AJUDA- Suspensão não trabalha depois de andar à chuva

Joseelias

Well-Known Member
#21
Acho que as suntours menos básicas não faziam isso, acontecia nas mais baratas, não adiantava muito trocar os retentores pq era defeito deles e não desgaste.... Também não é nada de outro mundo desapertas as jarras fora e tirar a água, limpar e meter um bocado de óleo novo em cada perna...
Exceptuando actuar a garantia, e se esta for aceite e não for determinado que a suspensão foi usada fora dos limites para a qual foi criada, a única solução é mesmo limpar a lubrificar. Essas suspensões são do mais simples de se fazer isso.

Voltando à garantia, é preciso ver que muitas bicicletas e partes dos componentes têm avisos em autocolantes a avisar sobre o uso indicado para eles. Nas gamas mais baixas até avisam que se destinam a passeios fora de estrada, não aptas para competição e no melhor dos casos que são feitas para XC. Se forem usada para saltos estilo dirt, freeride, enduro e afins duvido que a garantia seja aceite.
 
#22
Boa noite, obrigado a todos e desculpem a demora a agradecer... Eu tentei ativar a garantia mas foi recusada...
Mas resolvi de uma forma fácil: apliquei WD-40 junto aos retentores e fui dar uma volta com a bicicleta, numa estrada com paralelos e ela foi progressivamente ficando a trabalhar normal.
Mais uma vez obrigado!
 

Joseelias

Well-Known Member
#24
Concordo com o Pedro Barradas, que o WD40 não serve. Isso tem que ser desmontado, limpo e lubrificado. E para lubrificar deve-se usar massa consistente sem lítio. As que têm lítio irão ressequir e degradar os retentores aumentando os problemas ou até destruir a suspensão.

Se a suspensão for uma XCT, XCM ou XCR e mesmo outras não faltam vídeos pela net em como fazer a manutenção em casa. E por norma precisas apenas de ferramentas básicas.

Mesmo que a suspensão do video seja estéticamente diferente da tua por ser de um ano ou de um tamanho de roda diferente, internamente deverá de ser igual. Mas se tiveres dúvidas vai ao site seguinte e descarrega o PDF correspondente ao teu modelo de suspensão (na parte de trás deve de ter um autocolante com a referência completa). O documento vai mostrar uma "Exploded View", isto é, uma visão de todos os componentes da tua suspensão e podes comparar com o vídeo para escolheres o mais adequado.

https://www.srsuntour-cycling.com/p...ownloads/bike/exploded-views/suspension-fork/

Mas podes sempre levar a uma oficina e pagar pelo serviço.
 

Hardskin

Well-Known Member
#25
Nada de WD-40 mais comum nos retentores. A WD-40 tem uma vasta gama de lubrificantes para as mais variadas finalidades, mas aquele que mais é mais conhecido e assim como outros do género, resseca plásticos, a borracha, e neutraliza outros lubrificantes existentes nas partes. A massa nas zonas em contacto com o curso das bainhas vai cria atrito e o que se pretende numa suspensão é a maior suavidade possível no funcionamento. Sendo assim e no caso de ser uma suspensão das mais básicas em que a lubrificação é feita com massa, utiliza a menos gorda possível.