Alimentação de 1 atleta adolescente

Rui Carvalho

New Member
Muito se tem falado sobre Alimentação e Suplementação neste fórum, mas de uma forma generalizada onde utilizadores de varias idades deixam as suas experiências e opiniões, mas como as necessidades nutricionais dependem também da idade, criei este tópico para que os mais entendidos na matéria da nutrição deixem o seu contributo aos adolescentes que tal como eu têm algumas duvidas no que devem comer antes, durante e após a actividade fisica.
Que alimentos deve ingerir ao pequeno almoço?
Que alimentos deve ingerir e quanto tempo depois do treino?
Que alimentos deve ingerir nas refeições principais?
O que é mais importante ingerir após o treino? Hidratos Simples, Complexos ou Proteína?

Espero que os mais entendidos na matéria deixem o seu contributo para que os adolescentes deste fórum não cometam erros graves na sua alimentação....

Cumps
 

prasquete

New Member
Bom, isto é um assunto que dá pano para mangas! Cada um é como é e tem determinadas exigencias energéticas, mas como em tudo, há um principio basico que depois podemos, com alguma experiencia à mistura, adaptarmos a nós.

Assim, e ao contrario do que as pessoas que defendem as dietas para pessoas ditas "normais" dizem, os hidratos de carbono são o melhor combustivel para para nós, ciclistas, durante e depois do exercicio! Porquê? Porque durante e depois do exercicio o corpo precisa de combustivel imediatamente disponivel, e os hidratos estao mais disponiveis para os musculos do que a proteína e a gordura, isto porque o nosso corpo consome menos energia a converter os hidratos em energia utilizavel do que a converter a proteina ou a gordura.
Os hidratos sao essencialmente açucares, que podem ser simples ou complexos.

- Simples, são compostos por uma ou duas moléculas de açucar, como a glucose, frutose, galactose, sacarose e lactose e sao encontrados em alimentos bastante nutrivos, como fruta e leite, mas tambem nos menos saudaveis, os doces.

- Complexos, sao cadeias compridas de açucares simples, que tem o nome de amido, e que têm como exemplo as batatas, massas e pão integral.

Como se sabe, os hidratos quando ingeridos, sao decompostos e convertidos em glucose sanguinea, o principal combustivel do corpo. A glucose que nao for imediatamente utilizada, e armazenada nos musculos e no figado na forma de glicogenio, o tal combustivel muito bom, mas que dura muito pouco tempo. Se estes reservatorios estiverem cheios, transforma-se em gordura e é assim armazenada.

Assim, durante e após um treino exigente, tanto os hidratos complexos como os simples sao eficazes como combustivel, porque durante um exercicio intenso, o corpo fica em deficie de hidratos, e é virtualmente impossivel repor-los à mesma velocidade a que sao consumidos, como tal é crucial repo-los o mais rapido possivel para uma melhor recuperação.
Isto durante e após um exercicio exigente, porque na dieta normal, é melhor dar enfase aos hidratos complexos, porque estes vem acompanhados de outros nutrientes importantes, como os minerais, vitaminas e fibras, senão vejamos, uma barra de chocolate e uma fatia de pão integral tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias, mas enquanto na barra sao calorias "vazias", na fatia de pão vem acompanhadas das tais substancias atrás referidas e que sao essenciais para o nosso corpo.

Bom rui, agora mais especificamente para ti, e nao só... :mrgreen:
pois o que vou escrever serve para todos.

Em primeiro lugar tens que calcular as tuas necessidades caloricas diarias, fazendo a seguinte conta: multiplica o teu peso corporal por 33,07 e ao resultado adiciona 10 calorias (homens) e 8 (mulheres) por cada minuto de exercicio diário. Isto é uma forma algo grosseira que tens para saberes o numero diario de calorias que tens que ingerir por dia para manteres o peso. Se for para perderes já sabes o que tens que fazer, mas nao me parece que seja o caso :D
Deste valor, 65% deverão ter origem em hidratos, e sabendo-se que cada grama de hidratos fornece 4 calorias, consegues saber as gramas de hidartos que deves ingerir.

