nada online para btt já que apenas agora reiniciei a modalidade não te sei dizer muito mais.

O que tens que saber resistir no BTT é às modas e à histeria colectiva que se cria à volta das novidades. Como já te apercebeste cria-se um "hype" à volta do novo tipo de letra da marca X e das cores, e de repente muita gente já não consegue passar por ter aquela "nova" bike porque agora vem com o nome da marca escrito em itálico e com duas riscas brancas na decoração do quadro e toca de gastar mais uns milhares numa bicicleta igual à que tinham! :p
 

bttdina

New Member
tambem tenho dificuldade em encontrar bicicletas de tamanho s nos usados (isto porque a maioria dos praticantes sao homens e naturalmente mais altos do que)...

Já vi algumas Quer mas confesso que nao gosto, graficamente, muito delas...

Joseelias, obrigado pelo testamento! ajudou a esclarecer algumas duvidas!!!!
 

Tiagojcp

New Member
Boas tardes,

Eu e a minha mulher estamos a iniciarmos na BTT eu gostava de lhe oferecer uma bicicleta, tenho pesquisado muito no olx e sites do género à procura da melhor oferta, acham que é essencial o quadro ser de design feminino? Ela nem gosta muito das bikes rosas todas muito pintadinhas etc. (não sei se tem influência mas é baixa).
É importante ter suspensão na forqueta e amortecedor no quadro?
Desculpem estas perguntas tão básicas mas não percebo nada de bicicletas.

Obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Tiagojcp,

Olá,

Do que eu me tenho vindo a aperceber e ler, a diferença entre as bicicletas para mulher e para homem são essencialmente na estética, no facto de trazerem selins próprios para mulher, as suspensões poderem vir calibradas para serem sensíveis a pesos mais baixos, e eventualmente ter os cranks (ou alavancas da pedaleira ) bem como o tubo horizontal mais curtos. Se todas as marcas fazem isto nas bicicletas denominadas "para mulher" ou se se limitam a pintar as bicicletas de "rosa" e a colocar um selim mais largo isso já tem que ser visto caso a caso e andar a comparar as especificações técnicas de cada modelo, nomeadamente o diagrama de geometrias do quadro.

Mas na prática, uma bicicleta de "homem" serve perfeitamente para as mulheres. Qualquer ajuste que necessite de ser feito para adaptar a bicicleta a uma determinada mulher é exactamente o mesmo que deverá ser feito para determinado homem pois todos temos alturas e proporções diferentes.

O ponto mais importante a ter em consideração numa bicicleta é o tamanho do quadro. Se o tamanho não for o correcto dificilmente o ciclista se vai sentir confortável por mais alterações que faça a nível de componentes para tentar compensar.Não comprem um quadro que não seja o do tamanho indicado para o tamanho dela apenas porque é mais barato, ou giro, ou melhor equipado. O quadro é a peça mais importante da bicicleta e o mais caro de substituir se não for o adequado

Dizes que a tua mulher é baixa, por isso o quadro poderá ser um XS ou S, ou de 15 ou 16" dependendo de como cada marca o classifica. Mas sem medidas, "baixa" é um pouco vago.

É também essencial é que a bicicleta tenha, ou comprem posteriormente, um selim especifico para mulher. Estes são não apenas mais largos para dar apoio aos ossos da bacia que são de forma geral mais largos que os dos homens, como têm uma abertura central mais larga para evitar fricções muito dolorosas nessa área da anatomia feminina. Este é talvez o componente mais importante e o que mais queixas motivou a todas as mulheres que conheci a andar de bicicleta.

Quanto à suspensão dianteira, esta é importante pois aumenta o conforto e segurança, especialmente se andarem em todo o terreno já que absorve as vibrações e impactos que seriam transmitidos ao corpo, como ajuda a manter a roda da frente no chão e reduz a possibilidade de que esta "fuja" num impacto maior. Claro que a eficácia de uma suspensão tem muito a ver com a sua qualidade sendo que nas gamas mais baixas há por vezes poucas possibilidades de ajuste e as molas são de tal forma rijas que para pessoas de peso mais baixo é quase igual a levarem uma forqueta rígida mas com o dobro do peso... Para a suspensão estar correcta para ela tem que baixar 15 ou 20mm só do ciclista se sentar na bicicleta. Se não fizer isto terá que ser ajustada na sua dureza seja nas regulações da suspensão ou em último caso pela troca de molas mais suaves ou menos pressão de ar (se for pneumática, vulgo "a ar").

A suspensão traseira já é um assunto mais discutível.

A menos que a bicicleta se destine a ser usada apenas em passeios ocasionais de lazer e curtas distâncias deve-se evitar AO MÁXIMO bicicletas de suspensão total de gamas baixas. Vão ser sem excepção muitíssimo mais pesadas que as de gama equivalente com traseira rígida, a mecânica é muito fraca e será mais um ponto onde gastar dinheiro em manutenção e reparações já para não falar uma fonte de rangeres e barulhos desagradáveis. Sinceramente mais vale comprar um espigão de selim com amortecedor, mesmo barato, pois vai trazer conforto com menos peso e complicações mecânicas. Este é um ponto em que o dinheiro que estão a pensar gastar é dos factores mais importantes. As suspensões totais com o mínimo de qualidade nunca são baratas se comparadas com as bicicletas rígidas.

Claro que por fim tudo se resume a quanto estão a pensar gastar, e no caso do OLX da oferta existente. Se pensarem ir a lojas não descartem a hipótese da Decathlon ou Sport Zone, pois se forem a uma loja de marca poderão pagar até mais 300€ em bicicletas equivalentes e só pelo autocolante da marca. Lê um post meu na pagina anterior sobre este assunto.
 
Last edited:

bttdina

New Member
quem tomou a decisão foi o coração! maldito que se apaixonou pela Cannondale Trail SL 2... apesar de todos os prós e contras, tudo o que foi discutido neste post!!! Claro que o orçamento foi esticado para cima, consideração de outras prioridades, aniversário que está quase quase aí...

é linda e vem a caminho para o meu tamanho!!!

Já agora... só nao comprei quadro de senhora porque a Cannondale nas Trail SL só tem até ao equipamento da SL 3!!! ainda assim a marca merece o meu respeito porque por exemplo a SL 3 de homem e senhora custam o mesmo e com o mesmo equipamento! so mudam mesmo o quadro!!! RESPECT!!!!!
 
Top