Andar com os Pézinhos presos.

Boas!
Realmente hoje estou a sentir dores em zonas que habitualmente não sentia. Agora não sei se foram provocadas por não estar habituado a andar com os pés presos, ou se estas dores são por causa da queda que dei ontem!!

Mas, uma ou outra razão nãp me farão mudar de ideias!

Um abraço
 

jmquintal

New Member
O meu grande problema com os pedais de encaixe, nunca foi o encaixe nem o desencaixe, ai até me habituei mais ou menos bem, (mais queda menos queda) o que me está a custar imenso é a tornar a pedalada mais redonda. Tem sido muito dificil me mentalizar em empurrar um pé para baixo enquanto puxo o outro para cima, mal me distraio e já estou a pedalar só para cima ou só para baixo.
Abraço
JM
 
Boas!

Mais uma volta, mais uma queda! Nesta não estiveram envolvidos cães. Foi mesmo aquele motivo que já vi aqui muitas vezes mencionado. Um gajo habitua-se a estar "preso" e acaba por se esquecer disso no momento de parar!! No meu caso parei para passar por cima de uns calhaus com a bicicleta à mão e ...lá fui eu!! Sinceramente nunca na vida pensei que me iria esquecer que tinha as sapatilha presas!! Enfim...Mais um joelho esmurrado. Nada de mais!

Um abraço
 

TheTraveler

Active Member
Para te habituares tens que ir encaixando e desencaixando sempre que podes, nas partes de alcatrão que se fazem de vez em quando teina-se bem isso sem perigo de quedas.
 

fox

New Member
Ou então talvez nesta fase seja melhor andares com o aperto no mínimo dos mínimos...
Assim à mínima coisa soltas o pé... Comigo resultou...

Claro que ainda estou sempre a tempo de rotfl cair para a foto :)
 
Mais 30Km sempre "encaixado", sendo que 18 deles foram sempre em terra, com muitas subidas e muitas descidas, e alguma água pelo meio.
Já começo a sentir que estou a aumentar o meu ritimo, principalmente em subidas com alguma pedra solta. Aliás, em alguns locais sinto que não conseguiria passar montado, com pedais de plataforma.

Só uma queda muitissimo ligeira, que aconteceu no fim de uma subida em que cheguei "nas ultimas" e simplezmente não consegui desencaixar e deixei-me cair para o dado. Acho que o facto de ter a sapatilhas completamente cheias de terra tambem ajudaram a "prender os pés" um pouco mais do que estava habituado.
 

biculas

New Member
Pois é, eu já me habituei aos pedais de encaixe, só notei uma coisa, naquelas descidas, mais á downhill, que antes fazia a abrir, agora tenho um certo receio, por ter os pés presos, não sei se isto acontece com mais alguém. Pois é é mesmo medo de fazer as descidas mais técnicas, como as fazia com os pedais de plantaforma. Mas quanto ao resto, maravilha, a subir é um espectáculo, com os pés não escorregam dos pedais, não se perde tanto o equilibrio.
 

jmquintal

New Member
Uma coisa que já me apercebi e que ando a tentar resolver é que, sempre que paro acabo por desencaixar primeiro o pé direito e depois então o esquerdo, o problema é que as vezes tem de ser mesmo primeiro o esquerdo e ai!!! ai ai ai
Por acaso tenho tido sorte!!!
Mas uma coisa garanto apesar da minha pouca experiência sinto muito mais segurança com os pés preso que com eles soltos.!!!
 

furajulia

New Member
Ora boas !!

eu não sei se já existe mas seria de todo proveitoso para os novos "pézinhos presos" a existência de um tópico/área do fórum com imagens/videos/whatever com dicas/instruções para efectuar os devidos ajustes nos cleats/sapatos .... ainda tenho aquela ideia que muita gente compra uns sapatos , mete os cleats mais ou menos ao centro e tá a andar ....

Um abraço

Rui Madaleno
 
Z

zeluz

Guest
E depois dá cabo dos joelhinhos, né Rui?? :roll:

PS: já foste ao vet? :twisted: :mrgreen:
 

Kitos

New Member
Pois pra mim foi mais ou menos do estilo "Não queres outra coisa". Depois de andar preso nem sei andar de plataforma. Os pés andam sempre a voar.
 

Biruno

New Member
Boas!

Deixo aqui o meu contributo:

Quando comprei a bike ela veio com pedais de encaixe, como na altura não me dava jeito o "esforço" de comprar uns sapatos, comprei uns pedais de plataforma baratuchos. Andei assim uns tempos até que me decidi a comprar os sapatos, não só por ver este tópicio no forum mas tb por conselho de amigos. O que se passa é que na altura em que fui mudar de pedais, não consegui tirar o pedal esquerdo e aindei uns tempos com um pedal de encaixe e um pedal de plataforma :oops:
O que se passa é que me habituei às características do pedal de encaixe, nomeadamente o poder de tracção que é muito superior.

Outro dia ao fazer uma descidazita inclinada, pus o rabo para trás do banco e o que me sucede: quando cheguei ao fim e como estava a chover, o pé que estava sobre o pedal de palataforma escorregou para a frente. O resultado é que bati com a grelha costal com toda a força na parte de trás do banco, tendo fracturado uma costela...tive de levar uns voltarens injectaveis, pois n podia com as dores (a sério...doi como o carassas! :evil:)

Moral da história: se já tivesse os dois pedais de encaixe nada disto tinha acontecido!

Abraços
 

Bravellir

New Member
Este fds fui para fora, só que infelizmente,esqueci-me de meter na mala os sapatos de encaixe. Resultado, lá fui dar uma volta no sabado com sapatilhas normais e não fazia ideia da diferença que é. Depois de estar habituado a estar preso, andar com os pés soltos é uma tortura. Parecia estar a aprender a andar de bicicleta outra vez. Os pés estão sempre a fugir dos pedais e quase que cai meia duzia de vezes. Até a descer um misero passeio consegui ficar com os pés no ar e pedaleira a rodar sozinha :oops:

Se ao passar a andar com os pés presos notei diferenças para melhor, agora que fui obrigado a pedalar com eles soltos é que dei o real valor a quanto mais eficiente é o sistema de encaixes.
 
Desta vez caí a "serio".

Estava a sair de uma zona com água seguida de uma pequena subida muito escorregadia, o pneu patina e caí forte sem ter tempo de me proteger.
Se se conseguisse desencaixar era capaz de não cair, mas tambem posso dizer que evitei algumas quedas por ter os pés presos.

O certo é que continuo a andar com os presos, e não vou desistir.
 

Kitos

New Member
Esses espetas a "0" à hora é que são dificeis de evitar. Só com os pedais muito soltos (com as suas desvantagens). Todos os que dei (fora os outros :D) foram assim... e às vezes aleijam mais :doente:
 
Top