bike de 8 vel. o que é presiso p/por travões de disco xt

bixo

New Member
ola! :oops:

Bem isto o mundo das bikes é um quebra cabeças......
A ideia é ,por exemplo, uma bike de 8 mudaças alivio, agora queria pôr uns travões de disco xt (gama com 9 velocidades) tenho que mudar as mudanças e tudo o que engloba o sistema de mudaças?
Se não.Tenho que mudar o quê?
Ou será que existe gama xt de 8 vel.?

desde já obrigado :wink:
 

Peso-Pluma

New Member
Para pôres travões de disco não precisas de mudar nenhuma parte da tua transmissão.
Agora tens o problema dos cubos que quase de certeza não são para disco, e deves estar a perguntar 'EXISTE CUBOS PARA 8 VELOCIDADES?' existe sim. Normalmente os cubos de 8 são iguais aos de 9, por isso compras um cubo de 9 velocidades.
Quanto a haver transmissão xt de 8 velocidades eu digo-te que já houve a alguns 5 anos.

P.S.: a tua bike tem suporte de disco traseiro?

abraços

peso-pluma
 

refuger

New Member
O que o xavalo quer saber é se existem os manipulos de travão e mudanças integradas da gama xt que tenha manete de apenas 8 velocidades....

(para quem não sabe na gama shimano xt e xtr as mudanças metem-se na manete de travão)

E a resposta é não. uma vez que montes essas manetes é muito aconselhavel montar tb uma k7 de 9 carretos...
 

Peso-Pluma

New Member
Que eu saiba ainda existem travões de disco XT sem ser com manetes dual lever!!!
E ele não especificou qual a gama, se de 2003,2002,2004.........
E ainda podes montar as pinças xt com as manetes antigas..senão vê o caso do SUPERBIKER com manetes XT e pinças XTR.!!


peso-pluma
 

Djinha

New Member
LOL!!!! :lol: Não é propriamente para responder ao tópico mas apenas para dizer ao Peso-Pluma e ao Refuger que "bixo" é uma senhora, por isso mudem as expressões para o feminino. :mrgreen:

Em caso de duvidas vão ao tópico das apresentações :wink: :wink:
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
LOL, sim eu ja tinha dito ao refuger no msn... :lol:

Em relação ao tópico, a questão está um bocado confusa...
Ainda não percebi bem...
 

NetWarrior

New Member
Peso-Pluma said:
Que eu saiba ainda existem travões de disco XT sem ser com manetes dual lever!!!
E ele não especificou qual a gama, se de 2003,2002,2004.........
E ainda podes montar as pinças xt com as manetes antigas..senão vê o caso do SUPERBIKER com manetes XT e pinças XTR.!!


peso-pluma

Olha actualmente já não se fabricam "Rapids" nem da LX,XT,XTR... INFELIZMENTE.....
Só para informar.....
 

bixo

New Member
#-o

A ideia é ir subtituindo os componentes aos poucos (isto da bike do meu marido, a minha só no natal por enquanto tenho que me aguentar com a carrefour empanada).
Começamos a falar em mudar os travões para uns de disco(xt), na loja diseram-nos logo que os cubos tinham que ser mudados.Depois começamos a pensar, a ver o catalogo da shimano 2004 e ficamos naquela dúvida que por causa das manetes de travão, (que na gama xt são juntas com as mudanças), teriamos que mudar tambem todo o sistema de mudaças.
Bem não sei se me consegui esplicar melhor (tentei) :roll:

Ha pois é!!! Sou uma menina!mas entre bixo e chavalo ...........tanto faz
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Assim a coisa tá mais esclarecida, primeiro e vão ter mesmo de mudar de cubos, e aí eu sou da opinião que é capaz compensar comprar umas rodas novas ja com cubos para disco, e ficam logo com umas rodas porreiras...
A gama xt de 2004 realmente já traz os sistema dual lever implementado, ou seja, travão e mudanças na mesma manete, o pessoal aqui do forum parece não ser muito apologista disso, essa solução provavelmente iria implicar pelo menos substituir a cassete e os desviador para um de 9 velocidades, isto torna-se caro porque os manipulos custam os olhos da cara, uma cassete 9v já é mais acessível, mas um desviador ainda custa uns trocos.

Se fosse eu não optava por travões de disco da shimano, mas eu sou anti-monopolismo, todavia o dinheiro que teriam de gastar nos manipulos dual lever é preferivel investir nas rodas, e nuns travões de disco da hayes,magura,formula,hope...

Acho que não me esqueci de nada...
 

bixo

New Member
Obrigado Ludos já entendi melhor!
A opção Shimano é apenas pela loja onde vamos ser representante shimano e puxam o rabo a sardinha deles...........
Fomos com a ideia dos Hayes(como nos foi aconselhado aqui no forúm)
mas la na loja .....".bla bla bla , em caso de ser presiso substituir alguma peça é mais dificil de arranjar bla bla bla......"
Eu cá tambem digo não á globalização! :D
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Pois, é sempre chato quando a loja a que costumamos ir não tem a representação de determinada marca de componentes que queremos comprar... e depois é claro, o vendedor puxa sempre a brasa á sardinha dele, e neste caso então esfragava as mãos, ao irem pela solução shimano o gajo começava a fazer contas de somar:
2 manipulos shimano dual lever (logo aqui está +/- o valor de umas rodas mavic crossland já com cubos preparados para discos)
1 desviador traseiro shimano
1 cassete de 9velocidades
Os cubos compativeis com disco para por nas rodas
As pinças e os rotores dos travões XT

E aqui está uma pequena fortuna, possivelmente tou-me a esquecer de alguma coisa... acho que a melhor solução é manter a actual transmissão caso não haja necessidade substituir, comprar ums travões de disco hidraulicos e umas rodas, e se calhar fica mais barato que a "solução shimano"

(tenho a impressão que estou a repetir +/- aquilo que disse no outro post, vou já para a cama antes que o cerebro dê tilt ](*,) )
 

Peso-Pluma

New Member
Oi BIXO!
Como disse no post anterior é possivel montares pinças xt sem ser com os manipulos dual lever, assim só precisavas de mudar os cubos e ñ mexias na transmissão.
E mesmo que comprasses manipulos dual lever este funcionava na mesma com a transmissão de 8 velociades, desde que o desviador esteja afinado não há problema. Ficas é sempre com uma 'mudança'(numero no visor do manipulos) sem ser utilizado.: das duas uma- ou ficas com a 9 livre ou então ficas sem a 1(atenção isto no visor porque na cassete ficas com as 8 mudanças na mesma, não sei se percebes isto aqui...)
Eu pessoalmente não gosto de travões de disco shimano(especialemente estes, gostava mais dos antigos), prefiro antes os HOPE E HAYES.

espero não te ter confundido...

abraços

peso-pluma
 

Kranked

New Member
Esquecemo-nos de uma coisa. A Shimano continua com XT de 4 bombitos e manete normal sem precisar de Dualever. Têm os Deore que cada vez mais vejo pessoas a dizerem maravilhas. Os últimos estão melhorados. Não se trata de uma questão de monipolização, mas sim de credibilidade. A shimano anda a apostar nos discos à pouco tempo, mas quando decidiu apostar apostou forte. Tive uns XT desde 2001 até 2004 e só os vendi porque houve outros problemas por estas bandas (€€€€). O vendedor pode-se referir aquele travão em si, não apenas para tentar vender o seu produto mas também, se calhar para facilitar, algum tipo de assistência após venda. Já pensaram nisso?

Cumprimentos

Ricardo Teixeira
 
Top