Andar com os Pézinhos presos.

renuncias

New Member
Só vejo vantagens em andar com os pezinhos presos, mas aconselho a terem cuidado no inverno com a llama e o barro, pois certos tipos de pedais encravam muito (1 amigo meu no mesmo passeio caiu 6 vezes)eu uso pedais Crank Egg Beater SL e são 1 espéctaculo faça chuva ou faça sol !
 

Waxman

New Member
Quando comprei a bike ela trazia pedais de plataforma. Mas depois comecei a ver que toda a gente falava nas vantagens dos pedais de encaixe e comecei a pensar em adquirir uns.

Foi a melhor coisa que fiz. Comprei uns Shimano 540 e uns sapatos Scott Comp e estou completamente rendido. Ainda só andei 1 dia com eles mas não fui ao chão e o ganho de controlo sobre a bike é fenomenal. É uma questão de rodar o calcanhar nos momentos mais difíceis e o pé salta fora rapidamente.
 

zykon

Super Moderador
Após ouvir tantos ciclistas a falar tão bem dos Spds decidi-me a exprimentar. :lol:

Tenho um amigo que tem uns que nunca usou, vinha com a bike mas ele trocou por plataforma, pedi-lhe os pedais para não gastar tantos "oiros" de uma vez :ideia: e fui comprar umas sapatilhas
Montei fui para o alcatrão. Achei fantastico, mais rendimento e mais segurança fiz cerca de 100 kms em alcatrão e trilhos simples sem pedras e que fossem sempre a rolar. 5 Estrelas. :#1:
Hoje levei-os para o mato a sério, trilhos crivados de pedra a subir e a descer.
Foi para esquecer. ao fim de 15Kmstinha caido 5 vezes por a bike ficar "presa" em pedras a subir, e ai ia eu para o chao. :oops: :s :ko:
Passados 20Kms e depois de mais uma queda :eish: parei e tirei o cleats das sapatilhas e segui assim.
Tão depressa não volto a querer os pés presos. :exacto:

VIVA OS PÉS SOLTOS :D :lol: :twisted: : :twisted:
 

shaitan

New Member
bem...

Vou amanha buscar os spd...
shimano m520 e specialized mtb sport
:D

vamos a ver se n há mtas quedas (em todo o caso vou monta-los primeiro na bike velha (intermache!!!!!!!!) se riscar risco aquela coisa) :lol:

de qualquer modo, axo que o problema das quedas parado ficam resolvidos se, ao parar, dando conta que n vou conseguir tirar os sapatos a tempo dar mais umas pedaladas p os tirar em andamento e dps parar!

tenho medo é, como dizia este ultimo post, das paragens a meio das subidas... :s

espero que aquilo desencaixe mm bem... amanha conto como foi!

fiquem bem!!!
[[[]]] :twisted:
 

lpsferreira

New Member
shaitan said:
....


tenho medo é, como dizia este ultimo post, das paragens a meio das subidas... :s

espero que aquilo desencaixe mm bem... amanha conto como foi!

fiquem bem!!!
[[[]]] :twisted:


Colocas as molas com pouca pressão, e vaias ver que não custa nada. Tentas fazer umas voltas iniciais com alguma precaução, não vale a penas ires a pensar nisso pois não é nada do outro mundo. Eu quedas mesmo devagar acabei por ter apenas 1 que me lembre, embora pense que foram duas, de resto sempre comsegui tirar os pés sem problemas de maior.

Chegas a uma determinada altura em que ages como se andar com os pés encaixados fosse o mais natural do mundo.

Eu agora já não "sei andar sem os pés bem encaixados.
 

miguelromao

New Member
no inicio tive algum receio em usar SPD`s, por vezes em descidas ia com os pés soltos até ganhar confiança cai algumas vezes e consegui tirar com facilidade. a minha maior queda foi quase parado.
o rendimento é maior e melhor.

hoje passados 6 anos não me vejo andar com pedais normais.
 

