Bike17Eco à Descoberta do Nosso Portugal – Travessia em BTT

Meus caros, de louvar esta aventura.
Um dia, Um dia, Um dia, se calhar.
Quem me dera ter disponiblidade pra fazer tal aventura.

Parabens
 
Dia 5 da Aventura, 21 de Setembro – Penamacor / Termas de Monfortinho

*** Noite bem passada :lol: – não houve necessidade de alguém durante a noite recorrer aos prestimosos serviços dos nossos Amigos Bombeiros de Penamacor, sinal positivo – levantamo-nos sem fazer grandes alaridos e era tempo de começar o dia. Bem hajam Nobres Combatentes da Paz por nos terem recebido com tamanha Camaradagem :venia:
bombeirospenamacordia.jpg


*** O objectivo do dia, Colónias de Férias da PSP
chavespsp.jpg


nas Termas de Monfortinho, mesmo junto à fronteira com Espanha e o Rio Erges, distava cerca de 40 Kms de Penamacor por estrada. Tínhamos feito reserva para este dia, estávamos adiantados no percurso e com todo o desgaste acumulado destes dias passados e vividos em cima de uma BURRA, chegar ao fim da manhã às Termas era ouro sobre azul. E o meu rabo agradecia pois estava já um pouco à rasca, se é que me entendem :huh:

*** Posto isto, arrancamos em busca do pequeno almoço, que foi tomado no mesmo café restaurante onde jantamos na noite anterior, denominado o Jardim, já havia bolos fresquinhos para a malta, nunca sem antes o Ilustre Pedro "Trilhos" reparar numa cópia à Portuguesa da Torre de Pisa, à moda de Penamacor. Ou será do sono Amigos, nosso fiel companheiro desta Aventura?
torrepenamacortorta.jpg


***Descemos e viemos ter à Estrada Nacional 332, desviamos para Aranhas, trajecto e zona geográfica que eu e o Pimenta "Saca Saca" por acaso já conhecíamos da nossa vinda à maratona de Idanha o ano passado, com passagem por Salvador e Sidral, já se avistava Monsanto,a aldeia mais portuguesa de Portugal, com toda a sua imponência.
pertodemonsanto.jpg


***Daí até Termas de Monfortinho foram 22 Kms em falso plano - posso dizer-vos que os meus dois Amigos tiveram que esperar algumas vezes por mim - com passagem junto à Penha Garcia, outro local fantástico já por nós visitado também, chegando enfim por volta das 10H15 ao objectivo do dia :yeah:

***Tempo de nos acomodar convenientemente e em todos os apectos:
roupaestendidanascoloni.jpg

descansopiscina.jpg


e de actualizar o blog pela primeira vez desde a nossa partida e descobrir as fotos tiradas.
actualizaroblog.jpg


***Tivemos sorte pois a cantina das Colónias ainda se encontrava a funcionar por mais uns dias, situação anormal nesta altura do ano, pelo que o Almoço - e mais tarde o jantar - nos souberam que nem canja.
tachoi.jpg


***A tarde toda foi tirada para praticar total descanso :cool:, uns a tirar partida ainda mais da piscina para experiências fotográficas do outro mundo e outros, como era o meu caso, a partir uma pedra das grandes no meu quarto, deu cá um trabalho :tungas: Agora, à largos dias de distância, asseguro-vos que este quase dia de descanso foi fundamental para a nossa recuperação física para as etapas vindouras. Também deu para estudar a etapa de amanhã, com o primeiro objectivo Ladoeiro, a poder ser cumprido na parte da manhã, logo se veria o resto depois, Vila Velha de Ródão era logo ali.

*** Tempo de recolher obrigatório, esta noite não haveria direito a concerto, cada um teria que improvisar a solo nos seus quartos :p

Dados GPS do dia:
89645473.png


Fotos do dia: http://picasaweb.google.com/bike17eco2/5DiaPenamacorMonfortinho?feat=directlink#

Bem Hajam.

Continua….
 
Last edited:
Meus caros, de louvar esta aventura.
Um dia, Um dia, Um dia, se calhar.
Quem me dera ter disponiblidade pra fazer tal aventura.

