Bicicleta para Principiante

marrokan

Member
ora boas a todos.

precisava de ajuda na compra, visto k sou um bocado verde nestas coisas.

qual a melhor para para dar umas voltas ao fim de semana e ir a alguns passeios, nas minhas voltinhas de fds faço entre os 30 e50 km.

gt avalanche 3.0 disc
scott aspect 50 ou 55
rockrider 5.3
rockrider 6.3 suspensão total

obrigado
 

Rui Soares 2010

New Member
Boas sem duvida,q se é só para uns passeios a scott aspect 50 ou 55,será o ideal,assim mais tarde podes fazer umas alterações...
também depende d orçamento
 

Álvaro_N

New Member
Tenho uma 6.3, e mesmo mt boa, a nivel de componentes, é a que esta melhor equipada penso eu. Digo de quem já teve uma gt avalanche , e tenho um amigo que tem uma scott 55. A 6.3 é a melhor delas todas, sendo que ja conduzi todas as bikes q tens ai na tua lista. A 5.3 tmb n e ma!
 

fitty77

New Member
Olha, do que te posso dizer em termos de escolha de suspensões totais, é que para o que pretendes gastar, não vale a pena. Com uma ressalva: quase toda a gente tem tendencia de fazer escolhas de bikes para um passeiozito de fim de semana e tal, mas depois o bichinho começa a morder, as voltas tornam-se cada vez maiores, passam a maratonas, etc e tal e quando se dá por ela, já estamos a escolher outra bicicleta. Se tu tiveres a certeza que não vais passar nunca dessa utilização de fim de semana, então uma suspensão total de baixo de gama será suficiente em termos de conforto, embora te prejudique bastante o rendimento. Mas se não tiveres essa certeza (e pelo que dizes as voltas que dás já não são tão pequenas quanto isso) pondera bem a compra de uma suspensão total. No teu lugar, optava por uma semi-rigida (suspensão à frente) ou no caso de uma suspensão total, ia para uma usada.
 

cconst

Member
marrokan:

se já fazes entre 30 e 50Km já deves ter uma noção do que te faz falta na actual montada.

Eu, não sendo um rider tão assíduo quanto desejaria e fazendo as minhas voltinhas de fim de semana com distâncias semelhantes, optei por ir melhorando a bike que tinha ao ponto de já ter uma completamente diferente da que comprei... Se fiz bem? Eu penso que sim. Tenho uma bike à minha medida contruida com o meu esforço, com muito (a maior parte) material usado e acabou por ficar muito mais cara do que a RR 5.3 que apresentas como uma opção (a bike de origem custou 350€).

Não sei qual a tua urgência, nem exactamente quais as tuas necessidades (tens alguma bike? é assim tão inferior às que apresentas?), principalmente: qual o teu orçamento? (aparentemente abaixo dos 450€).

Se fosse eu com o teu dilema a ter que comprar uma bike:
- excluia suspenção total (normalmente, amortecedores a mola são pouco eficientes, e o peso acrescido não justifica o suposto conforto que oferece);
- as suspenções (frente) nesta gama de preços são todas muito identicas, pelo que não deve ser factor diferenciador;
- quadro, optar por um mais leve, caso se dê o desejo de evoluir a bike;
- transmissão, optar por uma mais evoluida (no meu caso, a bike inicial tinha só 24 velocidades - precisei de algo mais robusto/versátil: tive que comprar: desviador + cassete + corrente + shifters e devia ter comprado pedaleira. Resumindo um rombo grande que podia ter prevenido.

*quadro da RR 5.3: alumínio 6061 T4 T6; 1,90kg no tamanho L; sloping; tubos reforçados
*quadro da soctt aspect: Frame: 1590 gr./ 3.50 lbs (para o scale 40, pelo que não o vou considerar como totalmente verdadeiro)
*quadro da GT avalanche: entre 1850g e as 2000g

nos quadros ganha a scott com 250g para a GT e 300 para a RR.

Transmissão: aqui ganha a RR 5.3 SRAM X-5 atrás e já com um conjunto para 27 velocidades (se não estou em erro, é a única das que apresentas).

No fim disto tudo, escolhia a RR (das opções que apresentaste) pois os 300g podem ser retirados noutros locais e não são assim tao significativos no imediato.


