Berg Trailrock By João Coelho

#1
Boas pessoal,

Á quase 1 ano comprei uma bicla um pouco melhor do que aquelas que já tinha tido. Apesar disso era uma bicicleta muito humilde, nem eu podia crer mais numa bicicleta de 330€.

Ela veio assim:



Trazia:

Suspensão: Sr Suntour XCT V3
Rodas: Berg Disc XC 909
Desv.Tr: Shimano Deore
Desv.Fr: Shimano SIS
Pedaleira: Shimano SIS
Cassete: Shimano Deore
Espigão: Promax
Selim: WDR
Avaço: Promax
Guiador: Promax
Travões: Shimano Deore
Discos: Shimano Rt75
Chavetas: Shimano
Pneus: Rubena Neptune 2.10

Bem até me safava bem com ela, e vou ser sincero, numca pensei que uns simples travões Shimano Deore tivessem tanto poder de travagem, mas começei andar cada vez mais, e a gostar cada vez mais de andar, e cheguei a conclusão que devia mudar algumas coisas, para me sentir melhor em cima dela!

1º Troca:

Desv.Tr: Shimano XT
Desv.Fr: Shimano XT
Cassete: Shimano XT
Avanço: Ritchey Pro
Guiador Recto: Ritchey WCS
Espição: Ritchey Pro

Bem com esta modificação tirei 618gramas, mais de meio quilo, o que nem foi mau de todo.
E, agora sim, já começava a notar algumas diferenças notórias, principalmente após alguns quilometros a pedalar... A grande diferança que notei foi mesmo uma dorzinha que tinha nas costas que agora desaparcera. Á primeira vista pensei que fosse de agora ter um guiador recto, mas andei a investigar o que podia ter feito isso e vejam o que encontrei:










Reparem na inclinação do banco, e não, não é da foto, pois já comfirmei que era esse o principal mutivo para aquela dor de costas que me atormentava!

Depois de bastantes quilometros e alguns meses depois, decidi trocar a suspensão, que foi a minha ultima aquisição até agora. Comprei uma Rock Shox Reba Rl, que ainda nao posso dizer grande coisa dela visto que ainda nao andei o suficiente para avalia-la mas por aquilo que se diz por ai a suspensão é muito boa, e com ela retirei mais 800 e tais gramas, pois a XCT v2 tem aproximadamente 2410 gramas, e a Reba sem o tudo cortado tem 1620, visto que tirei uns 6cm de coluna á suspensão, ela deve ter perdido umas 800 e tais gramas!

A bicicleta de momento encontra-se perto dos 12 quilos mas como esta semana que está pra vir vêm os pneus novos ela vai entrar nos 12 quilos e qualquer coisa, visto que os meus pneus actuais agora pesam 880 gramas cada 1 e agora vem uns Schwalbe Rocket Ron 2.10 e Kenda Karma 2.0.
Ora na minha terra 880+880= 1760 / 480+450= 930 / 1760-930= 830

830 gramas que vou poupar só na troca dos pneus.

A bike de momento encontra-se assim:










Suspensão: Rock Shox Reba Rl
Rodas: Berg Disc XC 909
Desv.Tr: Shimano XT
Desv.Fr: Shimano XT
Pedaleira: Shimano SIS
Cassete: Shimano XT
Espigão: Ritchey Pro
Selim: WDR
Avaço: Ritchey Pro
Guiador: Ritchey WCS
Travões: Shimano Deore
Discos: Shimano Rt75
Chavetas: Shimano
Pneus: Rocket Ron , Kenda Karma
Punhos: ESIgrips Race Laranja

Neste momento está assim:







Espero que gostem, espero criticas e elogios :D

Abraço a todos
 
Last edited:
#4
A proxima aquisição irá ser uma pedaleira... os travões nao os irei mudar tão cedo e os pedais nao faço questão de adquirir uns agora, isso nao significa que nao venha a ter uns!

Abraço
 
#5
Boas
Gosto dessa cor.
Vejo que trocas te desviador traseiro e dianteiro e cassete tudo para xt, qual foi a razão? Não tinhas já 9v?
Vais comprar pneus novos, e pelos pesos, são pneus sem arame, são de kelvlar, logo uma transformação para sistema toubless ficaria ai melhor que com camaras, para isso basta uma fita cola que existe no bricomarche, modelos e max mat penso que a marca é DUCK TAPE e duas valvulas para toubless, vais ganhar mais alguns gramas e ganhas mais conforto e melhor tração.
A pedaleira se essa ainda der para os gastos, vai juntando mais umas coroas e compra uma shimano SLX, nem deore, nem XT uma é a gama baixa e a xt em relação a SLX acho que não compensa a diferença de preço.
 
#6
Boas realmente, a ideia é comprar em prencipio uma slx, visto que é mais barata e equivalente ao xt... a questão do tubless tenho de estudar isso. Um colega meu tambem tentou fazer com fita mas nao conseguiu vedar totalmente e o pneu ia perdendo ar...

Obrigado pelas sugestões !
 
#9
Agora fiquei baralhado :confused:, então existem tavões de disco mecânicos deore ou o que tens montado são manetes deore com outra referência de travão mecânico?
Ainda assim diria que tens o cabo do travão da frente demasiado comprido, tenta passar o cabo pelo interior da suspensão, fica logo com outro looking.;)

Eu a primeira coisa que trocava aí eram as rodas, aí sim irias sentir uma enorme diferença no teu rendimento.
De resto, os "obrigatórios" pedais de encaixe e uns travões hidraulicos.
 
#11
Realmente, estive off deste forum durante algum tempo e não me lembrei que tinha esse tópico aberto! Pesso desculpa aos moderadores do forum, pois foi um erro meu.
 
#13
Atenção eu não disse que ela tem 12 mas sim que esta perto dos 12 quilos, ( portanto 13 quilos e poucas gramas)... Agora quando trocar de pneus vai entrar nos 12 quilos.
 
#17
Pessoal, alguem me sabe dizer + ou - o peso do meu quadro? Estou farto de procurar e nao encontro nada... Alguem tem um quadro parecido a este que me possa dar esta informação?
 
#18
Deve rondar os 1900g ou até menos ou até mais! hehhe.
O meu ronda os 1.7kg é uma Trailrock 9.0 um pouco mais recente, mas não deve fugir mt. Costumam ser até leves os quadros da Berg
 
#19
Boas pessoal,

venho aqui deixar algumas fotos da bike com os novos pneus... Tenho a dizer que se nota uma grande diferença, principalmente no conforto. Ficou bastante mais leve e agora parece que flutua! Penço que foram umas boas escolhas.

Vista geral:




Vista da frontaria!





Cokpit:





Alguns pormenores:







Aqui estão!

Bem pessoal, queria-vos pedir uma opinião... Ando com ideias de comprar uns punhos ESIgrips, em prencipio será em laranja, mas acham que ficará melhor em branco ou laranja?

Espero ajuda!

Abraço a todos.