Os hidratos sao a fonte principal de energia, mas as proteínas tambem sao bastante importantes, tanto mais que representam cerca de 10% do total de energia necessaria. As necessidades de um ciclista a nivel proteico podem ser entre 20 a 90% superiores às de uma pessoa "normal", visto que uma pessoa normal deve ingerir cerca de 0.363 gramas de proteina por cada 450 gramas de peso corporal, este aumento é bastante significativo, e tendo em conta que quando o corpo entra em esgotamento a nivel de hidratos, sao as calorias das proteinas que entram em acção, é bom que os niveis proteicos estejam no topo.
Nao se deve ingerir proteina apenas por ingerir, deve-se escolher aquelas que apresentam o nemor nivel de gorduras saturadas e que incluem uma boa dose de hidratos complexos.
Os musculos nao crescem e se mantem apenas pela ingestão de proteina, mas sim pela exercitação. O melhor combustivel para os musculos e consequentemente para o exercicio sao os hidratos complexos, embora os simples sirvam em algumas situações.

Bom, penso que daqui já tiras algumas conclusões, o resto depende da tua experiencia e dos teus gostos.

Abraço e bons treinos
 

Rui Carvalho

New Member
Obrigado pela explicação prasquete...
Criei este topico para os adolescentes que tal como eu podem ter algumas duvidas de nutrição e tu deste uma excelente explicação...

Cumps e boas pedaladas
Aparace pelo Norte Alentejano
 

Pedro G.

New Member
segundo o que percibi os alimentos que os ciclistas mais ou menos jovens devem ingerir consistem no mesmo, apenas muda a quatidade, certo??
gostava que me esclareceçem outra duvida.
as bebidas, barras energéticas etc. têm composiçoes prejudicias para os mais jovens???
 

prasquete

New Member
Exactamente, as quantidades é que mudam...

Em relação às bebidas e barras, o ideal é tu teres uma alimentação equilibrada, as barras e bebidas apenas te fornecem um extra para aquele ritmo de prova, ou para passeios mais prolongados Mas sao como tudo, tomadas em excesso podem fazer mal...
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
O treino de um atleta é um conjunto de vários itens integrados, tais como o treino em sí, o descanso e a nutrição e mesmo o equipamento necessário. De nada vale treinares muito e bem se te nutrires ao contrário do que o tipo de treino que fizeste pede. De nada vale treinares e alimentares-te correcatemente se não tens fases de descanso que permitam assimliar as cargas. Se por exemplo, tu gastaste as reserva de glicogénio, de nada adianta comeres bifes atrás uns dos outros atrás da proteína, se tiveste um trabalho de força talvez te interesse aumentar e até suplementar com proteína... se tens que recarregar os teus musculos de glicogénio, há formas correctas que farão com que atinjas uma reserva superior que te dará muito jeito para manters o ritmo em altíssima por muito mais tempo.

Para um atleta de hi-tech, o factor nutrição, assim como o de treino deveria ser feito por um especialista, pois ao atleta compete cumprir o melhor que possa o que está estipulado por alguém que saiba e faça em consciencia. Até para a generalidade dos atletas, o factor nutrição é de tanta importancia que deveria juntamente com os treinos ser ou feito por um especialista, ou pelo próprio mas depois de gastar muito tempo a estudar por exemplo na net que já tem muita informação preciosa. Como exemplo apenas, o Ricardo foi Campeão Nacional este ano devido em parte ao circuíto técnico, mas em grande parte ao que aprendí ao longo do tempo sobre nutrição, e que muita falta fez na altura do Nacional onde ele estava completamente estoirado da época desgastante e do esforço imenso que fez para estar a top no Mundial. Se não fossem uns truques de nutrição que sei, era de todo impossível ter ganho este nacional. Dou este exemplo apenas para que se perceba a extrema importancia da nutrição, que eu considero quase o factor principal, mais importante até que o factor treino, pois se treinares um pouco de forma errada, mas treinares, chegas lá mais tarde, mas chegas desde que te esforces... se comeres mal e fora de propósito, podes treinar muito que numca chegas lá e podes até prejudicar-te enquanto ser humano, porque estás a pôr o combustível errado na máquina corpo. Não explico o truque que te faria sempre andar muito mais e mais forte porque estou farto de abrir o livro e o resto do pessoal nada abre...