Abraços, espero ter ajudado.
 

fitty77

New Member
marrokan:

se já fazes entre 30 e 50Km já deves ter uma noção do que te faz falta na actual montada.

Eu, não sendo um rider tão assíduo quanto desejaria e fazendo as minhas voltinhas de fim de semana com distâncias semelhantes, optei por ir melhorando a bike que tinha ao ponto de já ter uma completamente diferente da que comprei... Se fiz bem? Eu penso que sim. Tenho uma bike à minha medida contruida com o meu esforço, com muito (a maior parte) material usado e acabou por ficar muito mais cara do que a RR 5.3 que apresentas como uma opção (a bike de origem custou 350€).

Não sei qual a tua urgência, nem exactamente quais as tuas necessidades (tens alguma bike? é assim tão inferior às que apresentas?), principalmente: qual o teu orçamento? (aparentemente abaixo dos 450€).

Se fosse eu com o teu dilema a ter que comprar uma bike:
- excluia suspenção total (normalmente, amortecedores a mola são pouco eficientes, e o peso acrescido não justifica o suposto conforto que oferece);
- as suspenções (frente) nesta gama de preços são todas muito identicas, pelo que não deve ser factor diferenciador;
- quadro, optar por um mais leve, caso se dê o desejo de evoluir a bike;
- transmissão, optar por uma mais evoluida (no meu caso, a bike inicial tinha só 24 velocidades - precisei de algo mais robusto/versátil: tive que comprar: desviador + cassete + corrente + shifters e devia ter comprado pedaleira. Resumindo um rombo grande que podia ter prevenido.

*quadro da RR 5.3: alumínio 6061 T4 T6; 1,90kg no tamanho L; sloping; tubos reforçados
*quadro da soctt aspect: Frame: 1590 gr./ 3.50 lbs (para o scale 40, pelo que não o vou considerar como totalmente verdadeiro)
*quadro da GT avalanche: entre 1850g e as 2000g

nos quadros ganha a scott com 250g para a GT e 300 para a RR.

Transmissão: aqui ganha a RR 5.3 SRAM X-5 atrás e já com um conjunto para 27 velocidades (se não estou em erro, é a única das que apresentas).

No fim disto tudo, escolhia a RR (das opções que apresentaste) pois os 300g podem ser retirados noutros locais e não são assim tao significativos no imediato.


Abraços, espero ter ajudado.

Bom conselho......
 

marrokan

Member
antes de mais, obrigado pela ajuda a todos.

cconst, muito obrigado pelo conselho.

a bike que tenho é uma berg discovery 502, com uns 6 ou 7anos, com uma suspensão memo fraquinha, transmissão shimano altus de 21velocidades, o desviador acho que nem marca tem lol lol, travoes shimano v-break.
up-grades que fis foi, meti um selim da velo, e um guiador. o que ela trazia era todo direito e não gosto muito.
tenho um par de jantes com pneus de estrada porque de vez em quando tb gosto de pedalar em estrada.
de resto estou a pensar dar aquela ao meu cunhado que tem 9 anos para lhe meter algum vicio, e comprar uma melhorzita. estava a pensar em gastar até 500 aérios visto que tenho outros investimentos a fazer com cenas para a casa e para um bote novo.

falaram-me da SPECIALIZED HARDROCK SPORT DISC, que tb é uma boa compra.??
quanto ao quadro gostava que fosse um bonzito, pois penso em fazer uns up-grades de futuro, porque vou ficar com a bike algum tempo.


muito obrigado a todos e boas pedeladas
marrokan
 

cconst

Member
Boas novamente,

Com isto que te disse em mente, passa pelas lojas de bike perto de ti a ver se têm algum negócio interessante de um modelo qualquer do ano passado que tenham em stock e queiram escoar.

Chegas lá dizes que so tens 450€ eles apresentam-te modelos um pouco mais caros, mas tentas ver se podes comprar, se tentas negociar....

Pelo menos ficas a conhecer o mercado... por vezes alguns logistas fazem uma "atençãonzinha"...
 

paulo faia

New Member
boas,por 599 euros tens a nova cannondale(trail sl 5)que é lindissima e está bem equipada
então mais tarde fazes uns up-grades porque já tens um excelente quadro,abraço.
 

