Baixar guiador

dr_dudix

New Member
Boa noite.

Em primeiro lugar peço desculpa por eventuais calinadas, mas não sei muitos dos termos técnicos...

Estou a pensar baixar um pouco o meu guiador (neste momento tenho duas anilhas por baixo do avanço), isto porque pelo que sei "facilita" nas subidas e porque também quero dar um aspecto mais "racing" à bike. Nas descidas pelos vistos a história é outra, mas acredito que com o hábito não vou ter problemas.


bxkploduazy40w5x6.jpg



Várias questões:

1- há problema em retirar as anilhas?
2- devo retirar as 2 ou só uma?
3- é preciso alterar a suspensão de alguma maneira, cortar o tubo por exemplo?
4- posso fazer isso em casa? Se sim, como devo fazer?

Posto isto também estou a pensar num avanço novo, para já estou estou inclinado para um Ritchey Carbon WCS 4 Axis. É uma boa escolha ou haverá algo muito melhor? E o que preciso de alterar na direcção para colocar esse avanço?


Desculpem a quantidade de perguntas, e desde já obrigado por qualquer ajuda.
 

commendatore

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Boas. Não sei que suspensão tens, mas se pretendes um dia vender ou um dia trocar de quadro, aconselho a não cortares mais o tubo.
O que tu tens aí são 2 anilhas espaçadoras.
Como elas servem para isso mesmo, "preencher espaço", basta colocá-las por cima do avanço! Ou seja, desmontas a tampa, alivias os parafusos do avanço, e passas as anilhas para cima do avanço.
Não precisas de cortar nada.
O que podes e deves fazer é passar para já apenas uma para cima para veres como te sentes em termos de postura.
Se ainda assim achares que está alta, podes baixar o avanço.


Por outro lado, podes inverter o avanço o que a torna ainda mais agressiva, mas a "diferença" no corpo (vais mais esticado) depois sente-se.

Experimenta e vè como te dás.
Como te disse, não te aconselho a cortares mais o tubo da suspensão. Não merece a pena.
Trocares um avanço desses por um WCS pouco ou nenhum peso ganhas... por isso tb não me parece grande investimento...pelo que esse vai fazer bem o serviço dele para já.
 

abelha2

Active Member
experimenta e ve como te sentes melhor...mas nao te fies apenas no aspecto, porque depois as costas é que pagam...deves colocar o conforto acima da beleza
 
Primeiro faz um tuning ao q tens, assim não precisas gastar €.

Como o commendatore disse, tens aí 2 espaçadores ainda grandes, devias começar por passar um para a parte de cima do avanço e depois, se te sentires bem, passar o outro.
Se mesmo assim não sentires q estas na posição ideal, invertes o avanço
 

dr_dudix

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Já pensei em colocar as anilhas por cima, mas já vi noutras bikes e não gosto do efeito, a minha ideia era mesmo retirá-las de vez. Ou seja, pelo que percebi retirar as anilhas só cortando a suspensão, certo? Quanto ao avanço invertido, talvez um dia lá mais para a frente... A questão do WCS tem a ver principalmente com a estética, sem dúvida que fica melhor que o que tenho neste momento. Para além disso também pretendo comprar um espigão e um guiador da mesma marca. Já pensei também na PZ Racing, que gosto bastante. Será melhor ou o menor preço implica menor qualidade?


(claro que primeiro vou colocar as anilhas por cima para ver como me sinto, e só depois se estiver tudo ok é que as retiro, se não volta tudo ao "normal")
 
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edununo

Well-Known Member
Antes de cortar o tubo, anda com a aninha na parte de cima do avanço para ver se te sentes bem. Depois de cortar, chapéu! ;)
 

carrixo

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tiras um espaçador viras o avanço ao contrario e metes o espaçador que retiras-te por cima...
se a ideia é baixar o guiador a meu ver devias começar por inverter o avanço!!
 