Parabens

Obrigado Patafúrdio,
realmente surgiu uma oportunidade única, em todos os aspectos (férias, disponibilidade de todos, etc...) em poder realizar este nosso sonho, mas isto é que torna a nossa vida cá em baixo mais animada ;)
Abç.
 

fox77

New Member
parabens pela cronica e pela volta....de todas a que gostei mais foi a da barragem do douro que espectaculo...até arrepia..mais uma vez parabens
 

marrokan

Member
boas, estão de parabéns:venia:. uma aventura que deixa vontade de largar o dia a dia, arrumar a mochila pegar na bike e pedalar por este nosso portugal a fora, com fotos muito bonitas nem parece cá:D. continuem com a aventura que estou a espera para ver mais:clap:
 
Bem, parece que me enganei por estas bandas dos Posts :fpalm:, com tinho dito anteriormente, qualquer erro é mesmo da responsabilidade deste Atleta :p
 
Last edited:
Localização do Miradouro do Carrascalinho

***Próximo destino: Miradouro do Carrascalinho perto de Lagoaça. Se alguém sabe as coordenadas do Miradouro, p.f, enviem-nos pois não demos com ele ou então passamos ao lado pois até à Central eléctrica antes de descer para Lagoaça, fomos por estrada. Mais uma curiosidade que ficou registada no Bloco de Notas mas ficamos com um sabor amargo em não encontrá-lo pois as fotos que eu vi era espectaculares…

Caros Amigos, aqui junto a localização do referido Miradouro.
mapacarrascalinho.png


A vermelho está marcado o trilho original da Travessia de Portugal e o nosso está a azul. Lagoaça fica no Ponto marcado como Café 021.
Ficamos todos esclarecidos :)
 
Boas

Tambem fiz neste verao a transportugal e eh sempre bom recordar as paisagens por onde passamos

agora voçes esto muito tenrinhos, a descer aquela fantastica calçada romana a pedantes :lol:

continuem ai na postagem de fotos

Boas Caro Esquilas,
como eu já suspeitava :pesquisa:, não fizemos a Calçada de Alpajares mas sim outra Calçada que vai ter à Ponte de Santa Ana.
mapacalada.png


O nosso trilho está a azul e o track original da Travessia a vermelho indica logo o início da Calçada de Alpajares. Contudo, a Calçada em que nos metemos, descer em cima da burra com mochilas de 10 kgs era quase impossível, havia lá sitios intransponíveis, só mesmo grandes descedores, caso do nosso Amigo Pimenta Saca Saca e correndo sempre muitos riscos, a ravina anda sempre ao nosso lado. Descia-se até onde se podia, parava-se para as respectivas fotos e lanche, apreciava-se a envolvência, nada de melhor para o espírito do Betetista Puro :yeah:
Bem Hajam.
Está na forja o dia 6 da nossa Aventura ;)
 
Dia 6 da Aventura, 22 de Setembro – Termas de Monfortinho / Ladoeiro / Vila Velha de

***Caros Betetistas, baterias altamente carregadas depois de um quase dia de descanso – eu que o diga - era tempo de continuar a nossa epopeia. Já levávamos nas pernas e no corpo 374 Kms a percorrer Portugal, nunca antes nos tínhamos metido em tal coisa Amigos. Mas como vai sendo hábito nesta “Sã Loucura”, hoje tornar-se-ia mais um dia cheio de Surpresas ;)

