American Eagle "à la carte" - Mudança de esqueleto

sabino

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Olá pessoal, venho aqui falar-vos da "tal que alguns dizem parecer um pirilampo (pela cor)". Apesar de nao ser a "bomba" que teria se tivesse orçamentos ilimitados ou muito grandes no geral chega, basta e sobra para as voltas diarias. Gosto particularmente dela por ser exclusividade total e não existir nenhuma igual a venda nas lojas que frequentamos pois está montada "à la carte" com os compontes que eu gosto e com os quais me sinto bem a andar.

Passando aos componentes:
-Quadro:
trata-se de um American Eagle de tamanho 20" (e bem comprido). Quanto ao modelo, trata-se de um Spokane de 1999 e só vieram 2 para Portugal.
De que é feito? Como é feito? Aluminio 6061. Feito "à la pata"!
Como foi desenvolvido? Todas as tubagens são exactamente iguais as utilizadas no modelo Atlanta (1ª bike a vencer os jogos olimpicos, em 1996 (Atlanta). Atlanta este que foi desenvolvido em parceria com a Storck e é nem mais do que o modelo Rebel (da Storck) em aluminio sendo as tubagens utilizadas pela American Eagle neste Spokane exactamente as mesmas.

-Suspensao: a utilma aquisição juntamente com o selim, uma Marzocchi MX PRO SL de 105mm, já bem conhecida de alguns.
-Travões: Shimano Deore LX fr/tr 160/160mm
-Manipulos: Deore
-Guiador Onoff expert 0.0
-Caixa de direcçao: Cane Creek C2
-Pedaleira: LX
-Cassete: XT
-Corrente: Sram pc 991
-Pedais: shimano spd m540
-Desviadores: fr/tr XT/XT(caixa curta)
-Rodas: Mavic CrossRide
-Espigão de Selim: Roox S4
-Selim: Selle Italia SLR XP Trans Am
-Peneus: Specialized Resolution Pro 2.1

E do principal acho que é tudo.
Seguem-se algumas fotos para quem não está a imaginar a "mistela".

















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Desde já peço desculpa por ter a bicla cheia de pó nas fotos mas foi quando tive oportunidade para as tirar.
Em geral, após as ultimas modificações a bike é eficiente a descer e brutal a subir. O quadro é muito leve, confortavel e bem acabado como se pode verificar pelas soldaduras polidas, reforço nas escoras esquerdas, etc. A MX PRO SL com o sistema TST permite-nos fazer muitas coisas diferentes desde coloca-la com menos compressao para descer sempre na bisga até bloquear complectamente para fazer subidas em alcatrão (coisa que tenho que fazer sempre que venho para casa) passando ainda por 3 posições intermedias de compressão para utilizar em terrenos menos acidentados onde nao queremos nem 8 nem 80 (aberta ou bloqueada).
O conforto em geral é bastante elevado apesar de se tratar duma rigida. O selim contribui e muito para isso pois apesar de ter uma aparencia um pouco de "tabua" é bastante confortavel e bom para fazer kms. Alem do selim, os peneus tambem contribuem para esse mesmo conforto, os specialized sao largos e agarram-se muito bem ao piso (talvez um pouco bem demais para rolar em alcatrao mas eu gosto deles assim), têm o flanco bastante alto e absorvem bem os impactos. São de facto um pouco brutos para uma bike de cross (ja ouvi dizer que andava com grandes patorras, cavilhas, e mais um monte de nomes nas rodas :lol:) mas quando estão a esgravatar "té fá fume!" :D e no alcatrao nao noto assim tantas perdas quanto parece.
No que diz respeito ao peso da menina, sao cerca de 11,7kg.
Em relação aos proximos upgrades, o proximo mesmo vai ser aumentar o tamanho do disco dianteiro pois a bike atinge facilmente velocidades elevadas e noto falta de potencia quando ando na bisga apesar de devagar travar bastante bem. Pensei ainda ser das pastilhas de origem que ja ouvi dizer nao serem grande coisa mas acho que se fosse disso tambem travava mal devagar e uma vez apos uma descida fui verificar o aperto da roda e queimei-me a valer no disco pois estava em brasa (ate fez sangue) o que me leva a querer que a falta de potencia a alta velocidade é mesmo do facto do disco (XT) ser pequeno. Que acham?

