Andar com os Pézinhos presos.

hugo0000

New Member
Como em tudo é preciso AMP... ou seja Atitude Mental Positiva
Comecei a usar SPDs 4 meses depois de ter começado a praticar o desporto.
No inicio, as descidas ficaram mais fáceis pois não me saltavam os pés, e nas as subidas as pernas 'rendiam' mais.
No entanto, passado algum tempo, comecei a sofrer de uma crise de fé.
Nas subidas mto inclinadas não conseguia encaixar e ganhar balanço, em algumas descidas os pneus revalavam, as rodas saltitavam e eu a prever uma queda desencaixava e os pés saltvam dos pedais. A gota de água foi numa volta em Monsanto com pessoal com mto mais técnica que eu que andou por trilhos em que só de pensar que tinha os pés presos me dava calafrios.
Dei as quedas da praxe - parado - e outras em que não tirei a tempo e ... chão.
Então comprei uns OnOff (picadores de carne!) de plataforma e aquele receio latente de cair desapareceu.
No entanto, (hoje durante a maratona de Mafra) a perda de rendimento foi notória com os pés a escorregar ou a ficarem numa posição pouco cómoda.
Conclusão:
Penso que para a G100 vou voltar aos SPDs, é só esperar que a 'fé' volte'

abraços
Hugo Oliveira
 
V

vrmam

Guest
Boas...

Bem isto dos pedais de encaixe tem mt que se lhe diga, umas vezes são a nossa salvação mas outras a nossa desgraça... nunca tive nenhuma queda mt aparatosa devido a não conseguir tirar os pés a tempo, claro ke no inicio dei um ou dois tombos estupidos, por não estar habituado a ter de desencaixar o pé, pro por no chão, mas nada de grave, mas tb vos digo ke já apanhei valente sustos, em ke se não é a sorte apanhava um valente "trampaço"... Mas mesmo assim aconselho a todos que os usem, quanto a sapatilhas, não a nada que chegue a uma de sola rigida, esqueçam as ke têm a sola em boracha, pois ou se tornam incomodas pela pressão do pé sobre o pedal ou acabam por se estragar num instante como me aconteceu a mim, tive uma que nem dois meses duraram... aconselho uma sapatilhas daquelas tipo chuteira, são confortáveis e é como se as tuas pernas passassem a fazer parte da bike...

Um Abraço
 

Paulo Morais

New Member
Boas

Tenho cerca de um ano de experiência (ou falta dela..) em btt e começei quase logo de início a usar pedais de encaixe. Maravilha e recomendo vivamente.
O problema começou a vir depois. Meses mais tarde dei o primeiro tombo por causa dos pedais e igual à maior parte destas quedas: quase parado.

A questão é q aconteceu a subir um daqueles taludes, geralmente não muito longos, mas bastante íngremes: roda de trás patina meia volta, recupero, roda da frente em direcção a uma pedra, salta-me um palmo para o lado, muda-me a trajectória, toda a força nas canetas que ainda lá não estava em cima, roda traseira a derrapar novamente e catrapum, já tou no chão sem ter conseguido desencaixar...

O resultado é que não é fácil, repito, não é fácil desencaixar os pés precisamente no momento em que estamos a aplicar toda a nossa força nos pedais...
Em virtude disto começei a "cortar-me" e assim que vejo algo mais técnico que não tenho a certeza se consigo, desencaixo logo os pés.

Resolvi a coisa com um sistema muito simples, apliquei umas daquela plataformas de plástico manhosas (que até têm um reflector foleiro) com uma "imitação" de SPD, num dos lados do pedal.

Resultado: 95% do tempo pedalo com as vantagens do pedal de encaixe e qd vejo situações q são desafios para mim, é desencaixar e virar o pedal e vamos a isto de pedal de plataforma :D
Para o tipo de utilização q faço da bike parece-me uma solução conveniente. E após passar-mos algum obstáculo que temos dúvidas com os pés nas plataformas, já não voltamos sequer a desencaixá-los para obstáculos semelhantes. Penso que funciona bem para aqueles que, como eu, fazem uma utilização mais "soft" da bike, nada de muito radical em termos técnicos.

