Alerta para suportes de bicicletas - Norauto

adri82pt

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Boas pessoal!

Decidi expor aqui um lamentável incidente que me ocorreu à já alguns meses.
Então estava eu de regresso a casa com a minha menina a "arejar" em cima do tejadilho do meu carro, num suporte que tinha comprado na Norauto, modelo Vertik 235, vinha eu pela A29 a cerca de 130km, ao fazer uma curva na zona da Granja, quando me apercebo de um ruído estranho vindo do exterior, pensei logo que me tinha caído algum pássaro no tejadilho, abrando....e depois ouço um estrondo...quando olho pelo retrovisor, até se me caiu tudo!!! Ai a minha bina aos tombos pela autoestrada!!!!! ahhhhhhhh foi o desespero total :(

Depois de ter chamado todos os nomes possíveis e imaginários em 5s ao ar...encostei o carro, fiz marcha atrás e la fui ter com a bina, que estava que nem um ratito na berma toda torcida...

Sorte a minha, e de quem por lá passava, fui de ela ter saltado feito pulga para a berma exterior da A29 junto a uma saída e não ter causado nenhum acidente grave!

Bom isto foi num domingo, e na segunda já estava eu na Norauto para devolver o suporte, que após o meu relato o vendedor ficou de boca aberta e eu lá trouxe um Thule, e até hoje nunca mais houve sustos.

Resultado, uma roda empenada, um lindo quadro marcado, cabos serrados, um selim para o lixo, uns punhos todos raspados, uma suspensão riscada e um suporte de bicicletas que nunca mais posso ver à frente!!! :shock:

Deixo aqui o meu desabafo desta experiência, não para denegrir um produto mas sim para
alertar que por vezes o barato sai caro. (Isto porque tenho colegas que usam este suporte e nunca tiveram problemas...eu, tive azar) :|

Cumprimentos!
 

Mangelovsky

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Mesmo com Thule, vou sempre de olhos postos em cima. Nunca se sabe quando uma pequena distração na colocação da bike, nos pode sair muito cara.
 

Mach 4

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http://www.forumbtt.net/showthread.php?4069-Suporte-Norauto-Vertik-225-Fim-de-semana-

Desculpa lá mas este teu desabafo foi feito de uma forma tal que eu fiquei cheio de dúvidas.

1º- Se conheces mais pessoal com esse modelo de suporte e que não tem problemas...então eu fiquei sem entender muito bem QUAL foi o problema que o teu tinha.

2º- Também não explicaste QUAL é a velocidade máxima a que se deve circular com uma bicicleta no suporte.

3º- Fica também sem se saber se a tua bicicleta estava correctamente e devidamente colocada/presa no dito suporte.

4º- Tinhas garantia do suporte?

5º- Verificaste se alguma peça se partiu ou se soltou?

6º- Ninguém na "Norauto" assumiu culpa? - Limitaram-se a ficar de "boca aberta"?

Ou seja - afinal de quem foi a culpa?
Foi tua, por negligência e por não teres seguido as instruções de utilização do material que compraste...ou foi do material em si, que por ser barato, não presta?

Se calhar não era mau leres o tal tópico da Ponte Vasco da Gama...porque das duas uma :

- Ou foste "comido" por lorpa
- Ou fizeste asneira e não estás a contar tudo como deve ser.
 
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joaoalexandrett

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Aqui há uns anos houve um cromo que entrou no Odivelas Parque com duas especializadas em cima de jipe... Resultado deixo que usem a vossa imaginação...
 

carrixo

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eu já vi uma bicla a ficar pendurada naquelas barras que colocam em algumas pontes a limitar a altura maxima!!
este não era cromo, era postal...
ps: com a bicla nos suportes devemos respeitar os limites de velocidade, não facilitar nas curvas, e ter sempre atenção ás torções da carroçaria do veiculo pois exerce bastante força nas barras ja para não falar do peso da mesma que também faz muito ao caso...
 

