BH do Moshinho

moshinho

Super Moderador
Olá a todos.
Quem me conhece sabe que sou adepto das fininhas e que nunca tive uma btt.
Apesar das inúmeras tentativas dos amigos de me levarem para o campo, nunca o conseguiram. :D
Contudo recentemente, o sobrinho da minha cara metade, deixou a sua btt cá em casa e disse que poderia dispor da mesma à vontade como se fosse minha.
Para dizer a verdade nem tinha ligado muito à bicicleta, mas nos últimos dois fins de semana, fui dar uma volta com a bicicleta e fiquei com o bichinho.
Tenho andado então a pensar comprar uma, mas após pensar melhor no assunto, irei andar mais uns tempos com esta até resolver o que quero fazer e se quero e gosto mesmo de btt.
Assim, espero que me ajudem a tirar algumas dúvidas e a melhorar pequenos aspectos na bicla.
Deixo aqui uma foto da bicla, após uma lavagem à gato (de magueira) para tirar a lama que trouxe agarrada neste último Domingo.

Aqui está a "gaja":



Já passei para cima do avanço 2 espaçadores, pois a frente estava muito alta.
De momento tenho pedais de plataforma que quase nem rodam...(não tenho sapatos para pedais de encaixe...ainda).
As rodas têm câmaras de ar.
Hoje fui comprar 2 câmaras de ar com válvula presta para tentar fazer a conversão assim que tiver o líquido, etc, etc.
Irei seguir o "tutorial" do FiCaçador:

[video=vimeo;64029024]https://vimeo.com/64029024[/video]

Pela ferramenta que tenho de medir a corrente, vou ter de trocar esta corrente uma vez que já está com muita folga.
A suspensão tem uma válvula que penso que seja para encher de ar para ficar correcta com o meu peso. É assim?
Em relação aos punhos...o que aconselham? Os actuais têm tendência para me querer fazer bolhas e calos nas mãos.
Arranjo uns de silicone?
Também estou a pensar trocar este guiador tipo gaivota por um recto para a frente ficar ainda mais baixa.
Mais tarde vou colocar mais fotos e características da bicla.
Até breve.
 

tiagubik

New Member
sim essa valvula e para encher a suspensao de ar para o teu peso.nao consigo ver pela foto mas deve ser dual air tem uma valvula em cima e outra em baixo positivo negativo.primeiro enches o positivo e dps o negativo.
kuanto aos punhos uso um em espunja da prototypes mas ja usei da bbb e os eva da kcnc tb sao buns.
sim um guiador recto com algum recuo e melhor falo por expreencia propria :)
 

moshinho

Super Moderador
Qual a quantidade de ar ou pressão que terei de meter em ambas as válvulas? Terá de ser com alguma bomba específica?
 

edununo

Well-Known Member
A bomba é específica.
A pressão para o peso está numa tabela na perna da suspensão.
Usas o peso de referência e ajustar a teu gosto.
 

moshinho

Super Moderador
|edununo| boa dica. Já fui verificar e essa tabela está lá "à mão de semear",lol.
E descobri tb o afinador do rebound na perna direita. Pelo que entendo é para afinar a "recuperação" da suspensão da leitura do terreno.
E aqui como devo afinar?
 

Trailrock

New Member
Boa noite moshinho, quanto ao rebound, se quiseres uma recuperação rápida da suspensão rodas a alavanca para o lado do coelho, se quiseres uma recuperação mais lenta ajustas para o lado da tartaruga. Se fizeres trilhos um pouco bruscos convém não ter uma recuperação muito lenta, pois caso numa lomba, buraco, salto.. a suspensão vá muito a fundo vai demorar um pouco mais a subir, se logo de seguida tiveres um novo impacto a suspensão pode não ter curso suficiente para te amortecer e pode causar perda de controlo...
Um abraço.
 

edununo

Well-Known Member
Eu uso mais ou menos a meio, um bocadinho de nada para o lento.
E ir para o monte e afinar a gosto.
 

Trailrock

New Member
Eu agora nao uso nada porque a minha suspensao actual nao tem controlo de rebound e o de pre carga pouca ou nada faz xD. Mas quando fazia downhill tinha uma dropoff a ar e gostava do rebound rapido para ter sempre o maximo de curso possivel..

Põe o rebound a meio e vais ajustando a teu gosto, este tipo de afinações são sempre muito pessoais.

