Alinhamento dropout/desviador traseiro

#1
Boas pessoal,
ontem, depois de uma voltinha para "matar o bicho" tive uma queda estúpida mas suficientemente má para me ter estragado o dia. Depois da queda reparei que, nas velocidades mais leves, a roldana de baixo do desviador tocava nos raios ao ponto de ter de escolher velocidades mais pesadas para não danificar os mesmos.
O dropout empenou e tentei "desempenar" em casa mas não ficou bem.
De seguida mostro-vos umas fotos que mostra o alinhamento do dropout e desviador, quando a bike estava 5*, depois da queda e depois da minha tentativa de o endireitar: (podem clicar na foto para ver melhor)


Eu sei que "desempenei" o dropout demais, mas a minha dúvida prende-se com o facto de não haver a hipótese de os "braços" do desviador (que seguram as roldanas) ou outra coisa qualquer, terem ficado também empenados.
Como se isso não fosse suficiente, ao colocar o desviador no sítio (tive o cuidado de enroscar devagar para não danificar a rosca) este custou muito a apertar, ficando mesmo a cerca de 1mm do quadro, como podem ver na imagem seguinte.


Eu desempenei o dropout no sítio (não o retirei, apenas removi o desviador) com uma chave inglesa.
Não sei se, ao retirar o desviador de novo para alinhar o dropout, o consigo enroscar de novo. É normal ele custar tanto a enroscar? Eu sei que há ferramentas para isso, mas queria saber se há algum método caseiro para o fazer, para evitar levar a uma loja.
Tentei encontrar dropouts à venda na net mas não encontrei, este modelo da bike (Rockrider 8.2) já tem mais de 10 anos.
Resumindo, queria a vossa opinião, baseada nas fotos e naquilo que disse, e de preferência se der para fazer em casa.

Muito obrigado,
Nuno Fernandes
 
#2
Boa noite.

Só a julgar pelas fotos, diria que o quadro está empenado onde aperta o dropout. O dropout arranjas facilmente, é só uma questão de procurar. Já tive uma bike que caiu nas pedras e entortou a aranha das roldanas. No meu caso deu para endireitar e foi fácil. Quanto ao parafuso que aperta o esticador, tens de desmontar e ver se a rosca está "moída", tanto a do parafuso como o "furo" onde ele aperta. Se sim, pode dar para recuperar na mesma medida ou alargar o furo, o que pressupõe um parafuso mais largo. Também existem uns casquilhos que se podem adaptar. Para isso precisas de ferramenta na medida exata.

Cumprimentos