vitor nherf

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Eu tenho um suporte de por em cima do tejadilho...daqueles de trinta euros já lá vão uns aninhos, sempre fui para todo o lado, fosse pequenas deslocações, fossem grandes, por auto-estradas ou nacionais, nunca tive nenhum acidente, nem sempre utilizo o suporte correctamente nas pequenas deslocações qualquer dia posso vir a ter azar, mas nas grandes deslocações utilizo convenientemente o suporte com todos os apertos e ainda utilizo uma cinta de carga para fixar melhor a bike pois no caso de acontecer algo ela nunca vai cair do tejadilho abaixo, com isto quero dizer que os suportes baratos também podem ser bons, não que os caros não o sejam, mas tanto os caros como os baratos devem ser utilizados e verificados como devem de ser, nunca devemos arrancar sem nos certificarmos que esta tudo bem colocado e apertado e se necessário se não tiverem confiança no material devem passar uma cinta de carga para melhor segurar a bike.
Abraço.
 
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brtantunes

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Seja com um suporte "caro" ou um suporte mais "barato" penso que é preciso ter cuidado e ter atenção especial a condução, respeitado pelo menos os limites impostos pelas barras (já nem digo os da código da estrada...). Penso que problemas podem acontecer com ambos, no entanto ouvem-se mais relatos de problemas e "acidentes" com eles baratos. Sejamos pragmáticos, a única coisa que leva a comprar um suporte "barato" é o preço, no entanto o barato pode sair muito caro. A meu ver, na aquisição de um auporte é preferível gastar um pouco mais, fazendo um esforço especial, e comprar logo "caro".
 

fragas

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Bem...eu tenho um Thule Proride 591 até agora nada a declarar e assim espero por muitos anos mas quando a menina tá lá em cima vou sempre de "orelhas fitas"!
 

NUNOPB

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Eu tenho um Montblanc e tb estou satisfeito. Deve-se ter em atençao a velocidade que se deve dar quando a bike esta la em cima no meo dizia para nao passar os 110km acho eu.
 

José Martins

Administrator
Utilizei um desses suportes da Norauto durante uns três anos e nunca tive qualquer problema.
Confesso que em cada roda colocava uma correia extra, daquelas de aperto do pé junto com o pedal (usada antigamente nas bikes de estrada, mas que ainda são comercializadas) para conferir maior segurança ao transporte da bike.
Cheguei a andar a 120, 130 na auto estrada e sempre sem problemas.

No entanto, este comportamento é errado. Por algum motivo as marcas recomendam velocidades máximas para serem observadas quando transportamos bicicletas em cima de automoveis.

Na minha opinião, o mais importante é o bom senso e não nos podemos esquecer que o transporte de uma bicla em cima de uma viatura é uma acção dividida em três fases: primeiro, a fixação das barras à viatura; segundo, a fixação do suporte às barras e em terceiro, a colocação/ fixação da bike no suporte.
Basta que uma destas fases não seja efectuada a 100% e o acidente estará à espreita.
Resumindo, muito cuidado, sempre.
 

adri82pt

Member
Boas,
Mach4, passo então a responder às tuas questões:
1º - Eu também não consegui apurar exactamente o que se passou, apenas notava que na base do suporte as duas barras em V não davam muita estabilidade, notava que a bina "abanava" muito apesar de estar tudo super justo...
2º - A velocidade máxima segundo me informei é de 130km/h...já tive relatos de pessoal a andar a 170km/h...:p
3º - Sim, a bicicleta estava bem presa, tanto nas rodas como no quadro.
4º - Sim, tinha a garantia, mas aparentemente não notava nenhuma peça danificada...
5º - Sim, o suporte estava com as peças todas, achei estranho a bina ter voado sem me tocar no carro e sem partir os suportes das rodas.
6º - Eles assumiram a devolução do suporte, e como não me quis chatear fiquei por ali...hoje olho para trás e talvez teria agido de outra forma...
Posso dizer que fiz tudo como deve de ser, e em relação a reclamações deveria ter feito mais...
Abraço
 

Mach 4

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Agora já entendi melhor o que aconteceu.
Está visto que parece que a tua bike saiu "disparada" numa curva, mas realmente no meio desse azar todo tiveste muita sorte.

