Alivio vs Deore

#1
Pessoal do pedal,

Bem sei que este assunto dá pano para mangas, mas cá vai.

Para alguem que está agora a começar, qual é a grande diferença entre uma transmissão Alivio e uma Deore?

Bem sei que a Alivio é de 8v e a Deore de 9v, mas tirando este facto, haverá assim tanta diferença nos diversos componentes?

Gostava que tentassem não entrar em preferencias pessoais, mas que justificassem o porquê de gastar mais do dobro numa transmissão Deore.

Isto pode parecer um pouco (ou muito mesmo) idiota, mas acredito não ser o unico a ter esta duvida. Se calhar com o passar dos kms vou ficar esclarecido, mas até lá, conto covosco.

Boas pedaladas
 

Loki

New Member
#2
Eu também me interrogava. Tipo, aquilo é só uma cena que puxa cabo, a outra são umas molas tensionadas pelo cabo, quais poderão ser as diferenças. :p
Mas há. É tudo mais suave. Passei do desviador alivio para um LX e senti uma diferença do caraças. Agora meti um 105 e apesar de sentir diferença para o LX já não é tanta. Infelizmente ainda continuo com alivio no shifter porque tenho 8v e tá mau para arranjar shifters deore. :wink:

Mas não há nada como experimentares e sentires a diferenças para veres se realmente vale o dinheiro.
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#3
Viva Phiphil! 3 grandes diferenças:

- Precisão

- Peso

- Resistência

Penso que te estejas a referir ao deore LX e sem dúvida vai uma grande diferença de alivio para este componente! Os meus desviadores são XT e têm levado tanta porrada... :shock: :shock: Já lá estão há um ano e meio :wink: Um bocado empenados mas ainda lá estão :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
#4
Pelo que percebi, posso utilizar desviadores Lx mesmo com 8v.

É que preciso de mudar o desviador da frente (MC050) e estava a pensar por um Alivio, mas sendo assim é preferivel por já um Lx e mais tarde mudar o de trás tambem, certo?

Isto das bikes é mesmo lixado, são quase piores que as mulheres para gastarem dinheiro. :D

Boas pedaladas
 
#6
Se não te importares com o peso, acho completamente desnecessário gastar rios de dinheiro num desviador para a frente...
Mas isto é a minha opinião.
Para a frente qualquer coisa serve, desde que afinado. :)
 
#7
Partilho a opinião do fireblade, aliás eu sou radical em relação às mudanças. A partir do alivio já é tudo muito bom. Eu tenho o x9 e chega e sobra!!!

Se tivesse alivio podes crer que não mudava.
Só mudava os shifters para sram pk funcionam sempre com o polegar
 

Remi

New Member
#8
Hugo Carvalho said:
3 grandes diferenças:

- Precisão

- Peso

- Resistência
Além disto menciono ainda o facto de com 9 velocidades tens mais relações de caixa e assim podes dosear melhor os esforços.

Para além disso, nas 9 velocidades é onde todas as gamas de alta qualidade e fiabilidade de componentes se situam. Se pretendes levar este desporto a niveis de competição não podes fugir a estas gamas de componentes (XT, X-gen, etc), porque em situações extremas de muita lama ou muito pó eles continuam a funcionar como se nada fosse, ao invés dos alívios e dos aceras que mais cedo ou mais tarde encravam.

Para o utilizador ocasional/desportivo que não se mete em grandes aventuras e/ou não tem recursos económicos por aí além, alívio é uma óptima transmissão.
 
#9
Remi, é esse exactamente o meu caso.
Já nem sequer tenho idade para grandes aventuras.

Também não tenho sentido grandes problemas com o Alivio. O problema destas coisas é que quando há a necessidade de substituir algo, a tendencia é sempre melhorar.

Acho que vou mesmo ficar pelo Alivio. Sempre 'poupo' uns cobres para um Camelback. :wink:
 
#11
Como o Fireblade disse desde que bem afinado não tens problema com o material...Para afinar tens é de ter mais um bocado de paciencia o material dessas gama não é tão preciso.
Fiz a maratona de Portalegre com um desvidor Shimano Acera na frente e aguentou-se até ao fim sem problemas de maior.
O Alivio aguenta muito tempo...
 
H

Hugo Carvalho

Guest
#12
Fireblade said:
Para a frente qualquer coisa serve, desde que afinado. :)
Discordo!! Quando comprei a bike, trazia um alivio à frente e passado 2 meses mudei-o!! Começou a ganhar algumas folgas e foi inevitável! E partida com ele afinado para todos os eventos... :wink:
Mas como o Piphil já deu a entender o uso que vai dar à bike, acho que o alivio vai aguentar muito tempo... :wink:

Cumprimentos betetistas

Hugo Carvalho
 
#13
A minha bike (Scott Yecora) tem (ainda) Alivio à frente e Deore (8v) atrás... no fim dos passeios com muito pó e/ou lama sinto o que o desviador traseiro começa a custar a mudar.

Depois de uma lavagem fica (quase) como novo.

Agora levou uma porrada grande e ficou com folgas devo-o mudar.
 
#14
Hugo Carvalho said:
Mas como o Piphil já deu a entender o uso que vai dar à bike, acho que o alivio vai aguentar muito tempo... :wink:
Isso é o que toda a gente diz de inicio. :p Depois com o passar do tempo normalmente o bichinho fica maior por consequencia o uso da bike tb.

8)
 
#16
Isto está cada vez mais confuso.

Tirem mais uma duvida: o desviador da frente pode ser qalquer um, qualquer que seja o pedaleiro?
Estive a ver no site da Shimano e dizem que o desviador da frente FD-C050 é compativel com pedaleiro 42-34-24.

Ora, eu neste momento tenho um 42-32-22. Será que é por causa disto que parece não ser possivel afinar o desviador da frente, ou é mesmo apenas falta de jeito?

Boas pedaladas
 
#18
Tenho uma Hardrock Sport com Acera

Tem uns 3.000 km e ainda não mudei nada por desgaste.

Depois de 50/60 km a poeira acumula-se onde passam os cabos por baixo do quadro e os comandos ficam + duros, basta por um pouco de óleo ou água e aguenta + uns 50

Já fez AL-PC-AL (120) e recentemente estremoz (70)

Não concordo muito com a justificação do não aguenta.

Desafinar!!! só uma vez quando me mexeram na afinação do cabo.

É claro que não meto mudanças em esforço, etc...

Cumprimentos
Nuno Morgado
 
#19
Boas pessoal,

Eu posso não perceber muito de bikes mas pelo que tenho lido neste topico o que conta mais é ter tudo bem afinado e "jogar" com as mudanças consoante a situação certo?Claro que as Deore devem ser mais suaves,mais precisas e mais resistentes mas tambem depende para o que cada um quer,se for para competição claro que é melhor ter um material bom mas se for para pessoal de passeio acho que um material que faça o serviço que lhe é devido , um pouco mais suave e preciso ja é bom não? Por isso acho que dai vai a diferença do Alivio para Deore LX. Não sei se estou correcto ou não....
 
M

Morph3us

Guest
#20
é obvio k têm k existir diferenças entre alivio/deore, o deore é mais leve,resistente e eficaz k o alivio mas também mais caro, agora falando em gamas mais altas a diferença de um XT para um XTR é o peso, e alias colegas meus têm me dito k o XTR têm mais desgaste k um XT ou um LX, cada um é k tem k ver o k quer, eu tenho um LX que so desafina kuando está pó ou lama nas bichas, só ai é k afino.
espero não ter dito nenhuma "bacorada". :p