Betetistas!! Cuidado com as temperaturas elevadas...

PP

New Member
Plano de Contingência para Ondas de Calor arranca hoje.

O Plano de Contingência para Ondas de Calor 2005 é activado este domingo e prolonga-se até 30 de Setembro, visando, entre outros objectivos, minimizar os efeitos das temperaturas elevadas na saúde.

Tomem cuidado...não deitarem nada.

Cumps meus
Pedro
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Nunca é demias lembrar! Hidratem-se!! :wink:

2/3l de água diários é o ideal! :wink: E não se esqueçam de ir bebendo nos eventos em que participam.

O tempo quente está aí e principalmente nos eventos de longa duração não se esqueçam também do protector solar. Por exemplo na maratona de Alte vi grandes escaldões :oops: :oops: :oops: . Pareciam lagostas...

E protegam a cabeça do sol! O capacete é suficiente!! Não se atrevam a fazer um passeio mais longo em pleno Verão com a cabeça descoberta...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

NetWarrior

New Member
Acho importante este topico....

Pois os BTTistas estão sujeitos a grandes grandes temperaturas...
é importante ter noção que o Calor não nos vai ajudar nada nas nossas voltas.... se poder temos de o evitar ;) :roll:
 
A

americo

Guest
Boas

Este Verão devemos bater recordes de tempo seco e temperaturas altas.

Nada melhor que um betetista levantar-se bem cedinho e por volta das 11:00horas estar a arrumar o material, ou então só andar das 18:00horas em diante.

Mesmo que se hidratem nada podem fazer contra um golpe de calor e eles acontecem, quando menos esperam acordam deitados no chão sem se lembrarem do que aconteceu...

O calor intenso e seco é perigoso, mesmo ingerindo liquidos, quando se pratica esforços fisicos.

Um abraço

Américo Ribeiro
 

kazakinhus

New Member
podiam ter relembrado + cedo ... 8)
estou todo vermelho do sol.... para alvalade tenho que por carradas de protector
:lol:
 

rui santos

New Member
:D eu que nem costumo transpirar muito(quase nada) no domingo por volta das 11 horas depois de 25km percorridos pingava como se tivesse saído de uma piscina ! tá mesmo a aquecer por isso é melhor não abusar, se tiverem a sentir nauseas, quebras de tensão etc parem um pouco á sombra e bebam água, não se tentem convençer que isso já passa pois não é bem assim... bons passeios.
 

fg

New Member
... e não se esqueçam que uma das principais máximas do btt é :

"comer antes de ter fome, BEBER ANTES DE TER SEDE"

FG
 

Command

New Member
augaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Boas pessoal!

No Domingo passado aqui o people, foi a um passeio a Mosteiro de Fráguas em Tondela, começou +- 9h e terminou por volta das 14h, escusado será dizer o calor que encontramos.
A prova estava dividida em dois troços de +- 20 kms cada, mas o 1º troço mais leve (terminou por volta das 11h), tudo fixe...
No 2º troço (bem + pesado) com desniveis bem superiores, o pessoal começou a abafar (como nós dizemos na giria do btt, deu-lhes o GOGO) e não fora o pessoal da organização a distribuir as garrafitas do precioso liquido, ninguem tinha acabado a prova, pois a agua que levamos nunca seria suficiente.

Bebam, bebam, bebam até as rãs cantarem na vossa barriga. ehehehhe

Cumprimentos e bidons
NUnoniagara
 

luiskiev

New Member
Hidratar é preciso! Admito que por preguiça levo água a menos, levo apenas o bidao 0.50 para não ter de meter o camelbak às costas. O problema é que com este calor, ao fim de pouco mais de 1/2 hora já se foi a água toda e depois tenho de penar ou sujeitar-me a beber agua impropria para consumo das fontes que encontro..

O que vale é depois compenso e hidrato-me com os meus cereais liquidos à noite.. \:D/
 
A

americo

Guest
Boas

Uma das principais causas da desidratação é perderes muitos liquidos através da respiração e em tempos de calor extremo (abafado na giria) temos de respirar pela boca, ora este "sistema" de respiração tem uma dupla desvantagem:

- Perde-se muito mais humidade pela respiração bocal, logo por mais liquidos que se beba estamos sistemáticamente "secos" ou com essa sensação visto a garganta secar mais rápidamente.

- O ar inalado não é filtrado como quando passa pelo nariz onde as pilosidades nasais fazem uma espécie de filtro às poeiras (e quem vem na roda traseira do companheiro leva com muita poeira), logo a garganta seca mais rápidamente com tendência a infectar devido a bacterias e germes que "viajam" nas poeiras.

Sempre que possivel tentem inalar pelo nariz e exalar o ar dos pulmões pela boca, pelo menos é esta técnica usada pelos atletas de médias e longas distâncias e tem a sua razão de ser.

