Arruda-Montejunto-Arruda

RPires

Member
Abri aqui este "cantinho" para se fazer o rescaldo do passeio em autonomia de hoje.

Farei o meu rescaldo mais tarde, pois ainda nem sequer lavei e arrumei o material!

O que me trouxe aqui de imediato, foi para perguntar se alguém achou uns óculos da Shimano, pois perdi-os nos trilhos ainda antes de começar a subir Montejunto.
O modelo é o Equinox, são cinzentos e estão com lentes transparentes.

Se alguém os encontrou, pedia para entrar em contacto comigo para o 919071503 ou através do e-mail: rpires66@gmail.com

Fico agradecido!


Desejo tb as melhoras ao companheiro que foi evacuado pelos bombeiros, que tudo corra pelo melhor. Infelizmente há dias assim...


Boas pedaladas!


Ps: Agora com mais tempo, aqui vai o meu pequeno rescaldo.

Em primeiro agradecer aos mentores do evento, pois faz falta mais eventos com cariz de partilha, onde o lucro fica de parte. Ganhamos todos!
Quanto ao percurso, diria que não me agradou de todo, embora reconheça no mesmo muitos bons trilhos. Diria que se tivesse decorrido lá mais para a frente, com terreno seco, ai sim, teria todas as condições para surpreender, agora com toda esta "papa" e várias zonas de "cola", torna-se aborrecido.
A descida e Montejunto, embora bastante bonita, também não me agradou de todo e até achei despropositada, tomando em conta que grande parte do pessoal, se não mesmo todos, percorreram-na de bike à mão e mesmo assim, alguns com bastante dificuldade como pude constatar.
Em relação ao alcatrão, que foi algum, percebo a opção se levarmos em linha de conta o estado do terreno, de outra forma, mais um ponto a rever na minha opinião.
Em termos de participação, achei porreiro! muita malta e bem disposta como se pretende.
Ao pessoal que me acompanhou, o meu obrigado!
 
Last edited:

jrod

New Member
Em primeiro lugar deixo aqui a informação de que o companheiro que sofreu uma queda na descida de Montejunto, já se encontra em casa.
Não tem nada partido mas tem o corpinho bastante dorido.
As melhoras companheiro.
Powerranger
 
Last edited:

saca-rolhas

New Member
Em primeiro lugar, parabéns aos "organizadores/promotores" deste encontro. Estava presente mais gente que em muitos passeios, provas ou Maratonas que tenho ido.

Na minha opinião, não de principiante, mas de iniciado no mundo dos "passeios" de BTT, é de que o percurso da a descida depois das antenas de Montejunto não foi uma escolha feliz. Tem um nível técnico exagerado para 90% (e, em alguns casos 100%) dos participantes. Nos vários grupos que fui acompanhando (por falta de GPS) fizeram-se várias centenas de metros de bike às costas. Se adicionarmos a inevitável lama, houve fases que se tornaram pouco divertidas e até algo chatas o que penso não ser o objectivo deste tipo de eventos.

Como referi é apenas a minha opinião e reitero as felicitações aos responsáveis pela iniciativa.

Boas pedaladas! e boa recuperação aos lesionados, felizmente sem gravidade, e extremamente cansados!
 

nunomjorge

New Member
Boas.

Foi a 2ª vez que fiz esta "clássica", mas acho que não vou repetir. Foi só alcatrão!! Sem exagerar, 50 a 60% do percurso foi em alcatrão. Fazer metade da subida do Montejunto em alcatrão, ao lado dos ciclistas de estrada que por lá andavam. Surreal!
E aquela descida. Super perigosa. Ideal para o pessoal do Freeride, não para nós, pessoal das maratonas e passeios. De certeza que existem dezenas e dezenas de trilhos altamente pela serra, e nós a andar no alcatrão.
 

e-m@gica

New Member
Olá

foi a primeira vez que participei neste evento.

o que gostei mais foi do espírito entre os bttistas...simpatia, companheirismo...e da comidinha que a motoreis providenciou aos bttistas no topo do monte :) MUITO OBRIGADA!!