*** Ontem não foi só dia de repouso e estudando os gráficos, o mapa de Portugal, a descrição das etapas seguintes, etc… retiramos algumas conclusões: até Ladoeiro, local final da Etapa, e seguindo à risca o trilho gravado, tínhamos pela frente 79 Kms, 1804 Mts em subidas e 1035 Mts em descidas, uma etapa considerada de Dificuldade média, com os aperitivos do Singletrack junto ao Rio Erges, a Subida a Monsanto em calçada muito inclinada, a Descida de Monsanto com alguma perigosidade, Idanha-a-Velha, a Subida para Alcafozes (Santuário da Sr do Loureto). Ora, acontece que eu e o Pimenta já conhecíamos Monsanto, conforme anteriormente referido, o Pedro Trilhos também não estava para aí virado e, de um ponto de vista do percurso, estaríamos a andar para trás sem qualquer necessidade. Calculando o trajecto directo para Ladoeiro, estávamos a cerca de 45 Kms, ou seja, o almoço seria feito em Ladoeiro sem qualquer problema e no fim do dia poder-se-ia alcançar Vila Velha de Ródão, ganhando uma etapa inteira de avanço, o que nos dava muita margem de manobra em todos os aspectos. Optamos então por este plano.

***Pelas 07H50, tempo bem fresquinho, iniciamos o percurso.
sadacolonias07h45.jpg


*** Este seguia junto ao Rio Erges com uma paisagem soberba.
trilhoinicial.jpg


***Viemos ter à Estrada Nacional 240, deixando Termas de Monfortinho para trás, no horizonte Monsanto despedia-se de nós, triste por não ter sido visitado por estes Amigos. Mais uma vez.
monsantoaolonge.jpg


***Passamos pela vila de Zebreira, com a sua bonita escola primária a receber-nos à entrada.
zebreira.jpg

travessiaportugal131.jpg


***Sem dar quase por isso, chegamos ao primeiro objectivo do dia, Ladoeiro, ao fim da manhã. Tempo de perguntar aos habitantes locais um sítio recomendado para o almoço, foi-nos indicado o Restaurante Café Flôr da Campina, onde almoçamos sem stress e qualquer coisa leve, tipo uma açorda de marisco :cheers: , deu 22,50€ / 3 pessoas, ao mais alto nível mais uma vez.
almoo.jpg


*** O objectivo seguinte era chegar a Vila Velha de Ródão, com as suas famosas Portas de Ródão, uma das maravilhas de Portugal, que distava cerca de 61 Kms, indicando-nos um trilho muito rolante na parte inicial junto ao Rio Pônsul até Lentiscais, passagem pela Nª Srª do Socorro e o Monte Fidalgo.

*** Estávamos empanturrados, estava calor, saímos de Ladoeiro e mal entramos em trilho, parámos debaixo de umas árvores e praticamos algum descanso, à sombra. Amigos, conhecem aquela sensação de paz extrema e de satisfação total, altura rara em que cada um medita sobre o que tinha vivenciado até aqui? Era mais um momento ZEN :shock:
sd7f.jpg


*** :nsei: Eis senão que, qual Fénix Renascida, surge um vulto no horizonte, envolto numa nuvem de pó, em grande velocidade e acompanhado do ruído característico de veículos de duas rodas, o Sr. Pedro “Engenheiro” Cintra, despertando os Sentidos Apurados destes Guerreiros, pára junto a nós e diz simplesmente: “ Eh pá, por acaso, não são vocês que vão para Sagres?” :lol:
pedrocintra.jpg


***Meus amigos, a vida tem destas coisas, desfechos e planos iniciais imprevisíveis em todos os seus aspectos, encontros e desencontros, caminhos traçados ao sabor do vento. Acontece que o Pedro Cintra, ilustre e mui nobre Setubalense, Aventureiro Reputado e Surfista Inveterado, Caminhante deste país e não só, estava a fazer a Travessia de Portugal em BTT a solo – pensando também numa componente profissional, era engenheiro de estruturas e alargava os seus horizontes técnicos - seguindo o track original na íntegra, com paragens nas estalagens recomendadas pela Organização, a bike carregada com alforges e pesando uns bons 30 Kg, estava em grande forma. Caros Betetistas, devem estar a pensar o mesmo do que nós na altura: “ Sozinho!!! E o maluco sou Eu, é!!!”. Contou-nos que tinha saído um dia depois de nós e em Sendim, na Gabriela, tinha recebido a informação da Dona Lurdes que 5 pessoas estavam a fazer o mesmo trajecto e que íamos um dia adiantado. O Sr. Pedro Cintra não teve mais nada, toca a rasgar folheto para ver se nos apanhava, mal sabia ele que estávamos a fazer a “Nossa” Travessia, não percorrendo o trilho na totalidade. Quis o destino que ele nos encontrasse mesmo em cima do trilho :wlcm:

*** E assim, a partir daqui, esta Aventura passou a ser vivenciada e reinventada diariamente por 4 humildes Betetistas. E passamos a poder contar com um novo AMIGO. Era o Engenheiro Carago!!!!

