Assalto ao Caramulinho

visiense

Member
No passado dia 3 de Abril, dois maluquinhos saíram de suas casas para enfrentar um dia de chuva e frio e subir ao Caramulinho.

O desafio estava marcado há já algum tempo, e a ansiedade pela chegada do dia ía aumentando! Com o chegar do dia, ía vigiando o site da metereologia, para ver se não nos pregavam nenhuma surpresa. A esperança era a última a morrer, e como quase todos os dias a previsão mudava, quando um dia antes dizia que íam cair apenas algum pinguitos, fiquei descansado. Chegado o dia, acordo às 6 da matina, e... chuva! E mais chuva!!!! O meu sogro, que estava um pouco adoentado, muito sensatamente voltou, com muita pena, para a caminha quentinha. E lá fui eu a pedalar ter com o meu amigo Morgado á ortunda do Viso em Viseu. Nessa altura, o tempo parecia querer melhorar, e já pensava que o meu sogro tinha feito mal. Mal sabia eu... À saída de Viseu caiu um temporal tão grande que em 3 minutos, e apesar dos impermeáveis, estavamos encharcados de ponta a ponta... Mas nada de desistir, e continuamos.

Continuámos por Figueiró, Torredeita, Caparrosa e começámos a subida em Santiago de Besteiros. Aí, foram dois quilómetros para matar um gajo, com uma subida com uma inclinação brutal... Mas chegando à estrada de Campo de Besteiros para o Caramulo, a inclinação baixou, e seguindo o nosso ritmo, chegou-se com alguma "facilidade" ao objectivo principal, o Caramulinho! E claro, como não podia deixar de ser, tirámos algumas fotos da praxe lá em cima junto ao marco geodésico, onde fazia um autêntico temporal de vento.

Morgado.
0img048.jpg


0img052.jpg


0img051.jpg


Eu
0img053.jpg


0img049.jpg


O objectivo
0img054.jpg


Na descida para começarmos outra vez a pedalar, começou então o "inferno", com granizo e vento forte à mistura! Ainda sinto as picadas na cara! lol Quando começámos a descida, encharcados como estavámos, o frio começou a incomodar bastante, pois já nem sentia os dedos das mãos, mas inicialmente nem sentimos muitos, pois parámos logo passados 2 km para a nossa merenda.

0img055.jpg

Não podia faltar a chouriça, a broa e a boa da vinhaça!!! :)

0img057.jpg


0img056.jpg


A partir daí, a parte supostamente boa da viagem, a descida, tornou-se uma daquelas experiências que não quero voltar a repetir, tal foi o frio e o gelo sentido em todo o corpo, especialmente nas mãos!

Depois de sairmos do caramulo, o Sol começou a brilhar, e quando chegámos a Viseu, estavámos sequinhos, com 96km e 2200 de acumulado nas pernas, e felizes da vida!

Venham mais!
 

visiense

Member
Lol. É verdade! Mas este foi ao Caramulinho! ;-)

No ano passado ainda estive para ir, mas acabei por não poder. Mas acompanhei com interesse, e tenciono no próximo ano ir, até porque também gostava de fazer a subida por mato.
 

visiense

Member
Para o ano acompanho-vos!

De qualquer maneira, foi um bom desafio, pois nunca tinha subido o Caramulo. Apenas não digo que foi a minha maior subida, pois essa ainda é a do Uphill de São Pedro do Sul à Coelheira!
 

cagaréu

New Member
Para o ano não! este ano já e podes incorporar as tropas de Mortágua ou Tondela que são as mais proximas de Viseu :yeah:
 

visiense

Member
Pois, para o ano é já este ano! É o hábito... Como sou professor, ando sempre orientado pelos anos lectivos e não civis! lol
 
tb já lá fui com a Maria...

Foto Report – Manel e Maria, Caramulo, Ataque aos moinhos de vento - http://www.forumbtt.net/showthread.php/12741-[Foto-Report]-Caramulo-Ataque-aos-moinhos-de-vento
Foto Report – Manel e Maria, Caramulo, Caramulinho - http://www.forumbtt.net/showthread.php/9681-[Relax]-Subida-ao-Caramulinho
Foto Report – Manel e Maria, Caramulo, Cabeço de Neve - http://www.forumbtt.net/showthread.php/9682-[Relax]-Subida-ao-Cabeo-de-Neve-Caramulo

Este ano fomos para alfandega da fé... Foto Report – Manel e Maria - Azibo - http://www.forumbtt.net/showthread.php/21224-[Foto-Report]-Manel-Maria-rolam-no-Azibo-!
 
Olá Olá!
pois é... que grande aventura!
e eu sou o outro maluquinho que num dia de chuva também já ansiava por fazer novamente esta subida à bela Serra do Caramulo!

Lá fui eu e o amigo Filipe ("Visiense"), ainda tentamos estender os convites a mais pessoal, mas cedo fomos ouvindo algumas desistências lololol Não foi problema! tínhamos hora e ponto de encontro marcado... o caminho estava a nossa espera e o Caramulinho a bradar pela nossa presença lá no alto!

De facto, a serra do Caramulo tem muito para descobrir e no fundo aqui tão perto, merecia sem duvida um "assalto" à maneira! Quer fizesse sol, chuva, neve... o Caramulinho naquele dia era para conquistar!!!:p estava destinado! ;) nada havia a fazer... excepto pedalar e fazer um bom passeio/treino! :D

Fizemos um percurso novo para os dois "compinchas de pedalada", Viseu - Torredeita - Boa Aldeia - Caparrosa - Santiago de Besteiros - Caramulo - Caramulinho (ida e volta).

