Ajuda compra de bicicleta para iniciação ao enduro

DriveMe

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#26
Acho que ficas melhor servido com uma FS 26'' usada, do que essa Vitus nova (isto para o que queres fazer).

A Big Hit foi referência de entrada de gama no DH, e de certeza que vai dar gozo ao próximo dono. Mas acho que não é adequado ao que procuras. A que vi à dias estava nos 500, e mais bem equipada que essa.
A Mondraker já se enquadra melhor no que procuras. Parece-me ser uma Prayer. Do que me lembro, mto capaz mas algo pesadona.

Relembro: convém saber os estados das mesmas, sobretudo das suspensões e do quadro.
Se tiveres paciência e persistência acho que encontras o que procuras dentro do que queres gastar.
Se o tamanho não for problema, diria para olhares para a Prophet que está no OLX (mas eu sou suspeito; tenho um M, 1,82 e está OK).
 
#31
Depende pessoal, é um bocado relativo. Falo ate em bicicletas talvez mais reçentes. Reparem que hoje em dia, as marcas tentam proporcionar seat tubes muito mais curtos, isto de uma forma basica e sem entras em outros pontos, vai permitir fazer upsizing, o que tem inúmeras vantagens, a principal claro, a wheel base maior.

Vai depender claro de cada um, dos gostos, da forma como a pessoa se sente, ha pessoas que procuram o contrário, precisamente por causa dos truques e afins, mas ha pessoal que procura precisamente uma wheel base maior. As ultimas tendências sao como ja sabem, o long low and slack, e isso faz por exemplo que uma pessoa com 1.70, com uns ajustes em avanços e carris do banco, encaixe em quadros L em muitas bikes, ate mesmo em quadros de xc e afins.

Este é um conceito que alguns seguem, claro que nao é para todos, e normalmente ate é mais pessoal geek que sabe o que quer, vale o que vale.
 

Daemon

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#32
1.85m já deveria ser um L, tendo em conta que (em principio) vais comprar uma bicicleta usada/antiga com geometria "mais curta" que a atual moda.

Ao pesquisar nos sitios do costume vi duas bicicletas potencialmente interessantes (roda 26" e tamanho M), mas já para os 700/800€. Não será fácil, mas continua a pesquisar...
 
#33
Mas acho que a partir de 1.70 cm para cima já se deve usar um quadro de tamanho L. A nível de ver o estado da bicicleta que defeitos é que eu devo procurar?
Ha coisas que sao difíceis de ver sem desmontar, como por exemplo o estado real dos rolamentos do headset, aquilo que podes fazer é fazer uma especie de inspecção rapida.

Abanar tudo, verificar todas as folgas, pivos, suspensões, caixa de direcção, pedaleiro, rodas, travoes, estado geral do quadro. Travar com o da frente abanar a bicicleta, fazer o mesmo atrás.

Dás uma volta nela, pega nela e "deixa-a cair" ao chão à procura de barulhos e vibraçoes etc.
 
#34
Eu com a minha bicicleta atual também fiz um bocado de upsizing porque ela é um quadro XL e troquei de um avanço de 90 mm para um de 35 mm e meti o banco para a frente e senti que obtive mais estabilidade a alta velocidade mas nas curvas parece pouco ágil e até desajeitada nas curvas mais curtas por isso não sei se descer para um tamanho M não possibilitaria mais manobrabilidade em curva porque de tudo o que tenho visto só encontro bikes com quadro tamanho M
 

DriveMe

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#39
Ha coisas que sao difíceis de ver sem desmontar, como por exemplo o estado real dos rolamentos do headset, aquilo que podes fazer é fazer uma especie de inspecção rapida.

Abanar tudo, verificar todas as folgas, pivos, suspensões, caixa de direcção, pedaleiro, rodas, travoes, estado geral do quadro. Travar com o da frente abanar a bicicleta, fazer o mesmo atrás.

Dás uma volta nela, pega nela e "deixa-a cair" ao chão à procura de barulhos e vibraçoes etc.
E quando fizeres isto, percebes se o tamanho é o ideal.
Eu diria para não descartares Ms, o tamanho varia bem com as marcas.