[Análise] Rodas-Rcz 2010 Wheelset Race XC Disc 6b White

brejero

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Bem aqui vai a minha analise das Rodas Rcz 2010 Race XC Disc
Delas até agora só tenho a dizer bem mas mais o tempo o dirá...

Prós
  • Peso inferior ao anunciado, 19g, (coisa rara nos dias que correm)
  • Relação preço/preço
  • Estética
  • Bom cantar do cepo (o que manda estalos ao rodar a roda de traz)
  • Roda de traz prende muito pouco ao rolar
  • Vem com 2 raios suplentes

Contras
  • A pintura de aros e raios não é anodizada
  • Buraco para schrader
  • Não traz fitas
  • Limitação a 90kg

Peso anunciado: 1650 g
Peso real :733+898 = 1631 :D

As fotos:​

Peso da roda da frente e de traz, respectivamente
frentef.jpg
trasp.jpg


Aspecto das rodas montadas
dscf1551d.jpg
dscf1549a.jpg

Quem tiver também rodas destas diga tambem algo para completar esta analise
 
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Boas.
Eu não as tenho mas (ainda) são uma hipótese para o meu orçamento. Qual deverá ser o componente "mais fraco"? Se existir, claro.
Tinhas umas Rockrider Comp, não era? Que tal a diferença entre ambas? Ainda tens as tuas antigas para poder fazer um "frente-a-frente"? Comparar os pesos (as da 9.1 são certamente mais pesadas, mas muito mais? chegaste a pesa-las?), o atrito de rolamento de ambos os cubos, os acabamentos nos aros, etc.
Depois vai colocando aqui alguma situação menos/mais positiva.
 

brejero

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Ja vendi as rodas, mas eram uma rockrider comp, mas o peso delas era 1004 +1255= 2259g
Quanto ao rolar as rcz rolam muito melhor o atrito do cubo é claramente menor (nao que as RR tivessem muito, mas que ha uma diferenca ha)
Os acabamentos, sao bons nos 2 casos
Uma coisa posso te dizer com as RCZ a bicicleta nao parece a mesma, parece que tenho uma bike nova, se ha sitio que tirar peso numa bike conta esse sitio é as rodas
Certo também que para empenar as RR tenho de dar mais porrada nas rodas que nestas RCZ, mas rodas leves a situação é a mesma para todas. E desde que as tenho ainda nao as vi dar qualquer parte fraca no sentido de ter de apertar raios uma beca ou assim.
Cumpz
 

damiaobtt

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Caro amigo também sou dono de umas rodas iguais a essas e neste momento, estou com um problema com a roda traseira.
De momento estão com cerca de 1000km e já tem os rolamentos fanados. Quanto ao resto esta tudo bem os raios continuam iguais sem terem necessidade de terem sido reapertados e a pintura esta boa, ate se tem aguentado as pedradas (o que era o meu maior receio) de resto o que te posso dizer que tiveste azar com a encomenda pois as minhas rodas traziam os dois raios as duas fitas e mais também trazia na embalagem duas câmaras de ar.
 

brejero

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é pa tao tive eu e um amigo meu que mandou vir no mesmo dia, vieram exactamente =, na tua altura devia trazer + coisas
 

vora vora

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Boas

Eu tenho umas rodas destas tambem, recebias sem apertos, e sem fitas...
Em relaçao a sua qualidade, e aquilo que aguentam tenho a dizer que me parecem bastante robustas, e devo dizer para o trato que lhe dou que não sou nada meigo, nao sinto que estejam a estragar-se, pelo menos até ver...por isso estranho o Damiaobtt dizer que tem um cubo fanado, quanto pesas Amigo??
Talvez tenhas lavado com com muita pressão directamente aos rolamentos daí o teu problema...
Entra em contacto com a FiZZ, pode ser que eles tem mandem um rolamento, não custa tentar...

Aqui vão as minhas na minha MSC Koncept "Original"
4IYynK959647-02.jpg


Aqui vão as minhas na minha MSC Koncept "Tunning"
5Zqj25423824-02.jpg


Acho que ficou gira com estas rodas, e até ao momento nao tenho nada a dizer, simplesmente acho que pelo preço, a qualidade é muito boa, tendo em conta que umas RODI das melhores mas que são sempre inferiores a estas custam quase o mesmo...
Cump e boas pedaladas
 
Last edited:

klaser

Well-Known Member
O que seria interessante,é abrir e ver que tipo de rolamentos gasta....Digo isso pq a maioria usa rolamentos facilmente encontados em casas especializadas (não de bikes) e são baratos...mas...lembro-me bem de um colega que tem umas fulcrum (esqueci o modelo exacto agora) as quais os rolamentos foram à vida....Tirou-os para comprar iguais e não achou em lado nenhum,usavam uma medida não standart,difícil de se achar e cara...
Também era interessante saber se os cepos para as RCZ encontram-se facilmente e quanto custam,há na fizz ? Nunca vi....
 