Sei que tu, Rui, és treinado por um dos melhores treinadores da praça, e sendo um dos melhores atletas da nossa praça também, deves ter essa informação concerteza integrada no teu plano de treinos e a fazer tanto parte dele como os kilometros ou horas e intensidade de esforço que tens que fazer, ou pelo menos deverias ter... mas também por aqui se vê infelizmente para o nosso XCO o nível e a forma com que se vai trabalhando com os nossos melhores cracks que desta forma numca podem atinjir o seu potencial... infelizmente para os próprios atletas e para pessoas como eu que gostam de ver atletas de XCO a voarem...

Não vou postar novamente o básico da nutrição, mas no inicio do Via Simples tens lá muito do que deverias fazer a nível nutricional, tanto para andares mais como para resguardares a tua saúde, que é essencial para tí enquanto homem, mas também para a tua performance.

Sempre, e alerto a todos os que pagam a treinadores, o plano de treinos deve ter a nutrição do dia. De outro modo não é um plano de treinos. Não deverá dizer que comida excatamente deves ter hoje na mesa, mas deverá dizer que tipo e quantidade. E nesse plano integrado deve constar a alimentação durante o treino e pós treino e até pré treino no dia em que fazes series como exemplo deves comer 3 horas antes do treino para tirares o máximo proveito dele sem te sentires mal)... se não tiver isto tudo, não é um plano de treinos, é uma forma fácil de fazer dinheiro que não vos fará campeões se tiverem concorrência séria. Há que trabalhar mais e melhor para também com a nutrição termos bons e rápidos atletas.

paulo marinheiro
 

Rui Carvalho

New Member
Por vezes sinto as pernas presas como se os musculos estivessem cheios, aumentando de volume... Acham que pode ter a ver com o consumo excessivo de hidratos de carbono ou proteina? Ou deve-se apenas a uma acumulação elevada de acido láctico?

Cumps
 

Pedro G.

New Member
Re: Alimentação de 1 atleta adolescente

completamente esclarecido, também está um artigo na bikemagazine de setembro muito fixe sobre nutriçao!!
(fiquei extremamente curiso a cerca do truque do sr.paulo marinheiro)
 

Marreiros

Active Member
Rui Carvalho said:
como se os musculos estivessem cheios, aumentando de volume... Acham que pode ter a ver com o consumo excessivo de hidratos de carbono ou proteina? Ou deve-se apenas a uma acumulação elevada de acido láctico?

Cumps

X2

É exactamente isso que sinto muitas vezes no arranque! As pernas ficam 2 tijolos... :wtf:
Faz-me lembrar os tempos em que andava a puxar ferro no gym... :mrgreen:
 

vitormines

New Member
É exactamente isso que sinto muitas vezes no arranque! As pernas ficam 2 tijolos...
Faz-me lembrar os tempos em que andava a puxar ferro no gym...

Eu não percebo nada disto mas não será por treinares muito em força, com cadências baixas? Experimenta fazer alguns treinos intercalados com cadências elevadas.

Cumps,
Vitor
 

Jack

New Member
comigo acontece exactamente o mesmo, os primeiros 5km de prova são um enorme sacrificio, principalmente logo no arranque. É ai que perco mt tempo do grupo da frente,passado 6 ,7 km fico cheio de força e já consigo manter um bom ritimo. Aqui esta uma boa questão para colocar ao Sr Paulo Marinheiro.
 

pedro113

New Member
jack a mim acontece me o mesmo eu arranco na prova e ao chegar ao fim da primeira volta é que fico "bom " das pernas e muita das vezes nao consigo chegar ao grupo da frente


sr Paulo marinheiro aguardamos um contributo seu :wink:

Boas pedaladas
 

paulo marinheiro

Utilizador Banido
Há 3 soluções para a cena das pernas tipo "tijolos" na 1ª volta:

1ª- Pedir aos comissários para a prova só começar a contar na 2º volta pois na 1ª dói...

2ª- Fazer antes da prova... 1 volta forte ao circuíto, pois se é a 1ª que dói... já está feita.

