29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

T

The_Command

Guest
Boas

Bem malta apesar de ter adquirido uma BERG, a relativamente poucos meses, acontece que pretendo ir comprar outra burrita, lol não estou insatisfeito com a BERG, pelo contrário até hoje numa me deixou ficar mal.
Mas pretendo comprar outra para poder alterar a berg para estrada para quando pretendo dar só umas voltas pelo asfalto.
Tenho andado a ver por ai e a conversar com malta amiga e pelo que vejo já se começa a ver muito pessoal a aderir as bikes com roda 29.
Gostaria de saber realmente quais as vantagens e desvantagens, penso que a malta não anda a querer comprar rodas 29, só porque é diferente correcto!
 

José Martins

Administrator
Conforme foi apontado pelo colega lagostinho (e muito bem), este assunto já se encontra a ser debatido no tópico indicado, pelo que a lógica seria ser bloqueado.
Mas considerando que o mesmo foi criado já em 2006 e a criação deste novo espaço dedicado à temática das 29ers dentro do FórumBTT, este presente tópico vai ser, excepcionalmente, mantido ao debate.
 

card050

Member
Amigo helveta, a sua questão não se encontra bem no âmago deste tópico!
Quiçá isso já nao foi discutido num tópico ou então seja digno de um tópico novo!

Quanto à questão colocada pelo The-Comand, já muitas revistas da especialidade fizeram o comparativo entre as duas... Se se sentir à vontade c Inglês também lhe posso indicar um ou dois sites c/ essa informação mais detalhada ;)

Abc
 

Patitos

Active Member
26 / 29, e está para breve uma intermédia...........29 boas a descer sem ser muito sinuosas e técnicas, boas a rolar em plano, más a subir quer em terrenos sinuosos ou lisos, mas isto é a minha opinião de quem já as experimentou , e atendendo que treino uma média de 2 a 4 horas diárias e até tenho alguma força , continuo a preferir as 26 .
Na minha opinião é mais uma manobra de marketing para vender um produto novo . Faz-me lembrar o meu dia a dia com as empresas farmacêuticas e os medicamentos.
 

danielsilva

New Member
Os meus aros ZTR Crest 650c ( 27.5'' ) já estão encomendados, é depois os colocar nas minhas actuais rodas e voilá. Experimentei rodas 29'' mas simplesmente as achei grandes demais para o meu tamanho ( 1m72 ) e a forma como se portam nos trilhos era para mim um downgrade para as rodas 26''. Recentemente tive oportunidade de andar com umas rodas 650c com uns Pacenti Tl28, resultado ? Fui logo ver onde podia comprar umas e se o meu quadro era compativel com a conversão, felizmente é e por isso daqui a umas semanas já a minha Cannondale anda de 650c.

Rolam muito bem, sobem quase tão bem como as 29'' e dão outra suavidade ao trilho, no entanto são tão ágeis, fortes e leves como as 26'' ... rendi-me !
 

Phalhas

New Member
Boas.

As 27,5 ou 650 como também são conhecidas serão sem dúvida o próximo lançamento das várias marcas, não sei se realmente "pegará". Mas já há muita informação e feedbacks sobe bikes com rodas 27,5. Aos poucos começam a aparecer.

Quanto às 29ers e sim apesar de também achar que são moda, mas também refiro como em tudo, que quando as novidades aparecem são sempre consideradas de modas, marketing, etc, etc. Relembro rapidamente o surgimento das suspensões, dos travões de disco e posteriormente das suspensões totais. Eram moda quando surgiram, mas pelos vistos apareceram para ficar...

Continuando nas 29, e como sabem tenho duas 26, uma HT e uma FS, não vejo, e aqui discordo com o Paulo (Patitos) onde as 29 sejam más a subir...Mas isso é apenas a minha opinião. Tenho a 29 há seis meses e já tive tempo para tirar as minhas conclusões. Para mim é a bicicleta que prefiro...E como disse já neste Fórum, não é melhor nem pior que as 26, tem vantagens e desvantagens. Eu prefiro a minha 29 às minhas 26. Mas cada um sabe de si e é responsável pelo que diz.

A escolha é de cada um... O que conta é pedalarem e divertirem-se seja com que bicicleta for...

AbraçOs

Rui
 

chamusco

New Member
Boas, depois de experimentar já 3 bikes 29, acho que efectivamente pra quem faz maratonas compensa e de que maneira em relação as 26, as 29 a descer são brutais, a rolar fantasticas, a subir perfeitas, já por duas vezes vi, uma no DBR e outro recentemente no domingo, onde toda a gente ia a pé com as 26, o pessoal das 29 iam todos montados, e posso-vos afirmar que nenhum deles que ia montado de 29 anda melhor do que eu, mas a tracção é efectivemente melhor.
È apenas a minha opinião, vale o que vale ou seja nada rsrsrs.
Um abraço
Chamusco
 

jaba

Member
Tive roda 29 e gostei bastante. Subscrevo todas as opiniões acima. No entanto, por uma questão de oportunidade de negócio, regresso à roda 26. Mas quem quer trocar de bike e está indeciso, a roda 29 é, sem dúvida, uma grande aposta.
 

x0388891

Member
Já foram apontadas praticamente todas as vantagens/desvantagens entre as 26er/29er mas o que é certo, e dp de experimentar uma, não troco a minha 26er por uma 29er, pois não sou nenhum corredor e a utilização que faço é meramente lúdica e sem vertente competitiva, logo as vantagens que se lhe apontam no meu (e se calhar em muitos por aqui no forum) caso são completamente atenuadas não se justificando de todo, ou seja, se mudasse era claramente uma questão de tendência ou moda.
 