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dr_dudix

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Pequena actualização:
Já inverti o avanço e coloquei uma das anilhas por cima. Fiz um pequeno "test drive" e não notei muito a diferença (embora andar 1 ou 2km seja diferente de andar 40 ou 50, aí sim é que vou perceber), para ser sincero a bike até me parece mais ágil e fácil de guiar. O que estou a pensar neste momento é tirar a anilha que ainda ficou por baixo (1cm) e colocar uma mais pequena (talvez 5mm). Parece que vou ter de cortar a suspensão, depois talvez coloque uma de 3mm por cima. O que acham?
 
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dr_dudix

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Deixem-me aproveitar este tópico para colocar um problema relacionado com o guiador: quero tirar os punhos (Ritchey WCS esponja) para colocar outros, mas não há maneira de sairem, nem se mexem 1mm! Quando comprei os Bar Ends na loja, a vendedora perguntou-me se queria que os colocasse logo ali, que seria mais rápido e eficaz porque tinham uma "máquina" para isso. Bem, ao que parece a "máquina" apertou de tal maneira os punhos que não os consigo tirar. Haverá algo que possa fazer?
 

Jo@o

New Member
Se queres um conselho, exprimenta melhor o avanco invertido, faz umas quantas saidas mais demoradas para teres a real noçao da melhor posicao.

Digo isto porque inverti o avanco da minha e tive que voltar á posicao normal porque em saidas mais longas causavame grande dores de costas.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Para tirar os punho os truques mais fáceis são com um compressor potente ou com alcool.
Levantas uma ponta do punho com uma chave de fendas por exemplo, enfias lá a pistola do compressor e disparas enquanto puxas o punho, ou então metes alcool lá entre o punho e o guiador e tentas rodar e puxar o punho.

Quanto à altura do guiador, fizeste bem em inverter o avanço e retirar uma anilha, assim se achares muito agressivo voltas a virar o avanço como estava, se achares que ainda está muito alto passas a outra anilha também para cima e voltas a testar.
Pela foto a testa do quadro não parece baixa, a caixa de direcção é alta e a suspensão deve ser de 100mm, por isso mesmo sem anilhas não deve ficar exageradamente baixo o guiador.
 

dr_dudix

New Member
Jo@o, tudo o que fiz ainda é temporário, primeiro vou dar uma ou duas voltas "a sério", depois é que decido como fica.

FiCaçador, a suspensão é de 110mm. É como já disse, primeiro vou testar com umas voltas mais longas, depois sim faço as alterações permanentes.
 

dr_dudix

New Member
Já tentei com o álcool e nada... Há problema para o material (não só punhos, guiador, etc) se embeber os punhos em álcool ou não vai adiantar?
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Com alcool entre o punho e o guiador e rodando-o ele devia saír.
Mas se não for para aproveitar depois os punhos, podes sempre cortá-los.
 

STAFF

New Member
Mete uma chave de fendas nos punhos de maneira que abram um pouco, mete umas gotas de fairy e depois roda-os saem como manteiga pelo menos os meus assim foi e não se estragaram.
 

bvilela

New Member
Boas,
Como não tenho compressor, utilizo a bomba ar de pé dos pneus.
Coloco uma válvula (presta) na bomba ar, levanto um pouco o punho, coloco lá a válvula e depois dou-lhe um pouco de ar.

Cumps...
 

dr_dudix

New Member
Bem, depois de algum tempo parado, eis algumas actualizações:

Os teimosos punhos de esponja tiveram de sair à força, ou seja, foram cortados... Por enquanto voltei a colocar os de origem, mas espero receber uns novos brevemente. Quanto ao guiador, ontem (só ontem...) fui fazer o teste (40km, avanço invertido e uma das anilhas por cima) e para ser sincero a subir pareceu-me muito menos cansativo. Já a descer a frente parece estar muito mais leve, por enquanto ainda não tenho muita confiança, mas isso adquire-se com o tempo. Dor nas costas uma coisa mínima, quase nem se nota... agora não sei se é por ser uma dor fraca ou se é a dor que tenho no rabo por causa do maldito selim que me "abstrai" das outras...
 
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