Abraço
 

moshinho

Super Moderador
Obrigado pelas opiniões. Irei ver como está actualmente e assim que tiver oportunidade irei experimentar mudar a afinação para ver se melhora ou piora.
 

SeteGu

Active Member
Eu também gosto de a ter para o rápido... até porque sinto que para o lento a suspensão fica um pouco menos macia...
 

moshinho

Super Moderador
Uma dúvida em relação à bicla vs "piloto" vs ajustes!

No Domigo passado, fiquei com os dedo dos pés dormentes. Isto acontece-me tb na fininha.
Alguém tem alguma ideia do porquê?
Na fininha tenho pedais e sapatos de encaixe e na BH uso pedais de plataforma e ténis.
Será algum ajuste? Selim demasiado alto?
Acontece o mesmo a alguém?
 

Baba

Member
A mim acontece-me o mesmo, por norma resolve-se mexendo um bocado os dedos e tirando os pés dos pedais para aliviar um bocado a pressão, e por norma passa logo a seguir. Sempre assumi que era a mesma coisa que a dormência nas mãos/dedos, ou seja a pressão contínua sobre determinada local, e com os pedais de encaixe como a pressão é sempre no mesmo sitio é capaz de ser pior, pelo menos com os de plataforma não me lembro de ter esse problema.
 

moshinho

Super Moderador
Domingo passado fui a um passeio, nas Festas de Santa Catarina em Alcácer do Sal.
Foi sempre nas calmas, seguido de um almoço bem regado...(só para duros...)

strava: https://www.strava.com/activities/318147900









Na noite antes tive a remendar um furo na roda da frente...eheheh...tenho de converter a tubeless!

ps: sou só eu ou acontece a mais gente? a escrever aqui no fórum isto falha montes e letras e tenho de escrever muito devagar por causa disso...terá a ver com o autosaved? E não consigo meter smiles e fazer control+v...
 
Last edited:

moshinho

Super Moderador
Boas. Fui pedalar Domingo passado e um pau meteu-se pelo esticador e entortou-o.
Vou ter de meter um esticador novo.
O que aconselham? Medium cage ou long cage?
Como tem 3x10 estava a pensar meter 2x10, mas o shifter esquerdo slx não tem o botão de 2x/3x.
O que fariam?
 
Boas.
Desviador caixa longa e metes 2x10.
O Shifter, levas a bike a um mecânico que anulam uma mudança e fica a funcionar para 2 velocidades sem problema (usei assim)
 

edununo

Well-Known Member
Por exemplo, um desviador XT de caixa média tem 35 dentes de capacidade.
Se usares uma cassete 11-36 tens já 25 dentes de diferença e sobram apenas 10. Logo já não deverás usar uma pedaleira tipo 24-38 ou 26-40 pois são mais 14 dentes de diferença.
Vai para o longo que é mais versátil.
 

Baba

Member
Eu posso estar enganado, mas desde que o desviador da frente esteja afinado só para dois pratos não faz diferença nenhuma que o shifter seja de duas ou três mudanças. Pelo menos na de estrada tenho a funcionar assim. Shifter e desviador tiagra de 3v e pedaleira 105 compacta de dois pratos.
 

Jocas22

Active Member
nao fazia ideia que tinhas aqui um topico. Parabens pela maquina.

já tive exactamente como tu um shifter 3v a fazer 2v slx. Funciona na mesma sem problemas só que tens de correr as 3 posicoes á mesma, ou seja, pra mudares de um prato pro outro das 2 toques senao vai andar a roçar no desviador, é um bocado irritante pois passava a vida a esquecer-me de dar mais um toque e conforme as mudanças em que fosses dava por mim a roçar a corrente. Tirando isso funciona na perfeição.
 

moshinho

Super Moderador
Jocas22, a bike não é minha mas do meu sobrinho, contudo tenho autorização a "200%" para a utilizar ;)
Quanto ao esticador, perdido por perdido, já lhe dei um "toque" e já está a funcionar tranquilamente :eek:
Assim, este Sábado já consegui dar mais uma volta na bicla.
Uma voltinha nas calmas:

https://www.strava.com/activities/456681078











As próximas alterações, serão de colocar um guiador direito e converter a tubeless.
Já tive a ver uns vídeos aqui no fórum e penso que não será difícil.
Só terei de comprar uma fita nos chineses, líquido e aproveitar as 2 câmaras de ar (que tenho suplentes) para retirar a válvula.
Correcto?
 
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