Alergias e btt

visiense

Member
Boas noites.

Eu tenho alergias respiratórias a quase tudo o que haja lol, e quando chega a Primavera, apesar de tomar um anti histamínico todos os dias nestas alturas, nos dias em que faço btt passo o resto do dia uma desgraça (espirros até mais não, e corrimento nasal). O médico que me seguia dizia-me que eu não podia, mas obviamente, não vou deixar de andar de bike 4 e 5 meses... Gostava de saber se há por aqui alguém na mesma situação, e se sim, como faz para resolver, ou então, aguentar esses restos de dias (e por vezes, quando são voltas maiores, alguns dias).

Cumprimentos
 

trinamixx

Member
Eu tambem sofro do mesmo... mas por acaso, este ano, ainda nao estive muito atacado.
Passo a grande parte dos fds no monte, ou a fotografar ralis/TT/desp motorizados ou a dar umas voltas de bike, e por acaso, este ano, ainda nao tive qq problema.
Ando sempre com soro fisiologico comigo, e com Zirtec ou Azomir...
 

visiense

Member
E colocas muitas vezes o soro fisiológico? Como é que fazes diariamente? Este ano tem sido pior que nos últimos anos... A densidade de pólens nos ar, segundo os especialistas, é maior este ano que normalmente.
 

Espigão

New Member
Depende na anatomia das fossas nasais de cada um mas geralmente uma ampola de 20ml de Soro Fisiológico dá perfeitamente.

Geralmente uma ampola de manhã e outra à noite para teres uma noite mais descansada:

- Deitado, divides a ampola por cada narina;

- Deixas 1 ou 2m a actuar. Podes até massagar na zona superior do nariz (ao canto dos olhos) para que o S.F penetre mais profundamente.

- Puxas parte do S.F para a boca e cospes e a outra parte assoas-te.

Também eu sofro um bocado com alergias, pólens, pós, etc pois tenho mesmo diagnosticada uma rinite alérgica mas o que é certo é que me tenho aguentado perfeitamente e apenas com o S.F...:mrgreen:

Já fiz TAC´s aos seios nasais e está mais que diagnosticado. Já tive até medicamentado com costicosteróides, anti-histamínicos mas como sou um pouco "anti-drogas" (como Enfermeiro, não devia dizer estas coisas) ando apenas com umas ampolas de S.F atrás e tenho-me aguentado perfeitamente.

Mas cada caso é caso e existem sempre situações mais graves que outras. Nestes casos, aconselho vivamente uma Consulta de Otorrinolaringologia e um tratamento eficaz que não é de certeza apenas a utilizar S.F.

Deixo apenas mais uma dica:

- Sei que a melhor altura para treinar ou para dar as voltas de BTT é a manhã mas nesta altura e sobretudo durante esta semana em que se esperam concentrações muito elevadas de pólens (devido à ausência de precipitação e ao aumento das temperaturas) evitem fazê-lo. Façam o vosso treino ou as vossas voltas mais ao final da tarde. Também evitem abrir as janelas de casa de manhã e façam-no mais ao final do dia.

Claro que esta dica é para quem sofre mais deste mal...

As melhoras!

Cumprimentos

Hugo Carvalho
 

cris_bugio

New Member
Boas noites.

Eu tenho alergias respiratórias a quase tudo o que haja lol, e quando chega a Primavera, apesar de tomar um anti histamínico todos os dias nestas alturas, nos dias em que faço btt passo o resto do dia uma desgraça (espirros até mais não, e corrimento nasal). O médico que me seguia dizia-me que eu não podia, mas obviamente, não vou deixar de andar de bike 4 e 5 meses... Gostava de saber se há por aqui alguém na mesma situação, e se sim, como faz para resolver, ou então, aguentar esses restos de dias (e por vezes, quando são voltas maiores, alguns dias).

Cumprimentos

Já pensaste naqueles "lenços" que o pessoal usa no inverno para não arrefecer demasiado o pescoço? Comprei uns na Sportzone, mas deve haver em mais sítios... que dá para ficar só no pescoço, ou a tapar a cabeça toda... mas dá essencialmente para seguir com nariz e boca tapados. Dá jeito para filtrar um pouco o ar. Funcionando sempre era menor o impacto dos pólens e afins...

Experimenta!