Last edited:
Ah, afinal há mais pessoal com estas rodas.
Também não acredito que se estrague assim tão rapidamente, apenas com 1000Km. Já abriste ou tentaste ver o problema do cubo?

vora vora, tens rodas da Rodi? Se sim, qual o modelo?
 

damiaobtt

New Member
Boas

Eu tenho umas rodas destas tambem, recebias sem apertos, e sem fitas...
Em relaçao a sua qualidade, e aquilo que aguentam tenho a dizer que me parecem bastante robustas, e devo dizer para o trato que lhe dou que não sou nada meigo, nao sinto que estejam a estragar-se, pelo menos até ver...por isso estranho o Damiaobtt dizer que tem um cubo fanado, quanto pesas Amigo??
Talvez tenhas lavado com com muita pressão directamente aos rolamentos daí o teu problema...
Entra em contacto com a FiZZ, pode ser que eles tem mandem um rolamento, não custa tentar...

Aqui vão as minhas na minha MSC Koncept "Original"
4IYynK959647-02.jpg


Aqui vão as minhas na minha MSC Koncept "Tunning"
5Zqj25423824-02.jpg


Acho que ficou gira com estas rodas, e até ao momento nao tenho nada a dizer, simplesmente acho que pelo preço, a qualidade é muito boa, tendo em conta que umas RODI das melhores mas que são sempre inferiores a estas custam quase o mesmo...
Cump e boas pedaladas

Caro amigo, vora vora quanto a meu peso não sou propriamente um peso pluma, são 78kg mas julgo não ser por ai. Quanto as lavagens julgo que também não, pois eu não lavo com agua a pressão, lavo com uma pistola pulverizadora primeiramente com WD 40 e sim depois com agua mas nada de forçar em sítios de rolamentos a única desculpa que encontro foi a prova de Portel deste ano passado a qual foi toda debaixo de chuva ….
Quanto a contactar a FIZZ deve ser tempo perdido pois de certeza que se vão basear na tal desculpa que os rolamentos são material de desgaste ……
 

damiaobtt

New Member
O que seria interessante,é abrir e ver que tipo de rolamentos gasta....Digo isso pq a maioria usa rolamentos facilmente encontados em casas especializadas (não de bikes) e são baratos...mas...lembro-me bem de um colega que tem umas fulcrum (esqueci o modelo exacto agora) as quais os rolamentos foram à vida....Tirou-os para comprar iguais e não achou em lado nenhum,usavam uma medida não standart,difícil de se achar e cara...
Também era interessante saber se os cepos para as RCZ encontram-se facilmente e quanto custam,há na fizz ? Nunca vi....

Caro Klaser para a semana que vem te darei resposta as tua perguntas pois vou meter mãos a obra e vou sacar os rolamentos do cubo e vou ver se encontro por cá …o meu problema e desmontar o cubo pois nunca o fiz não faço ideia como e que sai o eixo que passa por dentro dos rolamentos, não sei se será só metido a pressão ou de outra maneira …se alguém souber que de uma ajudinha e diga antes que eu faça medra e estrague alguma coisa ….
 

TheTraveler

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Quanto as lavagens julgo que também não, pois eu não lavo com agua a pressão, lavo com uma pistola pulverizadora primeiramente com WD 40 e sim depois com agua mas nada de forçar em sítios de rolamentos a única desculpa que encontro foi a prova de Portel deste ano passado a qual foi toda debaixo de chuva

WD40? Então já se sabe de onde vem o problema!
 

damiaobtt

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Que mal faz o WD40 !! e simplesmente olio fino e eu não vou lavar os rolamentos ,eu lavo a corrente e cassete alguma coisa que entre não faz mal nenhum isso te garanto...
 
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klaser

Well-Known Member
damiaobtt,esses cubos são quase de certeza uns novatec sem a marca gravada nos mesmos,devem ser produzidos na mesma fábrica e são vendidos assim como inúmeros produtos por esse mundo afora...Por isso,talvez seja interessante procurar na net algum manual de serviço de cubos novatec,sempre podem dar alguma ideia de como aquilo é por dentro e como desmontar...normalmente se descobre sozinho,mas por vezes parte-se alguma coisa e depois se vê como se devia ter feito..lol
Como se trata de umas rodas relativamente recentes no mercado,qualquer informação que puderes fornecer no tocante a isso,rolamentos que gastam,acho que era muito bem vinda...
 
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TheTraveler

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Que mal faz o WD40 !! e simplesmente olio fino e eu não vou lavar os rolamentos ,eu lavo a corrente e cassete alguma coisa que entre não faz mal nenhum isso te garanto...

Então se garantes que o WD40 que entra lá pra dentro não faz mal aos rolamentos, tu é que sabes... Simplesmente óleo fino... isto um gajo ouve de tudo... mas eles lá sabem.

Já agora fica aqui o aviso para os menos informados, o damiaobtt não porque já sabe tudo.
Muito cuidado com o WD40!
Não é "simplesmente óleo fino", ele penetra fundo e retira todos os outros lubrificantes que lá estivessem antes. Muito útil para peças calcinadas ou presas, e muito bom para limpeza desde que seja utilizado com muito cuidado (uso pra limpar a jante de trás da mota desde sempre). Se lavarem a cassete com WD40, arranjem maneira de o lado da cassete ficar deitado para o chão de jeito a que o WD40 não escorra pra dentro e corra o risco de chegar aos rolamentos. O melhor é sempre desmontar a cassete. Lavar a cassete com WD40 e com a bicicleta direita é o mesmo que dizer adeus a massa dos rolamentos ou esferas dos cubos. Nunca apontar o WD40 (ou spray bala) para zonas que possam ter lubrificação interna pois deixarão de a ter. Se o fizerem, sempre com muito cuidado e limpando imediatamente o excesso com um pano.
 

biculas

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O Traveler tem razão...

Pois é, já se tinha falado do WD40 há uns tempos atrás, o WD40 não é um lubrificante, o WD40 é um produto de limpeza.


Atenção, o WD40 é um desengordurante, não um lubrificante.


Não o usem na vossa bike sem ser para limpeza e de preferência desmontem as peças a limpar, por exemplo corrente ou cassete.

Não as limpem com WD40 sem as retirar da bike.

Usar o WD40 como lubrificante é pior do que não usar nenhum lubrificante.


Abraço

Roberto "Biculas" Raposo
 

damiaobtt

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Então se garantes que o WD40 que entra lá pra dentro não faz mal aos rolamentos, tu é que sabes... Simplesmente óleo fino... isto um gajo ouve de tudo... mas eles lá sabem.

Já agora fica aqui o aviso para os menos informados, o damiaobtt não porque já sabe tudo.
Muito cuidado com o WD40!
Não é "simplesmente óleo fino", ele penetra fundo e retira todos os outros lubrificantes que lá estivessem antes. Muito útil para peças calcinadas ou presas, e muito bom para limpeza desde que seja utilizado com muito cuidado (uso pra limpar a jante de trás da mota desde sempre). Se lavarem a cassete com WD40, arranjem maneira de o lado da cassete ficar deitado para o chão de jeito a que o WD40 não escorra pra dentro e corra o risco de chegar aos rolamentos. O melhor é sempre desmontar a cassete. Lavar a cassete com WD40 e com a bicicleta direita é o mesmo que dizer adeus a massa dos rolamentos ou esferas dos cubos. Nunca apontar o WD40 (ou spray bala) para zonas que possam ter lubrificação interna pois deixarão de a ter. Se o fizerem, sempre com muito cuidado e limpando imediatamente o excesso com um pano.

Bom … mais uma voltinha … aqui o Damiãobtt não sabe tudo e tem a humildade de perguntar quando não sabe, não sei se será o caso de toda a gente!!! Que por vezes da palpites sem conhecimento do que esta a dizer …. Mas adiante … só para esclarecer o WD40 não faz mal e afirmo que com o sistema que tenho de lavar a bike ele não entra nos rolamentos pois quando detectei a folga nos rolamentos eu desmontei tudo e verifiquei que a massa consistente estava lá toda no sitio.
Nota: quando digo desmontei tudo e mesmo tudo ate as protecções da blindagens do rolamentos eu tirei para ver como estavam as esferas e volto a afirmar que estavam com bastantes massa a envolver as esferas.
Já agora se tiver de escolher entre o WD40 e agua nos rolamentos de certeza que prefiro o WD40!!!!!!
 

damiaobtt

New Member
Alguém por acaso sabe o que e uma pistola pulverizadora de lavagem de peças?????
Pois caso não saibam e como o nome diz. E uma pistola de lavagem que pulveriza o liquido que nos lhe colocarmos no seu interior e ai esta todo o segredo ela pulveriza o WD40 e como eu estou a lavar a corrente e a cassete sem focar sítios da bike que tenham rolamentos o WD40 pulverizado não entra em nenhum sitio indesejado.
Nota: para quem estiver interessado a mesma pistola da também para lavar a bike com agua para retirar lama de todo o quadro.e com pouca agua, com menos de 1 litro de agua da para lavar a bike ….
 

TheTraveler

Active Member
Então abre aí um tópico a explicar como lavar correctamente a bicicleta com WD40 já que há muita gente que não o utiliza correctamente e dá cabo das esferas e dos rolamentos.
 

damiaobtt

New Member
Então abre aí um tópico a explicar como lavar correctamente a bicicleta com WD40 já que há muita gente que não o utiliza correctamente e dá cabo das esferas e dos rolamentos.

Bom isto já parece uma conversa de surdos e a se desviar do conteúdo deste tópico, mas só para terminar.
Admitindo que o WD faz assim tanto mal como dizes ,ele retira a massa dos rolamentos e depois deteriora as esferas por falta de lubrificação certo!!!
Para que entendas os meus rolamentos tem a massa toda como deve de ser a envolver as esferas nem o WD nem a agua lá chegou ou se chegou foi só a agua em alguma prova mas já não esta lá. Ora se o WD retira a massa e porque ele não chegou lá certo.
Não estou a ver a razão da tua insistência na tecla do WD …..
 
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