[Ajuda] Ranger numa Crossmax ST

Kamoes

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Boas pessoal!

Preciso de ajuda...

Comprei agora todo feliz da vida umas Crossmax ST, usadas, para substituir as minhas rodas antigas!

Hoje , há pouco, reparei que a roda de trás range quando está bloqueada.

Accionando o travão de trás ao máximo, bloqueando a roda, e balançando-me em cima do selim com a barriga, para trás e para a frente, a roda de trás range.

Disseram-me que podia ser folga / falta de aperto no disco e/ ou pastilhas do travão...

Mas eu não noto o disco a mexer! A roda noto-a a mexer...

Já as minhas antigas faziam isto...

Ajudem por favor.

Um abraço,
Marco Camões.
 
1- Esse ranger pode ser o disco a roçar na pastilha, mesmo que o movimento seja minimo, ou da torção da roda...

"Mas eu não noto o disco a mexer! A roda noto-a a mexer..."
Em travagens mais fortes é normal que haja alguma torção da roda não são só as tuas Crossmax ;)


Saudações Cubistas
 

Kamoes

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O disco a roçar na pastilha como?
A bicicleta está parada quando faço isto, e noto a dita torção, a roda chega a mexer para o lado!
Não será falta de aperto do disco á roda? Ou dos próprios raios....qualquer coisa?


Tenho que a levar a uma oficina!

Abraço.
 

Kamoes

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Certo já percebi!

E em relação á roda torcer, será falta de tensão nos raios?
Estando a andar com ela, e travando ao máximo, mas sem derrapar (limite de aderência do pneu com o chão) ela torce para o lado esquerdo (lado do disco)... Será falta de tensão?

Obrigado ;)
 
Nas loja costumam ter um "gingarelho" para medir a tensão dos raios...
Os mais experientes conseguem "ver" com os dedos se existem alguma falta de tensão.


PS: Como consegues travar forte e olhar para trás ao mesmo tempo? :p
 

Kamoes

Active Member
Em alcatrão, a direito... não é olhar para trás, mas olho para baixo, na escora, e vejo a roda a torcer! Nem é preciso muita habilidade! :mrgreen:

Vou ver se sábado passo pela loja, eles lá podem ver o que se passa!

Daqui a uns tempos a bike vai á revisão, e trato de tudo! Revisão de cima abaixo! Ai tantos €€'s a ir pelo cano... :mrgreen:
 

Kamoes

Active Member
Já o fiz...

Cheguei a falar com ele quando fui comprar as rodas e ele disse-me que era ou falta de aperto no disco, ou folga nas pastilhas!

De qualquer maneira, a bike sábado vai passar numa loja para ver o que me dizem!

Obrigado.
 

Marco Cação

New Member
Aparentemente e pelo que explicas no tópico e como já tinhas o problema do ranger com as rodas anteriores, penso que poderá ser as pastilhas (bombitos) que não estejam centrados com o disco. Exprimenta aliviar os parfusos que suportam os bombitos depois travas algumas vezes de modo ao bombito ficar centrado e então voltas a apertar...
Penso que por ai resolverás o ranger...

Quanto aos raios, já hoje te enviei a chave de raios por correio azul, em principio deverá chegar amanhã. Sou sincero, nunca me preocupei em verificar a tensão dos raios, apenas tinha a procupação de ver o enmpenamento das rodas ao rolar e é provavel que necessitem de algum aperto já que nunca foram apertados..

Cumps,
Marco
 

Kamoes

Active Member
Fico então á espera da chave ;)

De qualquer maneira levarei as rodas para a oficina para serem tensionadas e desempenadas!
Assim poderei andar mais descansado quando pegar nelas, vão abri-las e ver se está tudo bem ;)
Levam agora uma manutenção para poder andar a ripar com elas no mato descansado!

Um abraço Marco ;)

PS: já esvaziei a caixa das PM.
 
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