*** Pusemo-lo a par das nossas estórias também e das nossas escolhas de percurso, alojamentos, etc… Ficar nos alojamentos oficiais da prova, só em último recurso mesmo, era muito caro, respeitar o trilho na totalidade era impossível, conforme já sabem, não houve stress. Aproveitou-se para remendar um furo na Bike do Sr Engenheiro e retomamos em amena cavaqueira o trilho em direcção a Monte Grande,
travessiaportugal144.jpg


Seguindo-se a ponte do Rio Pônsul e paisagem envolvente,
rioponsul.jpg


com as nossas primeiras incursões em terrenos fechados com cancela e cercas, algo que não me agradava muito pois touros, vacas bravas e outros possíveis “residentes” poderiam cruzar-se no nosso caminho mas o trilho estava certo. Contudo, o Pedro Cintra lá nos contava as suas peripécias, teve que andar a fugir de uma matilha de cães no meio destes terrenos, lançando a vez os seus alforges por cima das cancelas porque não dava para pegar na bike em peso :mrgreen:. Para confirmar se não havia problema ou perigo em atravessar estes campos, tinha ligado a alguns contactos, conhecedores da Transportugal, que lhe garantiam não haver perigo. Com o Pedro Trilhos e Pimenta Saca Saca a rematar: “Pois, em casa e no sofá, não há perigo nenhum de nos cruzarmos com um touro…”
abrircercas.jpg


***Eram trilhos bem rolantes até Lentiscais, conforme descrito na gráfico, mas muito bonitos, com passagens junto ao rio, povoados de vida animal, ainda vimos alguns veados a saltarem as cercas, cruzamo-nos com um agricultor que tinha um cabrito ao colo, com a mãe aflita ao lado – infelizmente a raposa não teve a mesma sorte – para lamentação nossa e sobretudo do Trilhos.
animais.jpg


***Em Lentiscais, lanchamos no café da Casa do Povo, e ao sair da vila, tiramos a respectiva foto para a posteridade, depois do Parque Douro Internacional conquistado, era altura deste
parquenaturaltejo.jpg


***Descemos por estrada até à Ponte, subimos para voltar novamente para o monte, altura para o Pedro Trilhos abastecer em pleno monte de líquidos. Sem comentários :fpalm:
travessiaportugal176.jpg


***Seguiu-se o Monte Fidalgo,
montefidalgo.jpg


Com a perspectiva da Barragem de Cedilo.
barragemdocedilo.jpg


***Passamos então por Perais, Vila Velha de Ródão era já ali, chegando pelas 19H10 à entrada da vila.
imgp0758w.jpg


***Este dia, caros Amigos, estava definitivamente marcado pela positiva com o aparecimento do Sr Engenheiro e teria que finalizar da mesma forma. Demos logo de caras com uma mercearia, a qual fechava às 19H30, abastecemos para o dia seguinte, a Sra do atendimento muito simpática, conversa puxa conversa, precisávamos de um local em conta para pernoitar, sem ser no sítio oficial da prova, etc... Deu-nos logo a indicação de uma casa particular ali próxima, ficava-nos a 12.50€ por pessoa (o que era bem em conta diga-se), com condições excelentes, quartos duplos. :zezus: Mais uns minutos atrasados e o nosso destino teria sido outro (e também ajudamos a dita moça não é verdade :drool:)

***Depois de bem acomodados, era tempo de procurar um sítio para jantar, fomos ao café restaurante Ponte do Enxarrique, comemos Vitela estufada, 30,50€ / 4 pessoas, estava bom.

