Barulho de metal a roçar, não consigo detectar onde

Boas
A minha 'Raquel'* anda a fazer um barulho estranho, parece metal a roçar.
No entanto, não estou a conseguir ver onde.
Parada não faz nenhum barulho anormal, mesmo pedalando à mão em qualquer mudança. Só noto quando estou em cima dela, e mesmo aí, só às vezes.

É um barulho intermitente na sua natureza, pelo que faz pensar que é numa determinada posição (de alguma coisa) que o barulho se manifesta. Quero eu dizer que, quando está a fazer, não é um shhhhhhhhhhhhhhhhhhhh que faz, mas sim um shhh-shhh-shhh-shhh-shhh que é tão mais rápido quanto a velocidade a que ela está a andar (desculpem a maneira de explicar o barulho, mas não estou a ver outra :D )
A nível de volume, é suficientemente alto para ficar tudo a olhar quando um gajo passa.

Como é que um gajo chega a uma conclusão numa situação destas?
(sem, é claro, ir trocando tudo até ela se calar ;) )

* Berg Trailrock 4.0 HD
 
Essa foi a minha ideia inicial, no caso, na roda de trás (o barulho não parece vir da frente, mas sim de baixo).
Mas com a bike no cavalete, a rodar, mesmo que rápido, não se ouve barulho nenhum anormal.

A sensação que me dá quando estou em cima dela e o barulho se manifesta é que vem directamente de baixo, o que me levou a pensar no desviador frontal (a roçar na corrente - ou vice-versa).
Mas além de não fazer no cavalete, o barulho não parece ser o mesmo (a bike da minha esposa com gripshifters tem muita tendencia a roçar a corrente no desviador, e o barulho é diferente).

Não faço ideia que barulho fará um movimento pedaleiro com problemas. Será que pode ser o caso (estou a imaginar que o facto de estar a fazer mais força para pedalar quando lá tenho o derriere em cima possa criar um atrito maior na peça que tiver problemas, seja o movimento pedaleiro ou outra qualquer)?
 
A descer, tira os pés dos pedais e tenta perceber se faz o barulho à mesma.

Com a bicicleta no cavalete, tira a corrente do pedaleiro e fá-lo girar livremente para ver se há algum ruído que venha do movimento. Se não deres com o barulho, dá um salto a uma oficina, que às vezes só pelo barulho chegam rápido ao problema.
 
Ora, então hoje lá fui tirar ferrugem dos joelhos...


Numa descida, parei de pedalar, e a 'Raquel' continuou a cantar como se fosse a Maria Callas.
Creio que isto descarta a possibilidade de ser o movimento central ou a corrente.


Como as únicas partes moveis que sobram são as rodas, o problema terá de estar numa delas.


Até agora descartei a roda da frente, porque o problema me parece vir de baixo, mas o que é certo é que na posição de condução, a cabeça está mais próxima da roda da frente, sensivelmente por cima, pelo que às tantas o @gfrmartins tem mesmo razão na hipótese de serem as pastilhas da roda da frente.


Há algum teste que eu possa fazer para confirmar isso? Tirar as pastilhas e ir andar é uma hipótese, mas se um gajo se esquece e toca no travão da frente, vai dar barraca.
 

osanto

Member
Eu nao sei que tipo de barulho é, mas vou dar o meu exemplo, recentemente tb tinha um problema semelhante... um barulho estranho q so fazia as vezes e no cavalete nao fazia...

Não descobria o q era...numa volta a descer.... a roda traseira "saltou", ou seja estava mal apertada.

A bicicleta travava pior e fazia um barulho, mas nao era sempre.... e a rolar nao sentia nada... depois de apertada tudo voltou ao normal. Não ganhei para o susto... podia ter corrido tao mal...
 

Joseelias

Well-Known Member
Se for uma esfera desfeita penso que a roda deverá apresentar alguma folga. Basta fixar o guiador ou o avanço e tentar empurrar a roda da frente da direita para a esquerda, e fazer o mesmo atrás. Há algum tempo atrás uma ou duas duas esferas do cubo traseiro ficaram pulverizadas (parecia que tinham evaporado) e a roda começou logo a fazer um barulho manhoso dos calços a roçar nos aros. Com discos o mesmo se passará. Bastou tentar forçar a roda lateralmente e esta balançava de um lado para o outro.

No caso de serem rolamentos selados não sei como se comportaria a roda pois sempre usei cubos de cones/esferas.

Isto são as esferas do cubo:

hqdefault.jpg
 
Top