Atenção que a menos que se apanhe uma promoção bombástica, até aos 1200€+- a oferta da Decathlon e também da Sport Zone são imbatíveis. Até esse preço vais estar a pagar centenas de euros apenas pelo autocolante. E digo isto de forma literal pois as bicicletas de marca, com equipamentos e quadros equivalentes, custam pelo menos mais 200€. Constatei isso na compra de uma bicicleta para a minha mulher em que a Berg custava 400€ e da Scott ficava por mais de 600€
Nestas gamas de entrada o nível de equipamento é muito importante pois a cada gama há saltos importantes em termos de funcionalidades e qualidade de construção. Não é como quando se chega ao SLX para cima onde as maiores diferenças são em termos de peso.
Se aquilo que pretendes é mesmo apenas uns passeios em estrada e estradões de terra batida (mesmo só isso) e não podes gastar mais, diria que o orçamento que dispões chegará apesar de ser muito ao limite. Com o tempo e com o desgaste de material podes ir substituindo por outro igual ou melhor. Como disse antes, aquela Btwin mais cara em roda 27,5 era uma boa opção.
Mas se ponderas a hipótese de fazer Btt então tens que subir bastante o valor a gastar pois o Btt é um autentico triturador de material. Se se juntar andamentos mais puxados e água/lama então...
O mercado de usados é uma hipótese mas precisas de alguém que perceba do assunto para te ajudar como por exemplo avaliar o estado da transmissão. E mesmo assim podes ter surpresas pois ninguém vai estar a desmontar uma suspensão ou os cubos antes da compra. Pode é compensar, mesmo que haja necessidade de fazer alguma reparação em pouco tempo, pois gastas mais uns trocos mas ficas com uma bike muito superior ao que comprarias nova.
Não te esqueças de incluir no orçamento pelo menos o capacete, luvas e óculos que são fundamentais para a segurança.