Boa noite malta,
dado que ha uns tempos nao postava decidi que ia ser hoje a altura de actualizar o topico.
A coisa desta vez mudou, e mudou de cor. Dado que o quadro da minha American Eagle é de 1998 e estamos em 2009, achei que estava na altura de montar algo diferente, mas nao muito, dado que para ser sincero a ultima coisa que me apetecia trocar na minha bike era o quadro, a malta amiga sabe disso. Após 10 anos a levar porrada, o quadro da minha bike encontrava-se em bom estado para a idade, com uns riscos normais da utilização e umas minusculas lascas de tinta a saltar, enfim apenas os ossos do oficio. Esta troca deveu-se ao facto da historia da fadiga do aluminio e como sao 10 anos achei que estava na hora, nao sei se sim nem se não. Não acredito muito que o quadro tenha fadiga mas nunca se sabe. Isto porque o quadro é unico e nao o queria utilizar até partir, porque se assim fosse acho que ainda durava outro tanto. Assim sendo era hora de comprar um quadro rigido de aluminio, nao obrigatoriamente novo mas mais recente, para utilizar e poder assim "emoldurar" a reliquia :twisted:. Não, não emoldurei, mas tambem não o vendo. Está ali na garagem para um dia que esteja farto da actual montada, montar as peças nele e dar umas voltas tipo durante um mes ou coisa do genero para so matar saudades e desenjoar o actual. Assim sendo, como tambem nao tinha pressa esperei que aparecesse algo que me agradasse e assim foi. Apareceu um Orbea Lanza usado mas ao que aparenta em bom estado, do qual não sei o ano ao certo, mas que dado que já nao tenho uma bike exclusiva
e ha mais gente por aqui com quadros destes de certo que me sabem dizer o ano do dito. Ja vinha com caixa de direcção Cane Creek de rolamentos aparentemente tambem em bom estado, o que deu jeito pois a da American Eagle estava nas ultimas e era para trocar.
Posto isto, com o quadro na minha mão foi so mudar as peças duma para a outra e eis o resultado:
Antes:
E depois:
Na balança, o quadro é ligeiramente mais leve que o outro sendo o espigão de selim (tambem trocado), um syncros ja serrado, ligeiramente mais leve que o da bbb, de modo que o conjunto acusou na balança ca de casa, pouco precisa diga-se de passagem, cerca de 10,3Kg.
Feedbacks ainda nao posso dar, so dei uma voltinha até ao fundo da rua e voltei para tras ja a congelar com o nariz a pingar e uma estalactite :twisted:. O que me pareceu foi que apesar de nao ter muita torção lateral nao é um quadro tão rigido como o outro e amortece melhor as pancadas. Sinto mais ressonancia ao longo dos tubos quando passo num buraco, digam-me se é normal... A posição de condução é identica mas um pouco mais elevada, ou seja parece-me que o pedaleiro está a uma maior distancia do chão o que deve ser melhor para passar por cima das pedras. No entanto para o factor "andar a serio"/"competição" acho a American Eagle mais rancing e mais nervosa sendo tambem preciso mais unhas para conduzir. Esta aparenta ser uma bike mais divertida e que apesar de uma postura racing na mesma, permite mais erros de condução.
Mais so amanha quando fizer o 1º teste no mato.
boas pedaladas,
cumps