Saímos de Viseu... uma bela molha lolol para animar o pessoal! pés molhados logo à partida, mas como iam a pedalar lá iam quentes! Descer um pouco até Torredeita... na aproximação a Boa Aldeia... denota-se logo com a vista fenomenal da Serra do Caramulo... majestosa... imponente... ali, mesmo à nossa frente!

Até chegarmos a serra desfrutamos de belas paisagens mesmo por estrada... junto a encosta da serra, sabíamos que ali logo ao lado estava o desafio e que a qualquer momento, virávamos à direita e seria sempre a subir! entretanto fomos contornando a encosta de modo a tomar-lhe o gosto! estrada bem rolante, umas subiditas para se aquecer o músculos! muito porreiro! :p

Rapidamente chegamos à fonte junto à igreja de Santiago de Besteiros (fizemos uma pequena paragem para retemperar forças e petiscar algo para gastar na subida lolol), seria aí o momento do supremo ataque à serra! Viragem à direita! e... sempre a subir! que fixe! :p depois de termos feito uns quilómetros para aquecer, queríamos e tínhamos o objectivo de fazer esta subida a bom ritmo (também como forma de treino)! :)

Na parte inicial com uma inclinação acentuada e a fazer transpirar, depois apanhamos a estrada que vem de Campo de Besteiros e aí foi marcar um ritmo constante de subida até ao Caramulo! junto ao museu de automóveis antigos e ao hotel do Caramulo, ainda demos indicações a turistas que nos pediram informações lololol (mas no fundo nós tb éramos turistas!) e lá continuamos a subida até ao Caramulinho, nesta fase a inclinação de subida aumentou um pouco, bem como o estado do tempo... nevoeiro... mais frio... mas nada nos fazia parar e lá chegamos junto ao Caramulinho!!!! ehehe

Subimos ao ponto mais alto e tiramos algumas fotos para mais tarde recordar! foi pena o nevoeiro... pois as fotos seriam ainda melhores! pronto, retira-se a conclusão: significa que temos de lá voltar outra vez!!!!!!!! :p :p;)
Depois de deixarmos o Caramulinho, antes de chegarmos ao Caramulo, ainda passamos pelo local chamado "Cabeça do Snoopy" (o raio da pedra parece mesmo a cabeça do snoopy!):)

Depois continuamos a descida e de facto não foi nada fácil... o frio, o vento e granizo que se apanhou estavam a tornar a descida algo muito complicado!Mas com alguma calma e espírito de sacrifício conseguimos o objectivo!

Pelo meio ainda estacionamos numa daquelas paragens dos autocarros para servir de abrigo e de repasto! sim, parecia uma tasca mesmo! com direito a chouriça, broa, vinho tinto e fruta! :p:cool: (felizmente não apanhamos nenhuma operação STOP lololol (nada disso, tudo com devida moderação)). ;)

Restava-nos o caminho de regresso e as recordações desta bela subida! agora a serra do Caramulo já estava para trás, mas as paisagens com belos ribeiros e pastagens verdejantes eram sem duvida motivo de orgulho deste belo passeio!

Foi um belo passeio! muito fixe! mesmo como era de prever e superou as expectativas!!! num convívio sempre agradável!

Ainda falta ir ao Cabeço da Neve e à praia fluvial de São João do Monte (com direito a dar um mergulho!)... aí está o fundamento para uma próximo assalto e efectiva conquista da Serra do Caramulo... sempre imponente no coração da Beira Alta!!!

Boas pedaladas! :cool:

Cumps,
Pedro
 

visiense

Member
Olá Morgado. Bela descrição! Ainda havemos de lá voltar, por estrada ou por terra, o Caramulinho vai ser nosso outra vez!!!!!

Quanto às indicações aos turistas, mais valia ter estado calado! lol

Ab
 
Viva!
Sim, claro que sim! por estrada ou por terra! Com sol, chuva, neve... fazem-se na serra do Caramulo uns belos passeios/treinos! :p
E estes eventos referidos pelos grupos tb merecem a nossa espreitadela para futuras participações! ;)

eheh ...em relação aos turistas... tb ainda houve um que nos pediu um cigarrito!! eheheheh (mas não foi possivel partilhar pois não é material recomendado para pessoal que queira subir a serra de bike), menos mal... pelo menos não nos assaltaram a merenda!! :cool::p

Ab,
Pedro
 
a seguir ao hotel... começas a subir uns 3 ou 4 km... tem uma subida a pique em alcatrão... sobes, depois é o trilho das éolicas e vens sair a meio da serra cá abaixo... fiz isso com a "maria"... se forem ao cabeço de neve depois venham por lá em vez de irem pelo alcatrao ;o)

www.aventurasdopedal.tk
 
(...)
Ainda falta ir ao Cabeço da Neve e à praia fluvial de São João do Monte (com direito a dar um mergulho!)... aí está o fundamento para uma próximo assalto e efectiva conquista da Serra do Caramulo... sempre imponente no coração da Beira Alta!!!

Boas pedaladas! :cool:

Cumps,
Pedro

Viva!
Como tinha referido anteriormente sobre futuras aventuras/conquistas.... cá está o relato de uma cronica com direito ao dito mergulho na praia fluvial de São João do Monte...: AQUI
Mas este mergulho pode ser repetido N vezes... sem qualquer problema! basta se combinar e lá se vai mais um mergulho! ;)
 
Top