Bar Ends / Extensores

tecelinha

New Member
Com ou sem Barends

Comprei uma haste de guiador que por engano não permite a montagem de barends como eu pretendia. Fiquei na dúvida em pedir a sua troca, ou montar assim mesmo.

Trata-se de um Ritchey WCS Carbon Flat handle bar, destina-se a uma Scott Spark 30.


Qual a V. opinião.

Obrigado
 

zenith

New Member
O uso de bar ends depende do tipo de posicionamento que tens na bike. Se te sentes confortável a subir sem eles, então não vejo a necessidade de os montar. No meu caso, utilizo os bar ends porque prefiro subir com os braços um pouco mais afastados do tronco.

Como te disse, é apenas uma questão de jeito;)
 

azbiker

New Member
Os bar ends, não apenas uma questão de jeito, são também uma questão de segurança.
Eu não uso porque já tive alguns sustos. Já vi pessoas a cairem bem mal devido ao facto dos bar ends prenderem nos arbustos. Ainda há um mês atrás assisti a uma queda violenta quando o extensor do lado esquerdo prendeu numa giesta numa zona estreita. A pessoa em questão foi surpreendida e caiu totalmente desamparada.
Permitem desansar as mãos mas a meu ver são perigosos.
Apenas a minha opinião!
 

Peixinhus

Active Member
Se podes adquirir um com ambas posibilidades creio ser o mais sensato. Depois colocar ou andar sem vai da tua opção, sempre podes ir alternando. Agora com esse ritchey ficas restrito.

Abraços
 

jginja

New Member
Deixei de usar já há algum tempo para ganhar espaço no guiador e actualmente noutra bike com um guiador recto de 62cm não sinto falta deles.
A subir dão uma ajuda, pois permitem posicionar as mãos de outra maneira e conseguir fazer mais força.
Tal como já foi dito, é uma questão de opção.
 

Ferrugem

New Member
Eu pessoalmente gosto de usar tenho uns montados numa bike e na outra não mas vou por, ajuda a subir e a meu ver também protege a bike em caso de queda simples porque vai proteger as manetes e outras coisas e um par de barends são mais baratos que uma manete. mas se o guiador não dá e é fixe tens que te habituar
 

tiago cunha

New Member
Podes montar os bar ends no guiador mas tens que colocar uns topos no guiador rigidos para ao apertar não partir o guiador.
Cumps
 

STIG_73

New Member
Com bar ends claro, mas isto é a minha opinião...
Eu quando troquei de bike, à cerca de seis meses, ainda andei algum tempo sem eles, mas nas subidas sentia que precisava de ter as mãos mais altas e lá tive que investir nuns Ritchey WCS. É outro conforto nas subidas e sempre dá para dar alguma folga às costas em terreno plano.

Aquele abraço
 

tecelinha

New Member
Muito Obrigado pelo V. contributo. De facto na minha outra BTT (rígida) tenho bar ends e o conforto é muito maior, o problema põe-se pelo facto de a haste de volante não suportar os extensores. Já fiz mais de 500 km com a Spark e não senti a sua necessidade, no entanto para quem conhece a spark, sabe que esta está mais preparada para free ride do que cross country e sendo assim a troca da haste (sobre elevada para uma direita) a inversão do avanço e a colocação de bar ends, tinha como objectivo alterar a posição de condução (muito direita).

Não sei se é como diz o Tiago Cunha, que bastará colocar uns casquilhos em alumínio e tenho o problema resolvido, é que a força de torção aumenta ... e depois isto parte na pior altura e dá sempre direito a queda ...
 

clms

New Member
boas

eu já andei vários anos com, actualmente com a montagem da nova bike não coloquei e já lá vai um ano, não sito a necessidade, em termos de condução, no entanto por vezes de mudar a posição das mãos, devido ás horas que passam na mesma posição. Já ponderei colocar, mas tenho algum receio em partes mais tecnicas, pois tive diversos ameaços de queda.

resumindo e concluindo é uma opção de cada um

cump
 

shadow99

New Member
Ja se falou que as barends prendem nos obstáculos , a mim já me protegeu de uma árvore, num sigle com alguma velocidade o pneu da frente escorregou e o guiador bateu de lado numa árvore não sofri nada na mão pq tinha as barends a pancada foi tão pequena que entortou o guiador. Gosto também das barends pela postura mais deitada que obriga a estar e dá para descansar e esticar as costas lol.
 

tonyV

New Member
Pessoalmente sem barends. Não sinto necessidade de outro apoio e principalmente evito ficar "pendurado" na árvore ou arbusto mais próximo, já me basta andar preocupado a ver se o volante passa entre as árvores ou ficar mesmo com o selim engatado num ramo...

Na generalidade é muito raro por estes lados ver BTTistas com barends, ao contrário do que vejo por aqui. Outra coisa rara são os punhos (soft) que a maioria do pessoal usa aqui, mas por estes lados a maioria anda tudo com punhos rijos (normalmente lock-ons).
 

tecelinha

New Member
É de facto como dizes tonyV os punhos são muito importantes, principalmente para quem faz muitas horas de BTT. Na rígida tenho uns Ritchey na Spark uns BBB. Os Bar ends torna-se uma questão de hábito (é um facto). A fazer BTT desde 1992 e a usar Bar ends sempre sem problemas. A questão é que o material evoluíu de tal forma que existem cuidados a ter. Montar Bar ends numa haste de carbono ...
 

jmdcfigueiredo

New Member
A única sugestão que tenho para te dar é pensa bem se queres mesmo por isso na bike..
.
Na minha humilde opinião não serve para grande coisa e se fizeres trilhos com vegetação a probabilidade de ficares preso com isso e ires ao chão é bastante, mas tu é que sabes...
 

joaoferreira120

New Member
Isto dá muito jeito nas subidas e ate para rolar mas cada um sabe de si e ao que se habitua...
Acho que em antes de comprares uns cornipos assim tao caros devias utilizar os de algum amigo teu para ver se te habituas se nao e dinheiro para o lixo.
Mas lá que esses kcnc´s sao fixes la isso sao.
Cumps
 

Jazz

Member
Eu uso, gosto bastante.

Tinha uns p1 de metal e borracha da Specialized (acho que é este o nome) e como parti um deles troquei por uns BBB InterSticks L, com um peso anunciado de 110g e peso real de 82g. É daqueles que não precisa de tampa, já são tapados por fora. Gosto bastante destes, dão bom suporte à mão e ficam mais bonitos do que os antigos. Se quiseres, vê aqui: http://www.forumbtt.net/showthread....r-HT-Comp-2009?p=461187&viewfull=1#post461187
 

edununo

Well-Known Member
Eu uso bastante os bar ends. Dá jeito a subir e a descansar as mãos.

Tenho uns em carbono da Progress.

cuernos-progress-pg-501.jpg
 
Top