Em relação ao soro fisiológico... eu uso algo parecido, mas um pouco mais artesanal. Faço o meu "soro fisiológico" com água morna (preferencialmente fervida) e sal marinho não refinado. Uso até uma Lôta, para lavagem dos seios perinasais, que permite uma limpeza bastante intensa, mas ainda ando um bocado atacado este ano. Dá para ter uma boa ideia do procedimento aqui. Dá para ver outros bastando pesquisar por JALA NETI. A Lôta, o que usam no vídeo pode ser encontrado sob o nome NETI POT também. A minha foi feita por um oleiro...
 
Last edited:

visiense

Member
Obrigado pelas ideias atrás dadas. Tenho que começar a colocar então o soro de manhã e à noite (ou então usar a máquina dos vapores do miúdo), a ver se há melhoras. Quanto aos horários das voltas, eu sei que é melhor ao final da tarde, princípio da noite, mas a disponibilidade é que mais ordena! :)
 

a8822

New Member
Eu neste tempo é fatal as alergia. Ando sempre com gotas de colirio e comprimidos Telfast no Camelbak. Os comprimidos são fraquinhos mas aliviam os sintomas, na maratona de Portalegre foi a minha safa contra a poeirada que havia durante o percurso.
Abraço
 

trinamixx

Member
no meu caso, que uso lentes de contacto, piora ainda mais a situaçao. Mas, como ando sempre com oculos, sempre vai protegendo um bocado.
Tenho andado a tomar azomyr, de manha e a noite e tenho andado porreiro.
 

Zackh

Member
olá alérgicos!
eu fiz um tratamento durante 5 anos e senti grandes melhorias....no entanto este ano tb tou a sentir q a intensidade dos pólens no ar é mais forte. Costumo usar o Alergodyl em spray nasal nas emergências e alturas de crises, e resulta sempre em alívio imediato!
 

Rui Meireles

New Member
Eu também sou alérgico aos pólens (gramíneas), e uso lentes de contacto. A solução é:
- Zyrtec (Cetirizina) logo ao sair da cama. Aerius (Desloratadina), Kestine (Ebastina) e outros que supostamente dão menos sono comigo não são tão eficazes.
- Usar sempre óculos no BTT
- Tirar as lentes ao chegar a casa e aplicar um colírio anti-alérgico (tipo Alergodyl)
- Se durante a tarde a coisa ficar feia - e ficar com o efeito torneira nasal - tomar outro anti-histamínico e usar Pulmicort. E ter paciência.

Soro fisiológico / Vapores ajuda a quem tem congestão nazal. Para quem fica com o nariz e os olhos literalmente a escorrer água a coisa só lá vai com drogas...
 
Last edited:

SPCruz

New Member
Mais um alergico ao polén das gramineas.
Este ano diz-se que os niveis de polen estão super elevados e eu tenho notado isso da pior forma à ja alguns anos que não ficava de cama com uma conjuntivite como fiquei este sabado. O meu erro foi trocar de medicação, em vez de tomar o habitual Zyrtec tomei umas gotas e uns comprimidos naturais e pensando que estava seguro fui para a rua, ora com o sol que estava e com o vento foi o terror, ambas as narinas completamente congestionadas e olhos completamente vermelhos.
No domingo de manha 7:30 fui andar de bicicleta, estava sol e uma brisa tendo vindo a aumentar até à hora de almoço. Ao levantar tomei Zyrtec e esperei que tudo corresse normalmente. Pensando no pior levei Sterimar, Zyrtec e Alerjon, umas gotas para os olhos.
Para meu espanto ao fim de 15 km's ja respirava bem das duas narinas (no inicio da volta sentia-me um pouco ofegante) e passei o resto do dia tranquilo apesar de andar bastante exposto ao po e polen.
Qual o truque? não sei bem, depende de pessoa para pessoa mas usar sempre oculos de sol ajuda, estar devidamente medicado, chegar a casa tomar e de imediato um banho para retirar todo o polen que possa estar acomulado.
Se houver um ataque, como o Rui Meireles diz, medicar-se, trancarmo-nos em casa e..... muita paciencia

Cumpimentos, boas pedaladas e cuidado com o polen
 

visiense

Member
Pois, o meu problema não é durante o tempo que faço btt, pois consigo respirar razoavelmente, e se tiver algum (muito...) congestionamento nasal, assoa-se e está a andar! O meu problema maior é o resto do dia, em que passo muito tempo a espirrar, a assoar-me, com calores (lol)! Depois, de tanto assoar-me, lá fica a zona à volta do nariz vermelha, etc, etc, etc... Se calhar devo começar a andar com uma ampola de soro fisiológico e de vez em quando, ir limpando o nariz. Não sei. Mas se nos outros anos já tem sido algo desconfortável, este ano, tem sido um exagero!
 

pedrosecco

New Member
Boas tardes, Amigos.
Embora não sofra dos V/ problemas, tenho uma filha que sofre de renite alérgica e sei o que ela sofre nesta altura do ano. Mas mesmo que não sofresse, a minha solidariedade não se punha em causa. Por isso, só vos posso transmitir os meus votos de melhoras.
Cumprimentos.
 

