Ajuda em tutorial OruxMaps

#62
Quanto a seguir um trilho, também já experimentei.
5 estrelas!

Tenho um suporte da Rosswheel em cima do quadro e o tlm lá dentro, bem protegido mas visivel.
Como está dentro da capa, as luvas funcionam no ecrã.

Carreguei um trilho que tinha feito uma vez (mas também poderia fazer um trilho carregado do GPSies ou outro) e fiz duas coisas.

Modo de mapa - Bússola e mapa orientado
Depois fiz 'seguir'.

O trilho aparece com muitas setas, qualquer que seja o zoom.

Depois é só começar a navegação e seguir as setas. Espetáculo!
É como ter um Garmin mas com um visor de 4"
Seguimos a rota, alterámos conforme o mapa a nosso gosto.
não quero outra coisa!!

O único senão: Brilho no máximo, sempre visível, ao fim de +/- 3 horas já não tinha bateria quase nenhuma.
Suponho que com menos brilho e algumas pausas de visibilidade possa durar mais tempo. Há trilhos que não precisas de estar sempre a ver.

Fantástico!
Vou doar ao projecto o mesmo que daria por uma versão pro do runtastic mountain.
 
#66
É possivel mas não é fácil, pq o código necessário (source) vai mudando assiduamente. Foi retirado por uma questão de copyright do Orux.

Já deve estar desactualizado mas podes tentar editar e adicionar manualmente
ao ficheiro onlinemapsources.xml que está na pasta Oruxmaps/mapsfiles o seguinte código:

<onlinemapsource uid="80">
<name>Google Maps</name>
<url><![CDATA[http://mt{$s}.google.com/vt/lyrs=m@121&hl={$l}&x={$x}&y={$y}&z={$z}]]></url>
<minzoom>0</minzoom>
<maxzoom>19</maxzoom>
<projection>MERCATORESFERICA</projection>
<servers>0,1,2,3</servers>
<httpparam name=""></httpparam>
<cacheable>1</cacheable>
<downloadable>1</downloadable>
<maxtilesday>0</maxtilesday>
<maxthreads>0</maxthreads>
<xop></xop>
<yop></yop>
<zop></zop>
<qop></qop>
<sop></sop>
</onlinemapsource>

<onlinemapsource uid="81">
<name>Google Earth</name>
<url><![CDATA[http://khm{$s}.google.com/kh/v=123&x={$x}&y={$y}&z={$z}]]></url>
<minzoom>0</minzoom>
<maxzoom>20</maxzoom>
<projection>MERCATORESFERICA</projection>
<servers>0,1,2,3</servers>
<httpparam name=""></httpparam>
<cacheable>1</cacheable>
<downloadable>1</downloadable>
<maxtilesday>0</maxtilesday>
<maxthreads>0</maxthreads>
<xop></xop>
<yop></yop>
<zop></zop>
<qop></qop>
<sop></sop>
</onlinemapsource>

<onlinemapsource uid="82">
<name>Google Hybrid</name>
<url><![CDATA[http://mt{$s}.google.com/vt/lyrs=s,m&hl=iw&x={$x}&y={$y}&z={$z}]]></url>
<minzoom>0</minzoom>
<maxzoom>20</maxzoom>
<projection>MERCATORESFERICA</projection>
<servers>0,1,2,3</servers>
<httpparam name=""></httpparam>
<cacheable>1</cacheable>
<downloadable>1</downloadable>
<maxtilesday>0</maxtilesday>
<maxthreads>0</maxthreads>
<xop></xop>
<yop></yop>
<zop></zop>
<qop></qop>
</onlinemapsource>

<onlinemapsource uid="83">
<name>Google Terrain</name>
<url><![CDATA[http://mt{$s}.google.com/vt/lyrs=t,r&hl={$l}&x={$x}&y={$y}&z={$z}]]></url>
<minzoom>0</minzoom>
<maxzoom>15</maxzoom>
<projection>MERCATORESFERICA</projection>
<servers>0,1,2,3</servers>
<httpparam name=""></httpparam>
<cacheable>1</cacheable>
<downloadable>1</downloadable>
<maxtilesday>0</maxtilesday>
<maxthreads>0</maxthreads>
<xop></xop>
<yop></yop>
<zop></zop>
<qop></qop>
<sop></sop>
</onlinemapsource>



