Believe-bikes FS 100

pepo

New Member
Olá a todos.
Depois de 2 meses a rodar com a minha Believe-bikes fs 100, deixo aqui as primeiras impressões:
Equipamento:
-Quadro: Believe-bikes fs 100, tamanho 17
-Suspensão dianteira: Marzocchi Mx Pro Sl 105mm de 2006;
- Amortecedor traseiro: Monarch 3.3
-Travões: Avid Elixir CR, discos 160
- Manípulos mudanças: Shimano XT
- Pedaleira: Shimano XT
- Desviador dianteiro: Shimano XT; Desviador traseiro:Shimano XT
- Corrente: Shimano Dura ace/XTR
- Guiador: RCZ carbono
- Avanço: Ritchey PRO 90
- Selim: Specialized
- Espigão selim: Woodman.
- Pedais: Exustar PM 25
- ROdas: FUlcrum Red Metal 5
- Pneus: Specialized Fast Track SLK

Peso: 12,360 kg

Análise:
Nesta primeira análise não vou entrar em pormenores acerca dos componentes, mas sim na sensação geral que me dá o conjunto da bike.
1º- Tenho 1,75m, e, se a altura é o tamanho certo, acho o espaço entre o selim e o guiador curto, pelo que já comprei um avanço de 100, para substituir o actual de 90. No entanto, a bike torna-se mais fácil de controlar.
2º -Nas subidas, a bike sobe muito bem, estava acostumado a um rígida e noto um maior conforto a transpor os obstáculos. Uso a Monarch 3.3 na posição intermédia.
3º- A rolar, é onde noto uma maior mais valia, face à rígida, podemos rolar horas a fio, que as costas não se queixam. Confesso, no entanto, que esperava uma maior sensibilidade às pequenas irregularidades.
4º -A descer, tal como a rolar, esperava uma maior sensibilidade às pequenas irregularidades, no entanto, o balanço é muito positivo: o que antes obrigava a levantar-me do selim, agora faço sentado.(EStou a andar com um SAG de 25%, mas jé andei com 30%)
5º - Nas últimas duas voltas, a descer, começou a fazer uns barulhos oriundos do amortecedor, tipo rangida, penso que será devido ao pó. Já lavei a bike e vou tirar as conclusões na próxima volta.


COnclusão: Quadro leve, com uma relação qualidade preço imbatível, esteticamente muito bonito. Sobe e rola muitíssimo bem, confesso que esperava uma maoir sensibilidade por parte do amortecedor Monarch 3.3, mas, provavelmente, será característica da própria bike.
Aceito sugestões para tornar a bike mais sensível.
Face a isto, o balanço geral é muito positivo e recomendo.
Oportunamente irei postar as fotos.

Fiquem bem e pedalem muito.
 

Giantfreerider

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Também andei de olho nesses quadros, realmente estavam a um preço muito bom.
Quanto aos componentes, está muito bem equipada e a trocar, talvez só trocaria a suspensão da frente por uma mais leve. Mas uma vez que essa suspensão ainda é do tempo em que a Marzocchi as fazia do tipo "tanques de guerra", acho que é de ir deixando-a andar! :)
De resto, como disse o rodinhas chamine...põe FOTOS! :D
 

pepo

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Ainda não sei como pôr as fotos mas estou a tratar de saber.
Quanto à suspensão tem pouco mais de 1,5 kg, segundo a marca, o que, para os padrões de 2006, não estava mal. Mais que o peso, sinto que fazia falta uma de maior curso, até porque o quadro se destina a suspensões de 100-120 de curso.
 

Giantfreerider

New Member
Hmm...se realmente pesa 1,5Kg (se bem que tenho noção que as Marzocchi são mais pro pesadas) então é um bom peso! ;)
Quanto a pores mais de 100mm, não sei se não ficará com a geometria mais esquisita. Para pôr 120mm, mais valia teres comprado o quadro believe de 120mm.
Se morasse ao pé da Arrábida, era um quadro desses (mas de 120mm) que comprava e alterava a minha Rock Shox Reba para 120mm...ai a bike ficava muito polivalente! ;)
 

rodinhas chamine

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Boas
Amigo pepo vou contar te o que se passou a umas 3 semanas atrás. Um amigo meu fez um pedido desse quadro a loja RCZ e como resposta obteve um telefonema a dizer que lhe iam devolver o dinheiro pois não lhe iam enviar o quadro pois estavam a ter bastantes reclamações pois os quadros estavam a partir.
Agora pergunto eu, porque razão estariam a partir? Seria por defeito de fabrico? Ou o pessoal espeta lhe com suspensões de grandes cursos e fazem DH ou AM com eles, e esquecem se que esses quadros são para XC.
Agora em relação a essa suspensão deves de estar um pouco equivocado, mas caso se verifique esse peso deixa estar.
 