Um abraço
Paulo Morais
 

ruiserrao

New Member
mais de 2500 km feitos com os m 520 da shimano e 0 quedas! claro q de início andava com a mola no mínimo, agora, depois da rodagem feita, dei mais umas voltas ao parafuso!

pode ser sorte, mas mesmo q vá ao chão uma vez não me vejo a pedalar sem os SPD´s

cumprimentos e boas pedaladas
 

Fuser

New Member
Quando andava a escolher a bike tinha logo como opção comprar os pedais, sempre andei "solto" mas as indicações que tinha era de que andar "preso" era muito melhor... é uma questão de mentalização e descontracção... de resto, muito melhor andar com pedais de encaixe, até a descer eu gosto :)
 

TheTraveler

Active Member
Até agora vou com 800KM com os pézinhos presos sem quedas :D
o mal desta situação é que vou ganhando demasiada confiança, quando caír vai ser mais rápido do que deveria ser. Até agora só tenho encontrado vantagens em todas as situações, recomendo a todos. Já estou é a pensar que deveria mesmo ter comprado os eggbeaters, custavam o dobro que os 520 mas ia conseguir encaixar mesmo com o barro que apanho nos sítios em que ando. Os 520 misturados com barro tornam-se facilmente em pedais de plataforma :) , só os consegui limpar com uma chave de fendas.
 

Piphil

New Member
TheTraveler,

Olha que se calhar até fizeste bem em comprar os 520. Os eggbeaters não têm regulação, e para quem não está habituado, é complicado. Sei do que falo. :oops: :lol:
 
M

Morph3us

Guest
o meu problema agora é andar sem pedais de encaixe, axo k não sou capaz :p :p, tenho cerca de 2000km com os pedais já com alguns espalhos mas não sou capaz de andar sem eles. recomendo a toda a gente :p
 

Ricardo

New Member
Morph3us,


Eu, sofro exactamente do mesmo problema. Ao princípio, estava super renitente em comprar os pedais de encaixe. Agora, já não "consigo" andar em Biclas sem pedais de encaixe. Habituei-me MESMO à coisa .. :wink:


Ricardo
 

jmquintal

New Member
ofereceram-me uns pedais Simano 540 no meu aniversário e eu comprei ontem umas sapatilhas para usar com estes pedais,
Apenas hoje é que montei e fui dar um giro aqui a volta de casa para exprimentar, andei cerca de 1km, mas deu-me um gozo imenso, penso que se não der nenhuma queda que assuste nunca mais deixo de andar com estes pedais,
Um Abraço
JM
 

kitamos

New Member
hoje tb fui andar com uns 520 e uns saapto da nike yvrIII. fiz cerca de 30 km de btt. nunca tinha esperimentado, mas valeu apena. cai 4 vezes. 3 deleas pequenos, cai para o lado. o ultimo ia a descer e ja foi mais duro. mas deu para reparar que tenho mais segurança a descer e que posso fazer mutitas mais coisas com a minha bick. so se me acontecer algo mt mau e que vou deichar de andar com eles. sao muito fiches. aconcelho a toda a gente...lool
 

darkstriker

New Member
Lembro-me que comecei a andar com pedais de encaixe quando um familiar meu comprou uma Kona Caldera que vinha com uns Ritchey (brancos, não sei qual o modelo). Como o dono dessa bicicleta não queria andar com encaixes, deu-me os pedais.

No primeiro dia que os tive, dei na boa mais de 10 quedas no quintal a treinar por e tirar os pedais (não os ajustei antes, bem feito). A partir daí nunca mais quis outra coisa para andar.

Até que há 3 anos, em Sintra, tentei usar os pedais para saltar uma poça de lama bem comprida a mais de 35km/h. Não consegui controlar a aterragem e dei uma queda que me deixou em estado de choque, todo a tremer e a dizer cenas incoerentes. Fiquei ali deitado meia hora a recuperar, depois peguei na bicicleta e fiz a pé o caminho até ao carro. Não consegui mais andar até há uns meses. Mesmo assim, agora voltei a andar e ninguem me tira aqueles pedais. Nem quero uns novos. Aqueles é que são os meus e passámos por muita coisa juntos.
 