o que gostei mais ou menos foi a oportunidade de brindar os meus olhos com aquela paisagem maravilhosa!! que no entanto trouxe vários kms de caminhada, o que é o que mais me aborrece (andar a pé). Portanto, a paisagem foi optima, massssss aquele percurso não se adequava nada aos praticantes de btt...foi muito chato

o que não gostei, da conta que vou ter de pagar para me porem a bike em ordem...:S

Enfim, quem me conhece já sabe que o meu balanço é sempre positivo, porque na verdade adoro todas as experiências que tenho, desde que seja BTT e no fim chegue a casa sã e salva :)

Espero que todos tenham, tal como eu, tido uma experiência agradável e tenham chegado sãos e salvos a casa :)

até breve
pessoal do mega craque 3ª feira lá estamos a bombar no schwinn mais uma vez ;)
 

PauloCoutinho

New Member
Boas.

Eu estive lá pela 1ª vez e gostei muito de conhecer a zona.
Montejunto tem para ali trilhos muito bons.

Também achei que foi demasiado alcatrão mas penso que a organização fez isso devido aos trilhos se encontrarem com bastante lama e assim tornar a coisa um pouco ciclavel.
Aquele trilho a descer as antenas...fantástico. É verdade que se teve de fazer algumas partes com a bike às costas mas o que se fez na bike (e ainda foi bastante)...fantástico, envolvente, nível dificuldade...tudo, muito bom, mas como já disseram era muito perigoso. E os que vieram de seguida também muito bons, pena a muita lama que existia mas o BTT é isto mesmo.

Resumindo, este é para repetir com tempo mais quente para secar os trilhos e aí sim deve ser muito bom.

As melhoras aos acidentados e que recuperem rápido.

Parabéns à organização pelo esforço e pelos banhos.

Mais uma coisa.

Encontrei umas chaves de um Ford junto à placa sinalizadora de Montejunto.

Contatem-me por PM para a devolução.
 

Meninho

New Member
Boas pessoal,

em relação ao Arruda-Montejunto-Arruda nem vou comentar acho incrivel como é que alguem

que diz andar de BIKE traça um passeio assim!!!

Para mim e após tanto tempo de paragem valeu pelo convivio com pessoal Amigo e sempre bem disposto

e pelo treino de acumulado de subida, fui com 2 objectivos treinar e tentar não fazer que alguem tivesse que esperar por mim,

este ultimo aconteceu só a 5Kms do final quando furei, agradeço desde já aos 2 colegas que me desenrascaram

e aos outros colegas que esperaram mais á frente.

Não querendo individualizar fica UM GRANDE OBRIGADO A TODO O GRUPO PELO ESPIRITO DE CAMARADAGEM.

Agora cito o Borges..............TREINEM MUITO!!!
 
O pessoal nunca está satisfeito. Se se vai por estrada, refilam que é muito alcatrão, quando se vai por terra, refilam que tem lama, no restante, refilam que vão a pé e é difícil… :hmmm: :tungas:

Quanto ao pessoal da organização o meu muito obrigado pelas laranjas. Enganado pelos apenas 60 Km, não levei muita comida e aos 50 Km se não fossem as 2 laranjas que tinha trazido do alto do Montejunto, tinha-me custado muito os últimos km. Ia a morrer e estas, e mais uma barra, ajudaram e muito.

Tiveram o trabalho, e a despesa, de levar comida e bolos ( estes já não haviam quando cheguei ao alto do Montejunto ), para aquele pessoal comer. E uns levarem a comida e os outros a vontade de comer não é partilha, é carolice e muito boa vontade dos primeiros. :yeah:

Já é a terceira vez que faço o Arruda Montejunto, e muito sinceramente acho que deviam avançar o evento uns dois meses para se apanhar o terreno em melhor estado. Passamos em sítios bem porreiros, só foi pena a lama para partir as pernas, custa o dobro avançar.

Da próxima vez que for vou fazer o que fiz na penúltima participação, descer por alcatrão, é muito mais seguro…

Esperemos agora pelo Arruda Atlântico!
 