***A respectiva caminhada era sempre obrigatória, tentamos avistar as portas de Ródão a partir do cais, conforme placas de sinalização, mas não se conseguiam ver dali pelo que recolhemos aos nossos aposentos. Não faz mal, amanhã levaremos as chaves e entraremos por fim no Alto Alentejo :hehe:
Mas o Sr "Engenheiro" Pedro Cintra terá que pagar imposto pela carga extra da sua montada ;)

Dados GPS do dia:
11344170.png


Fotos do dia: http://picasaweb.google.com/bike17eco2/6DiaMonfortinhoVilaVelhaDeRodao?feat=directlink#

Bem Hajam.
Continua….
 
Dia 7 da Aventura, 23 de Setembro – V. V. de Ródão / Castelo de Vide / Portalegre

***Caros Amigos, já lá iam 7 dias depois da nossa partida de Bragança e íamos enfim dar entrada no Alto Alentejo, através da ponte sobre o rio Tejo e com pano de fundo as famigeradas Portas de Ródão, uma das maravilhas de Portugal. Não sei porquê mas ainda hoje me fazem lembrar um certo cenário dos Senhores dos Aneis, no vale dos Reis. Hoje pelo menos deu para ter uma panorâmica das mesmas e sem chaves. Majestosas e imponentes Amigos :venia:
portas.jpg

zgzv.jpg


***Pequeno almoço tomado e forças retemperadas, o primeiro objectivo do dia era chegar a Castelo de Vide para o almoço. Optamos para destino final do dia Portalegre, ficava mais no interior da nossa rota, eu e o Pedro Trilhos também já conhecíamos a cidade da mítica maratona e, por último mas não menos importante, havia a PSP, local possível de pernoita para nós

***Passamos então a ponte e logo entramos por um trilho espectacular,
imgp0764p.jpg


junto ao rio Tejo, com passagem pela Fisga do Tejo, indicando a Rota dos Açudes.
rotadosaudes.jpg


*** A vista era fenomenal caros Betetistas.
dscf3703r.jpg


***A aldeia de Salavessa recebeu-nos então, ainda sonolenta. Nesta fase, era um sobe e desce constante, progedia-se pouco, suava-se muito, para alegria de certos atletas - o Sr. Engenheiro com o seu caracterísitco grito de guerra: Olha o Trilho pá :p - e para desespero do Pedro Trilhos que não estava a achar muita piada a estas paredes :mad:
sobeedesce.jpg


***Continuou-se contudo até à localidade de Póvoa e Meada, envoltos em paisagens verdejantes, faltavam cerca de 14 Kms para Castelo de Vide, local eleito para o nosso almoço. Eu voltava a acusar o desgaste na minha virilha, levando os meus companheiros a terem que esperar por mim de vez em quando, desculpas para descansar é o que é :eek:

***Prosseguimos por estrada então até Castelo de Vide, conhecida pela "Sintra do Alentejo", fortaleza medieval que nos olhava sobranceira e do alto de todo o seu esplendor.
imgp0772t.jpg


***O Almoço foi na Albergaria El Rei D. Miguel, os habituais pratos do dia, deu 34€ para 4 pessoas e estava no ponto mais uma vez.
dscf3714h.jpg


***Praticamos descanso depois na esplanada, tinha de ser pois, conforme estudo prévio, tínhamos pela frente uma subida dura e acentuada em calçada romana ao sair de Castelo de Vide (530 m para os 700m em 1.5 Km)- ainda por cima depois de barrigas cheias a vontade é pouca :fpalm: ,seguindo-se uma descida nos mesmos moldes para regozijo de muitos Betetistas, sobretudo do Pimenta, descedor nato. O Sr Engenheiro sofreu um pouco mais nesta fase, com uma bike rígida e a pesar 30 kgs naõ havia milagres, mas a boa disposição da malta estava sempre em alta :yeah:
imgp0773i.jpg

calromana.jpg

imgp0775z.jpg


***Depois destes trilhos de excelência, maravilhados pelo contacto puro com o mundo natural mais uma vez,
calada.jpg

viemos ter á estrada junto a uma pequena capela, junto a Carreiras, concelho de Portalegre.
imgp0778v.jpg


*** O resto do trajecto até Portalegre foi feito por estrada em modo de descompressão total, local onde chegamos por volta das 17H40.