Mas honestamente julgo que pelo menos para a prática de BTT é mais útil um mapa vectorial, sobretudo se se tratar de zonas densamente arborizadas como por exemplo Sintra. Tens uma alternativa interesante nos mapas da mapforge: os dados todos do OpenStreetMaps + curvas de nível em ficheiros de pouco mais de 100MB e consegues instalar directamente no telefone/programa se fores a http://www.openandromaps.org/en/
 
#68
Sim,é possivel,mas...é redudante e gastas mais bateria.O Orux só a fazer o log é bem capaz de usar até menos bateria que o Strava.
Vais aos settings do Orux e em Tracks acionas a opção de criar automaticamente um GPX, depois da actividade só tens de ir ao site do Strava e fazer o upload desse GPX da actividade, tb é possivel semi-automatizar a coisa com o Tapiriik usando uma conta de Dropbox
 
Last edited:
#69
Muito obrigado. Se calhar é melhor mesmo usar o strava, porque segundo li, as altimetrias do Oruxmaps não são muito fidedignas. A questão da bateria não me faz muita diferença porque tenho um smartphone só para o strava, e neste caso poderá passar a ser Oruxmaps + Strava
 
#70
Não faz diferença, as altimetrias são calculadas por ficheiros DEM (elevação) pelo próprio Strava, ele não usa os dados de elevação do GPS em telemóveis.
O que se passa é que se o GPS não é muito fiável ou está configurado para tirar pontos com intervalos grandes (10 ou 20s) pode dar muitos erros de percurso e aumentar/diminuir a altimetria. Isso é que pode criar as diferenças entre usar o Strava ou Orux.

Elevation on an activity

Elevation on activity pages will be calculated in one of two ways: cross-referencing the GPS data to a database or by using the barometric data in the original file.

Device with barometric altimeter: If the GPS device used to record your activity has a barometric altimeter, Strava will use the elevation data in the original file. We do some smoothing to the data, which includes discarding outliers to reduce noise. The amount of smoothing is less on activities with barometric data than it is for activities without barometric data. If your device has a barometric altimeter, but your elevation is being recalculated, please refer to this FAQ.
Device without a barometric altimeter and the Strava mobile app: If your activity was recorded with the mobile app or with a GPS device that does not have a barometric altimeter, Strava will recalculate the elevation by comparing the GPS data to an elevation database. We do some smoothing to the data, which includes discarding outliers to reduce noise. The amount of smoothing is more on activities without barometric data than it is for activities with barometric data. The accuracy of this calculation is dependent on your GPS data as well as the accuracy and resolution of the database for that region.
 
#71
Ou seja o Strava ao receber o ficheiro GPX é que vai calcular a atimetria. Tinha lido alguns relatos que falavam no desfasamento da altimetria, sendo assim melhor.

Muito obrigado.
 
#72
Sim,a menos que seja um GPS (Garmin ou similar) e tenha sensor barométrico.Mesmo os GPSs dedicados sem sensor barométrico as elevações são calculadas pelo Strava.

Se queres ter dados mais certinhos tens é de configurar o Orux para tirar mais pontos: Global Settings-> Sensors -> GPS:

"Minimum Time" o nome diz tudo, é a frequencia com que grava um ponto, normalmente uso 2seg (a menos que sejam voltas muito grandes de dia inteiro por exemplo)
"Minimum Distance" - se percorerres esta distancia em menos tempo que o "minimum Time" ele grava um ponto "extra".Uso em default: 20m , é mais util se os intervalos de tempo forem maiores."
"Altitude from DEM" - Se queres leituras de altimetria mais correctas no Orux (não serve de nada para o Strava) podes usar a opção de fazer as leituras através de ficheiros DEM.
"Interpolate DEM altitudes" - Melhora o anterior, gasta mais bateria
 
#73
Para quem vai mexer nisso pela primeira vez, alguma configuração aconselhada para ser mais prático? Tava aqui a experimentar os menus e de derepente o mapa ficou longe e não faz zoom. A navegar ele vai aproximar sozinho?
 
Last edited:
#75
Foi depois de ter escolhido o mapa offline, o mapa no ecrã ficou muito distante, conseguia ver a Europa e a Africa de tão longe que estava. Será que ele aproxima assim que começar uma navegação ou o meu mapa offline não presta ( World)?
 
#76
Não, por defeito ele centra o mapa, mas não faz zoom a menos que tenha de mudar de mapa.

Esse problema é recorrente para mim no terreno, o zoom é sensivel a gestos e não dá para desligar (talvez venha a ser incorporado na beta), a maneira mais fácil é ligares o zoom com as teclas de volume, e usares as mesmas.