XPTO 100%

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Pois isso é um grande erro meter suspensões de maior curso em quadros de xc... Já agora rodinhas, sabes em que zona os quadros partiam?
 

XPTO 100%

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Pois, mas tem toda a logica, o que deve estar a acontecer, é que eles anunciaram que o quadro podia levar suspensões de curso mais longo e que na verdade nao devia ser assim visto o quadro ser de xc...
 

pepo

New Member
Eis as fotos:
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rodinhas chamine

Active Member
Boas
Para as fotos aparecerem tens que copiar o link que diz forum, as fotos quando saires para uma volta tira fotos melhores, mas ja da para ter uma ideia da maquina, posso ja dar a minha opiniao, falta um pouco de cor e outra coisa ou usas guiador recto com bar ends ou usas guiador elevado sem eles.
 
Last edited:

Giantfreerider

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Está muito fixe a bike.
Só acho que lhe tirava os bar-ends e invertia o amortecedor. O botão de ajuste do amortecedor dá para mexer bem assim como está? Ele não deveria estar em baixo?
Quanto ao peso da suspensão, vi que ela pesa 1586 g sem o tubo de direcção. A esse peso tens que acrescentar +174 g que é o peso do tubo de direcção.
Ou seja, o peso total dela deve andar à volta das 1760g, o que mesmo assim é bastante razoável!

Agora é disfrutar da bike! ;)

P.S. Se ainda usares câmaras de ar...podes sempre ponderar converter as rodas para tubeless...sempre perdes umas boas gramas no conjunto das rodas! ;)
 

pepo

New Member
Os barends tiram-me espaço para as mãos no guiador, mas, por outro lado, dão-me jeito para alterar a posição das mãos, é uma questão de hábito.
Quando falas no botão de ajuste referes-te ao que regula a dureza, ou ao do rebound? Eu só mexo nos botões com a bike parada, por isso não me causa grande transtorno.
Já as rodas, ainda são com câmaras de ar, e, dados os tempos que correm, vão continuar a ser, mas que já pensei em tubless, isso já!lol
 

alexb

Member
Tens aí uma excelente bicicleta com uma relação preço/qualidade muito boa.
Pessoal, porque é que não se podem usar barends em guiadores não rectos? Admito que não ficam com um aspecto tão "racing" mas afinal aquilo é para ajudar nas subidas ou para ficar bonito nas fotos aqui no forum?
 

pepo

New Member
Boas. Novos upgrades na bike:
Uma Fox F100 Rl de 2010 e um guiador KCNC de 710mm.

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TLouro

Member
Boas,

Antes de mais, parabéns pela bike Pepo! Um quadro bem interessante com um equipamento de grande nível!

Esse quadro está à venda na RCZ como sendo o modelo de 2013 (a olho não se notam diferenças para o teu) a um preço imbatível. Contudo, é difícil encontrar feedbacks na primeira pessoa, como o teu... por isso, gostava de saber qual o teu feedback acerca do quadro, agora que já tens uma experiência relativamente longa com a bike.

Abraço
 

pepo

New Member
Boas. Não sabia que estavam novamente à venda na RCZ, o que acaba por ser uma boa notícia para quem não quer gastar muito na aquisição de um quadro FS.
Quanto à minha análise, só te posso dizer que estou extremamente satisfeito com a bike. Consegui uma bike relativamente leve, que sobe muito bem e que não se furta a algumas descidas mais agressivas. Se fosse hoje em dia, teria comprado o tamanho 19, porque o 17 acabou por ser curto, o que me obrigou a colocar um avanço de 100 em substituição do de 90. A subir não notas nenhum bombear do amortecedor traseiro (monarch 3.3), em contrapartida, perde sensibilidade no amortecimento das pequenas irregularidades. Continuo em termos de qualidade/preço, foi um achado, tendo em conta que comprei em saldos por 308€.
Hoje, voltaria a comprar o quadro, mas em tamanho 19 e com 120 de curso, uma vez que as minhas voltas se tornam mais agressivas, e os 100mm actuais acabam por ser limitativos. Esteticamente, acho-a lindíssima.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida coloca aqui que terei todo o prazer em esclarecer.
 

miguel971

New Member
Bom dia, eu tive um quadro desses.
Gostei bastante, muito eficaz e muito fácil de manusear.
Quanto à sensibilidade do Monarch, eu resolvi trocando o amortecedor por um FOX Float R (descontinuado) e a partir daí, a bike ficou um abuso.

Eu fiquei muito bem impressionado com essa bike.

Boas pedaladas
 
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