***Direcção Esquadra da PSP de Portalegre e aí, meus amigos, mais uma demonstração de altruísmo e puro profissionalismo: estava no local o Exmo Sr. Comandante da Esquadra e de serviço de Oficial de Dia, Subcomissário Pereira, que posto ao corrente da nossa aventura bem como da necessidade de arranjar um lugar para um Civil (Sr. Engenheiro), não esteve com meias medidas e, apesar das condições não serem as ideiais, no Porto já estamos habituados infelizmente.., disponibilizou-nos de imediato os seus aposentos pessoais, tratando logo de arranjar outro espaço para o Sr. Pedro Cintra, atleta que assistia maravilhado ao desenrolar destes acontecimentos, repetindo: - eh pá a minha família nem vai acreditar que vou ficar a dormir numa Esquadra :fpalm::rotfl: Bem hajam Exmos Colegas de Portalegre por nos terem recebido desta forma :venia:
quartopsp.jpg


***Depois de devidamente instalados e bikes arrumadas, seguiu-se um passeio de reconhecimento e de fotos por esta magnífica Cidade Alentejana, o movimento nas ruas era grande, estávamos na altura das praxes universitárias. tempo também para tentar actualizar a travessia num ponto internet da Cãmara Municipal.

***O Jantar foi no Balcão, como não podia deixar de ser, pedimos Migas à Alentejana, deu 35€ para 4 pessoas e posso-vos dizer que não sobrou nada ;)

***Tempo de recolher obrigatório, amanhã era outro dia e será um dia bem duro como poderão constatar.

Dados GPS do dia:
20706763.png


Fotos do dia: https://picasaweb.google.com/bike17eco2/7DiaVilaVelhaDeRodaoPortalegre?feat=directlink#

Bem Hajam.
Continua….
 
Yap Amigo Ptm :yeah:,
de facto as mochilas foram as cruzes que tivemos que carregar nestes 12 dias :mad:
Nossos pecados foram redimidos ;)
Mas não aconselho a ninguém carregar este peso tantos dias seguidos, foi dose.
Abç.
 

ptm

Active Member
Eu quando faço umas mini - aventuras ( 3 dias) levo uns alforges..sempre é mais facil de carregar.
Que venha a proxima etapa
 

PBM

New Member
Boa noite!
como sou de Vila Velha de Ródão, é sempre com agrado que vejo por aqui as portas de Ródão e oe belos trilhos que por aqui temos...parabens pela cronica..

Boas pedaladas
Paulo
 

nuno.fbc

New Member
Boa noite a todos
Parabéns aos 5 Magnificos pela aventura, continuem com o relato.....e com novas aventuras.

Cumprimentos BTTistas
Nuno Campos
 
Obrigado a todos pelo incentivo,
só eu é que tou de serviço á crónica :fpalm:, os outros chouriços andam na balda :cool:, por isso nem sempre tenho tempo e inspiração para escrever muitas linhas, contudo espero que continuem a gostar das nossas aventuras e desaventuras :yeah:
Repito, ao conhecer o meu país fiquei a conhecer-me melhor a mim próprio também e aos meus amigos.
Abç e quando puder sai o dia 8, um dia bem durinho ;)
 
Dia 8 da Aventura, 24 de Setembro – Portalegre / Elvas / Monsaraz

*** Caros Amigos, 535 Kms já efectuados! Íamos sensivelmente a meio do percurso e estávamos um dia adiantado. Quedas e avarias graves, zero até à data, as mazelas eram as do costume, a disposição era como sempre excelente, estávamos de férias. O Sr. Engenheiro Cintra é que estava fresquinho como um alface, em grande forma, se fosse preciso ele carregaria até uma das nossas mochilas ;)
Reflexão: será que andar tantos dias a pedalar, massacrando o rabo no selim com o peso das mochilas, vindo a lume a fatiga, faz baixar as defesas humanas naturais, deixando a nossa personalidade, o Outro “Eu”, aparecer de quando em vez? Era a nossa vez de sermos descobertos pelas Gentes do Nosso País.

