Afinar travoes

Boas pessoal..

Comprei a pouco tempo uns avid juicy 3. Esta tudo bem com eles... Eu qeria saber é como meto a manete a travar mais em cima ( qero mal um toquezinho ela cmole a travar) alguem me pode ajudar?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

em princípio esse ajuste não é possível nos Juicy 3, uma vez que esses travões não têm regulação do ponto de contacto (como os travões Juicy 7, Carbon ou Ultimate). A maneira mais fácil é regurares a posição da manete para uma mais afastada do guiador e assim a manete faz o mesmo curso, mas efectivamente trava mais longe do punho.

Contudo há uma maneira de antecipar o ponto de contacto, que é usar o facto de o travão auto compensar o desgaste das pastilhas. Ao travar as pastilhas juntam-se e ao "destravar" elas afastam-se, o compensador o que faz é: quando se afastam, fazem sempre a mesma distância para trás independente do que andaram para a frente. Por exemplo, os embolos avançam 1mm e recolhem 1mm, mas se avançarem 2mm, também recolhem só 1mm (por isso é que é perigoso apertar a manete sem o disco, porque as pastilhas podem não recolher o que avançaram).

Assim sendo, tendo em conta que o recuo é sempre igual, o que se pode fazer é: sem o disco fazer aproximar as pastilhas mais uma da outra mas deixando espaço para o disco. Basicamente o que isto faz é fazer a travagem algures a meio do curso da manete. Claro que isto tem um contra: a distância entre as pastilhas e o disco vai ser sempre menor do que era quando vieram de fábrica, o que pode ser mais propício a que o disco roce.

Este "truque" é totalmente reversível, ou seja, se não ficar bom pode-se sempre empurrar as pastilhas para trás e volta a ficar tudo como era no princípio.

Jepas
 
Boas...

Eu ja montei os meus travoes mas reparo que eles raspam no disco... como posso fazer para eles deixarem de rossar no disco? ou eles afinam automatico? e que ja mandei umas bombadas para ver se eles tiam ao sitio e nao vão... Um amigo meu disse-me que para aficar aqueles travoes bastava despertar dois parafusos qe estão na manete, depois apertar a manete ao fundo umas vezes e eles iam ao sitio... è verdade? Como posso por os meus travoes sem rossarem no disco? tenho de centrar melhor a roda ńão é? Ou é melhor afastar todas as pastilhas e depois por o disco e apertar a a manete a fundo e ele afina é?
 
Viva,

Tens de desapertar dois parafusos, mas não são os da manete.

Para afinares o ângulo das pastilhas o que tens é fazer é:

1384098.jpg


- Desapertar 1/3 de volta os parafusos que seguram a pinça (ou bomba) ao adaptador, o suficiente para que a bomba fique com uma muito ligeira folga!
- Depois fazes uma pressão firme na manete do travão (leia-se: Travas!) e mantens!
- Enquanto mantens a manete pressionada apertas os parafusos da bomba e já está!

Caso não fique a 100% voltas a repetir o processo.

Espero ter ajudado,


Cumprimentos
 

paff

New Member
Boa dica Andre, vou tentar isso nos meus Avid Juicy 3.

O estranho no meu caso é que se rodar a roda traseira sem eu estar montado, não roça, comigo em cima é um festim do disco a roçar nas pastilhas na roda traseira...

Será que é a própria roda que está a ficar demasiado empenada? problema no cubo traseiro?

Amanhã vou experimentar isso antes da volta matinal a ver se passa.

Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

apesar do tópico ser genérico (afinação) eu respondi, porque até agora ainda não tinha surgido o problema da regulação que o Rafael1993 tem.

Quanto ao roçar dos discos já existem alguns tópicos. Não voltem a repetir o assunto neste tópico, senão terá de ser unido aos outros e perde-se a informação incial (regulação da manete).

Jepas
 
Top