Alterar cassete de 7v para 9v?

luis_ruivo

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Boas amigos é o seguinte tenho uma bike recente mas fraca, uma berg trailrock 1.3 disc, gostava de saber se é possivel trocar a cassete de 7v uma shimano MF-TZ21 para 9v?
Quando ando mais depressa a ultima mudança é muito leve o que me obriga a dar aos pedais feito tonto.....
Pelo que já li e pelo que estive a ver na minha cassete o ultimo carreto tem 14 dentes e queria a alteração para 11 dentes.
Será que existe cassete de 7v com 11 dentes no ultimo carreto?

Abraços
 

Ming@s

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Sim claro que sim.

Mas lembra-te que isso implica em prencipio trocar a tua corrente e o manipulo.

Cumps.
 

Ming@s

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Eu tive um amigo que fez isso mesmo que tu queres fazer e a corrente dele não dava porque a Cassete de 9S os pratos são mais juntos logo tens de ter uma corrente mais fina.

Nao sei se me explicei bem.

Cumps.
 

luis_ruivo

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Sim percebi. Em relação ao desviador e ao manipulo para já regulava aquilo para os 7 carretos mais pequenos ficando os 2 maiores desactivados, mas ñ sei se dá....
 

cconst

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Caro luis_ruivo:

Poder alterar, claro que podes. MAS...

Ao mudares a casseste tens que mudar a corrente e os manipulos das mudanças. Ao mudares a corrente possivelmente terás mais dificuldades em mudar de mudanças na pedaleira, pois os pratos são mais espessos, e as distancias entre pratos são maiores...

Podes ainda ficar limitado na roda. Se em vez de cassete de 7v tiveres um carreto com 7v, terás que modificar a roda ou mesmo comprar outra com um cepo que aguente 8 e 9v.

Podes ter investimento grandito...

Os mais entendidos que me rectifiquem caso esteja a meter a pata a poça...


Cumps
 

MRocha

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Efectivamente há cassetes de 7v com carreto de 11 dentes, do género dessa que referes no post anterior, o que resolveria o teu problema, que é a falta de mudanças mais pesadas.

Resta saber se o cubo traseiro dessa bicicleta é de cassete ou de roda livre(cubo com rosca). Se o aspecto dos carretos, especialmente do carreto mais pequeno e da peça estriada adjacente(lock ring) for o mesmo está feito. Se o aspecto for diferente(se as estrias se prolongarem para dentro, ultrapassando a espessura do carreto mais pequeno) o cubo é de rosca e usa roda livre, como esta:
fw566.jpg


Neste último caso, não se comercializam rodas livres com carreto menor inferior a 13 dentes(pouca diferença de 14t) e a solução implica a compra de um cubo ou roda que aceite cassetes. Acho que é este o caso, porque não é comum encontrarem-se cassetes com o carreto pequeno de 14 dentes.

As cassetes de 7v são mais estreitas cerca de 5mm que as de 8/9/10v e os cubos com furação para disco geralmente trazem um cepo (onde assenta a cassete) preparados para uma cassete com a dimensão das de 8/9/10v. :arrow:Dá para usar uma cassete de 7v, desde que se adicione uma anilha que encha a folga de cerca de 5mm que ficará do lado de dentro do cepo. Como anilha é costume usar-se um ou 2 espaçadores de plástico dos que vêm entre os carretos das cassetes, retirado de uma cassete usada. Do género destes:
mavic_cassette_9speed_2_121.jpg


Convém referir que não dá para usar os primeiros 7 carretos de uma cassete de 9v ou 10v com manípulos de 7v, porque o espaçamento entre carretos é diferente. Mesmo uma de 8v não funcionará na perfeição.

EDIT:
No site da shimano vi isto:
MF - multiple freewheel
CS- cassette sprockets
Portanto o que tens é uma roda livre e não uma cassete :(

RE-EDIT:
Para se entender melhor:
freewheel-vs-k7sm.jpg
 
Last edited:

Alen7ejanit0

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Alterar cassete de 7v para 9v?

Boas Amigos

Eu tb tenho uma bike de 7 e quero mudar para 9v.
Acontece que ao mudar a cassete de / e colo car uma de 9v nao vai dar pq o cubo é de rosca e a da 9v é de encaixe.... e par mudar o cubo fica mais caro do que mudar a roda, pois tem que se enraiar a roda.
Depois como o amigo "cconst" disse e mto bem ao mudares a cassete tens de mudar a corrente e por sua vez a pedaleira pois os elos da corrente de 9 sao mais finos e iria estraga a corrente e posteriomente a cassete mais desviador traseiro....
Nao sei se os teus travoes sao combo (travao e shifters) caso forem axo melhor trocar tudo, para que fique tudo em separado. Eu pedi um oirçamento para mim que é isto:

Roda 26" cubo encaixe – +/-40€ (dependendo da gama)
Corrente Deore HG53 - 47.30
Cassete shimano HG50 11/34 – 23,50€
Desviador traseiro SLX RD-M662 –58,70€
Corrente XT HG_CN93– 24,70€
Shuifts Rapid Fire SL-M430 – 30,50€ (Par)
Pedaleiro FC-M590 175mm – 76€
Desviador Frente SLX - 29,60€
Manipulos travao V-Bake BL-M421 pretos – 8,50€ (par)

268.70

Se gostas de andar de bike, só por andar, deixa estar como esta essa.
Se gostas de entar em maratonas aconselho a comprar uma bike nova
Se gostas de entar em maratonas e gostas do quadro pq é bonito e nao tem problemas, arranjas 270€ e fazes a festa...