***Analisado o mapa pelo Pedro Trilhos e Pimenta Saca Saca, planeámos almoçar em Elvas, a “Cidade Monumental” que queríamos muito conhecer e que distava cerca de 57 Kms, optando por não seguir para Campo Maior, local final da etapa, íamos fugir para a fronteira sem necessidade – visitaremos estes amigos noutra altura quem sabe -o Sr. Engenheiro também já conhecia essa localidade, pelo que saímos cedo então de Portalegre, após mais uma noite bem passada. Um muito bem Haja, Ilustres Guerreiros de Portalegre, pelo caloroso acolhimento:venia:
dscf3742g.jpg


Tomamos o pequeno almoço ali perto do Comando, no Café Ponte de Encontro. As vistas eram simplesmente estas, o bom tempo mantinha-se felizmente.
travessiaportugal246.jpg


***Entramos na Nacional 246 em direcção a Elvas, não tínhamos nenhum trilho marcado nesta rota nova, passamos junto à localidade de Aronches, envoltos numa típica paisagem alentejana
hpim2939m.jpg


***Parámos depois em Santa Eulália para o reforço do pequeno-almoço, uma vila típica alentejana, muito bonita e onde comprovamos mais uma vez o saber bem receber das nossas gentes, na conversa com os donos e clientes da mercearia.
imgp0790.jpg

travessiaportugal253.jpg


*** Barrigas e almas revigoradas – como sempre- prosseguimos caminho para Elvas, passando S. Vicente e Ventosa, por volta do meio-dia, Elvas e o seu Castelo apresentavam-se em toda a sua imponência. Ò Elvas, Elvas, Badajoz á Vista!
hpim2926i.jpg


***O Aqueduto da Amoreira, o maior da Península Ibérica, fez as delícias dos nossos sentidos e das nossas objectivas, principalmente do Sr. Engenheiro…..
travessiaportugal263.jpg

travessiaportugal271.jpg

dscf3758w.jpg


*** A Praça da Cidade e Igreja idem.
travessiaportugal276.jpg


***Tempo de procurar o Comando da PSP da Cidade, no sentido de recolher as burras e receber a indicação de um local apropriado e em conta para o almoço. Aqui deu-se um contacto único e inesquecível com um colega nosso :D, o Sr. Agente Principal Pereira, Combatente da Velha Guarda, nobre figura acarinhada pela população de Elvas, o qual mal ficou a par da nossa aventura e também pelo facto de sermos do Porto, local que ele nunca visitou mas que adorava conhecer, sobretudo fazer um cruzeiro pelo Rio Douro, visitando também aí amigos de longa data, tomou conta da situação por completo. Corremos meia cidade, cumprimentando meio mundo :), parando num café para o respectivo aperitivo e brinde,
dscf3774j.jpg


Ele só ficou descansado quando nos deixou no restaurante apropriado, avisando os proprietários da nossa epopeia e proveniência. SEM PALAVRAS, Amigo Pereira, um bem-haja e um grande obrigado desta malta por nos ter acarinhado desta forma. Ficaste no nosso coração pela tua humildade e altruísmo:clap:

***Almoçamos então no Restaurante O Lagar, escolhemos Carne de Porco á Alentejana e Vitela no Tacho, a sobremesa foi típica e desconhecida até então por nós, Ciricaia com Ameixa, recomendo muito, estava tudo ao mais alto nível, deu 59,25€ para 4 pessoas. Também já dava para ver o nosso bronze à moda do Porto por esta altura :fpalm:
dscf3778.jpg

tprk.jpg


***Não é novidade nenhuma, a seguir a um bom almoço, o que tem sido apanágio nesta Aventura, era tempo de relaxar um pouco ao sol ;). Praticar o descanso diário. O próximo destino era Juromenha e o seu Castelo, sobre o Rio Guadiana, pelo que retomamos a nossa rota.
travessiaportugal290.jpg


*** Até Monsaraz seriam cerca de 65 Kms, se lá chegássemos, a etapa de vantagem mantinha-se mas não ia ser fácil. E não foi Amigos.