Quando digo que tiveste azar esse "azar" pode ser muito relativo, uma vez que eu já tinha lido o tópico do acidente na ponte Vasco da Gama, e percebi desde logo que o material tinha um defeito comprovado, e que mesmo assim o gerente da loja tentou sempre dar a volta ao problema do nosso amigo.

Acho que o teu procedimento foi normal, mas eu não iria descansar até saber por A+B se o suporte teria algum problema para ver se alguém iria apurar responsabilidades.

Resumindo, o homem da "Norauto" abriu a boca e tu devias ter aberto mais os teus :shock:.
Mas lá está, também ainda não tinhas lido o outro tópico...por isso é que é sempre melhor fazer um :pesquisa: primeiro.
 

adri82pt

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Mach 4 said:
Agora já entendi melhor o que aconteceu.
Está visto que parece que a tua bike saiu "disparada" numa curva, mas realmente no meio desse azar todo tiveste muita sorte...

Sim, ainda não lido o outro tópico, para além do mais que isto já me aconteceu à já algum tempo, só que só agora tive oportunidade de fazer a partilha...
Penso que o problema foram as barras em V do suporte,http://www.norauto.pt/temp/JPG_f5fd3c5e136e8c967a13a80e5efe2f91 uma vez que estas apenas ficam "encostadas" à parte lateral do quadro, em casos de torção são mais frágeis, e penso que as do meu suporte estavam demasiado frágeis :roll:...o que já não acontece com o Thule Proride, que "abraça" o quadro :D
E de facto tens razão deveria ter aberto mais os :shock:...um gajo só aprende quando cai:fpalm:

Cumps.
 

C.Orelhas

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Por isso eu prefiro levar a bike dentro da mala, desmontar a rodinha da frente, tirar o espigão e está feito :D

É pena o que te aconteceu companheiro.
 

abelha2

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À que ter muito cuidado com os limites de velocidade....principalmente nas curvas, em que a bicicleta faz um enorme esforço nos suportes. Mesmo os thule 591 tem um limite inferior aos 120km\h se não me engano.

Se ultrapassaste esse limite, não te adiantava de muito reclamar;)
 

adri82pt

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C.Orelhas said:
Por isso eu prefiro levar a bike dentro da mala, desmontar a rodinha da frente, tirar o espigão e está feito :D
...pois só que no meu carro essa operação é tramada, e depois a mulher não ia gostar de ter de ficar em casa a tomar conta da criança, porque elas não podiam vir eheheh
 

adri82pt

Member
abelha2 said:
À que ter muito cuidado com os limites de velocidade....principalmente nas curvas, em que a bicicleta faz um enorme esforço nos suportes. Mesmo os thule 591 tem um limite inferior aos 120km\h se não me engano.

Se ultrapassaste esse limite, não te adiantava de muito reclamar:wink:

Boas, o Thule ProRide 591 permite levar binas gordinhas até 20kg com a velocidade máxima de 130km/h.
http://www.thule.com/pdf.axd?ext=\C...958\ImageFolder_197843\591018_501-6741-06.pdf

Cumps.
 

synclever

Member
Eu tenho um Thule 532 e tento não passar dos 100Km/h apesar do máximo ser 130Km/h para uma bike de 17Kg.
Uma vez a estacionar o carro por baixo de um toldo, que pensei ter altura suficiente (o do lado tinha) a bike bateu no toldo e o suporte não largou a bike, vindo as barras atrás. Ou seja as barras é que se soltaram do carro (torceram os encaixes do carro e saltou).
Confio bastante no Thule apesar de tentar não passar os 100Km/h e fazer as curvas mais largas e devagar.
 
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