Remi

New Member
O ano passado não consegui ir mas este ano voltei à Arruda, e já tinha saudades!

Infelizmente esqueci-me dos sapatos e à última hora tive de votar a casa para os ir buscar :( ... eu e o amigo Jorge que me acompanhava só conseguimos arrancar às 9h15 e fomos em bom ritmo a ver se apanhávamos o resto dos nossos amigos mais à frente.

Para nós perdeu-se o convívio da manhã e do arranque, mas fora isso e alguma lama mais teimosa em alguns pontos, gostei bastante desta volta ... acabou por ser um treino ao sprint, heheh ... o nosso ritmo foi sempre bem vivo.

Obrigado aos Saloios por manterem esta tradição, obrigado pela carolisse de fazerem estes passeios inteiramente à vossa despesa para levarem amigos à vossa terra, o btt precisa é de mais malta como vocês. Um grande abraço e até ao próximo!

Remi
 

JCSC

Member
Eu fui pela primeira vez e gostei, foi um bom empeno depois da boa vida dos ultimos 2 meses em cima da bicicleta.

Muita lama e o ambiente era porreiro. Acabei as 16h30 e revi algumas caras conhecidas.

Acabei ja com poucas energias, pois estranhamente os cafes da aldeia depois de Montejunto nao tinham sandes, teve de marchar um mil-folhas ehhehe.

O meu amigo Tiago esqueceu-se de uma bolsa de selim na lavagem das bikes junto aos Bombeiros Voluntarios da Arruda, se alguem encontrou contacte tiagodominguez@gmail.com e já agora tambem perdi a minha pulseira LIVESTRONG

Obrigado pelas laranjas, banho de agua quente e simpatia aos "organizadores", quanto aos que ficaram chateados com o percurso a lama etc... acho que eles devolvem o dinheiro da inscricao...


Ja me esquecia, obrigado ao senhor que antes da subida para Montejunto disponibilizou a maquina de pressao para lavagem das bicicletas e abastecimento de agua e mangueira para lavagem.
 

RTC

Super Moderador
Foi a minha 3ª vez em Arruda e foi o ano que menos gostei em termos de percurso. Mas gostei de ver muita gente presente na partida na praça e isso é sempre bom.
Convidei um amigo para me acompanhar pela 1ª vez mas não foi a melhor estreia para ele, pois partiu o dropout a subir Montejunto e a volta dele ficou por ali. Obrigado ao David Inácio do Nucleo Bike por lhe dar boleia até Arruda.

Continuei mais um amigo até Arruda e à excepção de parte da descida de Montejunto, o regresso foi bem escolhido e com a companhia do sol ainda se fez melhor.

Lamento que haja pessoas ainda que, mesmo num passeio, atirei os geis e barras para o chão. Se não for inadvertido, não consigo compreender tamanha estupidez. Mas ao que ouvi dizer, muita gente não encara aquilo como mero treino ou passeio.
Não pude deixar de rir quando nos balneários me perguntam "se foi o Gamito que ganhou?" :confused:
 

PauloCoutinho

New Member
Lamento que haja pessoas ainda que, mesmo num passeio, atirei os geis e barras para o chão. Se não for inadvertido, não consigo compreender tamanha estupidez.

Também constatei essa situação e também na altura enquanto pedalava lá ia a pensar que era uma tristeza...mas enfim, a boa educação e o civismo, infelizmente não faz parte do vocabulário de muita gente.

Não pude deixar de rir quando nos balneários me perguntam "se foi o Gamito que ganhou?" :confused:

Realmente é muito cómico.

Já agora quem tiver fotos faça favor de disponibilizar links ;)
 

rvintem

New Member
Antes de mais nada, parabéns e obrigado ao pessoal que organizou a volta! Voltas gratuitas, com banhos, abastecimentos e mais de 100 ou 200 pessoas são sempre um sucesso, e os reparos que se possam fazer só podem ser construtivos!