Para já é tudo, vou postando noticias quando puder. Quem quiser vir dar umas voltas para os lados de Setúbal apite! :wink:
 

brunorasgamanta

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Re: American Eagle "à la carte"

Boa bike sabino tá um espetaculo!!!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

um abraço
brunorasgamanta
 

andrextr

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Re: American Eagle "à la carte"

Ora aqui temos mais uma daquelas bikes que não é preciso dar aos pedais para subir :mrgreen:

Essa cor é muito particular! Não é fácil de confundi-la no meio das outras bikes!!

Boa sorte com a máquina! :yeah:
 

Fábio A.

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Re: American Eagle "à la carte"

:eek:mg: :shock: Esse quadro é LINDO !!!

Que cor espectacular! :shock: :shock: :shock:

Cumprimentos e diverte-te muito com esse MAQUINÃO ! :wink:
 

Satnad

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Re: American Eagle "à la carte"

O quadro é muito bonito!
E o conjunto de componentes escolhidos ficou muito bem!
 

scarzpt

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Re: American Eagle "à la carte"

Epá se alguem gozar com essa bike so pode ser por inveja...ta muito linda mesmo e diferente quanto baste :mrgreen: :mrgreen:
 

sabino

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Re: American Eagle "à la carte"

Olá pessoal!
+ um upgrade, ja consta um avid de 185mm na frente da "burra". Agora parece que ja trava 8)
scarzpt gozar? quando alguem se mete quem goza sou eu a dizer "se encontrares alguem com uma bike igual a esta eu dou-te a bike" MOAHAHAHA nao encontras! :D
bem vou vestir os calçoes para + um nocturno com o pirilampo verde :D
depois posto noticias, abraço a todos
 

sabino

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Re: American Eagle "à la carte"

Olé,

+ um upgrade na burra, trata-se de uma pedaleira XT :D deixo uma foto actual

Img007-1.jpg




e como ha que fazer uma pausa a meio de uma ciclovia a beira mar:
DSC00346.jpg


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

BrunoPereira

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Re: American Eagle "à la carte"

Adorei esse quadro! A cor é linda e tem um desenho muito simples, que é uma das coisas que aprecio em alguns quadros!

Tens ai um verdadeiro maquinão!

Agora diverte-te! :mrgreen:
 

crencos

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Re: American Eagle "à la carte"

Epá, essa bike está um mimo!! Mesmo fora do normal! Parabéns pela montagem.




Só um conselho: vê bem no manual da suspensão porque eu tenho acho que nas MX a Marzocchi não dá garantia se montares discos superiores a 160mm.
 

sabino

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Re: American Eagle "à la carte"

Olá,

crencos, a minha marzo ja perdeu a garantia de qualquer das formas pois ja foi aberta por mim mas obrigado na mesma. com os 185mm trava a valer :wink:
 

mdaniel

Member
Re: American Eagle "à la carte"

Para já os meus parabéns :clap:
Para além de teres um quadro espectacular ainda tens uma bela assemblagem de componentes :yeah:
Uma boa relação de custo vs desempenho
 

sabino

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Re: American Eagle "à la carte"

Olé,
pois é a pedaleirazita nova ja leva perto de uns 100kms no pêlo e até agora está aprovada, tem bem mais rigidez a pedalar que o LX e umas gramas a menos.
Alterei tambem a frente da bicla baixando-lhe o guiador retirando a unica anilha que tinha entre o avanço e a caixa de direcçao passando-a para cima do avanço. Pois é ficou com um look mais racing e ainda melhor para trepar.
E como até agora so tenho postado fotos da burra toda suja aqui fica uma actual (de hoje) depois de um banhol 8)


Img000-1.jpg




O proximo upgrade vao ser uns manipulos novos para substituir os Deore que utilizo desde 2003. Serão uns LX ou XT. Os LX sao mais leves (diferença para aí de 5g) curioso nao? (pesei-os ontem na bikezone). Pois é estou na duvida se o funcionamento dos XT será assim tããão melhor que compense pagar quase o dobro. O que acham?
 

jrpg

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Re: American Eagle "à la carte"

a eficácia é a mesma tanto no lx e no xt já usei os dois .
atenção aos preços do fizzbikes.com bem mais baixos que na bike zone
Boas pedaladas.
 

pedro25martins

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Re: American Eagle "à la carte"

Alta bicla, sim sr... Até a nivel de cores, a combinares bem a coisa! Cinza aqui e acolá. Tres bien!