.

Finalmente decidi prender os pés.

Para calçar escolhi umas Specialized BG Sport MTB Shoe.
Para "encaixar" comprei uns Union SP5600. Nunca tinha ouvido falar desta marca mas na Ribabike aconcelharam-me estes em vez dos 520 da Shimano e não estou nada arrependido. Têm muito bom aspecto, são leves, de rolamentos, e custaram sensivelmente 30€.

Por agora só me fiquei por umas voltas lá em casa para me habituar, e em breve vou para a estrada e depois para a terra.
 

ruim

New Member
Boas :D
quando comprei a burra optei logo por uns pedais pdm 520 , com as plataformas amoviveis , para me ir adaptando e para não ter de usar sempre " os sapatos Sidi " depois de valentes malhos e dos sapatos começarem a ter ventilação extra - vulgo , buracos - comprei uns shimano , ai tambem os pedais deram o berro , comprei uns 540 , entretanto em Novembro fui dar uma voltinha e lembrei-me de levar os sapatos da SIDI , mas sem os cleats , que sacrificio , chovia e bem de x em quando la me saltavam os sapatos das plataformas , fiz uma jura , pedais com encaixe sempre , dão muito mais rendimento
apesar de ser artista a e para malhar
 

amarelo

New Member
boas, n levem a mal dizer isto :D mas acho que o mal de muito boa gente é dar demasiada importançia aos pedais de encaixe, eu só me lembro de cair uma vez por estudpidez :mrgreen:
levem como um "acessorio" natural, as tantas o encaixar/desencaixar é feito sem requerer desvio de "atençao" da nossa maquina, desta feita o cérebro :D
eheheh
cumprimentos a todos
 

SandraS

New Member
eu tenho pedais mistos, e botas de encaixe, mas confesso, que tenho medo de os encaixar. Já tentei, mas tenho medo... Acho que me arrependi de comprar... mas pronto!!

Não consigoo :cry: :cry: :cry: :oops:
 

Carolina

New Member
Lagarto,

Não desanimes. Eu quando recebi os meus encaixes fiquei super entusiasmada, mas depois de algumas quedas tornei-me mais cautelosa, :oops:, e, confesso que em algumas circunstâncias não encaixo os pés por medo...

Mas com o tempo vou voltando a ganhar confiança...

Tenta encaixar os pés em situações que te sintas mais confortável, como passeios que já conheças o percurso, trilhos sem grande dificuldade técnica, a pouco e pouco vai-se tornando mais fácil! :D

Umas voltinhas ao pé de casa só no "encaixa / desancaixa" também ajudam, nem que seja só um pé de cada vez...

Quanto às quedas, haverá sempre uma ou outra... :roll:

Boa Sorte!! :wink:

Beijinhos

Carolina
 
.

amarelo said:
boas, n levem a mal dizer isto :D mas acho que o mal de muito boa gente é dar demasiada importançia aos pedais de encaixe, eu só me lembro de cair uma vez por estudpidez :mrgreen:
levem como um "acessorio" natural, as tantas o encaixar/desencaixar é feito sem requerer desvio de "atençao" da nossa maquina, desta feita o cérebro :D
eheheh
cumprimentos a todos

Eu ainda não fiz 1Km com os pedais, mas tenho a afinação no minimo dos minimos, ao ponto de quando está desencaixado os parafusos ficarel ligeiramente soltos e não tenho quelquer problema em desencaixar.

O problema é o hábito de levantar o pé, em vez de o chegar para o lado.

Deixo aqui uma questão para os entendidos.

As sola das minhas sapatinhas (Specialized), tocam ligeiramente no pedal.
Nas instruções (das sapatinhas) diz que nesse caso devo cortar ligeiramente a zona que está a tocar no pedal.

Devo ou não cortar?
 

SandraS

New Member
Obrigada Carolina... :wink: Tenho mesmo que tentar... Se calhar, o meu problema é ter os pedais mistos!!! Porque se não fossem, que remédio tinha eu, em usá-los para encaixe, né?! Por isso... Vou tentando... :cry:
 
Top