Bica

New Member
concordo com o cconst

Por exemplo eu em março de 2009 comprei uma bike no Btterra uma trek fuel 7 suspensao Total,quadro mesmo quase novo sem riscos, com transmisao XTR, rodas brontrager, travoes deoreLx e suspensao marzochi e amortecedor rock shok 3.3 por 600 euros :D as vezes aparece negocios muito bons mesmo e entretanto fui fazendo upgrades ate hoje....quinta feira vou la deixar a bike no btterra e comprar outra :D se quizeres da la um saltinho e ve, talvez ele faça-te um bom preçoconcordo com o cconst

Por exemplo eu em março de 2009 comprei uma bike no Btterra uma trek fuel 7 suspensao Total,quadro mesmo quase novo sem riscos, com transmisao XTR, rodas brontrager, travoes deoreLx e suspensao marzochi e amortecedor rock shok 3.3 por 600 euros :D as vezes aparece negocios muito bons mesmo e entretanto fui fazendo upgrades ate hoje....quinta feira vou la deixar a bike no btterra e comprar outra :D se quizeres da la um saltinho e ve, talvez ele faça-te um bom preço

Cumps
concordo com o cconst

Por exemplo eu em março de 2009 comprei uma bike no Btterra uma trek fuel 7 suspensao Total,quadro mesmo quase novo sem riscos, com transmisao XTR, rodas brontrager, travoes deoreLx e suspensao marzochi e amortecedor rock shok 3.3 por 600 euros :D as vezes aparece negocios muito bons mesmo e entretanto fui fazendo upgrades ate hoje....quinta feira vou la deixar a bike no btterra e comprar outra :D se quiseres da la um saltinho e ve, talvez ele faça-te um bom preço, ou entao outras tem sempre la muita coisa...

Cumps


Cumps
 

filipe MERIDA

New Member
boas
eu nao tenho nenhuma cannondale.. mas ja andei numa igual a que o amigo paulo faia descreve, e digo já que é bastante boa
e é de uma marca consagrada!! apenas precisas depois de comprar uns discos a oleo!! e uma suspençao ( mas isso é o menus mal)
abraço
 

Masil_93

New Member
boas,por 599 euros tens a nova cannondale(trail sl 5)que é lindissima e está bem equipada
então mais tarde fazes uns up-grades porque já tens um excelente quadro,abraço.

Eu comprei uma Trail sl 6 e até agora estou bem satisfeito (está nas análises), por isso essa sl5, que é melhor também não deve desiludir..

Abraços
 

paulo faia

New Member
sim,amigo filipe o 1º up-grade são uns travões hidráulicos quanto á suspensão é a nova rst omega tnl 100m
muito melhor que a dart3,agora o quadro é muito bom e a bike está lindissima.
 

marrokan

Member
boas,
obrigado pessoal, estive a pesquisar um pouco e há uma loja em torres vedras que é representante da specialized e tb tem bikes usadas, vou la dar um salto para ver.

abraços e boas pedaladas...
 
Last edited:

Brunaço

Member
Boas pessoal,

Eu também ando á procura de uma bicla para me iniciar no BTT, neste momento ando indeciso entre 3 modelos:

- Merida Matts 60-D
- Cannondale SL 5
- Scott Aspect 45

Encontro-me mais inclinado para a Cannondale, porque acho o quadro espectacular.
Mas lá está, é uma opinião baseada na estética, gostaria de saber a vossa opinião baseada na técnica. :cool:

Aceitam-se sugestões, Obrigado!
 

cconst

Member
A mim parece-me que não estás indeciso coisa nenhuma.

Se já puchas para a Cannondale, se optares por qualquer outra, vais sempre ficar a pensar que gostavas mais da cannondale...

Tive a ver assim por alto, e as principais diferenças são:
* transmissão (merida/cannondale/scott) (fr/tr/shifters): deore/slx/deore ; deore/deore/deore ; acera/alivio/Shimano SL-M 360 EZ-fire plus .............. (aqui, técnicamente, ganha a merida)
* travões (merida/cannondale/scott): Tektro Auriga Comp Disc 180/160 mm ; Tektro IO mechanical ; Tektro Auriga Comp ..................................... (empate entre a scott e merida)

Podes tirar as conclusões que quiseres...

Desculpa ter ajudado à confusão.
 
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