Ajuda em tutorial OruxMaps

pilhas007

New Member
boas pessoal..ando a ver a uns dias se encontro algo que me possa ajudar..
é o seguinte..recentemente adquiri um telemovel com android
agora ando a ver de aplicações que possam suportar entrada de tracks e segui los
para isso indicam por ai o OruxMaps, na verdade não encontro um bom tutorial em pt que me explique passo a passo os processos para realização de mapas offline
se alguem me puder dar uma ajudinha agradeço
indiquem me um tutorial bem explicito ou deem me dicas vossas sff
cumprimentos
 
Olá.

Abre o Google e faz Copy / Paste do seguinte :

OruxMaps: Navegação 4×4 em Android

Vais dar com 4 artigos do Blog Landlousa bem esclarecedores.

De resto é muito facil , eu meti no meu HTC o mapa de satélite do Google aqui da minha zona no max de zoom para quando me apetecer explorar trilhos , ter uma visão aeria real do local.

Cumps.
 

r.gomes

New Member
Boas é o seguinte para os mapas offline eu uso a ferramenta do OruxMaps para descarregar um mapa e pode-se escolher qualquer um mas aconselho o Google maps.
Para fazer esse tal download convém estar ligado por wireless pois são cerca de 20 megas. Mas para teres esta opção tens mesmo de estar ligado a Internet caso contrario não aparece e então seleccionas um mapa online e vai aparecer a opção map creator,depois é só arrastar o pano sobre a zona pretendida fazer ok e depois escolher a qualidade do mapa de seguida fazer o download dar um nome ao mapa e esta feito.
Para funcionar com mapas com esta é necessário também a aplicação -estado do gps- e actualiza la sempre que possível pois caso contrario o gps não tem recepção de satélites.
Posso dizer ainda que o OruxMaps é do melhor que há principalmente porque não obriga estar ligado a net da operadora e faz tudo resto que os outros fazem é fantástico.
Espero ter ajudado.
Abraço.
 

marcoalmeida18

New Member
Boas aproveito o topico para perguntar que tipo de mapa usam...eu uso o google earth pois tem vista satelite, mas no entanto se quero um mapa com maxima resolução ocupa muito espaço e demora imenso tempo a criar que sugerem...outra pergunta é se conseguem configurar o OruxMaps de modo ao cursor guia estar sempre voltado na direcção que vamos com um GPS normal???ou seja quando vou a seguir um precurso e quando viro o mapa não mexe e o cursor vira pro lado que virei. Imaginem que vou num trilho e volto para trás, o que acontece e que o cursor fica virado pra mim e depois troco-me todo...não sei se me fiz entender...
cumps
 
Na aplicação podes criar os mapas quando tiveres wifi ligado, que é a melhor forma de não torrares o pacote de dados, o processo é muito intuitivo. Acho que já aultrapassaste esta fase.
Na navegação será que estás a fazer um track que descarregaste no sentido oposto do track original, isto é a começar pelo final.
 
Last edited:

pilhas007

New Member
boas..eu uso o google earth como tu(marco almeida), faço os mapas para navegar em offline..
em relação a tua outra questao.. exprimenta
entra no Oruxmaps
-definiçoes
-Mapas
-Modo Mapa
- e escolhes "bussula e mapa orientado"(penso que seja isto que queiras)
espero ter ajudado
cumprimentos
 

marcoalmeida18

New Member
Obrigado Mecanico do Paladar e pilhas007 pela ajuda,
Ja resolvi os problemas era mesmo isso pilhas foi hoje andar e ja consegui a orientação do mapa....

mais uma vez obrigado
boas pedaladas
 

dand25

Active Member
Ja vi que o pessoal aconselha esta aplicação, confirmam em como da para carregar tracks e seguir sem ser necessario ter net ligada no tele para nao comer euros? da para activar voz para levar por ex o tele na mochila e nos ir direccionando?
 
Não tem indicações de voz. Tens de seguir pelo que indica no visor do tele.
Pois se não me engano os GPS para esse efeito também não têm voz.
 
Eu levo no guiador.
Tenho um suporte de silicone, que até também os vendo e prendo o telemóvel ao guiador.
Se for de inverno mete-o dentro de uma bolsa á prova de água e já me deu muito jeito, pois cai dentro de uma poça de água em que a bicicleta ficou toda lá dentro com o telemóvel preso ao guiador. Mas a bolsa protegeu-o bem.
 

bruno_btt

New Member
O Orux é mesmo muito bom tem tudo e free, em resposta a algumas questoes anteriores, eu uso o orux no volante da bike com uma bolsa impermeavel e que até amortece algumas pancadas, normalmente faço o download da zona onde vou pedalar com o microsoft hybrido pois está mais actualizado que o google, e quando vou a seguir o track coloco a opção "no mapa" o ecra fica branco e com a linha azul do track é possivel ver nas piores condiçoes (com muito sol). Para colocar a seta fixa e o mapa a mover-se durante o seguimento do track eu vou a -definiçoes -mapas-modo mapa-direcção para cima- e fica feito.

Espero ter ajudado mais alguma duvida exponham aqui.
 

humanista

New Member
Boas a todos, também eu instalei o orux, já tenho gravado tracks, mas ainda não utilizei para seguir, o que pensofazer amanhã. Só uma questão, ao abrirem o track seleccionam abrir como rota e depois aparece uma tabela de selecções com opções como inverter percurso e por aí fora. Nessa tabelamque opções devem ser seleccionadas? E já agora se existirem outras indicações que considerem prementes...

abraços

edit: consigo abrir os tracks sem mapas? É que já tive oportunidade de utilizar um gps sem mapas de base e considero pratico seguir apenas a linha sem o mapa de fundo, pelo que não faria questão de este existir.
 
Last edited:

bruno_btt

New Member
Humanista, se leres o que escrevi tenns a opção "no mapa" que é fundo branco e linha azul, para seguires um track gravado deves fazer o seguinte de inicio : abres o orux-cliclas em cima em tracks - selecionas o track que te guradado na pasta tracks - aparece a janela "navigation options" ai clicas em seguir - start GPS - ok - selecionas o "no mapa" - e ajustas o zoom - e está pronto para seguires o trilho.
Bos pedaladas.
 

bruno_btt

New Member
Humanista, vou tentar ajudar a chegares ao "no mapa", 1º tens que ter a ultima versão do orux - depois clicas em configuração -> Mapas-> adicionar mapa em branco->colocas o visto.
Depois voltas ao inicio do orux -> Novo Mapa -> Modo offline ->aparece o No mapa -> seleciona esse. e já está tens sempre o no mapa activo.

Alguma duvida posta aqui.
 

humanista

New Member
obrigado. Já utilizei o telemovel hoje para seguir e correu tudo bem. alarme para desvio e etc.. por acaso fui para uma zona onde não tinha mapas e apareceu como indicaste. Entretanto já fiz o que indicaste aqui e já descobri. Muito obrigado.

Abraços
 

cafetobi

New Member
quero ir de lisboa a fatima e instalei o orux, mas nao entendo nada lol.... uso o mytracks e o endemondo, mas o orux faz de gps pra me orientar, alguem da margem sul ou lisboa q me explique como o orux funciona !!! e onde arranjo um suporte pra colocar no espigao ou guiador?
 
Top