***Chegamos a Juromenha pela Nacional, virando depois para um trilho, num percurso sempre lindíssimo e de grandiosa vastidão, andava-se sempre perto do Rio Guadiana
travessiaportugal283.jpg

imgp0808k.jpg


***Seguiu-se por trilhos e estrada até S. Brás dos Matos, Mina do Bugalho, Rosário, local da ponte sobre a Ribeira de Lucefecit,
imgp0810.jpg


***No meio deste percursoe num trilho, o fotógrafo de serviço não teve “tempo” para fotos :confused:, depois de levantar umas cercas para entrar no caminho de terra, tivemos que andar a fugir de um bode que resolveu investir contra nós, não tínhamos nada que invadir propriedade alheia Amigos, o que nos safou foi que ele tinha as patas amarradas, era um safa-se quem puder :rotfl: Afinal deu-se razão ao Pedro Trilhos nisto das cercas mas depois deu para uma risada geral e prolongada:plhc:

***No fim de tarde, chegamos a Monte Juntos e já estávamos bastante cansados. Avistavam-se as muralhas do Castelo de Monsaraz ao longe, que se erguia em pleno Concelho de Reguengos de Monsaraz, o qual distava cerca de 20 Kms talvez mas parecia já uma eternidade. Paramos junto a um café onde estava a malta local na cavaqueira e perguntamos se havia algum sítio mais próximo para pernoitar. O dono do café, indivíduo com o seu copito a mais já por esta altura :cheers:, não tem mais nada, indica-nos uma Quinta de Ingleses ali próximo e oferece-se para nos mostrar o caminho de pick-up. Ainda pensamos em tentar requisitar a Viteleira até Monsaraz mas era melhor não, se é que me faço entender :huh:
travessiaportugal304.jpg


***Seguimos a alma caridosa mas demos de caras com uma quinta com portão fechado, no meio do nada, não tínhamos outra opção que não de tentar chegar a Monsaraz a tempo e horas para organizar a nossa vida. Agradecemos o altruísmo do nosso Amigo e tomamos a direcção Monsaraz. Posso-vos dizer que foi penoso chegar a bom porto mas lá conseguimos, já de noite claro:(
dscf3795v.jpg


***E ainda tínhamos que fazer a subida até ao Castelo e que subida caros Betetistas, uma pinga dos diabos para terminar, feita à mão:mad:, já tínhamos hoje nas pernas 134 Kms….

***O problema de chegar em cima da hora e ainda por cima num local fortificado como este é que temos de arranjar as coisas á pressa mas, sem stress, havíamos de resolver a situação. Uns foram logo tratar de arranjar jantar para a malta, nem que fosse uma molga de sopa e um copo de vinho ;), outros tratariam de arranjar pernoita. Falamos com os proprietários da casa de Turismo Rural D. Antónia, uns dos locais de pernoita oficial da Transportugal, explicando a nossa situação, os quais fizeram uma atenção e conseguimos ficar os 4 no mesmo quarto com direito a pequeno-almoço, numa casa típica de Monsaraz, lindíssima e com uma panorâmica fenomenal – na etapa seguinte podem confirmar estas minhas apreciações com as fotos diurnas – tudo isto por 90€ a dividir pelos 4.
***O jantar é que não foi conforme estávamos habituados, quem pedala sabe que o apetite é voraz, jantamos num restaurante típico, no Xarez, foi uma tarte de galinha com sopa e salada, tipo gourmet mas era o único disponível àquela horao que já não era nada mau, a comida era boa, a envolvência também mas comia-se algo de mais substantivo, velhos hábitos :rolleyes:, deu 54,05€ para 4 pessoas.
dscf3803a.jpg

imgp0816y.jpg


***Corpos cansados, a visita para o Castelo e para a foto ficava para amanhã, hoje nem a novela ia ver :D

Dados GPS do dia:
79165263.png


Fotos do dia: https://picasaweb.google.com/bike17eco2/8DiaPortalegreMonsaraz?feat=directlink#

Bem Hajam.
Continua….
 
Last edited:
Top