Espero ter ajudado...
Grande Abraço e boas pedaladas
 

MRocha

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Esse material está um bocado inflacionado...

"Corrente Deore HG53 - 47.30" isto é gralha de certeza. Para além disso tens duas correntes na lista.
Só precisas do shifter traseiro e de uma manete para meter à frente.
Caso o aro traseiro esteja em bom estado, trocar só o cubo (por um fh-475 ou semelhante) fica mais barato, mesmo com mão de obra.

"Desviador traseiro SLX RD-M662 –58,70€" arranja-se por 40 eur sem procurar muito. E o desviador actual tambem passa as 9v, caso esteja em bom estado; o manípulo é que lhe diz quanto mexer.

Pedaleira e desviador da frente também não é essencial, ambos funcionam com corrente 9v. De há uns anos para cá as pedaleiras vêm com pratos compatíveis com 8/9V
 

TheTraveler

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Se o problema é só ficares a pedalar em seco quando vais no mais pequeno atrás, 14 dentes, podes resolver isso com pouco dinheiro mudando só o prato grande do pedaleiro por outro com mais dentes. Sempre fica mais barato.
 
http://www.movefree.pt/pt/catalog/10-velociadades/p2868

Tu próprio já descobriste a resposta!

Eu ainda há poucos meses gastei 10 euros para comprar uma igual para uma bicicleta velha, que uso para deslocações utilitárias, para substituir uma de 13 dentes (tinha recolocado a original de 13 para substituir temporariamente uma de 11, que tinha ido à vida após uma década de uso).

Pode parecer um capricho, mas não é! Por experiência própria de quem rola bem em percursos planos, posso dizer que andar em 11 em vez de 13, pode significar chegar 5-7 minutos mais cedo num percurso de 12-15 km!

Compra e evita andar a gastar uma pipa de massa em experiências de resultados duvidosos. A 11-28 poderá servir-te perfeitamente, excepto se fizeres muitas subidas acima dos 20% de inclinação, em que poderás sentir a falta de uma 32 ou 34! :mrgreen:
 
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Alen7ejanit0

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MRocha: se com isto tudo fica mais barato ou ainda tens de me dar dinheiro (LOL) para fazer esta mudificaçoes, diz-me la onde trabalhas que eu mando la a minha bike!
Grande Abraço
 

MRocha

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Alen7ejanit0, eu não trabalho numa loja de biclas, mas por acaso até faço umas reparações ocasionais nas bicicletas de amigos. No entanto não te posso ajudar que és de longe.

Voltando ao tópico. Precisas de:
Uma cassete de 9v-deore Arranja-se por 15 eur, mas 20 é o preço habitual.

Uma corrente-deore-hg-53- 15 a 18EUR

Um manípulo 9v-Compras o par de deore (ou os novos alívio 9v) por 30 eur ou só um por 20

Par de manetes deore para v-brake 15 eur(máx)

Um cubo traseiro que aceite a cassete de 9v- Shimano FH-M475-vi hoje um na loja mais próxima a 20 eur(preço normal)
Montar o cubo no aro que já tens, possivelmente precisas de raios e de quem tos monte- noutra loja aqui perto ficaria em 15 euros, 20 no máx.(mão de obra + raios)
Em alternativa arranjam-se rodas traseiras baratas, com furação para disco e cepo de 8/9v, a partir de 25 eur, ou um par de rodas minimamente decentes por 55 eur. Estas, por exemplo, com centerlock e aros de dupla parede custaram-me apenas 50eur, apertos incluídos:
at800x600.jpg


Se quiseres uma roda traseira mais à maneira, encontra-se montagens com cubos shimano 6 furos+ aro mavic319 ou 321 a partir de 50 eur

Desviadores não precisas e pedaleira (desde que não seja pré-histórica) também não. O ano passado comprei um slx shadow traseiro por 38 eur e um deore frente por 15eur... Pedaleira é que não se arranja muito mais barata que aquilo que referiste.

Agora gastar 260 eur numa bicla que nem cubo de cassete traz... Pensa 2 vezes; com 350 eur compra-se uma RR 5.3 (ou outra qq se procurares bem) de 2010 que trás X5 27v, suspensão e discos mecânicos. Achei que te devia alertar para isso, mais nada.
 
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