Existem técnicas para respirar convenientemente mas em esforços fisicos violentos tornam-se inúteis porque não conseguimos controlar a respiração.

No nosso caso e com as temperaturas a disparar nunca será demais tentar, além de ingerir liquidos, usar se possivel uma máscara anti pó aquando de passeios em terra batida, não sei se é cómodo e viavél mas que iria com certeza ajudar a uma boa respiração disso não tenham dúvidas.

Também tendo um rebuçado ou pastilha na boca ajuda a manter a sua humidade porque as glandulas salivares estão sempre a produzir saliva mantendo a boca "molhada".

Utilizar uma roupa que deixe a transpiração acontecer de uma forma natural é muito importante porque a transpiração é a forma de o nosso organismo reagir e controlar o aumento de temperatura interna. Contrariar essa tendência pode ser perigoso. Já vi muitos "atletas" a treinar vestidos com impermeaveis justos e apertados de maneira a "queimar" gorduras...
Se por um lado tem o seu quê de correcto, o perigo de uma deficiente transpiração pode ser muito mais grave.

E já agora utilizar roupas brancas (jersey pelo menos) na torreira do sol ajuda a reflectir os raios solares, utilizar roupas escuras ou mais escuras absorvem mais os raios solares levando a um aumento de temperatura corporal externa, logo um aumento de transpiração e consequente defice de água no organismo que tentamos repor ingerindo liquidos frequentemente.

Os protectores solares no verão têm de ser um item obrigatório no estáminé que qualquer betetista que se preze, não é nada agradável acabar um passeio ou prova com os braços, pescoço e cara totalmente queimados do Sol!

E já agora para acabar, caso saiam de casa a pensar que 3 litros de água chegam, façam o grande favor de dobrar esse numero só por segurança...

Um abraço

Américo Ribeiro
 

ValeRossi46

New Member
Boas
Por acaso este fim de semana participei nas 24 horas de BTT e a minha primeira volta realizada entre as 14:00 e as 15:00 foi BRUTAL.
Fiz os 8 primeiros Km do percurso sempre num ritmo acelarado(tal era a pica) quando me deparo com a tão famosa placa dos 4KM pra chegada(quem lá esteve sabe bem do que falo) ate ai td normal algum cansaço excesivo o que era perfeitamente normal visto o calor que se fazia sentir aquela hora.
Agora a parte pior passo a placa dos 4 Km e eis ela a dulorosa subida, começo a subir por ali acima com um ritmo um pouco acelarado(mal sabia o que me esperava) quando poucos metros a frente começo a ter frio e a ficar com pele de galinha , começo a perder forças e por momentos pensei o que estou eu aki a fazer isto não é para mim no entanto e por estupidez não parei e consegui chegar ao topo num ritmo muito lento.
Dai até a Meta era sempre a descer e continuei até chegar a meta onde troquei com o meu colega de equipa.
O meu estado ao chegar só visto branco como a cal e com umas dores musculares que mais parecia que tinha feito alguns 100Km e não apenas 12Km.
Com isto quero dizer que tenham muito cuidado com o Calor bebam muita agua enquanto andam de bike e se por acaso sentirem frio ao coisa parecida parem imediatamente e bebam muita agua para se voltarem a hidratar poes podem cair e não mais se levantarem.
 
H

Hugo Carvalho

Guest
Pois é... hipotermia (extremidades frias), mucosas secas, olhos encovados, palidez, oligoanúria (népia de urinar :lol: ), polidipsia (sede excessiva), são os principais sintomas de desidratação...

Chamo a atenção para tudo mas mesmo tudo o que disse o Américo!! Também já muitas vezes chamei a atenção para uma boa respiração, beber muita água mesmo sem ter sede, bla bla bla... mas sem dúvida que o Américo tocou aspectos muito importantes!! Pode parecer ridículo mas a da máscara é muito importante!! Depois de ter feito o AL -PC-AL, os meus seios perinasais ficaram uma desgraça... para além de ter secado completamente as mucosas...
Para o ano levo uma máscara para o AL-PC-AL :lol:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

ruiserrao

New Member
Partilho com o pessoal do forum uma experiência que, pelo menos para mim, foi... digamos curiosa!

Mas vejo que aconteceu qqc parecida ao ValeRossi46!

Há uns dias num passeio de cerca de 30 km, com um calor insuportável, ao fim de umas quantas subidas comecei a sentir arrepios de frio quando a temperatura deveria estar por volta dos 39 ºc ...

No entanto, segui e conclui o passeio sem problemas de maior...

Fadiga? Calor? Desidratação? Tudo?

Estranho? não sei!