Waxman

New Member
Eu ando com SPD's há 15 dias e até hoje não caí. Já passei por situaçõse complicadas mas como andava com os pedais com pouca força na mola o pé saía sempre.

Já dei mais força à mola e a cada dia que passa que fico com a ideia que posso andar com eles mais apertados.

Como já foi dito é uma questão de mentalização. Os pedais que tenho (Shimano PD540) com a regulação da mola no mínimo até na vertical desencaixam o cleat. É só fazer um bocado mais de força na pedalada que o pé salta logo fora.

Nos primeiros tempos não é aconselhável abusar. Mais vale dar voltas mais curtas e por sítios mais seguros para ganhar confiança. O preferível mesmo é ir para caminhos de areia por duas razões:

- Se caírem a areia é mais macia do que o alcatrão e do que as pedras;

- Existe a hipótese de a bicicleta estacar na areia e vocês têm que mentalizar que têm que desencaixar rapidamente para não irem ao chão.

Para mim a adaptação foi fácil (até agora).

Experimentem primeiro com as devidas precauções e vão ver que depois não querem outra coisa.
 

Alf

Active Member
O principal problema é isto.


http://www.youtube.com/watch_video?v=HYA5q2hPfMY&NR
CUIDADO CON LOS PEDALES AUTOMATICOS!! OLE! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

Xure

New Member
Boas.

Eu nunca usei este tipo de pedais e embora não duvidando da sua eficácia, quanto ao rendimento da pedalada e ao controle da bike, vejo e ainda este domingo vi, na ultima maratona em que participei, malta a cair porque tinha os pés presos e a desmontar numa descida que se fazia a brincar, sem esse tipo de pedais, é claro.
Tenciono testar esse sistema, pois os argumentos que defendem a sua eficacia convencem-me, no entanto terei de superar o receio de cair ou de ter de desmontar para fazer certas descidas.

Abraço
 

shaitan

New Member
como foi?!

o pacote de quedas incluiu, até agora, 5 quedas... a maior parte delas porque, pura e simplesmente, me esqueci que tinha os pes presos, dps de parar e quando me lembrei... it was too late! :shock:

acho que me vai custar a habituar ao facto de ser melhor puxar o pé para cima na pedalada... o resto há-de-se arranjar...

para iniciados este video pode ajudar...
:arrow: http://sports.expertvillage.com/videos/clipless-pedals.htm
(se bem que n gosto dos pedais que ela mostra... gastar dinheiro duas vezes?! .|.)

:eek:fftopic:

alias, todo o site é bem bom, n só para btt mas tb para outras coisas (PARKOUR!!!!)

Fiquem bem!
Make them eat you dust!
 

valium

New Member
Boas !!!!

Pedais de encaixe, SEMPRE, e então desde que pus Crank Brothers, que não quero outros, muito simples, 4 lados de encaixe, estão sempre impecavéis, com lama, areia, pó, enfim uns pedais de encaixe de sonho !!!!!
Andar de bike sem pedais de encaixe, só se for nas voltinhas, até ao café e afins, senão nem me sinto bem em cima da bina sem os pezinhos presos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos com os pés presos !!!!
:twisted:
 

zykon

Super Moderador
Respeito e admiro todos voces que conseguem fazer btt com os pés presos.

Antes de prosseguir vou apenas fazer uma ressalva para aqueles que leram o meu post: Os pedais que eu usei
são uns onoff, que têm regulação de mola. A mola estava afinada para o minimo. Efectivamente com o tempo devido os pedais saíam bem, mas o pior é sem esse tempo.

Não quero dissuadir ninguem que exprimentar, mas so contar a minha experiencia, que nao foi muito boa.