So lhe alterava mesmo os pneus. Os manipulos só por uma questão de... coiso, porque pessoalmente nunca vi grandes diferenças entre Deore, LX e XT, a não ser no autocolante, mas pronto. Os chinocas são tramados para o markting!

E então, agora já trava? Se calhar o problema nem era tanto o diamtro reduzido do outro disco, mas tambem por ser pior (a nivel de furação, material, etc, sei la...). Mete um igual atras a ver se um travão tipo "tronco nas rodas"!
 

koalaboy

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Re: American Eagle "à la carte"

Boas!

Antes de mais pela bela bike que tens. Apesar da côr não ser propriamente discreta (mas muito bonita, para mim), acho que está com uma montagem muito sóbria... parece que me estou a contradizer, mas não!
Pela minha experiência pessoal, os manípulos XT são bem melhores do que os LX. Digo que, para mim, os LX têm um funcionamento quase igual ao Deore, rijo e algo seco. Os XT estão a anos luz, não muito longe dos XTR, e digo isto porque tenho XT e XTR, e quando estão com cabos e bichas novas, não são iguais, mas a diferença não é assim tanta. Mas os LX, que já usei, são muito Deore. Mas esta é a minha vivência...

Boas pedaladas!
 

sabino

New Member
Re: American Eagle "à la carte"

Olá outra vez pessoal,

pedro25martins, a bike ja trava sim mas com este disco avid as vezes parece uma carroça. tao depressa está tudo bem sem o minimo erro como pode fazer uma barulheira desgraçada a travar e volta e meia após retirar e voltar a colocar a roda ou fazer uma travagem brusca está o disco a roçar nas pastilhas, mas lá que trava trava e de que maneira e isso é o que mais me interessa mas devido a todas as dores de cabeça que me dá nao me parece que seja este o disco que ficará aqui definitivamente. quando puder talvez coloque um um XT de 180mm se arranjar o adaptador para a minha susp. pois nao tenho razao de queixa do de 160mm que agora está atras ou até mesmo hope flutuante de 160mm, se na altura entender que valem o preço (essa é outra que está aqui entalada :-K).

as vossas opiniões no que diz respeito aos manipulos apesar de serem diferentes todas juntas correspondem aquela que eu estava a tentar formar com esta questão.
pedro25martins os LX sao sim um bocado (muito) iguais aos XT excepto no "autocolante" mas bastante diferentes dos deore. repara que estes ultimos são pretos, mais "bajolos" e nao têm a função "dual realease" ou la como se chama :s que consta nos outros 2.
Como o koalaboy disse e bem os LX em que clickei ate agora parecem-me mais rijos e secos sendo os XT mais molengões/suaves. Corrijam-me se estiver enganado. Na verdade curti mais o toque dos LX mesmo por serem mais secos mas como so os apertei em bikes estacionadas nos suportes nao sei se em andamento a coisa difere muito.
Posto isto tudo, está uma opinião + ou - formada mas continuo indeciso :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: (é o que dá vir ao forum :s :twisted:)
 

pedro25martins

New Member
Re: American Eagle "à la carte"

Claro, diferenças ha.. E não, não uso Deore! :lol:

Mas o que quero dizer é que dizer que os XT são melhores é relativo. Tenho o grupo Acera numa reliquia do século passado e acho que tenho mais precisão e suavidade na transmissão que na minha actul de XC... Suavidade talvez, precisão não diria. Mas lá esta, mais, suaves, moles, leves (outros adjectivos similares) numa transmissão rasca. Agora depende do que se considera bom ou melhor, se um tacto mais duro ou não. Poderão dizer que os desviadores tambem influenciam na coisa, bem como uns bons cabos e o sistema bem lubrificado, mas digo-vos que o meu cancro Acera/ SIS não via o sol a uns bons tempos, quanto mais uma gota de oleo!

Mas chega de off topic.

Acho que a maioria das pessoas compra XT ou XTR (e outros modelos topo de gama) so por serem de gamas superiores ou por pensarem ser mais leves/ melhores/ eficientes/ resistentes, o que nem sempre é o caso, principalmente se tivermos em conta a relação destes ultimos aspectos com o preço.
 
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