Back to black: on one 456

PedroTenreiro

Active Member
Aqui fica a análise á minha nova montada.
Iniciei-me no mundo do BTT "mais a sério" nos finais de 2010 tendo então adquirido uma Giant Yukon disc que ainda se conserva aqui em casa, sendo agora propriedade do meu irmão mais novo.
Como a paixão pela modalidade foi crescendo, senti a necessidade de adquirir uma máquina melhorzinha já que, a Yukon é o modelo mais baixo da Giant.

Um dia, ao vasculhar no site de uma conhecida loja de bicicletas de Viseu, deparei-me com um quadro BH Expert TS em segunda mão, a um preço bem simpático, já com uma caixa de direcção FSA de rolamentos selados e um espigão de selim Thomson Elite e nem pensei muito. No dia seguinte tinha-o em casa...
Assim começou a montagem da "Carmen" e que me levou a uma pesquisa intensiva de componentes principalmente por essa Internet fora (nomeadamente no mercado de usados), tendo sido feita ao sabor dos €€€´s. Esta montagem fez-se a partir daquilo a que se chama de "bons negócios".
Comprando uma bicicleta já montada ficar-me-ia mais em conta, mas de certeza absoluta que não me daria tanto prazer e não ficaria ao meu gosto.

--> Algumas fotos:

Aqui ainda em estado muitíssimo embrionário:



Uploaded with ImageShack.us

Aqui, já uma "mulher feita" no dia em que findou o processo de montagem:



Uploaded with ImageShack.us

Aqui já no terreno (literalmente) - e depois do 1º Passeio BTT dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho - com uma pequena e discreta modificação estética (anilhas de direcção) que em minha opinião a favoreceu imenso:



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

Conta com cerca de 11,65kg, o que considero um peso agradável, facto assinalável já que a montagem se pautou pelo equilíbrio geral dos componentes e não teve como objectivo um peso reduzido.
Equilíbrio, é mesmo a palavra que escolheria se tivesse de a definir...

--> Lista de componentes:

Quadro: BH Expert TS, tam. L
Rodas: Fulcrum Red Metal 10 - -» Shimano Deore XT
Suspensão: Rock Shox Recon SL solo air
Desviadores FR/TR: SRAM X5/ SRAM X7 - -» SRAM X9
Shifters: SRAM X7 - -» SRAM X9
Travões: Avid Juicy 5 + discos Avid G2 - -» Avid Elixir 3 + discos Avid G2
Pedaleira: Shimano Deore M590 - -» Shimano SLX
Avanço: BBB Mountaindrive
Guiador: BBB Topbar - -» Trigon carbono
Espigão: Thomson Elite seatback 27.2 - -» FSA SL-K carbono
Caixa de direcção: FSA 36 cartridge
Selim: Selle Italia Q-bik
Pneus: Maxxis Rendez kevlar 2.10 - » Kenda Karma "arame" 2.0
Pedais: Shimano M540

--> Análise de alguns componentes:

Quadro - É um tamanho L, mas as medidas dos tubos são iguais (sem tirar nem por) ás do meu Yukon que é um tamanho M. É bastante leve (pouco mais de 1,5kg) e tem uma geometria que garante um bom compromisso entre o conforto e a eficácia. Sinto-me bem mais confortável neste que no Giant. Tenho pouco mais de 100km feitos nele e ainda não sei o que é uma dor de costas, algo que no Giant era recorrente.
Além disso, é um quadro bastante discreto e gosto particularmente desse aspecto.

Rodas - Comprei-as essencialmente por terem sido um bom negócio em relação as RM5 e pela rapidez de entrega. Não sendo pesadas, não são propriamente leves, cifrando-se abaixo dos 2kg, segundo dados do construtor. Até agora não tenho nada a dizer da sua resistência já que ainda não me falharam...
Quanto ao aspecto estético, acho-as divinais.

