Bicicleta ate 200 euros?

hp3

New Member
lolo..... isso dos 400€ foram devaneios para mostrar outro lado disto.. a minha suspensão lefty custa comprada isolada 1200€ ;)
Eu recomendei uma RR560... são 600€... Equivalente a muita bike de "marca" de 900€

pedro, que tipo de modalidade de BTT praticas? XC, enduro, downhill... é que há uma linha que separa uma boa suspensão para andar em terra batida daquilo que é uma boa suspensão para fazer downhill como deves saber :D uma xc 30 para andar em terra batida e fazer trilhos calmos poderá ser demais, para ti, talvez seja uma ida para o hospital...como disse o joseelias.


recomendei a rr520 porque para alguém que está com um orçamento assim tão limitado ao menos esta é uma bike com um mínimo de durabilidade e resistência, porque mais barata vem com equipamento de marca branca que nem tem fiabilidade nem segurança, jantes de parede simples, e ainda tens a assistencia da decathlon que tem tão boa reputação.


por outro lado, estes são price-points sensíveis, nos quais adicionarem-se "trocos" (100/200/300€, nada para muitos ciclistas) ao orçamento abrem-se portas muito grandes relativamente ao funcionamento e capacidade/versatilidade das bicicletas, e que uma rr520 começe a mostrar as limitações bem mais cedo que essa rr560 por exemplo, não duvido minimamente. mas isso cabe também ao bruno ver conforme aquilo que precisa e que pode dar.

enquanto não forem bikes de supermercado...
 

Pedro Barradas

Super Moderador
pedro, que tipo de modalidade de BTT praticas? XC, enduro, downhill... é que há uma linha que separa uma boa suspensão para andar em terra batida daquilo que é uma boa suspensão para fazer downhill como deves saber :D uma xc 30 para andar em terra batida e fazer trilhos calmos poderá ser demais, para ti, talvez seja uma ida para o hospital...como disse o joseelias.

XC/ maratona.... Já tive um suntour XCT, mauzinha.. depois noutra bike, uma rockshox XC32 a ar e aquilo é era um pau, vendi a um companheiro de pedal.. pesada, mas servia para umas voltas de treino no meio da semana, não fazendo grandes aventuras e para estradão ... troquei para uma REBA ( comprei por 240€) melhorou, mas somente no peso, pois na performance não notei grandes melhoras.. mesmo ajustando o ar....

O upgrade de suspensão, além da maior segurança, melhor leitura do terreno, diminuição de peso, é também pelo conforto que pode proporcionar...
 

Joseelias

Well-Known Member
A principal vantagem da Decathlon em relação à Sport Zone é a assistência pós-venda e as garantias. Até ao momento os relatos que têm havido neste campo são muito positivos para a Decathlon, e por vezes menos positivos para a Sport Zone. Mas claro que isso é um campo que só tem relevância caso hajam problemas onde é necessário activar a garantia. O serviço de oficina da Decathlon também parece ser melhor pelos relatos.

No que diz respeito às bicicletas em si, cada caso é um caso. Partindo do principio que os quadros acabam por ter a mesma qualidade, tudo se resume à escolha dos componentes, em particular transmissão, suspensão e rodas. Aí a Decathlon costuma estar um pouco melhor, mas nem sempre. E depois há a estética. Mas isso acaba por ser uma preferência pessoal.
 

Joseelias

Well-Known Member
A RR520 do link que colocaste já tem características bem superiores à Spitz Terrain 20. Se fosse escolher entre as duas, por mais 10€ nem pensava duas vezes e comprava a RR520.

É que há um detalhe que não é evidente à primeira vista mas muito relevante. O tipo de rodas dentadas que vês na roda de trás são diferentes. A da Spitz é de um tipo que se chama Carreto e é um sistema muito antigo. Tem 7 velocidades e penso que isso é o máximo que conseguirás montar nela, não havendo margem para melhoria no número de velocidades ou na qualidade do material.

Já a RR520 tem 8 velocidades e vem num sistema que se chama de Cassete. Não só é um sistema mais moderno, como te dá mais variedade de oferta de material de substituição quando se gastar. E o facto de ser uma Cassete faz com que o suporte onde ela está montada na roda (Cepo) seja em principio compatível até com mais velocidades (9, 10?) caso um dia queiras fazer uma evolução. Ambas têm aperto rápido na roda de trás para facilidade de remoção da roda para limpeza e reparação de furos.

A suspensão da Spitz, com aquele arco soldado em vez de ser uma peça única fundida com é normal nas suspensões coloca-a muitíssimo abaixo da que a RR520 trás.

E os travões da RR520 são de uma marca reputada (Hayes) contra os de uma marca sem história. Neste caso, sem conhecer o funcionamento dos dois preferiria sempre quem já há 20 anos se dedica a fazer travões de disco para Btt.

Por apenas 10€ tens na RR520 uma bicicleta que não dá hipótese à Spitz.
 

Joseelias

Well-Known Member
A principal diferença está na travagem em tempo húmido/molhado. Os travões a que chamas de calço, na verdade V-Brakes ou um tipo ainda mais antigo Cantilever, funcionam mal assim que os aros estão molhados. E dependem de muitas coisas para funcionarem melhor ou pior. A qualidade dos travões em si, dos calços que estão montados, da superfície dos aros, da rigidez das escoras do quadro que flectem ou não podendo fazer perder potência já que se forem flexíveis os travões em vez de morder os aros estão a deformar o quadro, e por aí fora.

Os travões de disco simplificam isso tudo.

Depois no caso dos travões de disco hidráulicos o tacto na manete e a força necessária para travar é muito menor. Podem no entanto ter menos sensibilidade e gradação na travagem que os V-Brake, mas isso também depende da qualidade. Mas sobre travões de disco não tenho muita experiência. O que sei é que tenho uns V-Brakes muito bons e mesmo assim estão longe do ideal em condições molhadas.
 
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