Banshee Spitfire / Scirocco

Obrigado pelo like demorider! Gosto bastante da bike, polivalência é o nome do meio dela. Gosto da Marzocchi, ja tive 2 modelos diferentes e gosto do trabalhar e robustez da marca.
É verdade que existe opções mais leves, mas não é o principal para mim.
A marca teve ali uns tempos em que não estiveram bem,(2008/2009) com alguns modelos a dar alguns problemas, com a transição das fabricas para o oriente. Mas ha uns tempos para cá tem vindo a subir de novo.
Espero que a minha continue sem problemas!
 
Quería editar o título do meu tópico mas não é possivel correcto? Posso mandar mensagem ao primeiro moderador que vir por aqui não é?
 

tinric

Super Moderador
lol

meteste aí um amortecedor no meio do quadro :D

diz aí o titulo que pretendes que isso altera-se já (pode ser por PM ou simplesmente aqui no tópico, por PM é certo que será visto, aqui só quando um de nós por cá passar)

Abraço
 
O aperto de espigão é um MSC.

Para deixar alguma informação das mudanças e não só imagens.

LISTA DO MATERIAL:


QUADRO - Banshee Scirocco-----------Spitfire
SUSPENSÂO - Marzocchi 44 Micro Ti
RODAS - Mavic crossmax ST
PNEUS - Maxxis CrossMark
TRAVÕES - Avid elixir CR----------------Avid elixir 9 trail
PEDALEIRA - Shimano SLX
CASSETE - Shimano SLX
CORRENTE - Shimano XT
MANIPULOS - Shimano SLX
DESVIADORES - Shimano XT
GUIADOR - Truvativ Stylo Worl cup 15mm
AVANÇO - Truvativ 75mm
CAIXA DIRECÇÂO - BBB cane creek--------?
ESPIGÂO DE SELIM - IXS------------------- Pro carbon
SELIM - Selle Italia Troy Lee---------------SMP evolution
GUIAS - Jagwire
PEDAIS - Btwin Susbin master
PUNHOS - Esi
APERTO ESPIGÃO - MSC


Ora bem, a mudança foi relativamente grande. Mudança de quadro ainda mais para um de suspensão total vindo de uma rígida as diferenças sentem-se, apesar de vir de uma endureira também.
Nos trilhos a capacidade de absorção é muito boa, a velocidade com que se passa em trilhos mais sinuosos é maior e a confiança que transmite é também aumentada.
Onde noto mais diferença é ao curvar, a bicicleta curva bastante bem, parece que dispara quando fazemos a curva e saímos dela, possivelmente devido à geometria do quadro e ao baixo centro da zona pedaleira. A descer é divertidissimo e rápido, revelando-se ágil, dou por mim por vezes com sorrizinho na cara sem me aperceber!
A subir custa mais um pouco, o peso subiu um bocado e o amortecedor torna-a mais molengona, no entanto para o tipo de bicicleta que é não acho que tenha uma má prestação a subir,
como se costuma dizer haja pernas!
O tamanho ideal para mim sería um M no entanto o quadro é um S. Devido ao optimo negócio que foi não resisti em ficar com ele na mesma, e ainda bem, pois não me encaixo nada mal no quadro,
não sinto muita falta de um tamanho maior nos trilhos mais sinuosos, talvez em partes mais rolantes aí sinta que precisasse de um pouco mais de comprimento, nada que um avanço não resolva.
Juntei também ao quadro uns travões avid elixr 9 trail, versão esta que tem 4 pistons e que levou umas actualizações na manete. Estive para aguardar pelos sram guide, mas o bom preço que consegui adquirir estes falou alto, e reparei que os bombitos são iguais , provavelmente para preparação para os guide.
Tenho à pouco tempo, mas o certo é que são bastante potentes, inclusive fiquei com o disco de 160 à frente pois não havia 180, e o certo é que secalhar nem vale a pena por. Se achava que os CR travavam bem, estes estão ainda melhores.
 

demorider

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Parabéns por mais uma bela maquina, a primeira (scirocco) já estava qualquer coisa mas esta está "fabulastica" :) (confesso que não posso ver uma banshee sem me "babar" todo :D)..

Em toda a bike só há mesmo uma coisinha que esteticamente não gosto muito que é o selim, de resto era só cortar um pouco o tubo do travão da frente e não mexia em mais nada..
 
Obrigado pelo comment demorider! Sim também acho que o selim não fica esteticamente muito bem na bicla, mas sinceramente o conforto que ele dá faz com que acabe por não pensar muito nisso.
Por mais que ás vezes olhe e ache que não fica muito bem, assim que sento a peida nele já não me apetece trocá-lo..
O cabo do travão ainda ta um bocado grandito mas foi mesmo para deixar para ver se tava tudo ok com os travões nos primeiros tempos.
Ainda vai levar uns toquezitos, umas mariquices, mas já da pa pedalar à vontade que é o principal.
 
A Spitfire teve uma alteração. Suspensão alterada por uma Marzocchi 350CR. Ainda não deu para testar convenientemente, em breve poderei dar mais feedback da mesma, mas de sexy acho que está no ponto!
Aqui fica imagens da bicha actualizada!







 
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demorider

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Boa escolha, ando a ponderar meter uma igual na minha mais la para a frente mas tenho um bocado de "medo" de mexer muito na geometria da bike devido a essa suspensão ser para 27.5 e segundo as medidas que a Marzocchi me forneceu ainda há uma diferença considerável na altura total da suspensão comparada com as anteriores de roda 26.. Mas vou ficar a aguardar o feedback dessa "menina" ;)..

