Avanço e guiador 25,4 em 29er

#1
Bom dia

Tenho um Avanço e guiador 25,4 que queria montar na minha 29, pelo peso reduzido e pela estética tb, há algum inconveniente? Todas as 29 que vejo vêm com 31,6...
 

edununo

Well-Known Member
#2
Qual é a largura desse guiador? Desse ser estreito.
Como as 29er utilizam guiadores largos, um com apenas 25.4mm seria muito pouco robusto. Além disso, devido ao maior efeito de alavanca de um guiador largo, ainda mais stress iria causar no próprio avanço.
 

Joseelias

Well-Known Member
#3
Penso que a maior questão será o comprimento que esse guiador terá para se usar numa 29 já que por norma os guiadores 25.4 são estreitos. No passado chegava a vir com 52cm. Do que vejo essas bicicletas vêm com guiadores "monstros" de mais de 70cm e isso acontece por várias razões.

A roda 29 é bastante grande e tem mais inércia que a tradicional roda 26 criando mais resistência na direcção. Um guiador maior cria uma alavanca maior aligeirando o trabalho.

Além disso, os avanços curtos que se usam hoje em dia criam uma direcção mais directa e um guiador curto pode tornar a frente mais brusca instável. O guiador largo tráz estabilidade à frente da bicicleta..

Por fim, a maior abertura de braços num guiador largo permite descomprimir a caixa torácica o que aumenta a resistência/rendimento do Bttista.

Se o teu guiador for comprido, não vejo desvantagens de maior em o usares numa 29. Se for estreito, o que disse acima já se pode aplicar em maior ou menor medida.

De resto, se o guiador já tiver uns anos e muito uso pode ainda colocar-se outra questão que é a resistência, em particular se foi sujeito a uso mais puxado. No passado dizia-se que os guiadores deviam de ser substituídos a cada dois anos pois o alumínio sofre de fadiga e pode sofrer uma falha catastrófica. Ainda mais se sofreram quedas violentas. O carbono penso que é igual. Com as novas ligas não sei se isso se continua a aplicar, mas para quem é mais cauteloso pode ser um ponto a considerar.