Global Settings-> Maps -> Zoom Settings

Volume Keys , only digital zoom -> desligado
Zoom with volume - > ligado

Tb tenho o "Rotate Gesture" desligado

Para quem anda sempre de luvas acaba por dar mais jeito.

EDIT: O mapa World é só para "preencher" o ecrãn, se queres um mapa offline vais a http://openandromaps.org (com o browser do telefone) e podes instalar directamente o mapa de Portugal.São só 120 e poucos MB mas usa Wi-FI ,instala tb o "RenderTheme" que vai dar jeito, pois assim podes por o mapa com um rendering mais util para o BTT.
 
Last edited:
#78
Fui testar e aconteceram me duas coisas. Primeiro não me aparecia o track, ou seja, após fazer o load só aparecia o mapa. Desliguei e liguei e não sei como lá apareceu a volta com as setinhas mas a seta amarela da minha posição não me acompanhava, ficava parada, só se mexia se eu mexesse no ecra, mas nunca definia a minha posição actual. Isto será um problema do meu mapa off-line ou é alguma má configuração? Já procurei tudo e não consigo encontrar solução.

O mapa offline pode estar em conjundo com o mapa mundo ou tenho de lá por só o Portugal.map?
 
#79
Por partes: :)

O mapa.Assumindo que já tens o download feito pelo openandromaps (tem lá um butão que instala directamente no Orux) pode ser que tenhas de fazer refresh para aparecer, só tens de carregar no símbolo do lado dto superior em forma de mapa para aparecer a lista.Depois se não estiver na lista um "Portugal" a laranja (na tab mapas offline) carregas no refresh (circulo com duas setas dentro) e aparece.
É este o aspecto:



Não é possível ter dois mapas abertos ao mesmo tempo, apesar de ser possível criar um mapa com outro sobreposto (ex: Strava Heat Map), mas isso fica para outra altura. :)

Os tracks.
Convém carregares os mesmos na pasta "Tracks" do Orux. Para os carregares para o ecrân (é possivel carregar mais que um track para visualizar, embora só consigas que o programa siga um podes ter por exemplo caminhos alternativos ou rotas de fuga para veres visualmente)tens de ir ao símbolo da estrada e fazer "Load KML/GPX":



Por defeito ele vai abrir a pasta "Tracklogs" mas "navega" até encontrares o teu GPX.
Depois aparece-te um ecrã com várias escolhas:



Tens a opção de seguir o track ou simplesmente visualizar. "Follow Route", se quiseres seguir o track ele têm mais duas opções.
"Route Alarm" se te afastares mais que X metros (configuravel no Orux) uma senhora vai começar a avisar-te sonoramente: "Too far from track!"
"WPT Alarm" se o teu track tiver Waypoints (muita gente asinala pontos de água,restaurantes,pontos de interesse com estes pontos, são pontos externos ao track) quando estiveres na próximidade a mesma senhora vai-te avisar sonoramente: "In eighty meters waypoint X" - Se o X for uma palavra que esteja no dicionário do android ele diz a palavra senão soletra as letras.

Se for só para visualizar a linha usas o "No Navigation" e as opções anteriores não se aplicam.

Nas opções de Log, saõ explicativas, podes começar logo o GPS ou não fazer nada. Se por acaso desligares o Orux o resto das opções fica lá.Muitas vezes carrego os tracks de véspera e assim no terreno não perco tempo,é só começar a gravar.

A seta de posição é vermelha.Só aparece depois do GPS ter um "FIX", só depois dessa altura é que que o Orux começa a gravar.



O menu do lado dto controla também estas opções:

Em cima, botão do "alvo" é para ligar o GPS eteres a tua posição. O segundo botão é para gravar ou parar o Log do trajecto que estás a fazer. Sempre que paras e depois recomeças a gravar ele dá-te a opção de continuar a gravar o que já tinhas ou começar uma nova gravação do inicio.

Vê lá se já te consegues safar, senão apita ;)
 
#80
Vou começar por eliminar o mapa Mundo offline e deixar só o Portugal. Ontem dava erro o openandroidmaps tive e ir pelo pc, fazer o download e colocar o ficheiro no telemovel, não sei se não seria por ser ficheiro zip


Edit, desinstalei e coloquei o ficheiro Portugal.map directamente na pasta porque pelo navegador está sempre a falhar.
 
Last edited: