[Análise] Mondraker Ventura 2004

MarcoB

New Member
Opção a ter em conta para iniciar

Sendo eu um antigo adepto do BTT, com inicio na modalidade em 1995, mas tendo de deixar a mesma por motivos pessoais em 1999, no final do ano passado deparei-me com a necessidade de voltar á modalidade.
A minha primeira duvida foi logo que bicicleta comprar e optei pela mondraker Ventura devido principalmente á sua estetica e ao quadro que me pareceu bastante resistente.

Análise

ventura.jpg


Já fiz mais de 1500k com esta bicicleta e posso referir que em termos globais nunca me deu nenhum problema, tirando apenas um problema no eixo pedaleiro que teve que ser substituido.

Quadro: MONDRAKER SCA 7005 ALUMINUM
Um quadro que permite uma condução bastante agradável em qualquer tipo de descidas. Muito resistente e bonito (tal como em tudo a opinião pessoal de cada um conta).
A posição de condução não é das mais famosas em subidas, mas isso tem que ser conpensado com as pernas do condutor. :wink:

Suspensão: RST CAPA T4 76mm ADJUSTABLE
Para mim o ponto mais fraco da bicicleta, bombeia muito, quer em recta que em descida e muito "mole" quando se pede que faça uma abosorção/recuperação rápida. Passados alguns meses foi trocada por uma Rockshocks Pilot SL com Pop-lock.

Transmissão: SHIMANO ALIVIO/TRUVATIV ISO-FLOW 42/32/22
Até agora as mudanças, apesar de serem de baixa gama ainda não me deram problemas, será uma das trocas a fazer aquando do desgaste maior das mesmas. As pedaleiras também se portaram bastante bem até ao momento, já levaram com algumas pancadas (e com o peso de 85kg do condutor) e ainda não se começaram a queixar.

Travões: V-BRAKE TEKTRO
Um bom funcionamento, com a devida manutenção têm-se revelado uma surpresa para mim. Inicialmente pensei que com alguma chuva/lama seria um dos problemas na bike, mas até ao momento nunca me deixaram mal.

Rodas: ABYSS R100 CNC
Pela utilização que já tiveram, penso que são feitas para aguentar algumas "cacetadas", não tiveram ainda nenhum empeno, apesar de terem feito bastantes quilómetros na arrábida/serra do louro (muita pedra).

Pneus: CST Z 26x2.10
Foram trocados á algum tempo devido ao desgaste dos mesmo por uns Maxxis Ignitor, sempre me pareceram um pouco moles e com uma aderencia razoável.

Pedais:WELLGO PLATFORM
Não chegaram a ser usados e foram colocados uns SPD pois desde que testei SPD's nunca mais consegui andar com pedas de plataforma

Selim: MONDRAKER SPORT
Um banco agradável, mesmo em voltas de 40-50km nunca me deram aqueles droblemas de dores onde todos sabem, não é nenhuma maravilha, mas serve para desenrascar. O esigão de selim é bastante curto e efectuei a troca por um da ritchey um pouco mais comprido/leve.

Conclusões:
Uma bicicleta que para mim leva uma nota bastante positiva, não apenas devido ao seu bom desempenho em todos os tipos de terreno, mas também ao seu preço bastante reduzido 420€.
Como pontos fortes destaco a resistencia do quadro e das rodas.
Como pontos fracos comvém salientar sem duvida alguma a fraca qualidade da suspensão e a gama baixa dos desviadores(Shimano Alivio), mas também com o preço da bicicleta não se podem fazer milagres.

A foto apresentada é da versão comercial, aqui ficam duas fotos da minha.

bike.jpg

bike2.jpg
 

sniper_pt

New Member
Digo o mesmo... Esse quadro é pequeno para ti. Eu tinha uma BH em que acontecia o mesmo e troquei o quadro por isso mesmo!
 
H

Hugo Carvalho

Guest
[Análise] Mondraker Ventura 2004

Este homem é cá dos meus... :wink: :lol: :lol: :lol:

Espero bem que esse espigão seja de expessura dupla e que não esteja acima do "red line"...

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 

MarcoB

New Member
O espigão já está um pouco mais baixo, apenas por precaução, poix mesmo como está na foto tinha pelo menos mais 1cm antes de estar na posição máxima de segurança.

Apenas tive que colocar um maior, daí parecer estar muito levantado, devido a este quadro ter um sloop muito acentuado.

Quanto á medida, eu sinto-me muito confortável neste quadro e testei a medida superior antes de comprar e achei um exagero, por isso optei por este, acima de tudo gosto de me sentir confortável quando estou em cima de uma btt.
 

jmquintal

New Member
Qual é a medida deste quadro e já agora qual é a tua medida he he
Eu tenho uma ventura de 2005 tamanho 19'' e o meu tamnaho é 1,82. Parece-me que o modelo de 2005 não tem o sloop tão acentuado.
um abraço
JM
 
Top