"Baixar a frente da bicicleta"

sacramento

New Member
O que se passa é o seguinte, na minha bicicleta tinha uma suspensão com 70mm de curso e a semana passada comprei uma suspensão nova visto que a que tinha em termos efectivos ja só tinha aí 30mm de curso... e a minha escolha foi para a Marzocchi Marathon SL. Mas agora deparo-me com um problema, fiquei com a frente da bicicleta muito alta, mais 50mm, então na montagem da mesma tive o cuidado de reitrar todas as anilhas por baixo do avanço e reduzi o seu curso para 100mm, o que minimizou o problema mas em contrapartida retirou-me alguma sensiblidade a pequenos impactos porque tenho a pressão máxima na câmara negativa! Agora tou a pensar em dar mais 10 mm de curso mas em contrapartida pôr mais SAG, acham que minimiza o meu problema ou fico na mesma??
Já pensei também em colocar um avanço a 0º e um guiador raso para deslocar o centro de massa da bicicleta para a frente, mas devido à infinidade de afinações que esta suspensão permite gostava de alterar as afinações para resolver o meu problema mas sem perder algumas qualidades da mesma...
Gostava de ouvir a vossa opinião sobre este assunto.
Boas pedaladas
 

vig@s

New Member
nas afinações da susp. receio não te poder ajudar (se fosse uma SID..) mas pelo que sei e penso que se aplique a todas as "não inteligentes" tem de haver sempre algum SAG definido pelo fabricante que nunca ultrapassa os 15/20% do curso, precisamente para proporcionar a tal sensibilidade...

quanto ao avanço e antes de comprares outro porque não experimentas montar o que tens na posição invertida? ou tem um ângulo muito acentuado e fica demasiado "cannondale"..?

o guiador recto também é uma boa opção e por 15€ consegues minimizar o problema (Pro, BBB, etc.) ou se tiveres quem te possa emprestar algum ficas logo a saber, mas se alteras o curso com mais 10mm volta tudo ao mesmo...

vendo assim as coisas nem parece muito complicado, mas pequenas afinações fazem uma diferença abismal e 10mm são 1 mundo...

hasta :cheers:
 

P.M.

Member
avanço e reduzi o seu curso para 100mm, o que minimizou o problema mas em contrapartida retirou-me alguma sensiblidade a pequenos impactos porque tenho a pressão máxima na câmara negativa! Agora tou a pensar em dar mais 10 mm de curso mas em contrapartida pôr mais SAG, acham que minimiza o meu problema ou fico na mesma??

E compensar com a camara positiva? Acho estranho é teres a camara negativa no máximo da pressão.
Presumo que a susp. seja uma Marathon Sl de 2005, com 100-120mm.
Se bem me recordo o curso era influenciado pela camara negativa, mas esta também têm influencia (ajusta) a compressão (e sensibilidade aos impactos) da suspenção.
Para teres 100mm é mesmo necessário ter a pressão no máximo???
O sag é influenciado pela camara positiva. Mais pressão, mais resistência, menos sag...

Pedro
 

sacramento

New Member
O avanço que tenho é a 10º tb já pensei em virá-lo mas acho que esteticamente não fica muito bem... mas vou experimentar.
Sim , a suspenção é a marathon sl de 2005 e para ter o curso nos 100mm tenho mesmo de ter a câmara negativa no máximo porque se não andar assim a 100mm a bicicleta levanta excessivamente a frente em subidas mais inclinadas, e quando a bloqueio ainda fica pior porque depois "perco" os 15mm de sag e a suspensão fica mais alta.
 
Top