3ª- Fazer um aquecimento à "homem". Forte e sem medo de gastar, pois quando estás nessa tal 1ª volta, as pernas doiem-te porque ao não teres aquecido convenientemente, nunca chegaste a ligar o sistema aeróbico em pleno, daí estiveste nessa primeira volta com 2 problemas anaeróbicos: um nas dores e pernas presas pelo facto de acumulares mais ácido láctico... outro pelo facto de a Via Anaeróbica Láctica (a que usas na 1ª volta por falta de aquecimento) usar como combustível o glicogénio também, mas pelo facto de este ser usado de forma anaeróbica, tem um gasto exageradamente superior comparativamente com o gasto por via aeróbica, por isso vês que se gastares da reserva algo a aquecer bem, à entrada da 2ª volta vais estar bem, sem dores, mais perto da frente e acima de tudo, porque não te gastaste todo nessa 1ª volta, ainda terás mais reserva de glicogénio muscular para as voltas seguintes, apesar de teres gasto algum para acender a Via Aeróbica... a tal que te carrega as pernas com menos ácido láctico... o inimigo nº 1! Aquece bem... o teu treinador deve ter protocolo para isso... e lembra-te: aquecer não é só aquecer os musculos para evitar lesões, é acima de tudo ligar e preparar o teu corpo em toda a sua plenitude, de uma forma progressiva para o esforço imenso que irá fazer nas horas seguintes, por isso, aproxima algumas partes do teu aquecimento ao esforço real de prova... sem medo de gastar. Vais vêr que essa 1ª volta te custará muito menos e nas últimas sentir-te-ás muito melhor porque poupaste mais.
Lembra-te que quando digo que fazes a 1ª volta, anaeróbico ou aeróbico, refiro-me à via de energia predominante, pois todas as vias estão lá sempre, até no sofá... a que predomina em determinado momento é a mais importante desse mesmo momento, e quase a única que conta, por isso nessa 1ª volta vais anaeróbico... predominantemente, mas também vais aeróbico, não vais é ao aeróbico que as tuas pernas gostariam...

Se por outro lado, fazes carregamentos fortes de glicogénio (o que não creio ser o caso, pois só os prós chegam a sentir isto, por fazer cargas loucas de hidratos com vitaminas de cavalo e outros a ajudar) nos dias antes das provas e sentes que as pernas são tijolos... aperta um pouco contigo no reconhecimento de Sábado, pois retirarás um pouco de água dos músculos (mais ou menos isto mas é isto no fundo que não vou postar um tratado sobre hidra...(água)...tos de carbono) e sentir-te-ás mais ágil.

Pernas presas também são reflexo de trabalho exagerado de cadencias baixas. A preguiça natural do ser humano tende a impor-se e se a velocidade não baixa, a cadencia sim que baixa. Há que treinar muito em cadencias altíssimas... conselho! A potencia que se mede em Watts e que dita o nível de crosser que és, é o resultado da força vezes a rotação, e dita essa potencia que andarás mais depressa quanto mais fôr, e posso-te dizer que em juvenis e cadetes o Ricardo era dos 10 atletas da frente o que menos força tinha, mas que mais potencia imprimia, e logo, era o mais rápido... porquê? se era o que menos força tinha?, porque a força dele, apesar de muito mais fraca, multiplicava por muitas rotações mais que todos os outros, pois desde novo que eu sempre insistí para que ele rodasse as pernas como as ventoinhas... agora o rapaz está a ganhar força a sério... o que achas que acontece se multiplicarmos pela mesma altíssima rotação? muitos Watts... mesmo muitos Watts...
Por isso, além de soltares as pernas, aumenta fácil os teus Watts, rodando mais rápido as pernas, mas... treina isso, que não é fácil, tipo, de repente vou rodar muito e fazer mais 20% de potencia... nada disso... como não estás habituado, as tuas placas electro-motoras vão-te mandar parar e rodar mais devagar, pois vão entrar em curto circuíto... sendo também este mais um importantíssimo item que tem que se treinar em muitos anos... o Ricardo treina altas rotações há 6 anos... aquilo já não curtocircuíta... nada se faz de um dia para o outro... mas se começares já, daqui a pouco tempo passaram-se 2 ou 3 anos e os resultados aparecem...



O truque... nep... outro dia pode fazer falta para ganhar um Nacional, como este ano... e depois?????????????? Mas para que não fiquem dúvidas, é todo legal pois só envolve Hidra, bananas, massa, arroz, cenouras e etc... nada de truques sujos de farmácia e afins!


paulo marinheiro
 
Top