Visto tantos Bttistas usarem e recomendarem pedais de encaixe sou assaltado por uma duvida:

Será que os sítios em que em pedalo são muito acidentados comparativamente com os vossos percursos? :twisted:

Ou sou eu que sou um grande azelha???? :lol:

De qualquer forma eu exprimentei e apesar de algumas quedas, o pior que me aconteceu foi arranhar as pernas, os braços e o lombo num monte daquelas belas flores que tantos de vos devem conhecer: silvas :s
 

Bravellir

New Member
Eu acho que te esqueceste de uma possibilidade. Não deste tempo ao tempo. Como tudo tens de te ir habituando até não teres de pensar em desencaixar. Especialmente em pisos acidentados, quando vamos em esforço, ter de pensar em desencaixar não costuma dar bom resultado. Depois de te habituares, já nem pensas nisso. Quando vais a pensar em desencaixar já está desencaixado :D
 

zykon

Super Moderador
Bravellir said:
Eu acho que te esqueceste de uma possibilidade. Não deste tempo ao tempo. Como tudo tens de te ir habituando até não teres de pensar em desencaixar. Especialmente em pisos acidentados, quando vamos em esforço, ter de pensar em desencaixar não costuma dar bom resultado. Depois de te habituares, já nem pensas nisso. Quando vais a pensar em desencaixar já está desencaixado :D
lpsferreira said:
Sem ofensa, mas eu ia por esta opção!!!!! :lol:

Até podem ter razão, e provavelmente têm, mas... por enquanto vou continuar com os pés soltinhos :mrgreen:
 

Piphil

New Member
Se calhar até és um grande azelha, mas não te sintas só, porque já somos pelo menos dois. :wink:

Há cerca de 1 ano também eu resolvi comprar uns pedais de encaixe. Andem 2 ou 3 vezes, cai umas quantas vez e numa dela ia partindo umas costelas. Resultado: vendi os pedais e voltei a andar solto.

Recentemente, e depois de ganhar alguma confiança, voltei aos pedais de encaixe. Comprei os Shimano M424, que são, além de uns SPD de ambos os lados, pedais com umas plataforma 'normais'.
Sempre que não me sinto à vontade nalgum trilho, desencaixo. Aos poucos lá me vou habituando.

Por isso, se algum conselho te posso dar, é que dês um tempo ou tenta uns pedais do genero dos M424.
 

shaitan

New Member
HI DERE!

Como as quedas continuam (mais duas) acho melhor perguntar, voces desencaixam os pés já depois da bike tar imobilizada ou exatamente antes de a parar?! Porque se desencaixar antes é na boa, desencaixar dps de parado é que é praticamente grupos!

E naquelas subidas com cascalho que a roda de tras começa a derrapar?!?! Não é queda na certa?!!?

'Brigadão desde já!
Fiquem bem!
 

CD

New Member
Desde comecei à dois anos a usar pedais de encaixe, não me vejo e outra maneira.

Quem está a começar agora recomendo que use com pouca mola, sendo o reflexo de tirar o pé suficiente para desencaixar. Não esquecer de desencaixar antes de parar. A maioria das pessoas que conheço e que cairam, foi quase sempre em situações de paragens.

CD
 

Alf

Active Member
shaitan said:
HI DERE!

Como as quedas continuam (mais duas) acho melhor perguntar, voces desencaixam os pés já depois da bike tar imobilizada ou exatamente antes de a parar?! Porque se desencaixar antes é na boa, desencaixar dps de parado é que é praticamente grupos!

E naquelas subidas com cascalho que a roda de tras começa a derrapar?!?! Não é queda na certa?!!?

'Brigadão desde já!
Fiquem bem!


Sempre que se sabe que se vai parar, desenciaxa-se os pés. Com o tempo deixa-se de fazer isso porque ja se tem confiança, e só se faz quando o terreno é muito acidentado e a bike pode "fugir".
Quanto às subidas, podes desencaixar os pes e pedalar com o pe apoiado mas sem ser encaixado. Mas com o tempo, começas a ganhar confiança, e basta pensar "se for para cair desencaixa o pe", porque isso de reflexos, so mesmo com a mola no minimo!

Noto outra coisa ainda: para além de ficares preso a bike e caires, os pedais também dão muio mais confiança em curvas e em descidas, pois a bike não "foge" e podes controlar e ate brincar com a traseira.
 
Top