Ajuda com V-Brakes!!

Blue85

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Boa noite pessoal!

Venho em busca do vosso auxílio para uma questão mecânica que me tem vindo a atormentar a mim e ao meu parceiro de pedaladas. Ambos temos montados nas nossas bicicletas travões V-brake, sendo que na Berg de entrada de gama dele penso que os travões não têm marca, enquanto na minha Marvil "à-la-carte" tenho uns Deore LX, que julgo serem uns travões de boa qualidade...

Acontece que tanto eu como ele temos o mesmo problema, os calços dos travões teimam em embarrar nos aros, tornando as subidas ainda mais difíceis!! Ora desapertamos um parafuso e eles deixam de travar, ora apertamos demais e eles embarram no aro! É frustrante! De mecânica de bicicletas não percebemos nada, por isso se nos pudessem dar uma ajuda agradecíamos!!

Cumprimentos e desde já obrigado!!
 

FMCurto

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Uma pequena resalva usando o primeiro video como exemplo:

-aperta o parafuso do cabo de travão no guiador até ao fim e nao solto como ele tem
-verifica que os calços estão mesmo alinhados (tanto ao comprimento como na altura) com o aro da roda e se necessário ajusta soltando o parafuso que segura o calço (basta desapertar ligeiramente) e segurando a maxila com a mao contra o aro.
-pega numa folha A4 e rasga em duas metades.dobra cada metade em quatro (duas dobras)
-usa como "espaçadores" entre os calços e o aro da roda quando fores a puxar o cabo.Não puxes com mta força,apenas o suficiente para segurar os "espaçadores".
-mais tarde vais desapertando o parafuso no guiador conforme fores gastando os calços.

Se queres ser mesmo preciosista entâo deixa os espaçadores um bocado mais altos na parte do calço mais próximo da traseira, fechas a maxila a mão e ajustas o parafuso que segura o calço de modo a que o calço quando travares toque primeiro com a parte mais à frente na roda.Ajustas então depois o cabo de travão.Util sobretudo se usares aquelas pastilhas de 3 camadas já que a parte que fica mais à frente é mais dura e a parte mais atrás é soft.

Tipo assim:

ParkBrakePadToeIn.gif

brake_pad_alignment_b.gif
 
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Blue85

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Muito obrigado FMcurto e abelha2.
Vou testar como disseste, deixando o parafuso da manete apertado e não solto...
Em relação aos aros, acho mesmo que eles não estão bem direitos... Já são muitos anos a levar "porrada"!
 

abelha2

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para verificares isso, roda com a mao, e verifica se numa volta completa mantêm sempre a mesma distancia aos calços. Se não mantiverem tenta dar um jeito, apertando e desapertando raios
 
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