Sei que segui as "instruções dos manuais"...beber sem sede, comer sem fome...

Cumprimentos e força no pedal a todos os amigos do forum!
 
A

americo

Guest
Boas

Nunca é demais lembrar a todos os que vão participar em maratonas e provas de média duração (mais de 60 kms) os cuidados extremos a ter neste fim de semana (7,8 de Agosto) que se aproxima onde as temperaturas poderão rondar os 45º em algumas regiões.
Levem água e não se fiem só na água das organizações que por vezes pode estar á temperatura do ambiente não saciando a sede por completo.
Levem água connvosco se possivel em garrafas congeladas e protegidas por algum isolamento térmico que pode ser os sacos de transportar os congelados.
Tentem nunca andar sózinhos em esforço fisico mais puxado porque com este calor podem necessitar de ajuda, mais vale um ritmo mais lento dentro de um grupo do que um ritmo acelerado a fazer a prova sózinho com o risco de acontecer algo imprevisto.

Além de cuidados preventivos de saúde, a todos os "irmãos betetistas" que fumam e andam no mato tenham paciência e confirmem, reconfirmem e tornem a re-reconfirmar se a beata está bem apagada sem sequer fumegar.

P.S. Isto de escrever a estas horas é culpa do calor que me provoca insónias.

Boas provas

Um abraço

Américo Ribeiro
 

Marreiros

Active Member
Sobre hidratação

Caro americo não posso discordar mais da afirmação da água:
que por vezes pode estar á temperatura do ambiente não saciando a sede por completo
.

A água à temperatura ambiente de sacia mais do que a água fresca. Experimenta e verás.
Agora o beneficio que a água fresca tem é ser mais rapidamente absorvida pelo organismo, proporcionando uma melhor hidratação.
 
A

americo

Guest
Boas

Marreiros:
Pois eu fico precisamente com a impressão contrária!
Não sei o fundamento cientifico mas com água fresca sinto-me mais saciado e satisfeito. Com água á temperatura ambiente bebo, e bebo e torno a beber e daí a pouco tempo estou outra vez com sede...

Um abraço

Américo Ribeiro
 

Runner

New Member
Re: Sobre hidratação

Marreiros said:
A água à temperatura ambiente de sacia mais do que a água fresca. Experimenta e verás.
Agora o beneficio que a água fresca tem é ser mais rapidamente absorvida pelo organismo, proporcionando uma melhor hidratação.

Água é sempre água, conforme o post anterior, é claro que fresca (gelada nunca) sabe melhor e a sua absorção é muito mais rápida, mas vale ter água morna do que nenhuma, e no monte com pó... :roll:

Beber sem ter sede e comer sem ter fome é o principio que se deve ter para não haver desgaste desnecessário.

Boas pedaladas,

Vitor Ribeiro
 

golfinho2

New Member
A minha história:

No ano passado fui dar uma voltinha um sábado à tarde, era Julho e estava muito calor. O percurso que fiz não tinha nada de especial e já o tinha feito algumas vezes mas naquele dia quando cheguei a casa estava completamente de rastos, pacecia que só conseguia andar de gatas. Tinha levado água e bebido. Como não treino assiduamente pensei que a forma era pior do que eu pensava, mas entretanto fez-se luz!!

Naquela manhã tinha ido dar sangue!!!!

Tinha-me esquecido completamente e imaginem o que é pedalar com menos 450ml de sangue a transportar o oxigénio.
Sem sangue nunca mais!

Cumprimentos

Rui
 
A

americo

Guest
Boas

golfinho2, então esqueceste-te que tinhas dado sangue!!!
Fazer um esforço fisico enorme após dar sangue???

Já fui dador de sangue durante 4 anos (após um problema com os glóbulos vermelhos deixei de dar) e dava sangue 3 vezes ao ano e cada vez que saía da cadeira e ia trabalhar era um dia mais ligeirinho para mim.

A questão não está na oxigenação, o teu corpo está a "trabalhar" arduamente para repor o liquido que deste e todos os componentes do sangue (glóbulos, plaquetas, cd4 etc...) é muito normal sentires-te cansado mesmo sem fazer esforços fisicos.

Um abraço

Américo Ribeiro
 

Aztec

New Member
Boas.

Já ninguém "pegava" neste tópico há algum tempo, pois bem...é relacionado com o calor.
Hoje fui dar uma volta de bike, e após ter passado por algumas ervas e mato...comecei a sentir comichão nas pernas...de seguida molhei-as e deparei-me com uma carraça ali às voltas nos pêlos das pernas.
Deixo aqui o alerta...tenham cuidado e tomem atenção aos bichos...a carraça pode ser um bichinho perigoso, agora que vai fazendo calor há que ter cuidado!

Cumprimentos
 
Top