Foi a minha primeira vez nesta volta, fui com um grupo porreiro e foi divertido...no entanto, penso que foi demasiado duro. Provavelmente há pessoal que prefere assim, mas havia muitos trilhos não-cicláveis que tínhamos de levar a bike às costas...e depois de andar a moer nas subidas, ter de acartar a bike às costas nas descidas é violento :p Ainda agora deve andar por lá pessoal a arrastar as rodas :p

A lama faz parte, é mais uma dificuldade mas lá está...é BTT...

De agradecer o espírito da malta, as laranjas dos abastecimentos, o apoio da câmara municipal com os banhos, e ao companheiro local do compressor de água que me safou (e a mais uns 50) a volta quando a corrente (e a bike em geral) estava toda enlameada e se recusava a funcionar ehehe...tudo por boa vontade e carolice, sem pagar um tostão. Até a intervenção do INEM, que espero ter sido atempada e eficaz e que tudo tenha ficado bem com o companheiro que sofreu a queda.

De criticar no sentido estrito da palavra só mesmo os artistas que mandam para o chão umas pastas de géis "aptonia" que vi espalhados pelos tracks...
 

Pacha

New Member
Foi o meu 1º ano na Arruda, apesar de toda a lama e descida de Montejunto em caminhada, contem comigo para o ano.
 
Ora boas.

Foi a minha primeira vez neste evento, e só posso dizer que foi um dia muito bem passado, com muita gente com verdadeiro espírito de BTTISTA excelente camaradagem.

Em relação ao percurso, para mim foi agradável, poderia ter menos alcatrão, mas percebo que nesta altura do ano ecom a chuva que tem caído seria complicado pedalar em alguns trilhos ,alias como o foi em alguns troços.

Parabéns à organização e contem comigo para o ano se continuar a ter saúde e condição física.

Fica aqui o link de algumas fotos tiradas pelo nosso grupo.
http://picasaweb.google.com/pedal08dourado/ARRUDAMONTEJUNTOARRUDA#


António Henriques
 

biker 78

New Member
Bem eu acho que não podemos comparar este invento com os passeios normais que se costumam organizar, eu acho que temos de ver como uma extreme e sendo assim achei fantástico, muito duro este percurso. É claro que este tipo de invento não agrada a todos. Para mim foi a primeira vez e conto lá estar para o Ano.
Parabéns......
 

JoãoLopes

New Member
Boas!
Este ano senti-me preparado e arrisquei o Arruda montejunto! Gostei bastante pelo tipo de passeio que é e do qual sou fã, grandes distâncias em autonomia e com grupo de companheiros! Tal como falaram anteriormente o percurso tinha alguma lama como normal, pois estamos em Janeiro e era bastante exigente a nível de técnica, sobretudo na descida e sabendo os meus limites fui fazendo os possíveis.. Apenas uma coisa a dizer : Venha o próximo evento desta grande "organização"!
 

NFurtado

New Member
Parabéns à organização pelo evento que ganhou 10-0 a muitos Passeios com fins lucrativos que por aí pululam a nível nacional.
Foi um percurso durissimo com todos os desafios que se podem propor a quem gosta de BTT.
Faltou alguma coisa? Que eu reparasse - Não!
Muita lama, a descida do Montejunto que eu fiz apeado, pedra, estradão, alcatrão, até Mini Preta Sagres houve.
De lamentar a queda mais séria dum participante e o pouco civismo dos "prós" que mandam o lixo para o chão, mas deve ser por causa do peso!!!
E lamento também a minha falta de habilidade para descer aquele singletrack na totalidade - É preciso Cojones!!!
Pró ano voltarei com a mesma vontade de terminar. (Acabei eram 16h17).
 

M.D.

New Member
Boas pessoal...

este foi o meu primeiro arruda montejunto e desde já os meus parabéns a organização...
penso e que podiam escolher outros trilhos para descer a serra, pois conhecendo um pouco da mesma sei que há trilhos bem mais cicláveis, e não menos espetaculares que estes...
mas para um envento sem fins lucrativos não se pode pedir muito...
o meu muito obrigado pelo belo dia de btt e para o ano ca estamos...

cump...
 
Top