Ajuste da máquina ao ciclista

Sapateira

New Member
Boa noite

Caros colegas decidi criar este tópico por diversas duvidas que vou tendo e que hoje se adensaram ainda mais durante a tarde em que me pus a mexer nos cleat's dos sapatos...

Todos nós de uma forma geral gastamos uns trocos a aligeirar a bike, a adquirir aquele componente de menos atrito, aqueles pneus XPTO, etc etc, e tudo em prol da performance de um modo geral, no entanto será que andámos bem colocados na bike? Medimos o entre pernas marcámos a altura do selim, nivelámos e já está!

No entanto e pelo que tenho lido um mau posicionamento na bicicleta, uma má escolha de tamanhos de crank's entre outras coisas deitam muito rendimento a perder, elevadas percentagens mesmo, por esse motivo gostava de ajustar a minha bike a mim o mais profissional e eficazmente possível.

Para isso, como posicionam os vossos cleat's?Quais os critérios, técnicas para que fiquem simétricos, como escolhem a posição em relação ao pé???

Como medem o mais precisamente possível a distancia do eixo pedaleiro ao topo do selim??e como escolhem a distancia??

Quais os critérios para andar com o selim para a frente e para trás?

Qual a influencia entre a altura do selim relacionada com a altura do guiador?

Etc,etc,etc...

Como é obvio eu tenho algumas técnicas e respostas para uma outra das questões que aqui apresento, mas será que estão correctas e a eficácia é a melhor? Como fazem os profissionais?

É um tópico com muitas questões, eu sei que é :) mas espero que seja de grande utilidade para todos e acredito que deve haver por aqui muitos colegas para dar uma ajuda! por isso vamos lá pessoal toca a contribuir!

Cumprimentos
 

Sapateira

New Member
Boas

rucaf3, onde está no link a informação relactiva ao tópico?? é que procurei mas não encontrei nada, o que comigo é normal visto que ás vezes tou distraído! ehehhe

Cumprimentos
 

Sapateira

New Member
Pois isso tambem é importante, vou experimentar essas medidas, e ver se coloco tudo ao promenor.

De qualquer das maneiras quem tiver mais "material" sobre isto que vá postando para fazer-mos um bóm tópico.

Cumprimentos
 

rucaf3

New Member
Entre os 2 sites existe uma divergencia na questão da afinação na altura... Num pede para medir descalço e noutro com sapatos... Agora qual cumprir ? Qual é o método correcto ?
 

aag

New Member
"com sapatos ou sem eles" Possivelmente a formula aplicada é diferente para ambas. a que conheço é aplicada a altura entre pernas sem sapatos.
 

Jazz

Member
Eu também tenho a minha bicla afinada pelo fit calculator. Desde que o fiz deixei de ter dores nos joelhos.
 

Sapateira

New Member
Boas

O site é bom e já entendi bem como tirar as medidas, agora o que era de valor era haver um esquema que indica-se de onde a onde se medir perfeitamente a bike, é que depois temos as medidas mas nem todas dão para identificar perfeitamente de onde começam a onde acabam.

Alguem tem isso??

Cumprimentos
 

njsfer84

Member
Mais um que acha que era ideal ter também o video para sabermos como medir exactamente os valores apresentados. Isto porque por exemplo, para medir o avanço ou a medida da ponta do selim até ao guiador, podem-se obter valores algo dispares, dependendo do local onde fazemos as medições. O site só falha aí.
Se alguém pudesse explicar melhor era o ideal.
Cumps
 
S

salviano

Guest
Boas. Ao fim de algum tempo, comeco a ficar com os pes dormentes e com os dedos( pulgar, indicador). Ja posicionei o selim o guiador e nada. Como posso resolver o problema????
 
Top