P.S acho que te enganas-te no modelo da suspensão, segundo o site da Marzocchi essa suspensão e um 350NCR e não uma CR (a CR tem as bainhas meias cromadas)..
 
Sim tinha um bocado receio disso também. O que me levou a "arriscar" foi o facto de poder mudar o curso para 140mm. Com os 160mm de origem sería muito para a bicicleta com uma suspensão desenhada para 650b. Penso que com o curso assim não deverá haver problema já que o quadro pode ir até as 160mm.

O modelo é mesmo uma CR, é igual exteriormente à NCR mas tem diferença no cartucho e vem sem os SKF seals. Mas percebo porque dizes isso pois no site da marzocchi as CR não vêm com o tratamento espresso, parece que tive sorte pois deverá haver poucas assim, sendo que as proximas serão como as que estão no site com autocolantes mais brancos e com as bainhas de outra cor/tratamento.
 

demorider

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Por acaso quando vi as fotos não tinha reparado nos pormenores de não ter os novos skf todos xpto e de não ter o bloqueio como nas ncr.. Tives-te sorte por vir com essas bainhas, são bem mais apelativas que as outras mais claras ;)..

Reduzida a 140 já fica com as medidas normais de uma 160 roda 26 mas para o meu triciclo 140 e pouco, teria mesmo de andar nos 160.. Também podia optar pela 55 CR que basicamente e a mesma coisa que a 350 mas para roda 26, mas com as tendências do mercado o mais provável é um dia que mude de quadro ou bike ter de ir para uma 27.5 e acho que não compensa estar agora a comprar uma suspensão de roda 26 nova..
 

PedroTenreiro

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E que tal os ikon numa endureira? Safam-se bem? Curiosamente, assim que vi a foto do piso do pneu e sem ter antes reparado no lettering, pareceu-me um weirwolf. É um pneu conhecido e bastante elogiado no xc mas em bikes de AM nunca tinha visto. Qual é a medida? 2.25?
 
Sendo que vou pa todo o lado com a bicla algo polivalente é o melhor para mim. O IKON como tem uma medida grandinha(2.2) e faz um bom volume resolvi experimentar a ver como ficava na traseira.
Estou a gostar do pneu, não tem muita resistência ao rolar e tem uma aderência bastante aceitavel. Claro que existe pneus com mais aderência mas depois perdem significativamente no rolar.
Creio que tem uma boa relação equilibrada entre aderência e rolar. Como a maior parte das vezes vou para os trilhos de bike, ando bom bocados em estrada e caminhos planos, por isso esta aposta.


Demorider, sim a 55 é igual, a diferença é as jarras e o tratamento das bainhas, por dentro é igual. Já agora qual foi a medida que te disseram da marzocchi? tem mais que 1cm para as 26?
 

FMCurto

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Essa Zochi é nova?Pelo que tinha reparado nas Commencal achava que a Marzochi fazia uma edição especial só para as marcas: uma CR com bainhas e selantes SKF da mais cara NCR.

Por acaso até poderia ser diferente mas segundo o site a distancia Axle-to-Crown é exactamente 10mm a mais ou menos de 150 para 160.

150 547 mm
160 557 mm.
 

demorider

Active Member
Segundo as medidas que a Marzocchi me forneceu há uma diferença de 14,1mm (350=366,8, 55=352,7) do centro do eixo ate ao centro da ponte, na altura total são da mesma medida (557mm) sendo que a 350 é de 160mm e a 55 de 170mm..

A altura total acaba por ser igual, por aqui não havia problema.. Não faço é ideia das medidas da minha fox, não encontro nada sobre isso mas medida em casa deu algo a rondar os 540 mm do centro do eixo ate ao topo da coroa..
 
Sim FMcurto é nova. Também vi as novas commençal, e também trazem as bainhas com este tratamento mas é o modelo R. Acho que a marzocchi andou a mudar algumas vezes para ver o que ficava melhor!
Pois quando saíu tinhas as bainhas douradas e os autocolantes também eram diferentes, depois ha o modelo igual á minha e ha agora com as bainhas de outra cor também e autoculantes também um pouco diferentes. Penso que a ideia é colocar o modelo NCR mais exclusivo tirando algumas das coisas que partilhava também a CR.

Pois realmente também dei uma olhada no site que ainda não tinha reparado que estavam la as medidas.. São realmente 10mm de diferença da 55 pa 350.
Acho que não devo ter problemas com a geometria pois compensei com a redução de curso.
A tua fox não é uma 36? acho estranho ser so 540.. Podes sempre compensar com a redução para 150 de curso. mas compreendo que queiras manter os 160 nessa bike.
 

demorider

Active Member
Devo ter medido mal porque também acho estranho ser tao baixa.. Da experiencia que tenho com fox e marzocchi as fox costumam ser mais altas que as marzocchi, nos tempo de dh cheguei a ter uma 888 e uma fox 40 e a fox era visivelmente mais alta que a 888..

Mas como entre a 55 e a 350 a única diferença e só entre o eixo e a ponte e sendo a altura total igual acho que se avançar para a troca opto pela 350 e fico prevenido para o futuro..
 
É a vantagem da 350, dar para 27.5, não que tenha intenção de mudar de roda, mas no futuro dependendo do mercado nunca se sabe. E além disso ainda tem o bónus de ser quase 200gr mais leve.
 
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