Re: American Eagle "à la carte"
Ora ca estamos para mais uma actualização,
estava nas ideias desde ha algum tempo trocar as rodas mavic crossride por algo melhor e mais leve, mas nao foi isso que aconteceu.
As rodas estavam sim a venda, mas a suspensão tambem, desde ha mais tempo. Houve comprador para ela e assim foi. Tinha acabado de lhe fazer uma revisão e ainda ponderei em nao vender pois estava mesmo numa de trocar de rodas. Por outro lado as rodas nao têm assim tanto valor comercial e ha pouco tempo foram enraiadas de novo, com aros novos, como consta nos topicos acima, de modo que achei mais racional ficar com elas e dar-lhes uso por mais uns tempos.
Assim houve um adeus a Marzocchi e um olá a Rock Shox, ja tinha tido uma mas desta vez chama-se SID Race. Estava na loja a olhar para mim ha algum tempo.
Trata-se do modelo de 2007 com bainhas de 28mm. Sim a fininha! Tratei hoje de a adquirir, montar, e ainda dar uma volta para experimentar o brinquedo novo.
Foi compra, monta, enche e toca a andar que isto quer é pedalar.
Nunca fui grande fã das sid, ate experimentar uma e pegar nela solta, e constatar que era realmente significativamente mais leve que qualquer outra suspensão em que tinha tocado antes, e fragil tambem, mas nao tanto quanto se diz.
Estava indeciso entre esta sid e uma r7, optei por esta mais pela simplicidade. Tem 3 valvulas para meter ar e um botao para regular o rebound. Ja a r7 é em todo o seu funcionamento e regulaçoes identica a minha anterior suspensão. O mesmo tipo de funcionamento e as mesmas regulaçoes. Regulações essas que davam manutençao e eu raramente utilizava, nem mesmo o bloqueio. Desta forma a opçao estava virada para a simplicidade propositadamente.
No que diz respeito ao comportamento, a principal questão de todos os tempos em relação a esta suspensão sao as bainhas de 28mm como muitos de vos ja sabem.
Torce? Flecte? Verga? Parte?
Quando pedalamos e pe em cima dela, de facto ha uma ligeira torçao lateral e nota isso principalmente quem vem duma marzocchi. Eu como sou leve, comprei-a tendo isso em conta e sabendo que com o meu peso ela nao ia torcer muito e como disse apenas flecte ligeiramente. Na travagem, nota-se tambem uma ligeira torçao, mas eu pessoalmente noto mais a lateral quando submetida a um esforço maior como o pedalar em pé.
Agora aquelas historias que se dizem do tipo "txiiiiiiii torçe por todo o lado!" ou " txiiii quando se trava a fundo roda fica para tras! a roda de tras quase ultrapassa a da frente! e bla bla bla!" começo a chegar a conclusão que grande parte é tanga. Flecte sim um pouco mais que as outras, mas nao tanto.
Em termos e conforto simplesmente surpreendeu. A minha marzo era confortavel e mudei para a sid já mentalizado de que ia ter menos curso e ia passar a andar com uma vara na frente da bike.
Consegue ser bastante mais sensivel que a marzocchi tornando-se mais confortavel e o facto de ter apenas 80mm nao é problema para xc. O racio de curso disponibilizado para um certo impacto é diferente, sendo que a percentagem é a mesma. Se a outra numa pancada fazia 50mm esta faz apenas 35 ou 40 ou coisa do genero sendo a percentagem de curso que faz a mesma, logo se tem menos curso faz menos curso para o mesmo impacto sendo mais progressiva de modo que os 80mm nao me parecem esgotar facilmente.
Outro factor que me levou a optar por algo com 80mm foi o facto de o meu quadro ter sido pensado para andar com 80mm (acho que em finais dos anos 90 era raro ver uma susp de 100mm, principalmente em xc). Desta forma estava curioso em experimentar o quadro com 80 pois sempre andei com suspensões de 100mm.
De facto em agilidade e acelerações está totalmente diferente, para melhor. A subir parece trepar paredes, em descidas na voltinha de hoje pareceu-me que consigo descer mais rapido do que com a marzo nao sei bem como, talvez devido a maior sensibilidade e progressividade.
Pesos? Na balança acusou 1290g com o tubo cortado, com aranha e sem os pinos para v-brakes (pesam 21g). A bike está agora com 10,5kg.
Mais so poderei dizer com mais utilização e a proxima saída vai ser ja amanha.
Boas pedaladas