[Ajuda ]Roda empenada

#1
Boa Tarde pessoal, tenho a roda traseira da minha bike empenada, o eixo de um lado está centrado e do outro está mais para um lado, o eixo comprei novo, como posso desempenar a roda? Falta-lhe tambem um raio onde o posso comprar?
 
#5
E se ele te der hipóteses de ver, fica lá ao pé dele e repara como faz. Sempre aprendes qualquer coisa. Desempanar uma roda até se faz no sítio dela a maior parte das vezes. Basta utilizar o quadro como referencia com uma peças fixadas nas escoras ou nos garfos. Um dia se quiseres vais ver que é fácil. Desaperta dois raios, aperta 1, etc.
Vê com atenção como ele aperta e desaperta os raios.
Boas pedaladas.
 
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#7
Quanto a desempenar, no meu caso já levei as duas (Frente e traseira).

Posso dizer-te que o trabalho ficou bem feito e a um baixo custo 15€, já que o valor foi cobrado à hora o que sinceramente concordo, pelo simples facto aqui dito "a pressa é inimiga da perfeição".

Deixeias as rodas de um dia para o outro e estão optimas, mas tens de ter em atenção à gravidade do empeno e se te faltam raios é provavel que o custo seja um bocado mais alto (mas não significativo) já que o preço de cada raio deve rondar os 2€ +/-.

Agora podes é de ter que meter mais raios, pois durante o desempeno podem partir-se alguns o que é uma situação perfeitamente normal pelo simples facto de ser um componente que não se mexe com tanta regularidade como por exemplo um travão, ou uma corrente! Entendes?

Ainda assim é um serviço relativamente barato, é seguro e cujo retorno é rápido uma vez que vais andar + kms sem qualquer preocupação.

Abraço
 
#8
Normalmente os raios partem-se após algum tempo de andarmos com eles algo frouxos (e depois são esticados) ou esticados demais. A fricção que para nós é impossível de detectar na zona do cubo acaba mais cedo ou mais tarde por dar os seus frutos. Para além das pancadas. Ao desempanar a roda os raios partem por já estarem desgastados na cabeça dessa zona. Quem não ouviu já um tilintar metálico antes deles partirem de vez. São eles a dar o sinal fatídico. Normalmente é no lado da cassete que partem. Vá lá saber-se porquê????
E quando eles começam a partir uns atrás dos outros, se a roda for daquelas baratas, mais vale comprar uma nova.
 
#9
Estou a desenterrar este tópico para não estar a abrir outro. A minha bicicleta é nova e as duas rodas estão muito ligeiramente empenadas, é normal isto numa bicicleta nova?
 
#10
demolisher

Sim é porque as rodas quando são novas vêm calibradas para um certo peso, imagina para um atleta de 65/70kg... Se pesares 80kg estás a favorecer que a roda empene... Mas pedes a uma BOA loja para te endireitar a roda e pedes para terem em atenção ao teu peso...
Mas é normal isso (se for um empeno pequeno)

Cumps
 
#11
Eu peso 70kg, nem sou muito pesado, vou levar à loja onde comprei para me tratarem disso, espero é que não volte a acontecer tão cedo, ando sempre lá enfiado...
 
#12
empenos pequenos é normal.... então se o piso for muito irregular nem se fala...

eu normalmente a cada 100 km's, dou um jeito aos raios.... é a melhor forma de se manter as rodas o mais alinhas o possivel....
 
#13
Então passas a vida a arranjar a bicicleta, que paciência. Eu comprei uma bicicleta cara para ter uma coisa em condições, se precisar de ajeitar os raios a cada 100km mais valia ter ido buscar uma do continente.
 
#14
Mesmo não sabendo a quanto te referes quando dizes bicicleta cara, arrisco-me a dizer que isso é normal acontecer.
Rodas montadas em série, na maioria das vezes não passam pelo processo de alivio de tensão acumulada dos raios (aquando da montagem) e imediata rectificação, isto é, para evitar que empenem durante os primeiros km's.

As únicas rodas que não precisei de lhes fazer a rodagem foram umas que foram montadas à mão, logo já estavam com a "rodagem" feita.
O teu peso não me parece que tenha qualquer tipo de relevancia para a situação exposta.
 
#15
Não precisas de verificar os raios todos os 100Km.... eu faço isso todas as semanas (dá entre 100 a 150 km's).....

E são poucos os toques que lhes tenho de dar... Tipo em 5 minutos tenho as rodas alinhadas.... 100 Km's não dá tempo para elas ficarem completamente empenadas e as minhas já têm uma rodagem jeitosa, levam com mais de 100Kg em cima....
 
#16
Com cara, queria dizer 800 euros, sei que existem bicicletas muito mais caras, mas já é um preço substancial. Às vezes penso se não seria melhor ter comprado uma de 400, é que parece que não mas 800 euros dava para comprar 2 dessas. Não sei até que ponto a qualidade dos materiais será assim tão boa para justificar a diferença de preço.

Disseram-me que é do pneu mesmo, que pode estar mal encaixado, que a roda não está empenada. Aquilo não faz mesmo diferença nenhuma, estava era com receio que aquilo fosse frágil e empenasse à mínima coisa.
 
#17
Que eu conheça só há uma forma de não empenar uma roda, que é não andar. De resto, e se a bicicleta andar onde é suposto, é normal que surja um pequeno empeno, a questão é entender o que é um pequeno empeno que em nada afeta o funcionamento, ou o que é um empeno que tem que ser rectificado. Para teres uma ideia, numa prova de downhill (levando isto a extremos) rara será a bicicleta que chega ao fim da prova sem ter a roda empenada, e uma bicicleta a sério dessas dá para comprar meia dúzia de bicicletas de 800€. Ou seja, o preço não é tudo, tem também a ver com o uso que se lhe dá, e uma bicicleta de btt vai sempre precisar de manutenção.