Viva,

Tenho acompanhado todas as discuções sobre a 29 com curiosidade especial, pois nunca experimentei nenhuma salvo uma breve volta.
Tenho duas XC 26 (uma Focus 100-120 talas e uma RockyMontain 100mm) ambas FS e uma de estrada GOKA/Campagnolo 7,5Kg. Divirto-me com todas.
A minha maneira de estar nas duas rodas não é a competição nem a adrenalina da queda eminente, mas as maratonas de mochila e máquina fotográfica às costas, sem limites de tempo. O meu interesse na roda 29 estaria na melhoria do conforto/esforço de rolar e descer que poderia trazer em relação às 26 que tenho.
Tenho sim muitas dúvidas, uma 29 é mais cómoda que uma 26! qual se adapta melhor ao meu estilo de passeio/maratona uma FS ou uma HT? Tenho 1,72m de altura será que me vou melhorar o desempenho em tamanho S/M em relação a uma 26?
A maioria das opiniões aqui expressas são de riders que competem e que gostam de adrenalina (a maioria tem HT 29). Tento tirar as minhas ilações, ou melhor tento encontrar uma opinião expressa por um praticante com um perfil parecido com o meu e daí tirar a lição mais proveitosa para mim.
Comprar mal é fácil, já o fiz anteriormente em btt e as opções erradas saem caro neste ramo.
Obrigado a todos pelas opiniões válidas e sinceras
 

danielsilva

New Member
@Francisco

Tenho a mesma altura que tu e como disse anteriormente experimentei andar de 29'' puramente por curiosidade e achei a mesma alta demais para se andar confortavelmente. Fiquei com a sensação que andava numa bicicleta de um tamanho acima do que devia andar e em trilhos mais técnicos simplesmente desmontava pois não tinha confiança para o fazer.
Por mim ficaria nas 26'' ou, se tiveres paciência e tempo, experimentaria umas rodas 650b/27.5''.
 

Phalhas

New Member
Bom dia.

Meço 171cm , não faço competição. Em relação à adrenalina considero que no btt há sempre um pouco. Apenas gosto de pedalar, se for distâncias maiores e com amigos melhor. Simplificando, divertir-me...

Como já disse anteriormente e noutros tópicos, tenho uma FS e uma HT em titânio e o quadro da minha 29 é também desse material. Neste momento "apenas" uso a 29er.

A questão do tamanho das rodas acho que é uma falsa questão. Apenas te digo para evitares comprar um quadro "grande". Caso estejas entre duas medidas de uma qualquer marca opta pela mais pequena.

A 29, pela minha experiência, passa com maior facilidade trilhos técnicos, pedras, etc etc. Em teoria, se houver pernas, também rola melhor. A subir deves apenas evitar perder velocidade, nem que tenhas que usar relações mais leves...Simples.

E tentares passar numa loja para testares uma?


Se tiveres mais dúvidas coloca-as (pode ser via MP)

AbraçOs

Rui
 

RTC

Super Moderador
Francisco, em modo de resposta às tuas dúvidas, podes-me contactar na hipótese que queres experimentar a minha. Vivemos relativamente perto. Basta combinar e eu deixo-te testar à vontade. E o quadro até nem será muito grande para ti, basta fazer alguns ajustes.
Estás à vontade. ;)
 

danielsilva

New Member
A questão do tamanho das rodas acho que é uma falsa questão. Apenas te digo para evitares comprar um quadro "grande". Caso estejas entre duas medidas de uma qualquer marca opta pela mais pequena.

Não partilho a mesma opinião, notei e bastante a diferença da roda 29'' para a roda 26'' na precisão ao negocionar o trilho, eram mais "confortaveis" no terreno mas no final acabava por piorar os "tempos" devido a mesma essa quebra de precisão e menor manubrabilidade. Daí optar pelo meio termo das 650b.
Agora como tudo depende do utlizador, da forma como conduzes e terreno que normalmente percorres. Nada como experimentar !
 

Odin-Trek

New Member
Não partilho a mesma opinião, notei e bastante a diferença da roda 29'' para a roda 26'' na precisão ao negocionar o trilho, eram mais "confortaveis" no terreno mas no final acabava por piorar os "tempos" devido a mesma essa quebra de precisão e menor manubrabilidade. Daí optar pelo meio termo das 650b.
Agora como tudo depende do utlizador, da forma como conduzes e terreno que normalmente percorres. Nada como experimentar !

http://www.youtube.com/watch_video?v=i0fJzRQVZPU

O video já é sobejamente conhecido mas serve para verificar as diferenças num piloto de competição.
 
Top