Suspensão - Este componente foi, provavelmente, o melhor negócio que fiz nesta montagem e é a prova que no mercado de "usados" se fazem excelentes negócios.
As aspas usadas acima, não estão lá por acaso... é que esta suspensão estava nova, isto é, nunca tinha tido uso: foi apenas desmontada de uma outra bicicleta e posta a venda. Ficou-me mais barata cerca de 50€ que aquela que desde sempre tinha escolhido: a Epicon.
Lê muito bem o terreno, dá bastante conforto e confiança nas descidas e, com o tubo por cortar, pesava 1,870g. Vem com pop lock que se revela uma ferramenta muito prática no bloqueio e desbloqueio da suspensão.

Desviadores/shifters: Vinha de um conjunto Deore com shifters alivio de 8v, pelo que a comparação é um pouco injusta. Sobre o conjunto SRAM, tenho a realçar a suavidade e precisão. Nunca experimentei SLX, mas estou a gostar muitíssimo deste conjunto. Tenho a referir uma desafinação do desviador traseiro, derivada de uma queda.
Já foi afinado e, até ver, está a 100%.

Pedaleiro: Não tenho grande coisa a dizer... Das melhores compras que se podem fazer em termos de relação qualidade/preço

Travões: Mais uma vez, nada a dizer... A qualidade a que a Avid já nos habituou. Potencia e linearidade na travagem.

Pneus: Excelentes para o inverno. Bom grip e bom controlo. Não tão boa capacidade para rolar. Serão trocados daqui a uns tempos por uns mais apto a tempo seco, e guardados para o próximo inverno.

E feita está assim esta curta análise da Carmencita.
Espero que gostem, já que eu gosto muito dela. :)
Cumps;)
 
Last edited:

Marco Nunes

Active Member
Boas.
A bike está muito porreira. Espero que te divirtas á brava com a menina (bike) :yeah:.

Fica bem e boas pedaladas.
 
Bela Montagem, quando é se faz uma montagem de raiz como neste caso, dá um gozo enorme a escolha dos componentes.
Boa análise, vai mantendo actualizado com o passar dos Kms.

Parabens pela Carmen ;)

Cumps
 

luis biclas

Elos Rápidos
Pensei que nunca ia ver um topico dessa maquina por aqui.:tungas:
Esta muito fixe, só não gosto do aspecto do recuo do espigão.
 

PedroTenreiro

Active Member
Obrigado a todos pelas opiniões.

Enquanto este mau tempo durar, vai ficar encostada na garagem a espera de melhores dias.
Quanto a alterações, para já só material de desgaste, já que é um investimento ainda recente. Mas tenho a noção que há material melhorável, quer em qualidade quer em peso. Mas como disse, a menos que algum componente se avarie vai ficar assim, pelo menos, até ao ano que vem.

Neste momento estou apenas a considerar a compra de uns bar-ends e a tal questão dos pneus para tempo seco, ou algo mais allrounder, de forma a guardar os Rendez para o inverno. Alguma sugestão? Estava a pensar nos Larsen TT ou Rocket Ron.

A "alteração" mais urgente, é o suporte do meu Sigma que tem os fios descarnados e já não transmite informações para o ecran. lol
 

PedroTenreiro

Active Member
No futuro estou a pensar em oferecer a Carmen umas lantejoulas vermelhas (apertos parafusos, etc.). O que me dizem? Acham que lhe vai assentar bem ou faço melhor deixa-la como está?
 

PedroTenreiro

Active Member
No passado sábado, notei um barulho nada agradável na roda traseira da Carmen. Fiquei preocupado pois temi que fosse um rolamento gripado ou qlq coisa do género. Mas não... era ela a pedir que acabasse com o jejum de subidas e descidas, terra, lama, pó etc. motivado pelo clima que se fez sentir.
Hoje lá lhe (e "me") fiz a vontade e acabou o queixume.

Sábado:
http://www.youtube.com/watch?v=5JeL0cHOSY0

Hoje:
http://www.youtube.com/watch?v=pQukE9iFR9g
 
Top