Ninja

Member
Mais um alérgico às gramíneas, ciprestes e, todas as espécies de ácaros.

Não tenho sofrido muito nos últimos tempos, pois tenho toamdo uma "vacina" receitada pelo meu alergologista.
Trata-se de uma mini-ampola cujo conteúdo coloco diariamente debaixo da língua, durante uns minutos até ser absorvida.
Trata-se de um tratamento que durará 3 anos. Já passou um ano e noto melhorias muito significativas.

O meu conselho passa por consultarem um alergologista.
 

Bracaro

New Member
Eu também sou alérgico a gramíneas e dantes a época da Primavera era um verdadeiro inferno. Consultei um alergologista e também fiz um tratamento, durante três anos, com a "vacina" sob a língua.
Continuo a tomar um anti-histamínico nesta época. Já há três anos que estou a tomar Kestine e resulta muito bem. Como uso lentes de contacto, ando sempre com líquido para os olhos, mas é normal, nos dias mais quentes, chegar a casa com os olhos vermelhos. A solução é tomar banho, tirar as lentes e humedecer os olhos.
Este ano tenho sentido menos problemas, eu creio que terá sido por ter chovido bastante na Primavera, mas mesmo ontem fiz BTT das sete da manhã até às duas da tarde e não tive problemas de alergia, apesar do dia quente e seco.
 

visiense

Member
Boas.

Depois de muito puxar pela cabeça, finalmente lembrei-me de um conselho dado pelo meu primeiro alergologista (que só deixei por mudar de cidade). Ele receitou-me para tomar todos os dias nas alturas críticas um anti-histamínico (rinialer), lavar as fossas nasais de manhã e à noite com rhinomer (água do mar isotónica e estéril) e de manhã e à noite, pulverizar o nariz com flutaíde. Pois, já há muito que apenas fazia regularmente o rinialer, e de vez em quando, nos dias piores, lavar com rhinomer. Mas, lembrei-me há poucos dias de uma coisa que o alergologista tinha dito: mais importante é sempre colocar o flutaíde. E eu, burro, a partir de uma determinada altura, comecei a fazer exactamente o contrário. Agora voltei a fazer tudo certinho e direitinho como fazia há uns 4 anos, e "surpresa", as crises acabaram! :)

Tirando as pintas vermelhas nos braços de andar sempre a levar com as giestas e com a substância que deve largar ao qual certamente sou alérgico, tudo óptimo, e os restos dos dias dedicados ao btt já não são de sofrimento! :)
 

Mach 4

New Member
Após 2 anos desde este último post venho aqui reabrir este tópico que acho de interesse geral para quem pratica uma modalidade como a nossa.

Á cerca de 2 meses atrás fui dar a minha voltinha de fim de semana e, apesar de ter ouvido na TV ou lido no site do INM (Instituto Nacional de Meteriologia) que o indíce de pólen iria estar muito elevado, fui na mesma. Resultado > apanhei uma rinite alérgica AGUDA. O facto de ter sido aguda foi bem pior.

10 dias de tratamento a tomar 1 antibiótico, "Nasomet" 2x ao dia e "Momendol" por causa das dores que tive na parte esquerda da cabeça. Essas dores eram tão agudas que eu cheguei a pensar que tinha uma autite no ouvido esquerdo, mas afinal não passavam de uma dor reflexa, como me disse o meu médico especialista.

Tinha muito muco esverdeado e que secava rápidamente, um dos principais sintomas da renite alérgica. Mas as dores super agudas e desconfortáveis foi mesmo o pior de tudo. Não dormia bem e durante o dia era cada "guinada" no lado esquerdo do ouvido/cabeça que eu até fechava os olhos.
Evitem pedalar nestes dias e se o fizerem levem um lenço a tapar o nariz/boca porque de outra forma poderão passar um mau bocado na recuperação.
 
Last edited:
Top