Avanço regulável

TerraVerde4x4

New Member
Boa noite.
Alguém aqui utiliza um avanço ajustável? Estou a pensar em comprar um para poder alternar entre fazer monte e fazer "cross country" confortavelmente e gostava de ter feedback sobre este material. Assim, sem muito trabalho, dá para alterar a posição de pedalada para aquilo que pretendo fazer. Inverter o meu avanço não me deixa minimamente próximo da posição para xc.
Cumprimentos
 

Joseelias

Well-Known Member
Tens aqui três problemas. Um é a questão da resistência dos encaixes e retenção da posição se for usado em terreno mais acidentado e com andamentos mais agressivos. Outro, é que cada vez que regulares o avanço vais ter que alterar a posição do guiador pois com o avanço plano o guiador fica numa posição, mas se o elevares o guiador ficará inclinado para trás. E o terceiro é a durabilidade dos parafusos e roscas com o constante aperto e desaperto.

Em termos de resistência tenho ideia que o da Rtchey até está apto para XC, mas tenho quase a certeza que não admite mais que isso. Há ainda outras marcas como a BBB e a Kalloy que também têm avanços reguláveis mas não sei se são sequer aptos para Btt/XC.

Já há muito que andei a ver uma solução dessas e não me recordo com precisão, mas é algo que deve de ser visto com muito cuidado. Uma falha no avanço pode ter consequências gravíssimas para a saúde e mesmo para a vida.
 

TerraVerde4x4

New Member
Boa tarde.

Já estive a ver na web e inclusivamente a ver alguns comentários nestes tipos de avanços. De facto, o principal problema é o da fixação no local da rotação. Ganham folgas, pequenas mas o suficiente para deixar a condução desconfortável. Sobretudo em bicicletas que requeiram esforço de tração no guiador ao pedalar, o que é o meu caso. Assim sendo, penso optar por um avanço normal mais curto e com inclinação a 45 graus. Terei mais trabalho a alternar, alternarei menos vezes. Terei de decidir o que vou fazer em cada "temporada" nas voltas, se é mais monte ou xc, para evitar andar sempre a trocar o avanço. Também um bocado de Monte com avanço a 45graus ou xc com avanço a 6 graus não deve de matar ninguém :)
Obrigado pelo feedback.
Cumprimentos
 
Top