Baixar guiador

#1
Boa noite.

Em primeiro lugar peço desculpa por eventuais calinadas, mas não sei muitos dos termos técnicos...

Estou a pensar baixar um pouco o meu guiador (neste momento tenho duas anilhas por baixo do avanço), isto porque pelo que sei "facilita" nas subidas e porque também quero dar um aspecto mais "racing" à bike. Nas descidas pelos vistos a história é outra, mas acredito que com o hábito não vou ter problemas.





Várias questões:

1- há problema em retirar as anilhas?
2- devo retirar as 2 ou só uma?
3- é preciso alterar a suspensão de alguma maneira, cortar o tubo por exemplo?
4- posso fazer isso em casa? Se sim, como devo fazer?

Posto isto também estou a pensar num avanço novo, para já estou estou inclinado para um Ritchey Carbon WCS 4 Axis. É uma boa escolha ou haverá algo muito melhor? E o que preciso de alterar na direcção para colocar esse avanço?


Desculpem a quantidade de perguntas, e desde já obrigado por qualquer ajuda.
 
#2
Boas. Não sei que suspensão tens, mas se pretendes um dia vender ou um dia trocar de quadro, aconselho a não cortares mais o tubo.
O que tu tens aí são 2 anilhas espaçadoras.
Como elas servem para isso mesmo, "preencher espaço", basta colocá-las por cima do avanço! Ou seja, desmontas a tampa, alivias os parafusos do avanço, e passas as anilhas para cima do avanço.
Não precisas de cortar nada.
O que podes e deves fazer é passar para já apenas uma para cima para veres como te sentes em termos de postura.
Se ainda assim achares que está alta, podes baixar o avanço.


Por outro lado, podes inverter o avanço o que a torna ainda mais agressiva, mas a "diferença" no corpo (vais mais esticado) depois sente-se.

Experimenta e vè como te dás.
Como te disse, não te aconselho a cortares mais o tubo da suspensão. Não merece a pena.
Trocares um avanço desses por um WCS pouco ou nenhum peso ganhas... por isso tb não me parece grande investimento...pelo que esse vai fazer bem o serviço dele para já.
 
#3
experimenta e ve como te sentes melhor...mas nao te fies apenas no aspecto, porque depois as costas é que pagam...deves colocar o conforto acima da beleza
 
#4
Primeiro faz um tuning ao q tens, assim não precisas gastar €.

Como o commendatore disse, tens aí 2 espaçadores ainda grandes, devias começar por passar um para a parte de cima do avanço e depois, se te sentires bem, passar o outro.
Se mesmo assim não sentires q estas na posição ideal, invertes o avanço
 
#5
Já pensei em colocar as anilhas por cima, mas já vi noutras bikes e não gosto do efeito, a minha ideia era mesmo retirá-las de vez. Ou seja, pelo que percebi retirar as anilhas só cortando a suspensão, certo? Quanto ao avanço invertido, talvez um dia lá mais para a frente... A questão do WCS tem a ver principalmente com a estética, sem dúvida que fica melhor que o que tenho neste momento. Para além disso também pretendo comprar um espigão e um guiador da mesma marca. Já pensei também na PZ Racing, que gosto bastante. Será melhor ou o menor preço implica menor qualidade?


(claro que primeiro vou colocar as anilhas por cima para ver como me sinto, e só depois se estiver tudo ok é que as retiro, se não volta tudo ao "normal")
 
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#7
tiras um espaçador viras o avanço ao contrario e metes o espaçador que retiras-te por cima...
se a ideia é baixar o guiador a meu ver devias começar por inverter o avanço!!
 
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#8
Pequena actualização:
Já inverti o avanço e coloquei uma das anilhas por cima. Fiz um pequeno "test drive" e não notei muito a diferença (embora andar 1 ou 2km seja diferente de andar 40 ou 50, aí sim é que vou perceber), para ser sincero a bike até me parece mais ágil e fácil de guiar. O que estou a pensar neste momento é tirar a anilha que ainda ficou por baixo (1cm) e colocar uma mais pequena (talvez 5mm). Parece que vou ter de cortar a suspensão, depois talvez coloque uma de 3mm por cima. O que acham?
 
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#9
Deixem-me aproveitar este tópico para colocar um problema relacionado com o guiador: quero tirar os punhos (Ritchey WCS esponja) para colocar outros, mas não há maneira de sairem, nem se mexem 1mm! Quando comprei os Bar Ends na loja, a vendedora perguntou-me se queria que os colocasse logo ali, que seria mais rápido e eficaz porque tinham uma "máquina" para isso. Bem, ao que parece a "máquina" apertou de tal maneira os punhos que não os consigo tirar. Haverá algo que possa fazer?
 
#10
Se queres um conselho, exprimenta melhor o avanco invertido, faz umas quantas saidas mais demoradas para teres a real noçao da melhor posicao.

Digo isto porque inverti o avanco da minha e tive que voltar á posicao normal porque em saidas mais longas causavame grande dores de costas.
 
#11
Para tirar os punho os truques mais fáceis são com um compressor potente ou com alcool.
Levantas uma ponta do punho com uma chave de fendas por exemplo, enfias lá a pistola do compressor e disparas enquanto puxas o punho, ou então metes alcool lá entre o punho e o guiador e tentas rodar e puxar o punho.

Quanto à altura do guiador, fizeste bem em inverter o avanço e retirar uma anilha, assim se achares muito agressivo voltas a virar o avanço como estava, se achares que ainda está muito alto passas a outra anilha também para cima e voltas a testar.
Pela foto a testa do quadro não parece baixa, a caixa de direcção é alta e a suspensão deve ser de 100mm, por isso mesmo sem anilhas não deve ficar exageradamente baixo o guiador.
 
#12
Jo@o, tudo o que fiz ainda é temporário, primeiro vou dar uma ou duas voltas "a sério", depois é que decido como fica.

FiCaçador, a suspensão é de 110mm. É como já disse, primeiro vou testar com umas voltas mais longas, depois sim faço as alterações permanentes.
 
#16
Mete uma chave de fendas nos punhos de maneira que abram um pouco, mete umas gotas de fairy e depois roda-os saem como manteiga pelo menos os meus assim foi e não se estragaram.
 
#17
Boas,
Como não tenho compressor, utilizo a bomba ar de pé dos pneus.
Coloco uma válvula (presta) na bomba ar, levanto um pouco o punho, coloco lá a válvula e depois dou-lhe um pouco de ar.

Cumps...
 
#18
Bem, depois de algum tempo parado, eis algumas actualizações:

Os teimosos punhos de esponja tiveram de sair à força, ou seja, foram cortados... Por enquanto voltei a colocar os de origem, mas espero receber uns novos brevemente. Quanto ao guiador, ontem (só ontem...) fui fazer o teste (40km, avanço invertido e uma das anilhas por cima) e para ser sincero a subir pareceu-me muito menos cansativo. Já a descer a frente parece estar muito mais leve, por enquanto ainda não tenho muita confiança, mas isso adquire-se com o tempo. Dor nas costas uma coisa mínima, quase nem se nota... agora não sei se é por ser uma dor fraca ou se é a dor que tenho no rabo por causa do maldito selim que me "abstrai" das outras...